Entrevistas Presidente do Sindicato Rural
“É uma situação que nos deixa aflitos”
▶ Compra de terras para assentamento de indígenas pode provocar caos no Oeste do Paraná, alerta Edio Chapla
Presidente do Sindicato Rural de Marechal Rondon chama atenção para impactos econômicos e sociais na região, caso Itaipu compre, de fato, áreas para assentar indígenas e questiona: como ficaria a segurança em termos de sanidade agropecuária? Maior problema hoje, segundo ele, está na esfera jurídica. “São muitas perguntas e preocupações”
O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, esteve no O Presente, na segunda-feira (9), para uma entrevista com a jornalista Ana Paula Wilmsen.
Durante o bate-papo, Edio fez um balanço de 2024, destacando desafios enfrentados pelo agronegócio e também apontou avanços alcançados pelo setor.
Ele chamou a atenção para as invasões de terras registradas na região Oeste do Paraná, enaltecendo aspectos importantes e lamentáveis vividos por cidades como Guaíra e Terra Roxa. Enumerou prejuízos que podem se tornar realidade se nada for feito ou se a situação se alastrar. “Hoje é em Guaíra e Terra Roxa, amanhã pode ser em Marechal, Mercedes, e assim vai”, alertou.
O presidente do Sindicato Rural também falou das expectativas para o agro no ano que vem, analisou o cenário econômico e afirmou que o momento é de cautela.
Edio enfatizou, ainda, o papel e a importância do Sindicato Rural, falou em números e benefícios e convidou produtores rurais a se tornarem associados.
A entrevista teve outros assuntos na pauta, como a eleição da nova diretoria do Sindicato, marcada para janeiro, e o que se espera da safra de verão. Clique e assista!

Entrevistas
DNA em Campo debate mercado, genética e tendências que vão orientar a suinocultura em 2026
Com foco em genética, mercado e eficiência produtiva, o evento apresentou tendências, desafios e caminhos estratégicos para o futuro da suinocultura.

A primeira edição da DNA em Campo – Conexão e Resultados, promovida pela DNA South America, reuniu produtores, técnicos, agroindústrias e especialistas no Oeste do Paraná para discutir os desafios e as perspectivas da suinocultura brasileira.
O encontro apresentou análises de mercado, cenários para 2026, inovações em genética, manejo, sanidade, uso racional de antimicrobianos e tendências que impactam diretamente a produtividade das granjas.
Além de reforçar a estratégia de expansão da DNA South America na região, o evento destacou a importância da integração técnica e da atualização constante para manter o setor competitivo no Brasil e no mundo.
Entrevistas
Ceva reúne mais de 140 profissionais no 8º Fórum de Abatedouros em Toledo

Com foco em inovação, biosseguridade e eficiência, o 8º Fórum de Abatedouros Ceva reuniu mais de 140 profissionais da cadeia avícola em Toledo (PR). O evento destacou os principais desafios e soluções do setor, abordando temas como condenações sanitárias, uniformidade de lotes e doenças respiratórias, além de apresentar o programa Genesys, voltado à melhoria de processos industriais.
Segundo Tharley Carvalho, gerente de marketing da Ceva, o objetivo é “reunir toda a cadeia produtiva para discutir soluções práticas e fortalecer a avicultura brasileira”.
Entrevistas
Workshop Aqua Solutions apresenta estudos inéditos com tilápias




