Notícias
Empresa italiana de carrocerias para transporte de suínos instala em SC a primeira unidade na América do Sul
A previsão de investimento na fábrica de carrocerias em alumínio para o transporte de suínos em Santa Catarina ultrapassa os 15 milhões. A nova fábrica que será inaugurada em Faxinal dos Guedes, no Oeste Catarinense, vai atender inicialmente a demanda de agroindústrias brasileiras por transporte especializado em cargas vivas. O projeto da multinacional italiana, líder européia em transporte de animais vivos, é ousado e prevê expansão da produção visando países do Mercosul. Os modelos de carrocerias que serão produzidos aqui atendem as legislações européias de bem estar animal. Na contrapartida oferece para a indústria menor mortalidade e melhor qualidade de carne, com menos estresse para o animais.
O presidente da companhia Eugênio Pezzaioli fala sobre os investimentos na primeira fábrica da América do Sul, a Pezzaioli do Brasil . Santa Catarina é o estado com a maior concentração de granjas de produção suínos e agroindústrias, também está muito perto da Argentina, que será o próximo mercado a ser desbravado. A Pezzaioli está investindo também na China, no Oriente Médio, Norte da África e América do Norte, mas com certeza o maior investimento está localizado aqui no Brasil.
Nosso objetivo é o de conquistar pelo menos 50% do mercado nos próximos 3 anos, e a produção será destinada principalmente para mercado Brasileiro mas também uma parte irá para o Mercosul revela Eugênio Pezzaioli. A fábrica que será inaugurada no dia 10 de maio tem mais de 4 mil metros quadrados de área construída já tem plano de expansão com ampliação para 6 mil metros de área construína, o número de empregos deve ser triplicado.
A fábrica instalada em Faxinal dos Guedes vai produzir semi- reboque, com um, dois ou três eixos e carrocerias para caminhão. Toda a produção inicial é destinada ao transporte de suínos e vai atender as principais empresas exportadoras de carne suína.
De acordo com o engenheiro Vinícius Zago Cantú, responsável pela adaptação dos projetos italianos as necessidades brasileiras explica que entre as vantagens das carrocerias de alumínio e da exclusiva liga super leve estão a versatilidade, já que todas as carrocerias são feitas para transportar animais com até 05 andares, conforme a idade ou peso dos animais Os pisos podem ser elevados por um sistema hidráulico ou fixo, com sistema rebatível para facilitar a carga-descarga dos animais e com elevador de carga instalado na traseira, como opcional. Outro ponto importante é a durabilidade, toda a estrutura é feita de liga especial de alumínio, que elimina a ação da ferrugem e proporciona resistência e leveza, garantindo economia de combustível e maior volume de carga.
Cantu destaca ainda a maior vida útil das carrocerias de alumínio e a baixa manutenção da tecnologia exclusiva, que garante qualidade no transporte, com redução de mortalidade, estresse físico do animal e menor lesão e conseqüente descarte de carcaças.
Estudos realizados pela Embrapa Suínos e Aves apontam a influência da qualidade do transporte nas perdas quantitativas e qualitativas na produção de carne suína.
Histórico de sucesso na Europa
A trajetória da Carrozzerias Pezzaioli iniciou nos anos 70 com as primeiras carrocerias de transporte de animais vivos em ferro e madeira. Hoje a empresa comercializa carrocerias em toda a Europa, e a produção segue rigidamente a orientação de veterinários especializados no transporte de cargas vivas, organismos reguladores, organizações de defesa do bem estar animal e ambientais, bem como, os órgãos de proteção dos animais e de segurança rodoviária.
O projeto de expansão da Pezzaioli iniciou no ano 2000 com estudo de viabilidade e o projeto da fábrica de carrocerias Pezzaioli do Brasil. O ano de 2012 marcou o início da construção da fábrica que produzirá carrocerias em alumínio, utilizando liga especial, desenvolvidas para o transporte de suínos.
A nova fábrica já iniciou a produção e até o final de 2015 os modelos que são utilizados na Europa serão produzidos e comercializados também no Brasil.
De olho no bem estar animal
Os investimentos da empresa italiana no Brasil visam antecipar exigências dos mercados consumidores sobre a qualidade da carne e processos de produção mais humanizados.
Hoje o Brasil tem acordos com a Comissão Européia para a introdução de regras de bem estar e transporte de animais vivos, similares as utilizadas na Europa. As primeiras mudanças já começaram a ser implantadas e os estudos realizados no Brasil mostraram que suínos transportados em carroceria simples apresentam maior prevalência de lesões na carcaça, que os suínos transportados em carroceria de alumínio, o que influencia positivamente nos valores de pH e cor da carne.
Nós da Pezzaioli do Brasil acreditamos que o bem estar animal é fundamental para a qualidade do produto final e para os negócios. Sabemos que melhor transporte garante melhor qualidade da carne e menor mortalidade e isso pode ser traduzido em mais ganhos para a cadeia produtiva destaca Pezzaioli.
Fonte: Ass. Imprensa da Carrozzerias Pezzaioli
Notícias
Comércio exterior e logística no setor agropecuário: desafios e oportunidades para o transporte e escoamento
Exportações de soja em outubro, caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro.
O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam como elementos essenciais no atual cenário da agricultura brasileira, especialmente diante do crescimento expressivo da produção de grãos previsto para a safra 2024/25. A estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 8,2% em relação à safra anterior, traz desafios adicionais para a infraestrutura de transporte e os processos logísticos do país. A análise consta na nova edição do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira (22).
A melhoria nas condições climáticas tem favorecido o avanço das semeaduras, com destaque para as culturas de soja e milho, mas, para que a produção chegue ao mercado internacional, é crucial um sistema de escoamento eficiente. Nesse sentido, os portos brasileiros desempenham papel fundamental, especialmente os do Arco Norte, que têm se consolidado como uma via vital para exportação. Em outubro de 2024, os portos do Arco Norte responderam por 35,1% das exportações de grãos, superando a participação de 33,9% registrada no mesmo período de 2023.
Com o aumento da produção de soja e milho, as expectativas de escoamento nos próximos meses apontam para um cenário desafiador, com necessidade de otimizar os fretes para atender ao crescimento das exportações. Em outubro, as exportações de soja caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro. Já as exportações de milho, que enfrentam uma redução de 34,1% nas estimativas para a safra 2023/24, exigem adaptação no transporte, uma vez que a oferta menor pode reduzir a demanda por fretes no curto prazo, mas com aumento da competição por capacidade logística.
A movimentação de fertilizantes, por sua vez, também demanda atenção na logística. Em outubro de 2024, os portos brasileiros importaram 4,9 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa um incremento de 5,9% em relação ao mês anterior. Este crescimento contínuo na importação exige um cuidado especial no transporte desses insumos, visto que o Brasil é um dos maiores compradores internacionais e uma base importante de consumo de fertilizantes.
Por outro lado, o transporte de cargas no Brasil segue enfrentando desafios estruturais. De acordo com o Boletim da Conab, a ampliação das capacidades de escoamento nos portos, especialmente no Arco Norte, é uma estratégia chave para lidar com o aumento do volume de exportações e garantir que os fretes se mantenham competitivos.
Em suma, a logística no setor agropecuário brasileiro se apresenta como um elo crucial para garantir o sucesso das exportações de grãos. A integração entre os diferentes modais de transporte, o aprimoramento da infraestrutura portuária e a adaptação às demandas de escoamento serão decisivos para que o Brasil continue sendo um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo.
Fretes
Em outubro de 2024, os preços do frete apresentaram variações significativas entre os estados brasileiros. Os preços subiram em estados como Bahia, Goiás e Minas Gerais e Distrito Federal, principalmente devido ao aumento na demanda, impulsionado pela exportação de grãos e a importação de fertilizantes. Em Goiás, a melhora nos preços do milho também gerou aumento na demanda por fretes. Já em estados como Paraná, Piauí e São Paulo, os preços ficaram mais baratos, com o Paraná registrando uma redução de 16,67% na região de Cascavel, refletindo a baixa demanda por grãos. No Piauí, a diminuição nas exportações de soja resultou em uma queda de 4,10% no mercado de fretes. Por outro lado, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram estabilidade nos preços, com pouca variação nas cotações, devido a um equilíbrio entre a demanda e a oferta de fretes.
O Boletim Logístico da Conab é um periódico mensal que coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra. Confira a edição completa do Boletim Logístico – Novembro/2024, disponível no site da Companhia.
Notícias
Clima favorável impulsiona cultivos da primeira safra, aponta boletim de monitoramento
Precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos.
As condições climáticas favoráveis nas primeiras semanas de novembro impactaram positivamente o cenário agrícola brasileiro. Na região Central do país, precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
O Norte-Nordeste experimentou uma expansão das áreas beneficiadas por chuvas, incluindo regiões do Matopiba que anteriormente enfrentavam déficit hídrico. Esse cenário impulsionou o processo de semeadura na maior parte dessa região.
Em contraste, o Sul do país registrou uma redução nas precipitações, o que facilitou o avanço da colheita do trigo e a semeadura dos cultivos de primeira safra. De modo geral, as condições agroclimáticas se mostraram favoráveis, proporcionando umidade adequada para o desenvolvimento das lavouras.
No Rio Grande do Sul, a semeadura do arroz progrediu significativamente, com a maior parte concluída dentro do período considerado ideal. A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, beneficiando-se das condições climáticas que favoreceram a germinação e o estabelecimento das plantas. Em Santa Catarina, temperaturas médias e incidência solar adequadas contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas.
Estas informações estão presentes no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).
A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab, acesse clicando aqui.
Notícias
Show Rural investe em obras para melhorar experiência de visitantes
Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição.
Avançam os preparativos para a 37ª edição do Show Rural Coopavel, evento que reafirma o Oeste do Paraná como um dos principais polos do agronegócio mundial. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, visitantes do Brasil e do exterior terão acesso a um espaço renovado, com melhorias que reforçam o compromisso da Coopavel com a inovação, a sustentabilidade e a excelência em infraestrutura. “Melhorar continuamente é uma das regras que fazem o sucesso do Show Rural, referência em inovações e tendências para o agronegócio”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição. O restaurante do parque está em ampliação em 500 metros quadrados, permitindo o atendimento de mais mil pessoas por refeição. A área de entrega de bebidas é reformulada para otimizar o fluxo, enquanto novos buffets, mesas e utensílios foram adquiridos para manter o alto padrão de qualidade em uma estrutura com capacidade para servir mais de 40 mil refeições diariamente.
A mobilidade no parque também recebe melhorias. São mais de seis mil metros quadrados de ruas asfaltadas. Uma das novidades mais aguardadas é a cobertura da Rua 10, que conecta o Portal 4 ao Pavilhão da Agricultura Familiar. Com 400 metros lineares, essa obra, viabilizada em parceria com a Barigui/Volkswagen, eleva para mais de 6,2 mil metros quadrados a área coberta do parque, garantindo conforto aos visitantes em qualquer condição climática, observa o coordenador geral Rogério Rizzardi.
Para ônibus
Para receber caravanas de todo o Brasil e de outros países será criado um estacionamento exclusivo para ônibus com capacidade para 400 veículos. Estrategicamente localizada, a nova estrutura promete praticidade e organização para os grupos que participam da maior mostra de tecnologia para o campo da América Latina.
Outro destaque é o barracão de 1,2 mil metros quadrados dedicado à gestão de resíduos. Essa estrutura permitirá separação e correta destinação de materiais antes, durante e depois do evento, reforçando o compromisso da cooperativa e do evento técnico com práticas ambientalmente responsáveis.
Evolução
Com essas inovações e investimentos, o Show Rural Coopavel segue como referência global, combinando hospitalidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente, reforça o presidente Dilvo Grolli. O tema da 37ª edição será Nossa natureza fala mais alto.