Notícias Mês Internacional da Mulher Rural
Dos estabelecimentos agropecuários 19% são geridos por mulheres no Brasil
Número representa mais de 947 mil propriedades rurais, o que evidencia a crescente presença feminina no setor.
Outubro marcou duas datas importantes para o setor rural. No dia 14, celebrou-se o Dia Nacional da Pecuária, que ressalta a relevância desse segmento não apenas para a economia, mas também para o desenvolvimento sustentável do país. No dia 15, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela ONU em 2007, em reconhecimento à importância das mulheres rurais no desenvolvimento agrícola, na segurança alimentar, na gestão de recursos naturais e na erradicação da pobreza. A data também reforça a necessidade de políticas que promovam a equidade de gênero e o empoderamento dessas mulheres, melhorando suas condições de vida e trabalho.
No Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, aproximadamente 19% dos estabelecimentos agropecuários são geridos por mulheres, totalizando mais de 947 mil propriedades rurais, o que evidencia a crescente presença feminina no setor.
Quando se trata de empoderamento, Leiza Oliveira é um exemplo de como a mulher pode desempenhar múltiplas funções e ser o que deseja. “A educação abre portas para a conquista de objetivos. Há 17 anos, empreendo no setor educacional e, por meio disso, pude investir em um novo ramo: o pecuário, onde administro uma fazenda com a criação de gado, no Mato Grosso do Sul. Isso não foi apenas uma oportunidade de diversificação, mas também um reflexo do que acredito: o conhecimento é a chave para a inovação e o crescimento. Na minha fazenda, estou comprometido em aplicar as lições que aprendi no setor educacional, priorizando práticas sustentáveis e respeitosas com o meio ambiente”, ressalta Leiza
No Brasil, um número de mulheres empreendedoras está à frente de múltiplos negócios. De acordo com dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora e do SEBRAE, cerca de 35% das mulheres que empreendem possuem mais de um negócio. Essa tendência reflete não apenas a busca por oportunidades de crescimento e diversificação, mas também a resiliência e a capacidade de inovação das mulheres no setor empresarial.
A força da mulher pode inspirar outras mulheres. “Sinto que muitas abriram o caminho para que eu pudesse estar aqui hoje. Comecei a empreender bem cedo e enfrentei dificuldades no início, enfrentando muito preconceito por ser mulher. O caminho não foi fácil, mas consegui com o apoio de muitas guerreiras, como minha mãe e outras mulheres transformadoras cujas histórias me ajudaram a mudar a minha vida”, enfatiza Leiza.
Notícias
Brasil debate mecanismos para a inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do Programa Mundial de Alimentos (PMA)
Serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA.
Hoje (11) e amanhã (12), Brasília sediará o evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”, organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro tem como objetivo fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no âmbito das ações humanitárias e de segurança alimentar realizadas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA).
O evento contará com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, do ministro do MDS, Wellington Dias, da ministra em exercício do MDA, Fernanda Machiaveli, da secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Lilian Rahal, do diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do MDS, Raimundo Nonato, do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, do Chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da estatal, Marisson Marinho, e da superintendente da Agricultura Familiar da Companhia, Kelma Cruz. O encontro também marcará a participação de Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do PMA.
O presidente da Conab ressalta a relevância do evento para a agricultura familiar brasileira e para o fortalecimento da segurança alimentar global. “Este encontro é uma oportunidade histórica para estreitar os laços entre a agricultura familiar brasileira e o Programa Mundial de Alimentos. Nosso compromisso é garantir que pequenos produtores, que são a espinha dorsal da nossa agricultura, possam participar ativamente de mercados internacionais, contribuindo para a erradicação da fome e promovendo o desenvolvimento sustentável. Estamos trabalhando para tornar as cooperativas de agricultura familiar mais competitivas e capacitadas para atender a uma demanda global por alimentos saudáveis e produzidos de forma responsável”, destaca.
Mercados globais
Durante o evento, serão discutidas as práticas e políticas necessárias para a capacitação das cooperativas da agricultura familiar, a fim de que possam fornecer produtos para o mercado internacional, com foco nas compras realizadas pelo PMA. De acordo com Marisson Marinho, chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, essa iniciativa começou já há bastante tempo, com uma visita ao PMA, em maio de 2023. “Desde então buscamos fortalecer a participação da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA, agregando parceiros e garantindo o suporte necessário para a capacitação das cooperativas”, afirmou.
A superintendente de Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, também destaca a importância do evento para o fortalecimento do setor. “A inclusão da agricultura familiar nas compras internacionais do PMA é uma grande oportunidade para expandir o acesso dos nossos agricultores familiares a mercados globais, promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar de uma forma mais inclusiva e eficiente. Esse processo pode representar uma nova fonte de renda e desenvolvimento para milhares de famílias no Brasil, além de contribuir para a segurança alimentar em várias partes do mundo”, disse Kelma Cruz.
Nos dois dias de evento, serão discutidos temas como estratégias de acesso ao mercado internacional, controle de qualidade de alimentos para exportação e boas práticas de comercialização. A programação também contará com painéis sobre casos de sucesso e treinamento específico sobre o cadastramento das organizações de agricultores familiares para vendas ao PMA.
Notícias Na Alemanha
O Presente Rural participa pela 7ª vez da maior feira de produção animal do mundo
Diretor Selmar Frank Marquesin está na Alemanha para acompanhar de perto as tendências que moldarão o setor agropecuário nos próximos anos.
Notícias
Ministério da Agricultura discute ampliar parceria para incentivar o empreendedorismo e a inovação na agropecuária
Vai possibilitar a expansão da capacitação para os agrossistemas e produtores rurais.
Gestores da Wadhwani Foundation Brasil estiveram reunidos, na última sexta-feira (8), na sede da pasta, com gestores e técnicos da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para discutir a ampliação da parceria que visa impulsionar a empregabilidade e a qualificação da gestão no setor agrícola brasileiro, por meio da inovação e do uso de Inteligência Artificial (IA).
A Fundação finaliza este mês um projeto piloto executado em parceria com o Mapa, o Ignite, que tem como objetivo proporcionar, aos servidores e colaboradores da SDI e das Superintendências Federais de Agricultura, capacitação sobre empreendedorismo e inovação na gestão. A ação busca orientar o processo de criação de startups e o desenvolvimento qualificado do setor.
O secretário da SDI, Pedro Neto, recebeu a comitiva da Fundação Wadhwani e após conhecer as principais iniciativas da fundação e linhas de ação para o Brasil, afirmou que essa é uma grande oportunidade de ampliar o acesso dos diversos atores ligados ao setor ao empreendedorismo, a partir dos ecossistemas de inovação agropecuário.
“Estamos buscamos, junto ao Mapa, auxiliar o máximo de famílias de agricultores no Brasil a ampliar sua capacidade de ganho para além da subsistência, investindo no desenvolvimento profissional de si mesmos e de seus filhos”, ressaltou Ajay Kela, CEO (Chief Executive Officer) da Wadhwani Foundation Brasil.
Pela SDI, participaram a secretária-adjunta, Lizane Ferreira, o diretor de Apoio à Inovação para Agricultura (Diagro), Alessandro Cruvinel, o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Diagro, Cesar Teles, o coordenador de Ambientes de Inovação do Diagro, Rodrigo Nazareno, e a consultora Internacional, Gabriela Valadão.
Estiveram presentes pela Fundação o vice-presidente de Empregabilidade, Thiago Françoso, o vice-presidente de Empreendedorismo, Felipe Maia, e a diretora de Parcerias de Empregabilidade, Lúcia Alves.