Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Embarque antecipado de calcário gera economia de até 30%

Frete pela metade é incentivo ao produtor junto às indústrias de Mato Grosso. Conforme o Sinecal-MT, técnica de calagem é base para mais produtividade nas lavouras.

Publicado em

em

Na janela em que avançam colheita e comercializações da safra de soja 2022/2023, o produtor rural experiente procura antecipar a compra dos insumos básicos para assegurar um frete mais em conta. Na chamada safra do calcário, que vai de fevereiro a maio, demandar carregamentos de forma antecipada gera vantagem no preço do frete do calcário, insumo essencial para a fertilidade dos solos. A economia chega a 50% no transporte, refletindo em até 30% no cômputo final dos custos da calagem.

Orcival Guimarães atua diretamente na semeadura de 50 mil hectares de soja em oito municípios em Mato Grosso e sabe que cada real faz a diferença nas planilhas e no êxito do negócio. Uma das táticas adotadas na gestão da extensa área cultivada é antecipar os carregamentos de calcário e adubo.

O produtor afirma que aplica, todo ano, ao menos uma tonelada de calcário por hectare. Em áreas de abertura, esse quantitativo chega a 6 hectares. O mineral necessário para a calagem em mais da metade da área total que será cultivada na safrinha e na safra 2023/2024 já está nas propriedades rurais. “Sem calcário não existiria produção agrícola em Mato Grosso. A tecnologia trouxe novas variedades, mais produtivas, mais resistentes, mas de nada adianta se não tiver a terra bem preparada. O agricultor tem que fazer a sua parte. E quando a gente consegue um frete de retorno, a conta fica mais leve. É tudo muito corrido na agricultura, mas com organização, a atividade é mais compensadora”, recomenda Guimarães, há 45 anos radicado no Estado.

Fotos: Divulgação/Sinecal-MT

O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal-MT),  Kassiano Riedi, destaca o balanço positivo na relação entre clientes e fornecedores, fomentando a cadeia produtiva. A tonelada do insumo está sendo comercializada, em média, a R$ 120 no Estado. O frete por tonelada, em média, chega a passar o valor da tonelada de calcário. “Aproveitar o frete de retorno é extremamente interessante para reduzir o custo de calagem. É uma relação ganha-ganha, que vai girando a economia nesse período de menor movimentação nas estradas. Quem puxa o calcário mais cedo ganha muito no frete, até 50% de desconto. As transportadoras ganham com essa demanda no período de entressafra. As indústrias de calcário ganham com o carregamento mais cedo, desafogando um pouco a concentração em determinados períodos. E o agricultor ganha mais ainda. É um círculo virtuoso”, ressalta o líder setorial.

Demanda

O Estado conta com mais de 40 plantas industriais de extração de calcário agrícola para atender à alta demanda agropecuária: cerca de 20% de todo o calcário produzido no Brasil vem de Mato Grosso.

Os meses de maior movimentação no segmento são os de julho, agosto e setembro, quando facilmente se veem filas de carretas.

Nesse período, algumas unidades chegam a carregar 200 caminhões por dia. É o que se observa, a exemplo, em Nobres (123 km de Cuiabá), maior polo produtor de calcário em Mato Grosso.

Panorama

Em Mato Grosso, a safra 2022/2023 prenuncia novo recorde de produção. Mais de 60% da área de soja já foi colhida. Conforme mais recente boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), são 11,8 milhões de hectares plantados, com uma estimativa de produtividade média de 59 sacas por hectare.

O instituto observa que o perfil do produtor vem mudando no quesito comercializações, caracterizado pela espera por preços melhores. Até o momento, 45,15% da produção foi vendida.

No mercado futuro da soja, 2,84% da oleaginosa que ainda será produzida na safra 2023/2024 está comercializada.

Fonte: Assessoria Sinecal-MT

Notícias

Instituto Ovos Brasil apresenta nova diretoria e estabelece metas ambiciosas para o futuro

Edival Veras segue como presidente e Ricardo Santin continua como presidente do Conselho Deliberativo.

Publicado em

em

Edival Veras foi reconduzido ao cargo de presidente do IOB: "Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo" - Foto: Divulgação/IOB

Foi realizada no dia 10 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ovos Brasil (IOB) na qual foram realizadas eleições para gestão do próximo triênio. Para composição da nova diretoria, Airton Junior cedeu seu posto de diretor comercial a Anderson Herbert, enquanto Gustavo Crosara foi nomeado novo diretor técnico, sucedendo Daniela Duarte.

Anderson Herbert, que também desempenha o papel de diretor de exportação na Naturovos, traz ao instituto uma experiência de mais de vinte anos no setor alimentício. “Estou honrado em contribuir para esta nova fase do IOB. Com minha experiência, espero fortalecer a atuação do Instituto no mercado”, afirmou Herbert.

Gustavo Crosara, médico veterinário com vasta experiência no setor de ovos, tendo contribuído incessamente como os temas regulatórios e de articulação do setor, liderando hoje a Somai Nordeste, expressou entusiasmo com sua nova posição. “A oportunidade de contribuir com o IOB é estimulante. Tenho grande confiança no potencial do setor e estou comprometido com o crescimento e a inovação contínua da instituição”, destacou Crosara.

Edival Veras segue na presidência e também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ricardo Santin segue como presidente do Conselho Deliberativo e seguem na diretoria da entidade Tabatha Lacerda como diretora administrativa, e Nélio Hand como diretor financeiro. Veras compartilhou suas expectativas para este novo ciclo: “Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e atingir nossos objetivos ambiciosos que beneficiarão a indústria e a sociedade como um todo. Quero também expressar nossa gratidão a Airton Junior e Daniela Duarte por sua dedicação e contribuições durante suas gestões, que foram fundamentais para o nosso progresso”, ressalta.

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil
Continue Lendo

Notícias

Asbia: 50 anos de ações para o avanço da inseminação artificial em bovinos

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, associação teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Asbia

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de sua fundação em 26 de novembro de 2024. Foi nesse dia, em 1974, que a criação da entidade foi oficializada no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo (SP). “De lá para cá, a Asbia colaborou com a evolução da pecuária, tomando iniciativas importantes de compartilhamento de conhecimento com o Index Sêmen, Index Embriões e com o Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros”, detalha Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da Asbia.

Há 50 anos, entre diferentes gestões, a entidade segue sendo a representação do produtor em importantes frentes, garantindo que as esferas federais, estaduais e municipais ouçam a voz dos pecuaristas por melhores condições. Além disso, a Asbia compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotécnica reprodutiva. “O Index Sêmen é uma das nossas iniciativas mais antigas, com 40 anos de história. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira para disseminarmos de tempos em tempos um panorama completo do uso da genética bovina com toda a cadeia de produção”, destaca Nelson.

A Asbia nasceu com alguns papéis bem definidos, que são executados em sua totalidade desde o início, como busca por consecução de linhas de crédito para pecuaristas, participação ativa em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “A produção de carne e leite brasileira já é uma das mais importantes do mundo, mas sabemos que há oportunidade para ampliarmos bem essa produtividade. Isso porque, de acordo com dados do Index Sêmen de 2023, apenas 23% das fêmeas de corte e 12% das fêmeas leiteiras foram inseminadas no Brasil. O ganho genético na adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo, e é inegável o mar de oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, a Asbia teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia. Desde 1996, o número de doses adquiridas por pecuaristas para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de cinco milhões de doses para as 25 milhões comercializadas em 2021 – um recorde histórico.

Com um número de associados sólido – composto por empresas de genética, saúde e nutrição animal, agropecuárias e outras entidades importantes do agro, a Asbia tem buscado potencializar a sinergia entre seus 40 membros para esclarecer a importância da inseminação como um fator de vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – buscando otimizar a produção de forma sustentável.

Fonte: Assessoria Asbia
Continue Lendo

Notícias No Brasil

Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área dedicada ao trigo pode diminuir

Menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Após aumentar nas últimas quatro safras, com salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área dedicada ao trigo sinaliza queda neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, os menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

A Conab projeta recuo médio de 4,7% na área semeada com a cultura em relação à temporada anterior, pressionada pelo Sul, com queda estimada em 7%.

No Paraná, o Deral aponta forte redução de 19% na área destinada ao trigo, para 1,14 milhão de hectares.

Apesar disso, a produção deverá crescer 4% no mesmo comparativo, atingindo 3,8 milhões de hectares no estado, em decorrência da maior produtividade.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.