Conectado com

Notícias

Elos da cadeia de aves e suínos se encontram na AveSui 2017

Pluralidade do evento e extensa programação técnica consolidam o evento como ponto de encontro dos setores na América Latina

Publicado em

em

Entre os dias 25 e 27 de abril, a cidade de Florianópolis (SC) será novamente palco da principal feira de negócios dos setores avícola e suinícola da América Latina, a AveSui. Focada em um público qualificado e que busca na feira inovações e realização de negócios o evento terá como tema central One Health – Uma só saúde, que tem como principal objetivo a redução dos riscos de emergência e disseminação de doenças infecciosas resultantes da interface entre animais, humanos e ecossistemas.

A feira pretende debater a integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e adoção de políticas públicas efetivas na prevenção e controle de enfermidades, por meio de painéis e palestras técnicas que reunirão representantes de empresas e pesquisadores, além da exposição de produtos e serviços relacionados ao tema principal da feira.

 

Feira de Negócios

A AveSui tem como característica a oportunidade de representantes de diversos setores se encontrarem e, em apenas três dias conseguirem realizar contatos com empresas nacionais e internacionais, além de conhecer as novidades e tendências de diferentes lugares do mundo sem precisar sair do Brasil.

Outro ponto forte é a grande presença internacional, não só de expositores, mas também de compradores. Enquanto empresas de diversos países escolhem a AveSui para buscar oportunidades no mercado brasileiro – seja com instalação de fábricas ou fazendo parcerias com empreendedores locais – visitantes da América Latina se destacaram nos negócios gerados na feira. Entre os expositores internacionais, a grande presença das empresas chinesas consolidou novamente a parceria comercial Ásia-Brasil na cadeia de aves e suínos.

A feira também oferece dois espaços de destaque para visitação, a granja modelo e a vitrine tecnológica. Nesse espaço os visitantes possuem a oportunidade de conhecer as tecnologias in loco, já que um modelo de granja é montada com os equipamentos expostos na feira, para que simulem o dia a dia do espaço. Já a vitrine tecnológica reúne em seu espaço start ups e pequenas empresas de tecnologia voltadas ao setor.

Fechando os destaques da feira, a AveSui em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) promove um Concurso Gastronômico e Cultural, que irá valorizar a qualidade da carne suína e incentivar o aumento do consumo dessa proteína animal.

 

Auditório de Tendências e Inovações

A feira ainda oferece aos seus participantes a oportunidade de participar de debates e palestras com o Auditório de Tendências e Inovações, onde serão realizados dois painéis com os temas "One Health – Uma só saúde" e "Biosseguridade em Aves e Suínos". Os painéis reúnem em sua programação grandes empresas do setor, instituições ligadas ao agronegócio e pesquisadores de renomadas universidades, e tem suas palestras abertas ao público visitante da feira gratuitamente.

 

Seminário Técnico 

Além da feira de negócios, o evento ainda abriga nos dias 25 e 26 de abril o XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos onde será realizada uma extensa grade de palestras técnicas ligadas à nutrição, saúde e bem-estar animal através da formulação correta de rações, do uso de medicamentos veterinários, de epidemiologia aliada ao melhoramento genético e outros temas que são tendências em todo o mundo no setor produtivo de proteína animal.

Serão quatro painéis técnicos que reunirão pesquisadores e especialistas de todo o mundo focados em debater e apresentar estudos que buscam oferecer melhorias na produção de aves e suínos no Brasil.

 

Congresso de Zootecnia de Precisão 

A Zootecnia de Precisão pode ser definida como a gestão da produção animal que se baseia nos princípios e na tecnologia da Engenharia de Processos. Para difundir a discussão sobre as vertentes desse processo de tecnologia no sistema produtivo, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no dia 25 de abril de 2017 o II Congresso de Zootecnia de Precisão – A engenharia a favor da produção animal. 

Coordenado pela Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP), juntamente com Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Ciências Agrárias o Congresso reunirá renomados palestrantes nacionais e internacionais atendendo aos interesses de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

 

Apoio à pesquisa

Dentro do Seminário Técnico e do Congresso haverá a apresentação e premiação de trabalhos científicos para divulgação de pesquisas para fomentar e compartilhar ainda mais conhecimento, o que amplia a qualidade e abrangência dos eventos. Os trabalhos podem ser inscritos por pesquisadores, estudantes e profissionais dos setores envolvidos. 

A premiação dos trabalhos científicos é um incentivo do Instituto Osvaldo Gessulli ao desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias que auxiliem no crescimento do agronegócio brasileiro. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico, que apoiam a iniciativa do Instituto viabilizando o suporte na análise dos materiais enviados. 

O Comitê é formado por:  Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP), Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Ciências Agrárias, Prof. Dra. Angélica Signor Mendes professora dos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Adriano Olnei Mallmann – Aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFSM e pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. 

 

Prêmio "Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos" 

Visando dar ênfase e valorizar o trabalho e a luta diária do homem do campo, as revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial promovem no primeiro dia da feira a entrega do prêmio "Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos". 

O prêmio é promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), e conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Gessulli Agribusiness e, será composta por quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 

Na área econômica, a equipe da FGV fará uma análise dos balanços patrimoniais e sociais de cada cooperativa elencada, tendo como base o ano de 2016. Já os rankings ambiental e social serão desenvolvidos em consonância com a OCB, que patrocina esta edição do Prêmio. 

As informações coletadas e dados analisados servirão de base para a formação dos índices dentro dos indicadores específicos em cada uma das três categorias. O cálculo final, que contará com os resultados de todos os indicadores propostos resultará no ranking de Desenvolvimento Sustentável. 

Serviço:
AveSui 2017
Data: 25,26 e 27 de 2017
Local: CentroSul, Florianópolis (SC)
Informações: www.avesui.com
E-mail: avesui@gessulli.com.br
Realização: Gessulli Agribusiness

 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Notícias

Indicador do boi gordo subiu mais de 10% neste mês

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 acumula forte alta de 10,55% em setembro (até o dia 24), atingindo R$ 265,05 na última terça-feira(24).

No atacado da Grande São Paulo, os preços da carne com osso também registram aumentos ao longo do mês na casa de 10%.

Segundo pesquisadores do Cepea, as escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados.

Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana – em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte.

Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores, ainda conforme pesquisadores do Cepea.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

37º Show Rural inicia o cultivo de parcelas para teste de produtividade

A produtividade alcançada na e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O plantio em primeira época de cultivares de soja, inscritas ao tradicional teste de produtividade do Show Rural Coopavel, acontece nesta segunda quinzena de setembro. Trinta e sete cultivares, alguns lançamentos, já foram semeados nas áreas destinadas às parcelas do parque que desde 1989 recebe um dos maiores eventos técnicos da agropecuária mundial.

O trabalho de campo é realizado sob a responsabilidade do agrônomo Matheus Henrique de Souza e supervisão do coordenador geral do Show Rural Coopavel, o também agrônomo Rogério Rizzardi. Para que todo potencial da cultivar possa ser apresentado aos visitantes, um alto investimento é feito nas mais diferentes etapas do trabalho, principalmente nos cuidados com o manejo. “Os testes são importantes porque mostram o empenho das empresas em investir em inovações que elevam significativamente a produtividade e os resultados no campo”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Todas as cultivares são plantadas em parcelas rigorosamente com o mesmo tratamento e especificações. “Esse é um cuidado que adotamos, desde o início dos testes de produtividade, e que fazem desse evento, dentro do Show Rural, um dos concorridos e respeitados em âmbito nacional”, diz Rizzardi. O plantio de cultivares de segunda época está agendado para a primeira quinzena de outubro. Além de soja, híbridos de milho de empresas nacionais e estrangeiras também serão testados.

Produtividade

Os resultados alcançados nos testes de produtividade do Show Rural são aguardados com expectativa pelas empresas e também por produtores rurais de várias regiões. Os números da performance apresentada ajudam a definir, por exemplo, a escolha das cultivares que serão empregadas pelo agricultor em sua propriedade rural, observando, claro, questões particulares como fertilidade do solo, precocidade e investimento desejado em manejo, informa Rogério Rizzardi.

A produtividade alcançada na soja e no milho, das cultivares e híbridos inscritos na testagem, chega a ser duas e até três vezes maior em comparação com as médias alcançadas no Brasil. “Essa é uma contribuição importante que todos os anos o Show Rural oferece aos produtores rurais, evidenciando o poder da pesquisa e do compartilhamento de informações, diretamente das empresas desenvolvedoras desses novos conhecimentos para o produtor rural”, pontua Dilvo Grolli.

O 37º Show Rural Coopavel está agendado para o período de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Preços dos suínos vivos e da carne permaneceram estáveis em setembro.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Os preços do suíno vivo e da carne suína têm se mantido praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Pesquisadores deste Centro explicam que o cenário decorre do equilíbrio entre oferta e demanda no mercado doméstico.

Vale lembrar que, na segunda quinzena de junho, as cotações do suíno vivo e da carne iniciaram um movimento de alta, que se sustentou até a terceira semana de agosto, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.