Conectado com

Empresas

Elanco destaca sanidade e manejo nutricional no Agroleite

A empresa apresentará nova solução para o controle da mastite durante o período seco e celebrará os 50 anos do aditivo Rumensin™ no mercado. O Agroleite acontece entre os dias 5 e 8 de agosto em Castro (PR).

Publicado em

em

Divulgação da Elanco Fernanda Paparotti, gerente de produtos de Ruminantes da Elanco - Foto: Divulgação

Sanidade, manejo nutricional e cuidados no bezerreiro serão os temas de destaque da Elanco Saúde Animal na edição 2025 do Agroleite, um dos maiores e mais relevantes eventos técnicos da pecuária leiteira na América Latina, que ocorrerá de 5 a 8 de agosto em Castro, no Paraná, polo leiteiro nacional.

Ao longo do evento, a Elanco apresentará novidades do portfólio, ativações interativas e uma programação técnica que conversará com produtores e profissionais do setor sobre como esses fatores contribuem para o bem-estar animal e para uma maior e mais sustentável produtividade na fazenda. “Esperamos receber cerca de mil produtores em nossa casa. Vamos abordar o cuidado com a vaca ao longo do período seco, em uma nova conduta de controle para a mastite”, conta Fernanda Paparotti, gerente de produto de Ruminantes da Elanco.

Mais saúde para a glândula mamária

A Elanco lançará oficialmente no Agroleite sua nova solução para o controle da mastite durante o período seco da vaca. A mastite é a inflamação da glândula mamária, que gera prejuízos significativos nos sistemas de produção de leite. O novo produto Elanco é o BovigamTM XTRA VS, um antimicrobiano intramamário que protege a vaca durante o período seco, isto é, antes da parição, e também trata mastites subclínicas originadas na fase da lactação.

“Essa nova conduta é estratégica. A mastite bovina é um dos principais desafios em sanidade na cadeia do leite, com perdas econômicas significativas para o produtor”, afirma Fernanda. Estimativas apontam que, entre os impactos associados aos casos de manifestação da doença, pode-se considerar um custo médio de US $470 por caso. Mais de 90% do montante relaciona-se à redução da produção, ao leite descartado e à mortalidade ou descarte de animais. Os prejuízos com custo do tratamento correspondem a menos de 7% do total.1

“Há dois tipos de mastite, a clínica e a subclínica. A clínica é mais fácil de ser identificada, porque há alterações no aspecto do leite, indícios de inflamação no úbere e, em casos mais graves, sinais sistêmicos no animal. Na subclínica, porém, não há sinais evidentes e, por isso, essa condição aparece associada às maiores perdas de produtividade na fazenda”, explica Matheus Lopes, médico-veterinário e consultor técnico de Ruminantes para a cadeia leiteira da Elanco.

Matheus diz que o protocolo ideal é controlar as duas manifestações. “A nova solução BovigamTM XTRA VS faz isso porque possui elevada concentração de ativos que atuam sobre uma ampla variedade de agentes causadores da mastite e mantém níveis antimicrobianos no úbere da vaca seca por até 60 dias1”, explica.

Meio século de suplementação estratégica

Ao longo do Agroleite, a Elanco também celebrará os 50 anos do Rumensin™ no mercado da bovinocultura, sendo que, desde 2004, a solução está aprovada para o setor da pecuária leiteira. Desde então, o aditivo nutricional tem sido um aliado do produtor de leite em todas as fases da criação, com destaque para o controle da coccidiose na fase de recria, para o aumento da eficiência produtiva em vacas lactantes e para o suporte metabólico nos 90 dias vitais: os 60 dias antes da parição, e os 30 depois do nascimento do bezerro.

“O Rumensin™ atenua os efeitos do balanço energético negativo da vaca nesse período, bastante crítico. É quando acontecem alterações fisiológicas e metabólicas importantes no animal que, se não acompanhadas com rigor, podem acarretar problemas de saúde que impactarão a produção de leite e a rentabilidade da fazenda”, diz Nuno Rodrigues, gerente de Linha Premix da divisão Ruminantes da Elanco.

Neste meio século de presença no Brasil e em outros mercados, o produto se consolidou como uma das soluções mais eficazes para o aumento da produtividade e bem-estar animal. Em 2025, o Rumensin ™ conquistou a certificação de solução redutora da pegada de carbono na pecuária, concedida pela auditoria FairFood, que reconhece empresas que desenvolvem soluções que mitigam impactos ambientais negativos, alinhando-se a crescente demanda por práticas mais sustentáveis no setor agropecuário global.

Cuidados no bezerreiro

A campanha Legado Leiteiro da Elanco, criada para conscientizar os produtores sobre a importância do manejo e sanidade das bezerras, também será reforçada no Agroleite 2025. Desde o ano passado, a ação fornece ao pecuarista e técnicos da cadeia informações simples e didáticas sobre o diagnóstico e tratamento de doenças frequentes nas etapas iniciais do ciclo produtivo, como as diarreias, a tristeza parasitária bovina (TPB) e a pneumonia.

“A nossa campanha inclui placas informativas sobre os sinais de incidência dessas doenças, comuns em animais jovens, que podem ser afixadas nas fazendas para facilitar o diagnóstico precoce, agilizando o tratamento, quando necessário, e reduzindo perdas”, destaca Fernanda.

A Elanco participará também da “Trilha do Leite”, organizada pela cooperativa Castrolanda, para mostrar ao público do evento os cuidados sanitários necessários as diferentes etapas do ciclo produtivo leiteiro, do nascimento da bezerra até a chegada do leite no varejo.

Para saber mais sobre as soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site agropecuaria.elanco.com.br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagrobr) e no Linkedin (@elancobrasil).

Referência bibliográfica

1 AGHAMOHAMMADI, M. et al. Herd-Level Mastitis Associated Costs on Canadian Dairy Farms. Frontiers in Veterinary Science, v. 100, n. 5, eCollection, 2018

¹Dados de estudos clínicos internos (BX 004/13).

Fonte: Assessoria ELANCO

Empresas

Cobb reconhece a Avícola Warnes por alcançar o melhor lote de produção no território boliviano

O resultado evidencia a excelência da empresa em manejo e sua capacidade de atingir indicadores técnicos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Cobb-Vantress, empresa de genética avícola mais antiga em operação no mundo, realizou uma cerimônia oficial na Bolívia para reconhecer a Avícola Warnes por ter alcançado o melhor lote de produção de Ovos Totais (OT), em 2024. O resultado evidencia a excelência da empresa em manejo e sua capacidade de atingir indicadores técnicos.

A Avícola Warnes é uma empresa boliviana com ampla trajetória na produção avícola, reconhecida por seu foco técnico, disciplina operacional e compromisso permanente com a eficiência e a melhoria contínua. Seu sólido desempenho fez com que ela se tornasse uma referência no setor avícola do país.

O prêmio foi entregue por Rodolfo Solano, gerente regional da Cobb para Peru, Bolívia e Equador, em um evento que contou com a presença do Dr. Néstor Oropeza, proprietário da Avícola Warnes, bem como dos profissionais Dr. Sevriche e Dr. Daza e de membros da família, que celebraram essa importante conquista.

“Os excelentes resultados da Avícola Warnes são consequência de uma gestão altamente eficiente e da correta implementação das recomendações técnicas fornecidas pela Cobb, o que permitiu que a empresa aproveitasse o potencial genético e alcançasse indicadores de desempenho excepcionais. O desempenho da empresa em 2024 consolida sua posição como referencial técnico no mercado boliviano”, afirma Solano.

Fonte: Assessoria Cobb
Continue Lendo

Empresas

Higienização segura e eficaz: o primeiro passo para leitões saudáveis

Protocolos de limpeza e higienização específicos para essa fase, que aliem eficácia microbiológica, segurança e cuidado com a pele da matriz são indispensáveis para assegurar a saúde dos leitões e o desempenho do plantel.

Publicado em

em

Fotos: American Nutrients

A fase de maternidade é, sem dúvida, uma das etapas mais sensíveis e determinantes dentro do ciclo produtivo de suínos. É nesse período que o cuidado com a matriz e com os leitões precisa ser máximo, pois qualquer desequilíbrio pode comprometer toda a performance do lote. Além dos desafios fisiológicos do parto e da amamentação, existe um fator invisível, porém de enorme impacto: a contaminação microbiológica.

O ambiente da maternidade, naturalmente úmido e rico em matéria orgânica, torna-se um local propício à proliferação de microrganismos patogênicos, entre eles E. coli, Streptococcus suis e Staphylococcus spp. Esses agentes podem atingir tanto as matrizes quanto os leitões recém-nascidos, resultando em diarreias neonatais, infecções sistêmicas e aumento da mortalidade pré-desmame.

Como o primeiro contato do leitão com o ambiente ocorre através da glândula mamária da fêmea, a higienização correta do aparelho mamário e das áreas de parição assume papel essencial na prevenção de infecções e na garantia de uma colostragem segura e eficiente.

Por isso, protocolos de limpeza e higienização específicos para essa fase, que aliem eficácia microbiológica, segurança e cuidado com a pele da matriz são indispensáveis para assegurar a saúde dos leitões e o desempenho do plantel.

Detertrex Care: limpeza suave, eficácia comprovada

A chegada dos leitões começa com a higienização segura e eficiente das matrizes, sendo o primeiro passo a aplicação do Detertrex Care CE.

Com uma combinação equilibrada de tensoativos suaves, o produto remove sujidades de forma eficaz sem agredir a pele da matriz. Os extratos de Aloe vera e camomila reforçam a ação calmante e hidratante, tornando-o ideal para o uso pré-parto e na rotina de maternidade.

Aplicado com pistola geradora de espuma, o Detertrex Care promove uma limpeza uniforme e visível, preparando a fêmea para o parto antes da sua entrada na sala de maternidade. A aplicação do Detertrex Care nas regiões do dorso, flancos, abdômen, região mamária e membros, garante contato completo com as sujidades. Este processo contribui para significativa redução da pressão de contaminação no momento da parição, resultando em mais saúde e bem estar para os leitões.

American T-Clean: o início da proteção

Vitória Fernanda Bayer, Farmacêutica e Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na American Nutrients do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Após a limpeza geral, a etapa seguinte é a aplicação do American T-Clean, focada na região vulvar e no aparelho mamário. O American T-Clean foi desenvolvido para promover uma higienização completa e prática do aparelho mamário das matrizes, preparando-as para o parto e período de aleitamento com segurança e eficiência.

Sua formulação contém ingredientes higienizantes que promovem uma limpeza profunda, auxiliando na remoção de impurezas e contribuindo para um manejo mais seguro no período pré e pós parto. Além disso, o produto conta com componentes hidratantes, emolientes e calmantes, que cuidam da pele da matriz, contribuindo para o bem-estar do animal.

Dupla que faz a diferença

A combinação do Detertrex Care com o American T-Clean forma um protocolo completo de higiene preventiva no manejo pré e pós parto. Enquanto o Detertrex Care remove sujidades e prepara a pele, o American T-Clean realiza a etapa final de higienização, ajudando a manter a pele limpa e bem cuidada, criando um ambiente mais seguro para a matriz e seus leitões.

Conclusão

Na maternidade, cada detalhe importa. E quando o cuidado começa antes mesmo do nascimento, o resultado aparece em todo o ciclo produtivo.
Com Detertrex Care e American T-Clean, a granja garante higiene, segurança e desempenho, transformando a prevenção em resultado.

Fonte: Assessoria American Nutrients
Continue Lendo

Empresas

Kemin unifica América Latina, amplia estrutura regional, anuncia 46 novas contratações e Brasil se torna eixo estratégico

A reconfiguração marca um novo ciclo de crescimento da empresa na região e é acompanhada pela abertura de 46 novas posições, distribuídas por diferentes países latino-americanos.

Publicado em

em

Rubens Castro, presidente da unidade de Saúde e Nutrição Animal da Kemin na América do Sul

O Brasil passa a liderar a nova estratégia da Kemin na América Latina. A partir de janeiro, a companhia unifica as operações do México, América Central e América do Sul sob uma única estrutura regional, com o país assumindo um papel central como plataforma de liderança, inovação e expansão. A reconfiguração marca um novo ciclo de crescimento da empresa na região e é acompanhada pela abertura de 46 novas posições, distribuídas por diferentes países latino-americanos.

Segundo Rubens Castro, presidente da unidade de Saúde e Nutrição Animal da Kemin na América do Sul, a decisão reflete uma visão clara de futuro para a companhia.
“A decisão nasce de uma visão clara de futuro para a Kemin. Entendemos que essa configuração amplia nossa capacidade competitiva, promove maior alinhamento estratégico e acelera a captura de oportunidades de mercado.”

A integração regional foi guiada por três pilares principais: maior sinergia estratégica com foco no cliente, eficiência operacional com mais velocidade de decisão e a construção de uma plataforma sólida para crescimento sustentável de longo prazo.

Brasil como hub de liderança e inovação

O protagonismo do Brasil nessa nova configuração vai além do peso econômico. O país concentra a operação mais completa da Kemin na região, reunindo plantas produtivas, centros de inovação, equipes técnicas e comerciais experientes, além de uma presença consolidada junto aos principais clientes.

De acordo com Castro, “essa centralidade não vem apenas da dimensão econômica do país, mas da combinação de fatores estruturais, operacionais e de liderança que fortalecem a região como um todo”.
Ele reforça que “o Brasil representa a maior economia da América Latina e concentra uma parte significativa do nosso volume de negócios. Sua escala, diversidade de segmentos e presença consolidada da Kemin tornam o país um polo natural para liderar iniciativas regionais e acelerar o crescimento integrado em todas as geografias”.

Além disso, a estrutura brasileira funciona como uma plataforma para apoiar a expansão no México e na América Central, promovendo o compartilhamento de tecnologia, conhecimento e melhores práticas. “Essa base sólida permite que o país sirva como plataforma para apoiar a expansão no México e na América Central, compartilhando tecnologia, conhecimento e melhores práticas”, destaca o presidente.

Impacto direto no crescimento das Unidades de Negócios

Com uma liderança única e uma região mais coesa, a Kemin passa a alinhar estratégias comerciais de forma mais coordenada, ampliando a presença das Unidades de Negócios nos diferentes países da América Latina.

Para Castro, a nova estrutura cria condições concretas para acelerar resultados. “Com uma liderança única e uma região mais coesa, conseguimos alinhar estratégias comerciais, priorizar mercados e ampliar a presença das Unidades de Negócios nos países de maneira mais coordenada. Isso significa mais oportunidades de cross-selling, expansão de portfólio e entrada em novos segmentos, apoiados por uma visão regional clara e integrada.”

A integração também traz ganhos operacionais importantes, como maior velocidade no lançamento de produtos, melhor acesso a dados e inteligência de mercado e otimização de recursos. “Essa escala permite que as Unidades de Negócios foquem no que realmente importa: desenvolver soluções diferenciadas e crescer com sustentabilidade”, afirma.

Meta ambiciosa: dobrar de tamanho em três anos

Com a região agora operando de forma integrada, a expectativa da Kemin é crescer acima da média dos mercados em que atua. O fortalecimento da presença comercial e a ampliação do portfólio são apontados como pilares desse avanço.

Castro destaca que o olhar da companhia para a América Latina será ainda mais estratégico nos próximos anos. “O nosso objetivo é dobrar de tamanho em três anos. A Kemin Industries terá um olhar especial para a região, passando por investimentos significativos como novas plantas, novos laboratórios, expansão de capacidade e pessoas.”

46 novas vagas reforçam presença regional

Para sustentar esse crescimento, a Kemin anunciou a abertura de 46 novas posições na América Latina, sendo cerca de 70% das vagas voltadas à área Comercial. As oportunidades estarão distribuídas por Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, México e América Central.

Segundo Giseli Delacqua, diretora de Recursos Humanos da Kemin América do Sul, o movimento representa um passo estratégico essencial para o futuro da companhia na região.
“A abertura de 46 novas posições pela Kemin na América Latina representa um passo estratégico fundamental para sustentar o crescimento acelerado da companhia na região. Esse movimento reforça o compromisso da empresa em ampliar sua presença nos mercados latino-americanos, especialmente após a integração das operações do México e América do Sul sob uma mesma estrutura regional.”

O foco maior na área Comercial está diretamente ligado à estratégia de proximidade com o mercado. “Estamos direcionando a maior parte dessas novas posições para a área Comercial para fortalecer a nossa presença no mercado, especialmente em regiões onde temos pouca penetração e representatividade”, explica Giseli.
Ela complementa: “Teremos mais recursos para estarmos mais próximos dos nossos clientes e parceiros locais e isso nos ajudará a responder de forma mais ágil às demandas do mercado, aumentando a capacidade de inovação.”

Pessoas, propósito e valores no centro da estratégia

Além do crescimento do time, a Kemin reforça que busca profissionais alinhados a seus valores e propósito.

Para Giseli Delacqua, a expansão do quadro está diretamente conectada à cultura da companhia.
“Aqui na Kemin, tudo o que fazemos importa. Importa para as pessoas, para os nossos clientes, para os nossos parceiros, para a sociedade. Nós nos esforçamos para transformar de forma sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial todos os dias com nossos produtos e serviços.”

Ela destaca que os valores da empresa, trabalho em equipe, integridade, paixão, liderança servidora e segurança, norteiam o perfil buscado. “É esse perfil que buscamos em nossos candidatos. Pessoas que são apaixonadas pelo que fazem.”

Mais proximidade com clientes e parceiros

A nova estrutura regional também impacta diretamente a relação com clientes e parceiros, ampliando o suporte técnico e comercial e fortalecendo a integração entre equipes.

Com processos mais harmonizados, maior coordenação regional e uma gestão clara de prioridades, a Kemin espera oferecer respostas mais rápidas, maior previsibilidade e operações mais eficientes, reforçando relações de confiança e colaboração de longo prazo em toda a América Latina.

Fonte: Assessoria Kemin Industries
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.