Empresas
Em universo lúdico, Vibra Foods enaltece diferenciais da marca Nat junto ao mercado mineiro
Campanha “Fantástica Natland” reforça presença da marca em Minas Gerais, destacando sustentabilidade, qualidade e conexão com o consumidor em um dos principais mercados da Vibra Foods.

A Vibra Foods, uma das principais produtoras de frango do Brasil, elegeu Minas Gerais para deflagrar uma campanha institucional da sua marca Nat a partir deste mês de outubro. A “Fantástica Natland” busca evidenciar, de forma leve e lúdica, o cuidado, a responsabilidade e o viés sustentável que norteiam as diferentes etapas da operação da empresa que possui, em Paraopeba e Sete Lagoas, respectivamente, uma unidade fabril de farinhas e óleos, fábrica de rações e uma planta frigorífica que produz em média 8,2 mil toneladas de carne de frango ao mês. As operações geram cerca de 2 mil empregos.
Todo o trabalho, das granjas parceiras até a chegada do produto à mesa do consumidor, é ilustrado em peças de TV, que trazem uma mulher em casa, pronta para almoçar um saudável prato de frango e salada. Com a primeira prova, a personagem é transportada para um universo fantástico – o maravilhoso mundo Nat. Lá, ela conhece um pouco mais sobre a forma inovadora e responsável que a marca atua nas diferentes etapas do processo produtivo, com aves criadas em granjas familiares, recebendo uma alimentação especialmente selecionada, tudo dentro de um sistema rastreado, com garantia de origem e segurança.
Segundo a gerente de Marketing da Vibra, Andrea Pozzebon Medeiros, a campanha enaltece os principais atributos da cadeia produtiva e da linha de produtos da marca, bem como agrega o “Maravilhosamente Nat” em complemento ao conceito “Naturalmente saudável”. “O consumidor mineiro valoriza uma alimentação com muito sabor e qualidade. Esta campanha reflete toda a essência da Nat, criando uma conexão genuína com um dos nossos mercados mais estratégicos”, explica Andrea. No cenário nacional, MG é o Estado que lidera o ranking dos principais mercados da empresa, em termos de volume e faturamento.
Com abrangência estadual, a campanha terá foco ampliado em cidades-chave como Belo Horizonte, Vespasiano, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis e Sete Lagoas. As peças serão veiculadas em canais de televisão, rádio e em mais de 50 pontos de mídias offline (como outdoors e painéis digitais). Haverá, ainda, mais de 150 ações de degustação e troca de brindes em diferentes pontos de venda estratégicos da marca. Nas mídias sociais, o trabalho será reforçado com a atuação de influenciadores digitais.
Carro-chefe da Vibra Foods, a Nat está no mercado há 16 anos e apresenta um portfólio completo, com produtos resfriados, congelados e temperados. Uma das linhas, a Nat Verde, é originada com frangos que recebem alimentação 100% vegetal, criados em granjas exclusivas. A linha de produtos resfriados traz uma série de opções de cortes selecionados à mão, em embalagens vedadas que mantém os alimentos frescos por mais tempo. A Nat Food Service apresenta soluções que agregam ainda mais valor para restaurantes e estabelecimentos de alimentação de todos os portes, garantindo economia de tempo no preparo e aproveitamento total do produto. A Nat Pronto Já! oferece produtos assados e cozidos, prontos para consumo, com alta versatilidade e praticidade.
Vibra Foods
Com origem em Montenegro (RS), a Vibra Foods é hoje uma das maiores empresas de avicultura do Brasil. Empregando mais de seis mil colaboradores, a empresa conta com unidades de produção e negócios no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Minas Gerais, além de um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com uma sólida governança corporativa e alinhada aos mais altos padrões internacionais de qualidade, rastreabilidade, segurança e qualidade, a Vibra exporta produtos para mais de 70 países de alguns dos mercados mais exigentes do mundo. Desde 2020 a empresa gaúcha atua em parceria com a norte-americana Tyson Food, por meio de uma joint venture. Além da Nat, a empresa detém as marcas Avia e Vibra Ingredients.

Empresas
Barentz anuncia parceria estratégica de distribuição com a IQT

A Barentz, distribuidora global líder em soluções de ingredientes especiais, firmou uma parceria de distribuição com a IQT, empresa reconhecida por sua inovação e qualidade no fornecimento de ingredientes para as indústrias farmacêutica, veterinária, de nutrição humana e animal. A IQT também atua como um importante polo de industrialização, atendendo os setores de manipulação, plastificantes, catalisadores e fertilizantes.
A colaboração entre as duas empresas vem se fortalecendo ao longo do tempo e agora se estende pelo Brasil, Argentina e Colômbia, onde a Barentz será responsável pela distribuição dos produtos da IQT, ampliando a representação regional e garantindo suporte próximo e consistente aos clientes em toda a região.
Essa parceria amplia o leque de soluções disponíveis para a indústria ao combinar a expertise global da Barentz com a comprovada qualidade e inovação tecnológica da IQT. Os clientes se beneficiarão do acesso facilitado a produtos com mais de 40 anos de presença no mercado. Juntas, a expertise técnica e a presença regional da Barentz garantem desempenho, segurança e suporte confiável aos clientes em toda a região.
“Nossa parceria com a IQT reflete o compromisso contínuo da Barentz com a inovação e com soluções centradas no cliente. Juntas, estamos unindo alcance global e expertise local para oferecer produtos de alta qualidade e suporte técnico aos nossos clientes em toda a América Latina”, afirmou Vanessa Tavares, Head de Pharmaceuticals da Barentz América do Sul.
“A Barentz conquistou essa força global por sua expertise técnica e capacidade de construir relacionamentos de longo prazo. Comunicar essa parceria é um passo importante para mostrar ao mercado que nosso produto de tradição de qualidade testada há mais de 40 anos agora se soma ao alcance global de uma gigante mundial: juntos, levaremos essa excelência ainda mais longe.” comentou Rony Rechtman, Head Comercial da IQT.
Com esta oficialização, a Barentz reafirma seu papel como parceira estratégica de seus clientes e representadas, oferecendo suporte técnico, expertise em formulação e presença global integrada.
Empresas “Cooperando Juntos”
Primeiro Partners Workshop reforça cooperação entre Agrifirm e fornecedores
Workshop, realizado na sede da Agrifirm, reúne departamento de compras e fornecedores para estimular o desenvolvimento de soluções alinhadas à necessidade e oportunidades do mercado

Aprofundar o relacionamento com nossos parceiros estratégicos, promovendo a troca de informações atualizadas sobre mercado, inovação e tendências do setor agropecuário. Esse foi o principal objetivo do 1º Agrifirm Partners Workshop, realizado na sede da empresa, em Curitiba.
Com o conceito “Cooperando Juntos”, a iniciativa reuniu, em Outubro, 14 parceiros estratégicos que desempenham papel relevante na cadeia de valor da Agrifirm.
De acordo com Everton Ferreira, coordenador de compras da Agrifirm no Brasil, o encontro alinhou expectativas, fortaleceu a colaboração técnica e comercial e criou um ambiente propício para discutir desafios comuns e identificar oportunidades de evolução conjunta.
“Os fornecedores trouxeram inovações em ingredientes, matérias-primas, serviços e tecnologias, com foco em eficiência, sustentabilidade, qualidade e melhoria de performance no campo. Esses temas foram escolhidos porque reforçam a estratégia da Agrifirm de buscar alternativas que ampliem a competitividade, diversifiquem fontes de suprimentos, reduzam riscos e promovam a adoção de soluções mais modernas, alinhadas às demandas do mercado”, detalha o coordenador de compras.
O profissional acrescenta que a participação conjunta das áreas de técnica, qualidade, compras e marketing da Agrifirm permitiu avaliar de forma multidisciplinar o potencial de adoção dessas soluções, considerando critérios como desempenho, segurança, viabilidade logística e aderência aos padrões globais da empresa.
“A realização do workshop tornou-se fundamental porque, em um cenário de forte competitividade e mudanças constantes, a informação precisa fluir rapidamente para viabilizar a construção conjunta de soluções que garantam qualidade, segurança e competitividade. Além disso, o encontro permitiu reunir todos os decisores internos envolvidos na homologação de novos produtos, matérias-primas e serviços, fortalecendo nosso modelo de parceria baseado em colaboração e visão de longo prazo”, pontua.
Renato Pinheiro, Diretor de Integrated Supply Chain da Agrifirm na América Latina, observa que o Workshop teve uma abordagem disruptiva, ao estimular que o departamento de compras da Agrifirm seja ainda mais estratégico, participando da construção de soluções e não somente de negociações.
“A iniciativa discutiu de forma aberta as oportunidades e desafios de mercado, criando um espaço de conexão entre a Agrifirm e seus principais fornecedores. Estamos em um momento de crescimento e expansão, e entendemos que, juntos com os nossos fornecedores, vamos construir uma plataforma sólida de inovação e colaboração”, enfatiza.
Participantes aprovaram o workshop – Os profissionais que participaram do evento destacaram a importância da iniciativa e também enfatizaram a relevância da parceria com a Agrifirm.
Sidney Ferracin Fernandes, National Business Manager da Olmix Latam, observou que o workshop promoveu um ambiente de troca técnica e prática entre profissionais do setor. “Esses encontros ajudam a alinhar tendências, compartilhar experiências e gerar insights que contribuem para o desenvolvimento de todo o mercado. A parceria que temos com a Agrifirm é relevante porque fortalece a troca técnica e o desenvolvimento conjunto de soluções. Mantemos esse tipo de relação com nossos principais parceiros, e com a Agrifirm não é diferente. Trabalhamos de forma colaborativa para atender cada vez melhor os clientes, respeitando as particularidades de cada empresa e contribuindo para o avanço de toda a cadeia”, observa.
Josiane Santos, Coordenadora Técnica Comercial da Phileo by Lesaffre, destacou que, durante o evento, teve a oportunidade de demonstrar o processo de produção da Lesaffre, a qualidade dos produtos, e como é a atuação da empresa no mercado de nutrição humana e animal. Além disso, o evento proporcionou, segundo ela, uma troca de experiências, networking e desenvolvimento técnico para tomada de decisão mais eficiente nos processos da Agrifirm. “Ponto interessante desse evento foi a participação de uma equipe multidisciplinar o que pode gerar discussões e levantar pontos importantes de cada seguimento da empresa”, acrescenta.
Já Beatriz C Venturelli, Gerente Técnica – Brasil/América do Sul da Impextraco Latin América, apontou que o workshop ampliasse a confiança entre as empresas participantes. “A dinâmica do workshop estimulou uma maior interação, gerando ainda mais confiança. A Agrifirm é uma empresa muito séria e sólida no mercado. Ela tem os mesmos valores que a Impextraco, apesar de uma ser cooperativa e a outra empresa privada. A origem europeia aproxima a forma de trabalho e a compatibilidade de ações, tornando o relacionamento mais acessível”.
Gabriel Vinícius Daskevicius, representante comercial no Paraná das empresas VetQuest e Alivira, enfatizou que o workshop foi importante para refinar o relacionamento, conhecer toda a equipe técnica e entender as demandas, dúvidas e necessidades, para melhorar os produtos e o atendimento aos técnicos. “A parceria com a Agrifirm é de grande relevância, por ajuda a maximizar os nossos resultados no campo, por meio de uma empresa técnica e séria”.
Edson Oliveira, Especialista do setor de compras da Agrifirm, cita também que foi um momento importante em que fornecedores parceiros puderam apresentar melhor seus portfólios, além de oferecer oportunidade para novos fornecedores, que ainda não atendem a empresa, mostrarem suas soluções e diferenciais para futuros negócios.
Os participantes do workshop definiram juntos os próximos passos, que inclui aprofundar análises técnicas e comerciais das soluções apresentadas; realizar testes práticos e pilotos, avaliando resultados reais em campo; validar aderência às normas de qualidade e segurança da Agrifirm; consolidar um pipeline conjunto de desenvolvimento, mantendo forte cooperação com os parceiros; e realização de duas novas edições do workshop em 2026.
Empresas
Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa disbiose em aves
Especialista da MCassab Nutrição e Saúde Animal alerta para impacto da praga em ganho de peso, conversão alimentar e biosseguridade dos lotes

O cascudinho (Alphitobius diaperinus), um pequeno besouro frequentemente encontrado em aviários, é reconhecido como uma das principais pragas da avicultura. Ele se multiplica de forma rápida e encontra nas granjas um ambiente ideal, excesso de umidade, calor e alimentos disponíveis. “O problema vai muito além do incômodo. O inseto pode carregar doenças, dificultar o manejo sanitário e comprometer a produtividade”, destaca Gabriela Romanzini, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Quando as aves ingerem esses besouros, podem sofrer irritações no intestino. Com isso, absorvem menos nutrientes e apresentam queda de desempenho e perda de peso. “Em situações mais graves, os insetos aparecem no papo ou no trato digestivo no momento do abate, o que pode levar à condenação de carcaças, com evidentes prejuízos comerciais. O dano também é estrutural. Os cascudinhos furam lonas, isolantes e outros materiais do galpão, aumentando custos de manutenção e comprometendo a qualidade térmica do ambiente”, explica a especialista.
A infestação também afeta o bem-estar das aves. Picadas e irritação causam estresse, deixando-as mais agitadas e consumindo mais energia. “Controlar essa praga não é simples. O cascudinho se esconde em frestas, camadas profundas da cama e migram entre aviários, o que compromete a eficiência das medidas de controle. Em muitos casos, o uso repetido dos mesmos produtos químicos leva ao desenvolvimento de resistência, tornando o controle cada vez mais difícil”, comenta Gabriela.
Pensando nesse problema, a MCassab desenvolveu BioPAC CID Defense, solução biotecnológica 100% natural, segura para as aves e para quem aplica. A base de metilxantina, o produto age diretamente no sistema nervoso das larvas e dos besouros adultos, levando à morte rápida sem criar resistência. Ele pode ser aplicado com as aves no galpão, não gera alergia nos aplicadores e não deixa resíduos químicos em carne e ovos.
“Essa solução natural representa um avanço importante no controle do cascudinho, porque une eficácia, sustentabilidade e proteção para o sistema produtivo”, afirma a coordenadora de produtos da MCassab.



