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Embrapa Alimentos e Territórios lança pedra fundamental da nova sede em Maceió
O diferencial do novo centro é o trabalho integrado dos sistemas agroalimentares com o turismo e a cultura.
Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do lançamento da pedra fundamental da Embrapa Alimentos e Territórios, em Maceió (AL). O evento marca o início da construção da nova sede do centro de pesquisa e contou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas. As obras têm previsão para ser iniciadas em janeiro de 2024.
Durante o evento, o ministro Fávaro destacou que a unidade da Embrapa em Alagoas é a soma de esforços do Governo Federal, do estadual e da bancada federal do estado para levar tecnologia e desenvolvimento para a região. “É muito mais do que uma simples Embrapa que vem desenvolver tecnologia. Ela vem desenvolver alimentos, turismo e as particularidades daqui. É uma soma de esforços e vamos chegar em torno de R$ 100 milhões de investimento”, disse.
Fávaro ainda salientou que a Embrapa Alimentos e Territórios trará ciência, tecnologia, investimento, eficiência e qualidade para os alimentos, possibilitando o aumento da produtividade do estado e levando a segurança alimentar para a vida dos alagoanos. “Estamos aqui para a realização de um sonho que começou no governo Dilma e termina no governo do nosso presidente Lula”.
O terreno de 16,6 hectares foi doado pelo governo do estado, em 2020, no valor de aproximadamente R$ 3,4 milhões. Para apoiar as obras, houve aporte de recursos de emendas parlamentares da bancada federal alagoana da ordem de R$ 28,3 milhões.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, fazer a pesquisa se transformar em novos produtos e novos produtos se transformarem em mais renda e mais emprego é a prova do quanto essa é uma iniciativa importante. “A Embrapa é uma das principais empresas responsáveis pelo crescimento econômico deste país e ser um dos poucos estados que não possui a empresa certamente tem dificultado este desenvolvimento. A vinda da Embrapa para cá vai nos inserir nas melhores práticas da agricultura, na produção de alimentos funcionais, de desenvolvimento de sabores para nossa culinária, que é um dos encantos de Alagoas”, disse Renan, que já foi governador do estado.
No novo PAC, lançado pelo Governo Federal em agosto, está previsto o investimento de R$ 7 milhões neste ano para obras civis e, em 2024 e 2025, de R$ 62 milhões para aquisição de mobiliário, equipamentos de laboratório, campo e casas de vegetação, entre outros.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, agradeceu a presença dos ministros e ressaltou que a Embrapa Alimentos vai ampliar o nível de ciência, tecnologia e pesquisa no estado. “Vai promover mais oportunidades de emprego para o agricultor familiar como também para os grandes agricultores por meio do agronegócio, levando rentabilidade e uma melhor produtividade”, disse.
Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá afirmou que a nova unidade em Alagoas terá um diferencial pois associará gastronomia, turismo e nutrição. “Esse centro traz uma conexão do sistema agroalimentar ligada a gastronomia e ao turismo, aproveitando os saberes das comunidades locais. Temos o objetivo de divulgar e trazer o quanto a agricultura é importante à nutrição” discursou.
Segundo a presidente, a Embrapa Alimentos terá laboratórios para o treinamento de chefes das marisqueiras da região local e investigação de produtos e da biodiversidade, trazendo novos tipos de alimentos, pesando no valor nutricional.
Alagoas possui agropecuária diversificada, com cadeias produtivas importantes, como as de leite, fruticultura, carnes, apicultura, grãos e mandioca, entre outros.
Também estiveram presentes no evento o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso; o coordenador da Bancada Federal de Alagoas na Câmara dos Deputados, Paulo Fernando dos Santos, além de autoridades do Governo Federal, do Governo de Alagoas e de prefeituras municipais do Estado; parlamentares federais e estaduais; gestores e empregados da Embrapa; representantes de organizações parceiras da Embrapa em Alagoas.
Histórico
A iniciativa de se criar a Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas ocorreu em 2016, quando houve a identificação, por parte do governo federal, da necessidade da criação de um novo centro de pesquisa da Embrapa que fosse referência em soluções tecnológicas e sociais na temática dos alimentos e da alimentação.
O local escolhido para a sede foi em Maceió, no estado de Alagoas, por ser este um dos poucos estados da federação que não possuíam centro de pesquisa da Embrapa.
A efetiva criação do centro ocorreu em 2018, o qual já conta com 43 pesquisadores e técnicos em seu quadro de pessoal.
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Valor Bruto da Produção atingirá R$1,31 trilhão na safra 24/25
São abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.
O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a primeira estimativa do Valor Bruto da Produção para a safra 2024/2025. O valor atingirá R$1,31 trilhão, um aumento de 7,6%. Desse montante, R$ 874,80 bilhões correspondem às lavouras (67,7% do total) e R$ 435,05 bilhões à pecuária (32,6%).
Em relação à safra 2023/2024, as lavouras tiveram aumento de 6,7%, e a pecuária avançou 9,5%.
Para as culturas de laranja e café a evolução dos preços foram fatores mais relevantes nestes resultados e, para a soja e arroz foi o crescimento da produção a maior influência. Nos rebanhos pecuários foi a melhoria dos preços o mais significativo no resultado.
Considerando a participação relativas das principais culturas e rebanhos pecuários no resultado total (em R$ bilhão):
O Valor Bruto da Produção é uma publicação mensal do Ministério da Agricultura e Pecuária, com base nas informações de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e nos preços coletados nas principais fontes oficiais.
No estudo, são abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.
A publicação integral pode ser acessada clicando aqui.
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Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal
Evento em Itapejara d´Oeste reúne produtores de leite e queijo, com objetivo de colocar o leite paranaense e subprodutos da cadeia no mercado mundial.
A busca pela excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final, foi discutida nesta quinta-feira (21) em Itapejara d’Oeste, no Sudoeste do Estado, durante o Inova Queijo. O evento reúne produtores e queijeiros da agricultura familiar da região Sudoeste e conta com apoio do Governo do Estado.
“Nossos queijos estão entre os melhores do Brasil e até do mundo, com premiações que enchem de alegria e orgulho todos nós que estamos nesta caminhada”, disse Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco.
“O Paraná é grande na produção de leite, abrigando em seu território a segunda maior bacia do País e caminhamos para ser também um dos principais produtores de queijo e derivados tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, afirmou.
Segundo ela, o Estado tem contribuído com programas de apoio à produção leiteira e à transformação em agroindústrias, como o Banco do Agricultor Paranaense, com equalização integral de juros para financiamentos à agricultura familiar. E também ajuda na comercialização, com a regulamentação do programa Susaf, que possibilita ampliar o mercado estadual para agroindústrias familiares que demonstrarem excelência no cuidado higiênico-sanitário.
“Temos que ter em vista o mercado mundial. Ninguém vai dizer que isso é fácil. Mas todos vão concordar que é um caminho a traçar, de preferência olhando sempre em frente, que não tenha volta”, disse Leunira.
Segundo dados da Aprosud, o Sudoeste conta com 20 agroindústrias vinculadas à associação, que comercializam por mês mais de 17 toneladas do produto. Além disso, a notoriedade do Queijo Colonial do Sudoeste também está atrelada a existência de produtores em todos os 42 municípios da região.
A gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Rosane Dal Piva Bragato, destacou que o setor não é apenas fonte de emprego e renda para a região Sudoeste. “É também um símbolo da nossa identidade e tradição”, afirmou. “O trabalho em parceria e a troca de conhecimentos são fundamentais para fortalecer o setor e para abrir novas oportunidades de mercado”.
Além da prefeitura de Itapejara d’Oeste, que sediou o evento deste ano, e dos órgãos estaduais, o Inova Queijo tem em 2024 o apoio da Associação de Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste (Aprosud), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, Vinopar e Cresol.
Indicação geográfica
Em 2023, o queijo colonial do Sudoeste do Paraná teve pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com tradição e notoriedade devido a produção do Queijo Colonial, a expectativa é que o Sudoeste do Paraná em breve obtenha o reconhecimento na forma de registro com Indicação de Procedência (IP)
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Topgen promove a segunda edição da Semana da Carne Suína no Paraná
Campanha simbolizou uma celebração de sabor, aprendizado e valorização local.
De 3 a 10 de novembro, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, no Paraná, se tornaram o centro das atenções para os amantes da carne suína. A Topgen, uma empresa de genética suína, com o apoio do Sicredi, promoveu a segunda edição da Semana da Carne Suína, uma campanha que celebrou a versatilidade e o sabor da proteína suína, mobilizando comércios locais e estimulando o consumo na região que é conhecida por sua forte suinocultura.
A programação contou com momentos inesquecíveis, como o workshop exclusivo com o Chef Daniel Furtado, realizado na Fazenda Araporanga, onde açougueiros e cozinheiros da região mergulharam nas técnicas e cortes especiais da carne suína, aprendendo a explorar sua versatilidade e criando inspirações para novos pratos. Outro destaque foi o concurso de melhor prato à base de carne suína, que movimentou 15 restaurantes locais. Os consumidores participaram ativamente, avaliando as delícias e votando no prato favorito. O grande vencedor foi a PJ Hamburgueria, com um sanduíche tão incrível que os clientes já pediram para incluí-lo no cardápio fixo!
A premiação incluiu uma cesta especial com embutidos artesanais do Sul do Brasil e a oportunidade de participar do curso com o Chef Daniel Furtado, além disso, todos participantes receberam um livro de receitas clássicas com carne suína editado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e impresso pela Topgen com o apoio do Sicredi e também um certificado de participação.
Segundo Beate Von Staa, diretora da Topgen, a inspiração para esta mobilização veio da campanha realizada pela empresa Mig-Plus em 2022, no início da crise da suinocultura. “Naquele ano, fizemos algo simples, mas desta vez conseguimos envolver toda a comunidade. Foi gratificante ver a mobilização e os comentários positivos da população”, destacou”, finalizou.
Além de valorizar a carne suína, a iniciativa buscou incentivar o consumo local de uma proteína saudável e saborosa, mostrando aos consumidores que ela vai muito além do trivial. Assista ao vídeo da campanha e descubra mais sobre essa experiência que uniu gastronomia, aprendizado e valorização da cultura local. A ABCS parabeniza a todos os participantes e ao público que tornou a segunda Semana da Carne Suína um sucesso absoluto!