Conectado com
OP INSTAGRAM

Notícias Saúde

Embrapa Suínos e Aves faz 24,7 mil testes de Covid-19 em 2020

Trabalho em apoio ao Ministério da Saúde e ao Lacen-SC teve início há sete meses, em maio

Publicado em

em

Lucas Scherer/Embrapa

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia encerrou o ano de 2020 com a realização de 24.702 testes moleculares de Covid-19. Apenas em dezembro, foram 729 amostras processadas. O trabalho em apoio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) para os diagnósticos da região oeste e extremo oeste de Santa Catarina, num total de 118 municípios, teve início há sete meses, em maio.

Os testes são realizados no laboratório NB3, de alta biossegurança, do Complexo de Sanidade e Genética Animal do centro de pesquisa. A estrutura está em operação desde 2014 e apoia o desenvolvimento e validação de técnicas de diagnóstico, bem como isolamento, caracterização, controle e prevenção de microrganismos infecciosos de interesse das cadeias suinícola e avícola. Também são utilizadas as salas de PCR e lavagem de materiais.

A equipe que atua nos testes é formada por 15 profissionais de virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia e biologia, além de técnicos de laboratório. Também foi contratado um profissional pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para auxiliar nas atividades. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e a outra trabalha com o RT-PCR, em tempo real, para a detecção do genoma do vírus.

Segundo a chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, recentemente começaram a ser feitos testes de Covid-19 para o SC Transplantes (central de transplantes de órgãos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina). Ainda, foram capacitados dez profissionais dos laboratórios regionais do Lacen de Joaçaba e de Chapecó.

A Embrapa também continua recebendo doações em dinheiro e de insumos, além de firmar convênios como, por exemplo, com a Engie Brasil – Hidrelétrica de Machadinho e de Itá e com a prefeitura de Concórdia. As doações em dinheiro são recebidas por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Todo o valor arrecadado é utilizado exclusivamente em ações de combate à Covid-19 conduzidas pela Embrapa. As informações para os interessados em doar estão no site embrapa.br/suínos-e-aves.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezenove =

Notícias Mercado

Quedas externa e cambial limitam negócio da soja no Brasil

Quedas nos preços externos, a desvalorização do dólar e restrições de cotas para exportar soja limitaram negociações internas

Publicado em

em

Divulgação/MAPA

As quedas nos preços externos, a desvalorização do dólar e as restrições de cotas para exportar soja limitaram as negociações internas envolvendo a oleaginosa na semana passada. Pesquisadores do Cepea ressaltam que, além disso, com cerca de 70% da safra 2020/21 já comercializada, produtores não mostram interesse em negociar grandes lotes a curto prazo.

Compradores domésticos, por sua vez, estão cautelosos nas aquisições, atentos às expectativas de safra recorde no Brasil. Em relatório divulgado no último dia 8, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicou produção nacional de soja pode somar 135,54 milhões de toneladas, 8,2% superior à safra anterior.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Segundo Cepea

Valores do milho seguem renovando recordes em muitas regiões

Em importantes praças produtoras, valor do cereal nesta parcial de abril já representa o dobro da média verificada no mesmo mês de 2020

Publicado em

em

Renata Silva/Embrapa

Os preços do milho seguem renovando os patamares recordes na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Em importantes praças produtoras, o valor do cereal nesta parcial de abril já representa o dobro da média verificada no mesmo mês de 2020. Pesquisadores do Cepea indicam que as contínuas altas estão atreladas à baixa oferta do milho no spot nacional.

Preocupados com os possíveis impactos do clima sobre a produção da segunda safra, produtores limitam as vendas. Consumidores, por sua vez, estão preocupados com os atuais patamares – que extrapolam os custos de produção em muitos casos. Os compradores que precisam recompor estoques têm tido dificuldades em encontrar novos lotes e os que conseguem se esbarram nos elevados preços negociados.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Mercado Interno

Preços dos ovos iniciam abril em alta

Cotações foram impulsionadas pelo aquecimento na demanda

Publicado em

em

Divulgação/AENPr

Os preços dos ovos iniciaram o mês de abril em alta. Segundo pesquisadores do Cepea, as cotações foram impulsionadas pelo aquecimento na demanda, diante do recebimento dos salários, e também pelo repasse dos consecutivos aumentos nos custos de produção.

O movimento de avanço no valor do ovo, inclusive, superou o observado para os principais insumos da avicultura de postura, milho e farelo de soja, o que resultou em certa recuperação no poder de compra dos produtores frente a esses insumos em relação ao observado no encerramento de março.

Fonte: Cepea
Continue Lendo
CONBRASUL/ASGAV

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.