Notícias Em novembro
Encontro reúne principais líderes da cadeia láctea da América Latina em São Paulo
Dairy Vision 2019 ocorrerá em Campinas (SP) nos dias 26 e 27 de novembro
“Um produtor de leite pode influenciar o consumo de leite? Claro que sim. Se você mostrar a sua voz e dizer à sociedade como o leite de qualidade é produzido, poderá trazer luz para os muitos mitos que cercam a matéria-prima hoje. Todo campo, todo tambor, todo laticínio tem uma história por trás. Muitos de seus protagonistas não a valorizam até contar pela primeira vez. Outros nem imaginam que suas terras, vacas e seu modo de encarar a produção possam compor uma história maravilhosa, genuína e real de como o leite que chega é produzido. Sabemos que as palavras têm força e que coisas incríveis podem ser feitas com elas, pois as mesmas constroem mundos. Não é à toa que o sociólogo francês Pierre Bourdieu disse: ‘você pode transformar o mundo se transformarmos seu mundo’”.
Essa é a percepção de María Inés Rimondi, editora da revista Infortambo, da Argentina, e palestrante do Dairy Vision 2019, evento que ocorrerá em Campinas (SP) nos dias 26 e 27 de novembro. O tema da sua apresentação será: “Criando uma narrativa positiva para o setor de laticínios”.
Segundo María, os consumidores de todo o mundo, e cada vez mais da América Latina, estão exigindo informações sobre como os alimentos são produzidos em geral. “Especialmente se aquilo que eles consomem impacta o cuidado com o meio ambiente e contempla o bem-estar animal. Acredito que a ciência, neste ponto, tem papel de liderança, especialmente ao comunicar de maneira simples as diversas tecnologias que estão sendo usadas hoje no nível de produção e que são pouco conhecidas a nível do consumidor”, disse.
Ela acredita que o trabalho dos produtores e todo o esforço dedicado à atividade devem ser comunicados por eles mesmos, pois não há ninguém mais legítimo para relatar toda a história de maneira fidedigna. “Há muito o que fazer e são poucos o que se comprometem a narrar seus trabalhos. Também, é verdade que muitos produtores de leite estão preocupados em criar laços de confiança com a sociedade. Assuntos que chamam a atenção – por exemplo – são os relacionados à sustentabilidade e às melhorias de produtividade”.
Bem, e o que é preciso para contar uma história? Para María, primeiramente devemos responder a algumas perguntas: Como vemos a atividade que realizamos? Gostamos do que fazemos? O que infla nosso peito com orgulho? Quais são as dificuldades? Se pudéssemos escolher, escolheríamos novamente? “Se nossos olhos estivessem enferrujados no trabalho cotidiano, decidir contar uma história abre uma oportunidade para reencantar essa visão”, destacou.
Sobre como os lácteos poderiam se posicionar frente ao surgimento constante de produtos à base de vegetais, assim como alimentos produzidos com inteligência artificial, ela comentou que – nesses casos – é muito importante que saibamos construir uma narrativa positiva para o setor.
“Por meio de esforços sinérgicos e os produtores agindo com transparência ao comunicar como trabalham, vale também explicar as tecnologias utilizadas no campo e ficar de olho nas fontes antes de compartilharmos qualquer tipo de informação. Isso, para qualquer âmbito. Definido o que vamos fazer, precisamos agora identificar com quem vamos conversar. Temos de lembrar que os consumidores estão passando por uma fase de superinformação, desinformação e moda, e a maioria das pessoas que escolhe um iogurte nas gôndolas dos supermercados nunca pisou em uma fazenda na sua vida”.
María promete expor no Dairy Vision 2019 casos de produtores de todo o mundo que estão sendo incentivados a narrar seus trabalhos e o fazem de maneira tão entusiasmada que espalham energia a outros produtores para que eles sejam incentivados a ser protagonistas de suas próprias histórias. “Nada mais inspirador do que o caso real de quem cruza obstáculos e não tem problema em compartilhá-lo”.
O setor lácteo passa por profundas transformações no Brasil e no mundo. Estas transformações têm diversas vertentes e carregam como consequência um cenário difuso, em que não se pode mais classificar o setor como algo uniforme: certamente haverá vários “setores” dentro do que se convencionou chamar de indústria de laticínios, com rentabilidades, perspectivas e crescimento muito distintos.
A transformação passa por diversos pilares, podendo-se destacar: protagonismo crescente do consumidor, novas tecnologias e inovação aberta. O Dairy Vision 2019 é o evento mais exclusivo do setor no Brasil e um dos principais do mundo. A cada ano, cresce em número de participantes e empresas, sinal de que a proposta do evento é vencedora. Serão mais de 20 apresentações e debates com um único objetivo: dar uma oportunidade concreta para que os executivos tenham insights relevantes, daqueles que podem mudar o rumo de seus negócios. As inscrições estão abertas no site do evento.
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IPPA registra alta de 5,5% em outubro de 2024, porém acumula queda de 2,5% no ano
Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%).
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 5,5% em outubro, influenciado pelos avanços em todos os grupos de produtos: de 1,9% para o IPPA-Grãos; de fortes 10,7% para o IPPA-Pecuária; de expressivos 10,4% para o IPPA-Hortifrutícolas; e de 0,5% para o IPPA-Cana-Café.
No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresentou alta de 1,5%, demonstrando que, de setembro para outubro, os preços agropecuários mantiveram-se em elevação frente aos industriais da economia brasileira.
No cenário internacional, o índice de preços calculado pelo FMI subiu 1,4% quando convertido para Reais, acompanhando a valorização da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Bacen. Isso indica um comportamento relativamente estável dos preços internacionais dos alimentos.
No acumulado de 2024, o IPPA/CEPEA registra queda de 2,5%. Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%), enquanto o IPPA-Hortifrutícolas avançou 34,6% e o IPPA-Cana-Café cresceu 7%.
Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresenta estabilidade no ano, enquanto os preços internacionais dos alimentos, convertidos para Reais, acumulam alta de 6,1%.
A despeito desses movimentos divergentes com relação ao IPPA/CEPEA, ressalta-se que, sob uma perspectiva de longo prazo, o que se observa é a convergência ao mesmo nível, após elevação acelerada dos preços domésticos nos últimos anos.
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ABCZ participa da TecnoAgro e destaca sustentabilidade no agro
Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.
Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na TecnoAgro 2024, evento realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Com o tema “Agro Inteligente”, a iniciativa promovida pelo Grupo Integração e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.
A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), reunindo autoridades e representantes dos setores ligados ao agro. A ABCZ esteve em destaque logo após a solenidade, quando o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, participou do painel “O Futuro da Pecuária”. O debate, mediado pela jornalista Adriana Sales, também contou com a presença da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e do Professor da ESALQ/USP, Sérgio de Zen.
A discussão abordou a responsabilidade do Brasil diante da crescente demanda global por proteína. “Temos o potencial para liderar o aumento da demanda por proteína animal. Contamos com terras disponíveis, mão de obra qualificada e políticas públicas que fortalecem continuamente o setor. O Brasil se destaca como um dos poucos países que ainda investe em qualificação profissional através de políticas públicas, com o apoio de órgãos como as Secretarias de Estado, o Senar e as extensões rurais Além disso, temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”, destacou Josahkian.
Complementando o debate, Sérgio de Zen enfatizou a necessidade de modelos produtivos mais sustentáveis. “É perfeitamente possível aumentar a demanda na redistribuição de renda e atender ao crescimento populacional sem recorrer ao desmatamento. Isso pode ser alcançado por meio do uso mais eficiente das tecnologias e dos sistemas de produção já disponíveis”, afirmou.
O evento, que segue até amanhã (22), reúne mais de 50 palestras voltadas para a sustentabilidade no agronegócio. Entre os destaques da programação técnica desta sexta-feira, o Zootecnista e Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, participará da palestra “Recuperação de Pastagem, Genética, Nutrição e Saúde: Pilares da Sustentabilidade na Pecuária”, ao lado de especialistas como Guilherme Ferraudo e Thiago Parente.
Além das contribuições técnicas, a ABCZ participa com um estande apresentando produtos e serviços da maior entidade de pecuária zebuína do mundo.
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Altas no preço do boi seguem firmes, com escalas ainda menores que em outubro
Frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.
O movimento de alta nos preços da pecuária segue intenso. Segundo pesquisadores do Cepea, semana após semana, frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.
No final da cadeia produtiva, o consumidor também se mostra resiliente diante dos valores da carne nos maiores patamares dos últimos 3,5 anos.
No mesmo sentido, a demanda de importadores mundo afora tem se mantido firme.
Pesquisadores do Cepea observam ainda que as escalas de abate dos principais estados produtores, em novembro, estão ainda menores que em outubro.
No mercado financeiro (B3), também cresceu forte a liquidez dos contratos de boi para liquidação neste ano, pelo Indicador do boi elaborado pelo Cepea, o CEPEA/B3.