Vídeos Ceva
Do surto à solução: Tecnologia e trabalho sério no controle da doença de Gumboro no Brasil
No final da década de 1990 e início dos anos 2000, com o maior surto do vírus de Gumboro no país, o produtor avícola brasileiro entendeu a importância de proteger as aves das três formas da doença, a imunossupressora, a clínica e a subclínica. Há uma década e meia e Ceva e seus parceiros assumiram o compromisso controlar a doença de Gumboro. Com um trabalho técnico sério, muito se avançou na qualidade da vacinação nas empresas brasileiras com o C.H.I.C.K program, uma ferramenta de auxilia no controle constante dos processos de vacinação por meio de auditoria e treinamentos nos incubatórios.
A Transmune foi a primeira a vacina a conseguir controlar de forma integral o ciclo da Gumboro, com sua aplicação ainda no incubatório a vacina consegue um imunização precoce e individualizada. Sua cepa é rápida e efetiva na geração da imunidade e na colonização do ambiente de produção, protegendo não só a ave vacinadas mas os lotes futuros lotes a serem produzidos naquela ambiente.
Institucional Workshop da Biocamp
Avanços na avicultura: controle de doenças e sustentabilidade em foco
Durante o workshop da Biocamp, realizado em Cascavel, especialistas discutiram os desafios e avanços no controle de doenças na avicultura. O evento destacou a importância da biosseguridade e das novas tecnologias, como vacinas e probióticos, para prevenir enfermidades que afetam a produtividade das aves.
Segundo o Dr. Alberto Back, os surtos recentes de doenças virais na avicultura de corte reforçam a necessidade de monitoramento contínuo e estratégias de controle. Já a professora Terezinha Knöbl ressaltou o impacto de doenças infecciosas nos frigoríficos e a urgência de alternativas sustentáveis, como redução de antimicrobianos e uso de vacinas autógenas.
Paulo Martins, diretor técnico da Biocamp, enfatizou o papel da empresa em desenvolver produtos naturais alinhados aos princípios ESG, atendendo tanto à saúde animal quanto às demandas de mercado.
Institucional
Workshop da Biocamp reúne especialistas em avicultura em Cascavel – Pr
O workshop da Biocamp em Cascavel foi um sucesso! O evento, liderado pelo CEO Ivan Lee, destacou as principais soluções para enfrentar desafios na avicultura, como as condenações em abatedouros e o controle de patógenos. Especialistas renomados como o Dr. Alberto Back, a professora Terezinha Knöbl e o Dr. Paulo Martins, compartilharam suas experiências sobre saúde intestinal, tema crucial para a qualidade e o custo-benefício na produção avícola.
A escolha de Cascavel, região impactada por esses desafios, reforça o compromisso da Biocamp com ações pontuais e resultados imediatos. Apesar de organizado em pouco tempo, o evento teve grande adesão, comprovando a relevância do tema para o setor.
A Biocamp segue inovando e promete mais encontros até o final do ano, incluindo presença em eventos internacionais.
Peixes
Com novas quedas, preços da tilápia voltam aos níveis de 2022
Foram 1,7 mil toneladas embarcadas em outubro, elevação de 8,1% frente ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2023, o volume quase dobrou.
Em outubro, os preços da tilápia continuaram em queda em quase todas as praças acompanhadas pelo Cepea, voltando aos patamares observados em 2022.
Pesquisadores do Cepea explicam que esse cenário é reflexo da oferta elevada de peixes e da demanda enfraquecida.
Diante da alta disponibilidade interna, as exportações brasileiras de tilápia (filés e produtos secundários) aumentaram de forma expressiva.
Segundo dados da Secex compilados pelo Cepea, foram 1,7 mil toneladas embarcadas em outubro, elevação de 8,1% frente ao mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2023, o volume quase dobrou.