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Elanco concede “day off” para os colaboradores em prol da solidariedade
O Dia do Propósito 2020, em tempos de Covid-19, acontece de forma diferente nesta quinta-feira (22)

Se existe uma boa notícia para o ano de 2020, ela está relacionada diretamente às ações de responsabilidade social promovida pelas empresas. De acordo com a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), foram doados mais de R$ 5 bilhões em recursos para o combate à pandemia até junho deste ano. Em termos de filantropia geral, entretanto, o Brasil ainda patina e muito: ocupa o 75º lugar no Índice Global do CAF (Charity Aid Foundation).
Como uma forma de incentivar cada vez mais a filantropia e ações de amor ao próximo entre seus colaboradores, a Elanco Saúde Animal realiza no dia 22 de outubro o Dia do Propósito. O objetivo da companhia é incentivar seus funcionários a se unirem em grupos que, de alguma forma, levem ajuda a alguma entidade, previamente selecionada por eles.
Mais do que uma ação prática que distribui donativos e serviços aos necessitados, a data tem o propósito de difundir na sociedade a ideia de fazer parte de algum tipo de atividade voluntária capaz de impactar a vida do próximo, seja ele humano ou animal. E, como forma de incentivo e engajamento, a empresa desobriga seus colaboradores de trabalharem na data, caso façam a adesão à campanha.
Normalmente, as ações organizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social da Elanco Saúde Animal Corp para este dia se dividem em diversas frentes, como cuidar de animais em um abrigo, coleta de alimentos, levando mantimentos ou construindo casas para famílias necessitadas e até mesmo limpando a vizinhança. Qualquer ação que faça a diferença às pessoas e aos animais é válida nas atividades deste projeto.
Porém, com a pandemia que abateu a população neste ano, o projeto sofreu mudanças em seu formato, mas sem perder seu precioso propósito que é ajudar àqueles que mais precisam de algum donativo. Os funcionários se dividiram em equipes para viabilizar uma mobilização online e conseguirem arrecadar o que as entidades pré-selecionadas mais precisam neste momento, como alimentos, itens de higiene e limpeza.
Essa corrida do bem estimula os envolvidos a superarem metas a fim de ganhar a competição, avaliada por pontos, e levarem os prêmios estipulados pela empresa tanto para eles mesmos quanto para as organizações sem fins lucrativos participantes.
Para o projeto acontecer, foi criada uma plataforma específica onde tudo é registrado e os pontos computados. Os funcionários se desdobram para correr atrás das doações para vencer e conquistar os primeiros lugares, porém, todos entendem que o maior prêmio é poder ajudar, é doar além de bens materiais, amor, mesmo que com a distância física.
“Em 2020 as doações já poderão ser feitas a partir do dia 15 de outubro, mas no dia 22 a gincana ganha amplitude, pois a rotina cotidiana de trabalho é paralisada para que todos possam se mobilizar e focar no engajamento da campanha pela busca de doadores, assim como conhecer as entidades de forma virtual pela internet”, conta Gabriela Klein, gerente de Lançamentos para América Latina & Canadá e também líder do Comitê de Responsabilidade Social Corporativa da Elanco.
AJUDA A ABRIGO DE PETS POR DEVASTADO POR TEMPORAL
Neste ano, a Elanco também vai atuar com uma ajuda específica na cidade de Martinópolis, no interior de São Paulo. A empresa vai reconstruir e revitalizar o abrigo Rancho Feliz, que acolhe animais em situação de abandono resgatados das ruas do município. Um temporal ocorrido no dia 28 de setembro deixou o local bastante destruído.
As baias do abrigo foram destruídas, casinhas se perderam, telhados arrancados e paredes ficaram derrubadas após a forte chuva. O espaço conta com 42 cães. A história foi levada pelos funcionários da Elanco e, dessa forma, a empresa abraçou a causa imediatamente.
“Assim, a empresa decidiu ajudar este abrigo, que tira animais da rua, assumindo os custos de reestruturação do lugar. A empresa entende que o trabalho dessa instituição é importante e vai justamente ao encontro das premissas do nosso Dia do Propósito”, explica Gabriela.
EDIÇÃO PASSADA
Em 2019 o resultado do projeto foi incrível. No total aconteceram 11 ações simultaneamente em 10 instituições diferentes e que envolveu 148 voluntários, resultando 592 horas de voluntariado.
Das 11 ações, sete foram realizadas na cidade de São Paulo e a outras quatro fora do estado, impactando cinco deles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e também no Paraná.

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



