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Empresas brasileiras batem recorde de US$ 3,2 bilhões em negócios internacionais na SIAL Paris 2024

Presença brasileira revelou o potencial da gastronomia nacional como força impulsionadora de negócios estrangeiros.

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Foto: Divulgação/ApexBrasil

O Brasil fechou sua participação no Salão Internacional da Alimentação (SIAL Paris 2024) com um recorde de US$ 3,25 bilhões de negócios imediatos e futuros. A marca supera o valor de todas as edições desde o início da presença da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na feira, considerada uma das maiores e mais importantes do setor de alimentos e bebidas da Europa. A expectativa inicial para esta edição era de cerca de US$ 2,5 bilhões, mas o valor alcançado foi além do esperado.

“Passar a marca de US$ 3,2 bilhões de negócios é motivo de muito orgulho para o Brasil e nos mostra que estamos no caminho certo. O Brasil está de volta no cenário mundial. Os produtos brasileiros do agronegócio e do setor de alimentos e bebidas têm grande qualidade e estão conquistando mais e mais mercados. A Apex levou quase 200 empresas para SIAL Paris que ficaram frente a frente com compradores estrangeiros de várias partes do mundo. Este resultado é fruto de um imenso trabalho”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que inaugurou o pavilhão Brasil no dia 20 de outubro e percorreu os oito pavilhões brasileiros distribuídos no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, nos arredores de Paris.

A participação brasileira no evento teve também recorde de 192 empresas coordenadas pela ApexBrasil, sendo 87 apoiadas diretamente pela Agência, nove  Comerciais Exportadoras ou “Trading Companies” – que representaram 50 pequenos negócios via Brasil Trade Lounge (BTL) –, além de outras 46 empresas participantes via projetos setoriais realizados em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

A cada ano, o Brasil vem superando a marca de negócios alcançada na SIAL Paris. No primeiro, em 2006, a participação brasileira gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões. Na última edição, em 2022, este número ultrapassou US$ 1,9 bilhão.

Empreendedores de pequenos e médios negócios ganham espaço para exportar 

A participação brasileira contou com a presença de vários empreendedores de pequeno e médio porte. “A SIAL Paris é uma vitrine impressionante para produtores agroindustriais, empreendedores, cooperativas apresentarem ao mundo o melhor da nossa sociobiodiversidade e abrirem novos mercados internacionais. A Apex tem atuado para valorizar pequenos produtores e, a partir das possibilidades gastronômicas que o Brasil tem, mostrar a autenticidade, diversidade e sustentabilidade dos produtos brasileiros”, destacou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, que esteve presente na feira.

Plataforma Buy Brazil 

Durante o evento, o presidente Jorge Viana lançou a plataforma Buy Brazil que oferece um diretório online de exportadores, facilitando o acesso de compradores internacionais a produtos de empresas brasileiras. Esta solução inovadora conecta compradores internacionais a exportadores brasileiros, dá visibilidade produtos nacionais no mercado externo e torna a busca dos importadores mais fácil, ágil, eficiente e segura. “Em um primeiro momento, estão sendo aceitas empresas do setor de alimentos e bebidas que já participaram ou participam de ações da ApexBrasil. Futuramente, a plataforma também deve ser aberta para empresas de outros setores cadastrarem seus produtos”, explica Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, que também participou do lançamento.

Culinária brasileira abrindo portas para exportações 

Além da exposição nos pavilhões, na SIAL Paris a ApexBrasil mostrou um pouco dos sabores de várias regiões do Brasil com ativações gastronômicas, apresentação de produtos, degustações e ‘cooking shows’ que encantaram os visitantes da feira, entre eles Coco Eiffel, proprietária do restaurante Café de l’ Homme e neta de Gustave Eiffel, engenheiro responsável por uma das torres mais famosas e fotografadas do mundo. Durante a feira, três ‘cooking shows’ com as chefs brasileiras Bel Coelho, Luisa Kreitchmann e Marina Stroh atraíram o público para conhecer produtos como: tapioca, pé-de-moleque, tucupi, sagu e, claro, o famoso café brasileiro.

Para reforçar o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios e divulgar o melhor da originalidade, versatilidade e as oportunidades comerciais, a ApexBrasil promoveu também um jantar, em parceria com o Instituto Capim Santo, no Café de l’ Homme, dentro do Museu do Homem com vista para a Torrei Eiffel. Para a ocasião, chefs Morena Leite, Marcelo Ballardin, Vico Crocco, Rafael Rego, Rafael Cagali e Alessandra Montagne elaboraram um menu para exaltar a qualidade e versatilidade de produtos nacionais como mandioca, tucupi, cupuaçu, açaí, feijão. Para completar, os convidados foram surpreendidos com uma harmonização de vinhos brasileiros, selecionados pela sommelière capixaba, Marina Gilberti. O resultado foi uma sintonia marcada por um verdadeiro passeio pelos sabores de Norte a Sul do país.

Sobre o SIAL Paris  

Porta de entrada para produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte, o SIAL Paris é realizado a cada dois anos na capital francesa desde 1964 e é considerada uma das principais feiras de alimentos de todo o mundo. Junto com a feira ‘Allgemeine Nahrungs- und Genussmittel-Ausstellung’ (ANUGA), que acontece nos anos ímpares, na Alemanha, as duas integram o calendário internacional dos mais relevantes eventos mundiais do setor agroalimentar.

Nesta edição, de 19 a 23 de outubro, os corredores dos pavilhões do Parc des Expositions Villepinte, nos arredores da capital francesa, receberam mais de 7,5 mil expositores vindos de 130 países, cerca de 8 mil compradores, além de 285 mil profissionais de 205 países. Nos 11 pavilhões, foram apresentados mais de 400 mil produtos e inovações de 10 setores de produtos alimentícios.

Fonte: Assessoria ApexBrasil

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Brasil debate mecanismos para a inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do Programa Mundial de Alimentos (PMA)

Serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA.

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Foto: Tomaz Silva

Hoje (11) e amanhã (12), Brasília sediará o evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”, organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro tem como objetivo fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no âmbito das ações humanitárias e de segurança alimentar realizadas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Foto: José Fernando Ogura

O evento contará com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, do ministro do MDS, Wellington Dias, da ministra em exercício do MDA, Fernanda Machiaveli, da secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Lilian Rahal, do diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do MDS, Raimundo Nonato, do diretor de  Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, do Chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da estatal, Marisson Marinho, e da superintendente da Agricultura Familiar da Companhia, Kelma Cruz. O encontro também marcará a participação de Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.

O presidente da Conab ressalta a relevância do evento para a agricultura familiar brasileira e para o fortalecimento da segurança alimentar global. “Este encontro é uma oportunidade histórica para estreitar os laços entre a agricultura familiar brasileira e o Programa Mundial de Alimentos. Nosso compromisso é garantir que pequenos produtores, que são a espinha dorsal da nossa agricultura, possam participar ativamente de mercados internacionais, contribuindo para a erradicação da fome e promovendo o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando para tornar as cooperativas de agricultura familiar mais competitivas e capacitadas para atender a uma demanda global por alimentos saudáveis e produzidos de forma responsável”, destaca.

Mercados globais

Durante o evento, serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA. De acordo com Marisson Marinho, chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, essa iniciativa começou já há bastante tempo, com uma visita ao PMA, em maio de 2023. “Desde então buscamos fortalecer a participação da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA, agregando parceiros e garantindo o suporte necessário para a capacitação das cooperativas”, afirmou.

Foto: AEN

A superintendente de Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, também destaca a importância do evento para o fortalecimento do setor. “A inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA é uma grande oportunidade para expandir o acesso dos nossos agricultores familiares a mercados globais, promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar de uma forma mais inclusiva e eficiente. Esse processo pode representar uma nova fonte de renda e desenvolvimento para milhares de famílias no Brasil, além de contribuir para a segurança alimentar em várias partes do mundo”, disse Kelma Cruz.

Nos dois dias de evento, serão discutidos temas como estratégias de acesso ao mercado internacional, controle de qualidade de alimentos para exportação e boas práticas de comercialização. A programação também contará com painéis sobre casos de sucesso e treinamento específico sobre o cadastramento das organizações de agricultores familiares para vendas ao PMA.

Fonte: Assessoria Conab
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O Presente Rural participa pela 7ª vez da maior feira de produção animal do mundo

Diretor Selmar Frank Marquesin está na Alemanha para acompanhar de perto as tendências que moldarão o setor agropecuário nos próximos anos.

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Foto: Selmar Marquesin/OP Rural

A EuroTier 2024, um dos principais eventos de pecuária e nutrição animal do mundo, acontece de 12 a 15 de novembro, em Hanôver, na Alemanha. Organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG), a feira reúne dois mil expositores de 60 países e oferece uma programação abrangente de mais de 300 conferências e eventos simultâneos. Em um espaço de 220 mil m², distribuídos em 13 pavilhões, o evento vai apresentar as inovações mais recentes da indústria.

Diretor do Jornal O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin: “Participar de um evento como esse nos permite trazer uma visão atualizada e aprofundada sobre os avanços que podem fazer a diferença para o agro brasileiro” – Foto: Divulgação/OP Rural

O Jornal O Presente Rural participa pela sétima vez consecutiva do evento, representado pelo diretor Selmar Frank Marquesin, que está na Alemanha para acompanhar de perto as tendências que moldarão o setor agropecuário. Nas próximas edições de Avicultura Corte e Postura, Suínos e Bovinos, Grãos e Máquinas, os leitores poderão conferir todas as novidades, trazendo uma visão de brasileiros sobre o impacto dessas tecnologias no campo. “Consideramos a EuroTier uma das feiras mais importantes para o setor agropecuário, pois é aqui que encontramos as principais inovações e lançamentos que impulsionam a produção de proteína animal. A cada edição observamos novas tecnologias e práticas que melhoram a eficiência e o bem-estar animal, temas que sempre buscamos levar ao nosso público. Participar de um evento como esse nos permite trazer uma visão atualizada e aprofundada sobre os avanços que podem fazer a diferença para o agro brasileiro”, ressalta Marquesin

A Inteligência Artificial será o foco das discussões do setor avícola na Eurotier, com novas aplicações para pontecializar a produção de ovos e frangos de corte. Na suinocultura, o bem-estar animal vai estar no centro dos debates, principalmente em torno da prática do corte da cauda de leitões, um tema polêmico discutido desde 2018 na EuroTier. O setor de nutrição animal também ganha força com inovações em nutrição alternativa, incluindo o uso de insetos como fonte proteica. Já no setor bovino, o foco recai sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções para suprir a falta de mão de obra no campo.

Realizada a cada dois anos, a EuroTier também premia as tecnologias mais inovadoras, reforçando seu papel como vitrine das mais recentes soluções para o setor de proteína animal.

Fonte: O Presente Rural
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Ministério da Agricultura discute ampliar parceria para incentivar o empreendedorismo e a inovação na agropecuária

Vai possibilitar a expansão da capacitação para os agrossistemas e produtores rurais.

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Fotos: Divulgação/Mapa

Gestores da Wadhwani Foundation Brasil estiveram reunidos, na última sexta-feira (8), na sede da pasta, com gestores e técnicos da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para discutir a ampliação da parceria que visa impulsionar a empregabilidade e a qualificação da gestão no setor agrícola brasileiro, por meio da inovação e do uso de Inteligência Artificial (IA).

A Fundação finaliza este mês um projeto piloto executado em parceria com o Mapa, o Ignite, que tem como objetivo proporcionar, aos servidores e colaboradores da SDI e das Superintendências Federais de Agricultura, capacitação sobre empreendedorismo e inovação na gestão. A ação busca orientar o processo de criação de startups e o desenvolvimento qualificado do setor.

O secretário da SDI, Pedro Neto, recebeu a comitiva da Fundação Wadhwani e após conhecer as principais iniciativas da fundação e linhas de ação para o Brasil, afirmou que essa é uma grande oportunidade de ampliar o acesso dos diversos atores ligados ao setor ao empreendedorismo, a partir dos ecossistemas de inovação agropecuário.

“Estamos buscamos, junto ao Mapa, auxiliar o máximo de famílias de agricultores no Brasil a ampliar sua capacidade de ganho para além da subsistência, investindo no desenvolvimento profissional de si mesmos e de seus filhos”, ressaltou Ajay Kela, CEO (Chief Executive Officer) da Wadhwani Foundation Brasil.

Pela SDI, participaram a secretária-adjunta, Lizane Ferreira, o diretor de Apoio à Inovação para Agricultura (Diagro), Alessandro Cruvinel, o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Diagro, Cesar Teles, o coordenador de Ambientes de Inovação do Diagro, Rodrigo Nazareno, e a consultora Internacional, Gabriela Valadão.

Estiveram presentes pela Fundação o vice-presidente de Empregabilidade, Thiago Françoso, o vice-presidente de Empreendedorismo, Felipe Maia, e a diretora de Parcerias de Empregabilidade, Lúcia Alves.

Fonte: Assessoria Mapa
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