Conectado com
VOZ PRÉ

Notícias

Embrapa promove primeiro Dia de Campo sobre produção de soja baixo carbono

Evento acontece no dia 03 de setembro, das 08 às 12 horas, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR).

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Embrapa

A Embrapa promove, no dia 03 setembro, das 08 às 12 horas, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), o primeiro Dia de Campo sobre Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono, para um público estimado de 100 participantes, entre produtores, técnicos, acadêmicos e profissionais do agronegócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

O evento será realizado na Vitrine de Tecnologias do Programa Soja Baixo Carbono, uma iniciativa da Embrapa Soja com sete empresas apoiadoras – Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL – que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis do aquecimento global.

A palestra de abertura, a ser realizada no Auditório da Embrapa Soja, a partir das 08h40, irá abordar a primeira versão das diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono, seguida de uma apresentação sobre a teoria e a prática da integração de boas práticas agrícolas.

Na sequência, estão previstas quatro estações técnicas a serem realizadas no campo que, segundo a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli, irão demonstrar a dinâmica da rotação de culturas e os impactos das boas práticas agrícolas na redução das emissões de carbono. “A programação das estações técnicas contará com a apresentação de diferentes modelos diversificados de produção; assim como com apresentação dos benefícios da inoculação e da coinoculação em soja e o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no alcance de uma produção de soja mais sustentável. Toda a programação terá como foco central as tecnologias que podem contribuir para a mitigação das emissões de GEE”, reforça.

Programação

08h30 – Abertura: Auditório da Embrapa Soja

08h40 – Palestra: Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono

09h10 – Palestra: Integração de boas práticas agrícolas: da teoria à prática

09h40 – Coffee break

10h – Deslocamento para o campo

10h20 às 12h – Estações técnicas: Vitrine SBC

Estação 1: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcio milho + forrageiras tropicais

Estação 2: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcios de coberturas e o papel do trigo

Estação 3: Inoculação e coinoculação no contexto na mitigação das emissões de GEE

Estação 4: Manejo integrado de pragas na mitigação das emissões de GEE: resultados da 1ª safra

12h10 – Encerramento

Fonte: Assessoria Embrapa Soja

Notícias

IFC Brasil 2024 sedia 4º Encontro Mulheres das Águas com tema Cooperativismo e Negócios

Encontro reúne lideranças femininas da cadeia do pescado de todo o país durante o IFC Brasil, de 24 a 25 de setembro, em Foz do Iguaçu, PR

Publicado em

em

O IFC Brasil 2024 (VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil) sedia o 4º Encontro Mulheres das Águas com o tema Cooperativismo e Negócios. O objetivo é reunir mulheres que atuam na cadeia produtiva do pescado para debater os desafios e oportunidades do segmento e o papel da liderança feminina no desenvolvimento do setor, além de promover a maior união entre as mulheres do segmento. O encontro é destinado a mulheres piscicultoras, produtoras rurais e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva, como engenheiras de pesca, agrônomas, médicas veterinárias e zootecnistas, entre outros segmentos, para compartilhar conhecimentos e experiências, destacou a CEO do IFC Brasil, Eliana Panty.

De acordo com ela, a iniciativa surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade e a voz ativa das mulheres que atuam na cadeia do pescado. “Desde a primeira edição do IFC Brasil, em 2019, houve uma preocupação com a baixa participação de mulheres em eventos do agronegócio. Consideramos que a piscicultura e a pesca são segmentos com uma equidade grande de postos de trabalho. Os números são praticamente os mesmos de homens e mulheres trabalhando. Então, criamos um projeto de mobilização para ampliar a participação de mulheres no evento. Começamos com uma política de descontos para mulheres e depois criamos o Encontro Mulheres das Águas, que vem crescendo e ganhando espaço em cada edição”, afirmou.

O presidente do evento, Altemir Gregolin, salienta a participação cada vez mais importante na aquicultura e na cadeia do pescado no Brasil. “Nós, do IFC, queremos contribuir com o fortalecimento da organização e a participação das mulheres na cadeia produtiva para que elas tenham cada vez mais protagonismo e reconhecimento na atividade. Este é o propósito do Encontro Mulheres das Águas”.

O Encontro Mulheres das Águas

Após o sucesso nas edições anteriores, o Encontro Mulheres das Águas chega em sua quarta edição em Foz do Iguaçu para debater Cooperativismo e Negócios. O encontro já teve uma edição focada em exportação com a participação da Apex Brasil no ano passado. Na primeira edição do IFC Amazônia, realizada em Belém, no Pará, o evento discutiu União e Organização das Mulheres, lembra Panty.

“Foi uma edição muito forte e importante. Tivemos a presença das Mães do Mangue, uma organização que reúne mais de 800 mulheres catadoras de caranguejos, catadoras de mariscos e mulheres ribeirinhas. Foi um encontro que mobilizou mulheres para dar voz a todas elas que atuam no setor de pescado. Na Expomar, tivemos um encontro de Mulheres Empreendedoras que atuam no setor de camarão, mulheres armadoras de pesca, piscicultoras e mulheres que atuam no mercado de exportação de pescados. A cada encontro reunimos um grupo de mulheres para trocar e compartilhar experiências e traçar caminhos”, disse a CEO.

Uma das idealizadoras do projeto, a diretora de Marketing e Criação do IFC Brasil, Samara Braghini, reforça o crescimento deste projeto nos últimos anos. “A realização e expansão desta iniciativa é um passo importante para o Encontro Mulheres das Águas. Vimos o impacto positivo que criamos nas três primeiras edições e queremos levar essa energia para mais mulheres de todo o país, ampliando assim as nossas conexões e criando novas oportunidades para todas as mulheres deste setor”, pontuou. O 4º Encontro Mulheres das Águas vai ser realizado no dia 25 de setembro, a partir das 14h, no Espaço Arena das Águas, na feira de negócios, a Fish Expo Brasil.

Sobre o IFC Brasil

O IFC Brasil vai reunir todos os elos da cadeia produtiva para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia do pescado e gerar negócios. Desta forma, o encontro reúne empresários, aquicultores, agentes dos mercados do varejo e food service, prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Em sua sexta edição, o evento é reconhecido por oferecer o melhor ambiente de negócios, debates e networking do setor.

Patrocínios e Apoios

O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.

Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e Unila (Universidade)

Fonte: Assessoria IFC Brasil
Continue Lendo

Notícias

CBNA anuncia programação de eventos para 2025 no Distrito Anhembi, São Paulo

Especialistas de renome e autoridades em nutrição animal se reunirão para debater inovações e compartilhar conhecimentos durante os eventos de 2025.

Publicado em

em

Godofredo Miltenburg é presidente do CBNA Foto: divulgação/Giracom

O Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) tem o prazer de anunciar a realização de seus principais eventos de 2025, que ocorrerão no prestigiado Distrito Anhembi, em São Paulo, de 13 a 15 de maio, em paralelo à Fenagra – a principal Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento na América Latina.

A programação inclui uma série de encontros de alto nível: o VIII Workshop de Nutrologia e o V Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, que serão realizados no dia 13 de maio, seguido pelo XXIV Congresso CBNA PET, nos dias 14 e 15 de maio. Simultaneamente, a 35ª Reunião Anual do CBNA trará especialistas das áreas de Aves, Suínos e Bovinos para uma discussão aprofundada sobre os avanços e desafios na nutrição desses animais.

Godofredo Miltenburg, presidente do CBNA, enfatizou a importância estratégica dos eventos de 2025: “Esses eventos são fundamentais para reunir especialistas e profissionais de diversas áreas da nutrição animal, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e a criação de soluções inovadoras que impulsionem o setor. O CBNA continua comprometido em ser um polo de excelência e inovação na indústria de nutrição animal.”

Ele também destacou que, em breve, a direção do CBNA divulgará os temas específicos de cada evento: “Estamos na fase final de definição dos temas, e a expectativa é grande para o anúncio oficial, que será feito no dia 30 deste mês,” adiantou Godofredo.

Fonte: Assessoria CBNA
Continue Lendo

Notícias

Nucleovet e CRMV-SC unem forças para promover educação continuada no oeste de Santa Catarina

Publicado em

em

Com o objetivo de fortalecer a educação continuada no oeste catarinense, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) iniciaram as tratativas para firmar um convênio que viabilizará eventos conjuntos na região. O primeiro encontro ocorreu na terça-feira (10), na sede do Conselho, em Florianópolis.

Para o presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, essa cooperação entre instituições será essencial para desenvolver e otimizar ações que contribuam para a formação de profissionais mais bem preparados e conscientes do potencial de suas áreas. “Temos como objetivo orientar os futuros profissionais sobre mercado de trabalho, preparar os estudantes sobre aspectos do ponto de vista legal e também sobre as oportunidades que existem no mercado da medicina veterinária e da zootecnia”, reiterou.

O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, agradeceu a parceria com o Nucleovet e destacou a visibilidade internacional que os eventos da instituição trazem para o estado. “Vamos unir forças para oferecer eventos de qualidade tanto para estudantes quanto para profissionais. Estamos muito entusiasmados com este primeiro diálogo”, afirmou Tonet.

A vice-presidente do CRMV-SC, Eliana Renuncio e o tesoureiro Silas Cuneo Amaral também integraram a reunião.

 

Fonte: Assessoria Nucleovet e CRMV-SC
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.