Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

E os vencedores são…

Prémio de Inovação EuroTier 2016 para 25 produtos inovadores

Publicado em

em

Com base em rigorosos critérios, uma comissão independente de especialistas nomeada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) determinou os vencedores do Prémio de Inovação EuroTier 2016, de entre as 251 candidaturas de inovações aprovadas. 25 produtos inovadores receberão uma medalha de ouro ou prata no âmbito do Prémio de Inovação EuroTier 2016.

 

O nível do prémio, ou seja, medalha de ouro ou prata, será anunciado na cerimónia oficial, que decorrerá juntamente com a inauguração formal da feira EuroTier, dia 14 de Novembro de 2016. Este ano, pela primeira vez, a feira será oficialmente inaugurada no dia antes de abrir as suas portas aos visitantes a 15 de Novembro.

 

Os vencedores do Prémio de Inovação EuroTier 2016 são:

 

  • Poultry Star

Biomin GmbH, Getzersdorf, Áustria

Poultry Star é um suplemento alimentar especialmente desenvolvido para aves com base num simbiótico específico do hospedeiro, multiespécies, que promove uma colonização intestinal precoce e uma flora intestinal saudável. A eficácia do produto baseia-se na utilização combinada de microorganismos probióticos cuidadosamente seleccionados e frutooligossacarídeos prebióticos para aumentar a resistência aos micróbios patogénicos nos pintos de um dia e aves de qualquer idade.

 

  • Pistola EASY!Force para lavadoras de alta pressão de água quente e fria
    Alfred Kärcher Vertriebs GmbH, Winnenden, Alemanha

Ao utilizar a pistola de limpeza de alta pressão EASY!Force, a palma da mão pressiona o gatilho na direcção da pega da pistola para activar o fluxo de água. Assim que a alavanca de segurança da pistola EASY!Force é libertada, a força da mão e do dedo apenas é necessária brevemente para operar a pistola. Isso reduz a fadiga e o risco de lesão durante aplicações prolongadas.

 

  • CLIP-ON
    AKROH Industries B.V., Zwolle, Países Baixos

Os números de identificação do CLIP-ON da AKROH Industries fazem com que seja significativamente mais fácil colocar, alterar, substituir ou remover os números de identificação visual das coleiras das vacas. Isso resulta em muito menos stress para os animais, uma vez que pode até nem ser necessário prender as vacas para assegurar que mantêm a cabeça quieta. Os benefícios para os utilizadores incluem menor esforço e tempo, assim como a opção adicional de incluir facilmente códigos de cor na identificação visual.

 

  • CUDDLE BOX

SPINDER B.V., Harkema, Países Baixos

A CUDDLE BOX da Spinder fornece um sistema que garante um acesso fácil e seguro entre as vacas progenitoras e os seus vitelos, bem como entre os criadores de gado e as vacas progenitoras, de forma a optimizar o bem-estar dos vitelos recém-nascidos. A secção frontal da CUDDLE BOX inclui uma caixa de plástico, na qual os vitelos recém-nascidos podem ser mantidos seguros e limpos, permitindo ao mesmo tempo que as vacas tenham acesso aos seus vitelos através das grades para a cabeça. Os criadores de gado também conseguem aceder e até ordenhar as vacas dentro da CUDDLE BOX, de forma fácil e segura.

 

  • Smart Calf System

Förster-Technik, Engen, Alemanha

O sistema Smart Calf System da Förster-Technik oferece uma gama abrangente de módulos para a monitorização de vitelos, quer de forma contínua ao longo do dia, quer directamente quando ingerem rações de leite ou água. O Smart Calf System recolhe dados importantes para a monitorização da saúde dos vitelos directamente a partir dos animais, incluindo dados sobre a actividade e comportamento de embate dos vitelos nos tetos. Pela primeira vez, o sistema incorpora um módulo de fluxo de trabalho com indicador LED na fita de pescoço Smart Neckband, o que facilita a rápida localização dos animais para a monitorização. As acções realizadas com os vitelos podem então ser confirmadas, utilizando um interruptor resistente directamente na Smart Neckband, e enviadas para o sistema de gestão de nível superior. 

 

 

  • Milchtaxi 4.0 (Táxi do Leite)

Holm & Laue GmbH & Co. KG, Westerrönfeld, Alemanha

O Milchtaxi 4.0 da Holm & Laue permite, pela primeira vez, que os vitelos sejam alimentados de acordo com curvas de alimentação adequadas à idade, mesmo que os vitelos estejam alojados em estábulos individuais. O número de cada estábulo é automaticamente reconhecido através de Smart IDs e os vitelos são então alimentados com leite de acordo com as suas curvas de alimentação individuais, bastando para isso pressionar um botão. O Milchtaxi 4.0 transmite o seu actual estado operacional, ou seja, nível de enchimento e temperatura do recipiente de leite e processos em curso como aquecimento e pasteurização, ao computador da exploração através da app CalfGuide baseada em Wi-Fi, para a manutenção de registos completos.

 

  • Nova Edição do Triomatic T40 com novo sistema de corte

Trioliet B.V., Oldenzaal, Países Baixos

A Trioliet B.V. desenvolveu um novo sistema de corte pioneiro com lâminas de corte rotativas para utilizar na remoção de silagem. Combinado com a Nova Edição do Triomatic T40, este sistema permite remover a forragem de fardos ou blocos de silagem com a mínima libertação de resíduo de silagem, para assegurar que as perdas de qualidade devido a aquecimento secundário são minimizadas. Para além disso, o sistema mantém em grande medida a estrutura da forragem removida e permite que a forragem seja removida com maior precisão num intervalo de +/- 2 kg. A Trioliet indica os baixos requisitos de manutenção e energia como benefícios adicionais do seu produto inovador.

 

  • Wicky
    WASSERBAUER GmbH Fütterungssysteme, Waldneukirchen, Áustria

A cobertura de silagem Wicky, desenvolvida pela Wasserbauer GmbH, apresenta uma nova abordagem para enrolar automaticamente as películas de cobertura em silos móveis, mesmo com películas de diferentes formatos e tamanhos. Esta nova solução minimiza o risco de queda de pessoas nas extremidades do silo, uma vez que as redes, sacos de areia e outros objectos colocados sobre as películas de cobertura podem ser removidos muito antes. Para além disso, ajuda a manter a elevada qualidade da silagem ao prevenir problemas como o aquecimento secundário superficial ou aves a alimentarem-se da silagem. Outras características notáveis incluem um telecomando para activação e controlo do motor a bateria e a capacidade de utilizar películas de silagem convencional sem necessidade de qualquer adaptação especial ao sistema Wicky.

  • Pasteur HT 250

Martin Förster GmbH, Engen, Alemanha

Devido à inovadora tecnologia de processos do novo Pasteur HT 250, o sistema consegue pasteurizar quer o colostro recolhido a partir da segunda ordenha, quer o leite que contém colostro, sem provocar a coagulação do leite. O leite é arrefecido até à temperatura de consumo no permutador de calor logo após a fase de alta temperatura e pode ser imediatamente distribuído para assegurar que os vitelos recém-nascidos recebem os anticorpos importantes de forma optimizada.

 

  • V-READY to Feed Optical Mix Control

Bernard van Lengerich Maschinenfabrik GmbH & Co. KG, Emsbüren, Alemanha

O V-READY to Feed Optical Mix Control da Bernard van Lengerich é um sistema de medição óptica que emprega tecnologia de análise e processamento de imagens assistida por computador para avaliar a homogeneidade das misturas de ração nas misturadoras de ração TMR durante o processo de mistura, com os resultados visualmente apresentados aos utilizadores através de um sistema de "semáforo". Este novo sistema dá aos utilizadores uma indicação da homogeneidade das misturas de ração em tempo real durante o processo de mistura, o que permite normalizar e optimizar de forma objectiva os tempos de mistura e a qualidade. Isso por sua vez evita a selecção da ração pelas vacas, reduz as alterações indesejadas na estrutura da ração causadas pelo processo de mistura e minimiza o consumo de energia.

 

  • VISIOMIX
    Dinamica Generale S.p.A., Poggio Rusco (MN), Itália

O VISIOMIX da Dinamica Generale é um sistema que trabalha com tecnologias de análise e processamento de imagens assistidas por computador para registar e avaliar alterações estruturais nas misturas de ração dentro dos vagões misturadores de ração TMR, em tempo real, durante o processo de mistura. Assim, o novo sistema VISIOMIX permite que as alterações estruturais indesejadas sejam identificadas durante o processo de mistura, permitindo que os utilizadores reajam ajustando a duração do processo de mistura ou adicionando mais componentes estruturais à ração.

 

  • Tapetes TARSA para vacas

Gummiwerk KRAIBURG Elastik GmbH & Co. KG, Tittmoning, Alemanha

Os tapetes TARSA para vacas na zona de conforto, desenvolvidos pela Gummiwerk KRAIBURG Elastik, consistem em três camadas feitas de diferentes compostos de borracha e espuma e incluem zonas com diferentes graus de suavidade. Uma inovação particularmente notável é a zona társica totalmente redesenhada na parte traseira dos tapetes, que é formada por segmentos semi-esféricos ocos feitos a partir de borracha virgem de alta qualidade para fornecer mais elasticidade e flexibilidade. O material foi especialmente concebido para uma excelente durabilidade. A estrutura única dos tapetes assegura também que o máximo de material de cama possível fica retido na zona társica, onde produz boas propriedades de secagem. As vacas conseguem descansar as suas articulações társicas com o mínimo de pressão, enquanto os sulcos do tapete, que permanecem cheios de material de cama, fornecem ventilação.

 

  • Einstreu-Meister (Mestre em Camas)

Hartmann GmbH & Co. KG, Edelsfeld, Alemanha

O Einstreu-Meister é um dispositivo automotor preso a carris para a distribuição e transporte automatizado de palha cortada para camas em cubículos de vacas leiteiras. Está equipado com controlos de sensor patenteados, os quais permitem identificar cubículos individuais com base na disposição predefinida do alojamento dos animais e diferenciar entre cubículos ocupados e vazios. Combinado com uma estação de enchimento e carregamento especialmente desenvolvida, o Einstreu-Meister funciona a bateria e consiste num robot inteligente que permite automatizar o processo de distribuição do material de cama pelos cubículos. A inovação reduz a mão-de-obra necessária e minimiza o stress para as vacas.

 

  • CulinaFlex
    Big Dutchman International GmbH, Divisão de Suínos, Vechta, Alemanha

A nova válvula de higiene CulinaFlex para o sistema automático de alimentação de leitões da Big Dutchman fornece um estado de higiene particularmente elevado, ao mesmo tempo que minimiza a acumulação de resíduos de ração e impede a entrada de ar que pode resultar na deterioração de resíduos de ração no sistema de alimentação. O sistema combina uma válvula de membrana convencional na linha de abastecimento do comedouro, por cima do tubo de saída, com a válvula de higiene CulinaFlex, a qual se encontra dentro do próprio tubo de saída. Esta nova válvula actua como uma válvula de manga flexível. Após a conclusão da alimentação, o ar comprimido é inserido na cavidade entre o tubo e a mangueira através de uma válvula de ar para empurrar o resíduo de ração para baixo, em direcção ao comedouro. A válvula de higiene CulinaFlex permanece depois fechada até à alimentação seguinte para impedir a entrada de qualquer ar externo na mangueira de drenagem. Como resultado, a mangueira não seca e preserva um ambiente anaeróbio.

  • PiggyCheck
    Meier-Brakenberg GmbH & Co. KG, Extertal, Alemanha

A aplicação PiggyCheck é um novo software baseado em inteligência artificial que utiliza uma câmara 3D para permitir que o peso e corpo dos porcos de engorda sejam directamente determinados para fins de classificação, sem contacto, enquanto os porcos permanecem nas suas caixas/estábulos. O software pode ser executado em smartphones ou tablets convencionais com câmaras 3D. A informação sobre o peso dos animais é apresentada no dispositivo do utilizador assim que as fotos são tiradas e o software depois fornece uma sugestão de comercialização sob a forma de um indicador de "semáforo". Os dados recolhidos através da aplicação PiggyCheck são guardados na cloud e podem ser utilizados para análises mais detalhadas após o abate. As principais vantagens da inovadora aplicação PiggyCheck centrada na prática são a portabilidade, substanciais benefícios de gestão do trabalho e gestão de vendas com receitas optimizadas.

 

  • Square Line

V.V.M TechTrade GmbH, Steinfeld-Mühlen, Alemanha

O Square Line da V.V.M. TechTrade permite que a posição de instalação dos distribuidores de dosagem nos sistemas transportadores de ração seja seleccionada de forma variável para uma legibilidade óptima. Os distribuidores de dosagem podem ser rodados para permitir a sua instalação longitudinal ou horizontalmente em relação ao tubo do transportador. Os criadores de gado podem então ajustar a posição dos controlos de dosagem de forma óptima, mantendo os respectivos fluxos de trabalho, e as definições do doseador de dosagem podem ser facilmente lidas em qualquer altura.

 

  • Sem-fim de mistura Konus

TEWE-Elektronic GmbH & Co. KG, Vreden, Alemanha

O sem-fim de mistura Konus da TEWE representa um progresso substancial na tecnologia de mistura para sistemas de mistura de lotes de ração seca. O sem-fim, que percorre o rebordo interior do tanque de mistura Konus, recolhe ração ao longo das paredes laterais, a qual depois cai de volta para o interior do tanque. Esta inversão do fluxo de processamento não só assegura que as paredes do tanque permanecem limpas, mas também permite uma mistura mais homogénea, a qual pode depois ser distribuída e doseada de forma mais fácil através de transportadores e distribuidores sem grandes problemas de transição. Isso por sua vez permite aos criadores de gado não só adaptar as misturas às necessidades dos animais de forma muito precisa, mas também utilizar sistemas de ração seca para uma alimentação com teores de fibra bruta mais elevados.

 

 

  • CHAINFEED Hopper Rotodos

TEWE-Elektronic GmbH & Co. KG, Vreden, Alemanha

CHAINFEED Hopper Rotodos é uma tremonha de distribuição para silos e tanques-tampão que está equipada com um rotor operado por motor para distribuir ração nos transportadores de corrente. Uma vez que o rotor gira à volta do seu eixo horizontal, a ração é distribuída de forma homogénea no transportador de corrente em toda a largura da tremonha de distribuição. Este design assegura que a tremonha de distribuição é totalmente esvaziada e por isso permite o uso de magnesite cáustica (CCM) em misturadoras de lotes sem problemas de higiene. A tremonha CHAINFEED Hopper Rotodos é compacta, por isso também pode ser utilizada como tremonha de distribuição debaixo dos silos. O design da unidade do rotor permite que seja utilizado como uma câmara de visita segura entre o silo cheio e o transportador de corrente, onde distribui ração de forma homogénea no transportador e por isso protege o sistema do transportador contra qualquer desgaste e carga desnecessariamente elevados.

 

  • Nutrition Easy@

EW Nutrition, Visbek, Alemanha

O sistema Nutrition Easy@ permite que os produtos de melhoria do desempenho e saúde dos animais nos pavilhões avícolas sejam directamente dispensados nas rações das aves de forma fácil e precisa. Os aditivos são fornecidos sob a forma de soluções aquosas, combinadas com um sistema de pulverização. Este sistema, que é instalado na linha de alimentação como uma unidade, pulveriza a solução de suplemento na ração das aves a uma taxa que é controlada pela velocidade da linha de alimentação. O sistema Nutrition Easy@ permite que as rações das aves sejam complementadas com agentes activos de forma rápida, fácil e segura. Por isso, apoia abordagens no sentido da melhoria do bem-estar animal.

 

  • Optima E-Control

Lubing Maschinenfabrik, Barnstorf, Alemanha

O sistema Optima E-Control monitoriza e regula a pressão nos sistemas de bebedouro de pavilhões avícolas para assegurar que a mesma se mantém constante. O sistema também permite definir curvas de pressão específicas para um bando ou exploração, de forma a manter sempre um fornecimento de água óptimo. O sistema Optima E-Control também oferece uma função que acciona um alarme quando não está disponível água suficiente e providencia uma descarga automática. O sistema melhora o bem-estar animal mantendo as camas secas, entre outras coisas, e ajuda a reduzir a produção de substâncias relacionadas com emissões como o amoníaco.

  • Polytron C300

Dräger – Drägerwerk AG & Co. KGaA, Lübeck, Alemanha

O Polytron C300 da Dräger é o primeiro sensor electroquímico para medição contínua das concentrações de amoníaco em instalações de alojamento de animais, o qual garante um funcionamento fiável e estabilidade a longo prazo. Uma vez que a amostra de gás é enviada para os sensores através de difusores, o processo de amostragem não requer bombas ou mangueiras. O intervalo de medição abrange a gama completa de concentrações relevantes para as instalações de alojamento de animais. O sensor é suficientemente robusto para resistir às condições ambientais nas instalações de alojamento de animais e permite que as concentrações de amoníaco sejam monitorizadas durante o funcionamento prático. Os respectivos dados podem depois ser inseridos no software das instalações dos animais como parâmetros de controlo para manter uma boa qualidade ambiental e promover o bem-estar animal. 

 

  • H2O Alert

BeKoSENSE, Genderen, Países Baixos

O monitor da qualidade da água H2O Alert apresenta sensores que permitem que a qualidade da água de beber dos animais seja constantemente monitorizada. O sistema de monitorização é ligado a uma app que transfere os dados para sistemas móveis em tempo real e acciona alarmes quando necessário. Os valores medidos, os resultados das análises da qualidade da água e as temperaturas da água de limpeza em sistemas de ordenha (tanques e linhas de leite) são também continuamente armazenados e documentados. Isso assegura que os criadores de gado têm acesso constante a dados relevantes para análise dos seus negócios e documentação de conformidade ao longo de toda a cadeia de produção.

 

  • Eartag LIFE

Smartbow GmbH, Weibern, Áustria

Eartag LIFE é um sistema de marcas auriculares para bovinos, que também pode ser utilizado para fins de identificação oficial dos animais, localização em tempo real e monitorização da saúde dos animais. As marcas auriculares leves podem ser utilizadas nos vitelos desde o seu nascimento, permitindo que os dados sejam, pela primeira vez, recolhidos ao longo de todo o ciclo de vida dos animais, facilmente, desde o nascimento até à liquidação. Os animais individuais podem ser localizados através de LEDs integrados, mesmo quando façam parte de grupos maiores, quer no interior, quer no exterior. O sistema poupa tempo aos criadores no que respeita a monitorização de comportamentos, tarefas de gerais de criação animal e garantia da qualidade, fornecendo por isso benefícios em todo o espectro das operações de criação de bovinos.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Notícias Após oito anos

UFSM retoma tradicional Simpósio de Sanidade Avícola

Evento será realizado de forma on-line, entre os dias 05 e 07 de junho, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país.

Publicado em

em

Foto: Julio Bittencourt

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está em clima de celebração com o retorno do Simpósio de Sanidade Avícola, que volta a acontecer após um hiato de oito anos. Este evento, anteriormente coordenado pela professora doutora Maristela Lovato Flores, teve sua última edição em 2016 e agora ressurge graças aos esforços do Grupo de Estudos em Avicultura e Sanidade Avícola da UFSM (Geasa/UFSM). O Jornal O Presente Rural será parceiro de mídia da edição 2024 do evento.

Sob a nova liderança dos professores doutores Helton Fernandes dos Santos e Paulo Dilkin, o evento chega a 11ª edição e promete manter o alto padrão técnico-científico que sempre marcou suas edições anteriores. “Estamos imensamente satisfeitos e felizes em anunciar o retorno deste evento tão importante para a comunidade avícola”, declararam os coordenadores.

O Simpósio está marcado para os dias 05, 06 e 07 de junho e será realizado de forma on-line, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país. “Com um programa cuidadosamente planejado ao longo dos últimos meses, o evento pretende aprofundar os conhecimentos sobre sanidade avícola, abrangendo temas atuais e pertinentes à Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia”, evidenciou o presidente do Geasa/UFSM, Matheus Pupp de Araujo Rosa.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o caráter beneficente do evento. Em solidariedade às vítimas das recentes enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, 50% do valor arrecadado com as inscrições será doado para ajudar aqueles que foram afetados por essa adversidade.

Os organizadores também garantem a presença de palestrantes de renome, que irão abordar as principais pautas relacionadas à sanidade nos diversos setores da avicultura. “Estamos empenhados em proporcionar um evento de alta qualidade, que contribua significativamente para o desenvolvimento profissional dos participantes”, afirmaram.

Em breve, mais detalhes sobre os palestrantes, temas específicos e informações sobre inscrições serão divulgados. Para acompanhar todas as atualizações, você pode também seguir  o perfil oficial do Geasa/UFSM pelo Instagram. “O Simpósio de Sanidade Avícola é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica e profissional se reunir, trocar conhecimentos e contribuir para o avanço da avicultura, enquanto também apoia uma causa social de grande relevância”, ressalta Matheus.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Carne de frango ganha competitividade frente a concorrentes

No caso da carne suína, as cotações iniciaram maio em alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês. Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Enquanto a carne de frango registra pequena desvalorização em maio, frente ao mês anterior, as concorrentes apresentam altas nos preços – todas negociadas no atacado da Grande São Paulo.

Como resultado, pesquisas do Cepea mostram que a competitividade da proteína avícola tem crescido frente às concorrentes.

Para o frango, pesquisadores do Cepea explicam que a pressão sobre os valores vem da baixa demanda em grande parte da primeira quinzena de maio (com exceção da semana do Dia das Mães), o que levou agentes atacadistas a baixarem os preços no intuito de evitar aumento de estoques.

No caso da carne suína, levantamento do Cepea aponta que as cotações iniciaram maio alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês.

Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias Em apoio ao Rio Grande do Sul

Adapar aceita que agroindústrias gaúchas comercializem no Paraná

Medida é válida para agroindústrias do Rio Grande do Sul com selo de inspeção municipal ou estadual e tem validade de 90 dias. A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos.

Publicado em

em

Foto: Mauricio Tonetto/Secom RS

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) vai aceitar que agroindústrias gaúchas com selo de inspeção municipal ou estadual vendam seus produtos em território paranaense.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou na última quarta-feira (15) a Portaria Nº 1.114, permitindo temporariamente a comercialização interestadual de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul, em caráter excepcional.

A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos, garantindo a segurança e a qualidade alimentar para os consumidores.

A decisão atende a uma solicitação da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) pela flexibilização das regulamentações vigentes, com o objetivo de garantir a continuidade da venda dos produtos de origem animal produzidos em território gaúcho, tendo em vista o impacto das enchentes para os produtores rurais.

O assunto foi debatido em uma reunião online realizada na terça-feira (14) entre os órgãos e entidades de defesa agropecuária do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e o Mapa.

“Essa medida representará um alívio significativo para as pequenas empresas, com o escoamento de produtos que poderão ser revendidos nos estabelecimentos distribuídos por diversos estados brasileiros”, explica o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. As autorizações dispostas na Portaria do Ministério são válidas pelo prazo de 90 dias.

Para a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda, a iniciativa representa um importante passo na busca por soluções ágeis e eficazes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário de crise no Rio Grande do Sul.

“A cooperação entre os órgãos de defesa agropecuária e o Ministério demonstra o compromisso em atender às necessidades dos produtores e consumidores, ao mesmo tempo em que se mantém a integridade e segurança dos alimentos comercializados em todo o País”, diz.

Segundo a AGL, a grande maioria das agroindústrias familiares depende de feiras, restaurantes, empórios, hotéis, vendas digitais para consumidor direto ou de compras institucionais pelo Poder Público. O impacto das chuvas prejudicou a comercialização das agroindústrias em todas as regiões, com produtores que perderam animais, lavouras e instalações.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.