Conectado com

Empresas

Efeito a longo prazo da adição de plasma spray dried em dietas de suínos de creche sobre o desempenho e status de saúde subsequente à idade de abate

Publicado em

em

Divulgação APC

Introdução

Os benefícios da adição de plasma spray dried (SDP) em dietas no período pós-desmame são bem conhecidos (1). Entretanto, existem poucos estudos sobre o efeito a longo prazo do fornecimento de plasma spray dried durante a creche sobre o desempenho e status de saúde subsequente até a idade de abate (2). Este estudo teve como objetivo determinar os efeitos de diferentes quantidades de SDP fornecidas durante a fase de creche no desempenho e status de saúde subsequente dos suínos até o abate.

Materiais e Métodos

Foram utilizados 300 suínos PIC, desmamados aos 22 dias de idade, com 5,81 ± 0,04 kg de peso corporal, distribuídos em 5 tratamentos e separados por sexo (12 baias/tratamento; 5 suínos/ baia). Os tratamentos representaram diferentes inclusões de SDP nas 4 diferentes fases das dietas de creche (pré-inicial I e II, dia 22-29 e dia 29-36; Inicial I e II, dia 36-43 e dia 43-64 de idade). Os tratamentos nas respectivas fases da creche e o nível de SDP nas dietas foram: T1) Controle sem SDP; T2) 3, 2, 0 e 0 % de SDP; T3) 5, 3, 1 e 0 % de SDP; T4) 7, 5, 3 e 0 % de SDP; T5) 7, 5, 3 e 1,5 % de SDP, representando respectivamente 0, 86, 165, 311 e 600 g totais de SDP consumidos/suínos. Em seguida, os grupos da creche foram mantidos e transferidos para a instalação de crescimento/ terminação, onde os suínos foram alimentados com dietas iguais por fase até o abate. Os dados de desempenho foram avaliados por fase e o índice de pneumonia (IP) foi avaliado ao abate. A análise de regressão utilizando a covariação do peso vivo inicial foi feita considerando os efeitos do sexo, bloco, lote de desmame e a média acumulada de gramas de SDP consumidas por suíno. Os dados do índice de pneumonia, com distribuição não normal, foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis.

Resultados

Tabela 2. Índice de pneumonia (IP) nos pulmões de suínos ao abate.

Discussão e Conclusão

A taxa total de descarte + mortalidade do desmame até a terminação foi (4,7%) e não diferiu entre os grupos de tratamento. A tabela 1 mostra que o SDP aumentou (P<0,05) Ganho de Peso Diário (ADG) e Peso Final (FBW) e tendeu (P = 0,08) a aumentar o Consumo de Alimento (ADFI) em uma resposta cúbica positiva ao consumo de SDP por suíno enquanto na creche. Estes efeitos positivos subsequentes da ingestão de SDP aumentaram linearmente (P < 0,05) o Consumo de Alimento (ADFI) de suínos durante a fase de crescimento e terminação e tenderam (P = 0,08) a aumentar o Consumo de Alimento (ADFI) ao longo de todo o período da creche até o abate. O aumento do nível de SDP na dieta durante a creche aumentou numericamente e linearmente (P=0,13) o peso final (BW) no abate com um aumento máximo de peso final (FBW) para suínos alimentados com 0,311 kg de SDP por suíno durante a fase de creche. Observou-se que todos os tratamentos com SDP durante a fase de creche reduziram o índice de lesões de pneumonia nos pulmões no abate em comparação com o grupo controle sem SDP (Tabela 2). A redução do IP está de acordo com outras pesquisas que indicam menor gravidade de doenças respiratórias em suínos e outras espécies quando alimentados com dietas com SDP (3). Esta modulação da imunidade associada à inclusão de SDP nas dietas pode estar associada ao melhor desempenho na fase de terminação e à redução do índice de pneumonia no abate. Há poucos estudos avaliando os efeitos da adição do SDP nas dietas de creche e seu impacto nas fases subsequentes da produção. Entretanto, esses resultados estão de acordo com outros (2) que verificaram que suínos desafiados e alimentados com SDP durante a fase de creche melhoraram a resposta imune, a sobrevivência, o desempenho no crescimento e os aspectos da carcaça de suínos na fase de terminação, ao mesmo tempo em que mostraram um efeito sinérgico com uma vacina combinada contra Mhyo-PCV2. Em resumo, a alimentação de leitões de creche com dietas com SDP demonstrou grandes benefícios até a fase de terminação ao melhorar o desempenho e a saúde dos suínos até o abate.

 

Autores:

Caio Silva1; Marco Callegari2; Cleandro Pazinato2; Kelly Souza2; Joe Crenshaw3; Joy Campbell3; Luis Rangel3 1Londrina University, Paraná, Brazil, 2AKEI Animal Research, São Paulo, Brazil, 3APC, LLC., Ankeny, IA, USA

Referências

1. Balan P et al. 2021. J Anim Physiol Anim Nutr 105: 699-714.
2. Pujols J et al. 2016. Porcine Health Manag. 8:2:4.
3. Campbell J. et al. 2016. J. Anim. Sci. 94: 45–47.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =

Empresas

Vaccinar apresenta lançamentos no Agroleite 2022

Empresa escolheu evento para divulgar produtos e atualizar os produtores da cadeia leiteira

Publicado em

em

Divulgação

A Vaccinar — empresa 100% brasileira e uma das líderes em soluções inovadoras do segmento — está confirmada no Agroleite 2022, que acontece de 16 a 20 de agosto, em Castro, Paraná. Há mais de 40 anos no mercado, a marca que está sempre próxima do produtor para atender sua demanda com qualidade, segurança e tecnologia, contribuindo para o melhor desempenho dos negócios de cada cliente, não poderia ficar de fora do evento, que retorna depois de dois anos.

Durante o Agroleite, que está em sua 22ª edição, a companhia vai apresentar novos produtos da linha Bio + para o mercado. Dentre as novidades estão o Bio Hidrat, o Bio Imune Bezerra, o Bio Imune e Bio Drench, soluções idealizadas para atender às diversas necessidades dos bovinos de leite em suas diferentes fases.

“Cada vez mais, a empresa está investindo no desenvolvimento de soluções para melhorar a rentabilidade e suprir as demandas do mercado. Afinal, além de garantir a qualidade e a eficiência da nutrição, as soluções nutricionais são aliadas do produtor rural para diminuir os seus custos operacionais e otimizar, consequentemente, o seu lucro”, destaca o Diretor de Negócios Aditivos Brasil da Vaccinar, Cidinei Miotto.

Lançamentos

Das quatro novidades da Vaccinar, duas foram idealizadas para as bezerras, como explica o Gerente de Nutrição da Linha de Ruminantes da empresa, Fabiano Bueno. “O Bio Imune Bezerra é um modulador do sistema imune e da saúde intestinal dos animais jovens, em função da presença de prebióticos, probióticos, óleos essenciais, vitaminas e minerais orgânicos.  Já o Bio Hidrat atua como regulador do balanço hidroeletrolítico”, explica.

Além dos lançamentos para as bezerras, a Vaccinar também conta com dois aditivos idealizados para as vacas em produção. “O Bio Drench estimula o funcionamento ruminal e restabelece o equilíbrio eletrolítico por ser fonte de energia e cálcio, deve ser fornecido imediatamente após o parto. Já o Bio Imune é aditivo modulador do sistema imune e da saúde intestinal”, complementa o Gerente.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Castro/PR

Zoetis participa da 22ª Agroleite

Durante evento empresa divulgará a 11ª edição do Sumário TOP100 Clarifide Holandês

Publicado em

em

Divulgação ZOETIS

De 16 a 20 de agosto acontece em Castro/PR, o Agroleite, evento direcionado a todas as fases da cadeia do leite. Por meio de fóruns, seminários e painéis, a produção de leite em seus aspectos qualitativo e quantitativo é discutida em temas como genética, alimentação, qualidade animal e tecnologias voltadas para o setor. “Estaremos na capital nacional do leite para debater importantes aspectos da pecuária leiteira no Brasil”, disse a zootecnista Janaina Giordani, Gerente de Marketing da linha Leite da Zoetis.

A Zoetis estará presente com o portfólio mais completo para a pecuária leiteira, com um destaque especial para Synulox LC, antibiótico intramamário que trata a mastite e Clarifide Plus, que permite ao produtor selecionar precocemente bezerras e novilhas mais saudáveis através de caraterísticas de saúde e bem-estar ajudando a construir um rebanho mais saudável e rentável. “A Zoetis mais uma vez reforça a robustez do seu portfólio com foco na produtividade e qualidade do leite, aliado ao bem-estar e cuidado contínuo em todas as fases de produção”, comentou Janaina.

Para dar visibilidade a este tema, a Zoetis irá realizar a palestra CCS elevada e o impacto nos índices reprodutivos, no segundo dia do evento (17/8). O Gerente Técnico de Leite da Zoetis, Chester Batista, vai apresentar um conceito de soluções integradas, mostrando como a saúde do úbere, genética e adoção de calendário sanitário podem melhorar os índices reprodutivos, visando alavancar a produtividade e rentabilidade do rebanho.

Sumário TOP100 Clarifide Holandês

Durante o encontro também será apresentada a 11ª edição do Sumário TOP100 Clarifide Holandês, que reconhece as melhores fêmeas da raça da raça Holandesa no Brasil, em 13 características/ índices de relevância.

“O Sumário TOP 100 mostra o que há de melhor em termos de genética da raça holandesa no Brasil, destacando principalmente aqueles produtores que não abrem mão do bem-estar do animal”, observou o Coordenador de Serviços Técnicos Genética da Zoetis, Gustavo Gonçalves.

Durante todo o evento, a Zoetis estará à disposição dos produtores que quiserem conhecer melhor a tecnologia e tirar suas dúvidas a respeito do serviço e também para mostrar suas soluções nas linhas reprodutiva, de vacinas e de qualidade do leite.

Serviço

O quê? Agroleite 2022

Onde? Parque de Exposições Dario Macedo | Castro/PR

Quando? De 16 a 20/8, das 8h às 18h

SYNULOX®LC

SYNULOX®LC é um intramamário indicado para tratar a mastite clínica de vacas em lactação. A fórmula de SYNULOX®LC agrega, além da amoxicilina e do ácido clavulânico, o anti-inflamatório prednisolona, que reduz o inchaço, a dor local e promove maior conforto ao animal. “Esse é um diferencial que garante um tratamento rápido e eficaz. Em geral, em apenas três dias após a última aplicação, a vaca já retorna para ordenha, reduzindo o descarte de leite”, reforçou.

Clarifide Plus

CLARIFIDE Plus fornece predições genéticas precisas para seis características de bem-estar das vacas e três novas características de bem-estar das bezerras usando metodologia de avaliação genética de ponta aplicada a dados coletados de milhões de registros de saúde de rebanhos comerciais, a avaliação é feita a partir de material biológico que contenha células do bovino (como pelo, sangue, saliva etc). Os resultados do serviço chegam às mãos do pecuarista em aproximadamente 60 dias, com informações genéticas a respeito do animal e possibilita que ele tome decisões importantes para sua atividade com muito mais assertividade e velocidade.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Vaccinar é presença garantida no 3º BeefDay

Empresa de nutrição animal participa do evento desde a sua primeira edição

Publicado em

em

Divulgação

A Vaccinar — empresa de nutrição animal 100% brasileira e há mais de 40 anos no mercado — é patrocinadora do 3º BeefDay – “A ciência a favor do campo”. O evento, que reúne profissionais pecuaristas para discussões especializadas e ampliação do conhecimento técnico por meio de palestras, acontecerá no dia 17 deste mês. Realizado na APTA Regional Colina/SP, o encontro é promovido pelo Grupo de Estudos em Produção de Ruminantes (GEPROR) em conjunto com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)  do Governo do Estado de São Paulo.

O BeefDay irá apresentar alternativas tecnológicas, fundamentadas em estudos científicos, que têm como objetivo o aumento da produtividade em diferentes sistemas de produção de carne bovina.

Durante o evento, a Vaccinar vai apresentar suas inovações da linha de ruminantes. A empresa participa da iniciativa desde o primeiro ano e está animada com a presença nesta edição. “É um momento de nos conectarmos com os produtores, trocarmos experiências e mostrarmos, de forma próxima, as tecnologias e soluções inovadoras que a Vaccinar desenvolve com o intuito de aumentar a produtividade e a rentabilidade dos nossos clientes. Geramos conhecimento e negócios. Todos saem ganhando”, destaca o Gerente Nacional de Gado de Corte da Vaccinar, Rômel Athayde França.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo
ADISSEO 2022

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.