Suínos DNA South America
DNA South America traz primeiros animais para o Brasil
DNA South America é parceira exclusiva da DNA Swine Genetics, multinacional de origem norte-americana que mais cresce no mercado de melhoramento genético mundial de suínos
O mês de maio de 2020 entrou para história da suinocultura brasileira, quando os primeiros animais importados dos EUA deixaram a Estação Quarentenária de Cananéia rumo às granjas núcleo da DNA South America. Tal feito engrandece o segmento que, após mais de duas décadas, finalmente recebe uma nova empresa de genética em seu território. A DNA South America é parceira exclusiva da DNA Swine Genetics, multinacional de origem norte-americana que mais cresce no mercado de melhoramento genético mundial de suínos.
Dentre os principais recursos tecnológicos aplicados ao melhoramento suíno, a DNA Swine Genetics utiliza o programa de genética AccuGain™️, com o software exclusivo de melhoramento Helix™️, um banco exclusivo de dados genéticos e informações genômicas em 100% de sua base, para acelerar o progresso genético.
A base genética é totalmente redirecionada para atender o maior equilíbrio entre prolificidade e desempenho do terminado (ganho de peso, eficiência alimentar, permitindo abates pesados com excepcional qualidade de carne e rendimento em carcaça), com redução nos custos de produção. A linha paterna DNA L600 alcançou a liderança do mercado norte-americano, por produzir terminados com mais vitalidade do nascimento ao abate, com menores índices de mortalidade e melhor eficiência alimentar, aliados à excepcional qualidade de carne. A linha materna destaca-se por produzir uma fêmea hiperprolífica, com o foco em características de relevância econômica que atendam às necessidades do produtor, ou seja, capaz de produzir leitões mais pesados ao nascimento e desmamá-los com qualidade, sem a necessidade de condições excessivamente artificiais.
Suínos Minuto Agro Suínos
Nova abordagem para o tratamento de anemia e coccidiose em leitões reduz estresse e melhora desempenho
No Minuto Agro, o gerente de Serviços Veterinários da Ceva Saúde Animal, Felipe Bertiolo, apresenta uma nova técnica para tratar anemia e coccidiose em leitões. Essa abordagem inovadora utiliza uma injeção combinada que reduz o tempo de aplicação e minimiza o estresse dos animais. Estudos recentes mostram que esse método resulta em menos vocalizações intensas e níveis mais baixos de cortisol, indicando uma experiência menos traumática. Além disso, leitões tratados dessa forma demonstram um ganho de peso superior, promovendo um desenvolvimento mais saudável. A técnica beneficia não apenas o bem-estar animal, mas também melhora a eficiência do trabalho nas granjas.
Entrevistas
Nova gigante da suinocultura surge alicerçada na genética Danbred Brasil
O grupo BMG entrou na suinocultura no início de 2022, mas o ciclo completo de produção no Oeste do Paraná já começou grande e está ficando ainda maior. Até o fim do ano, eles esperam abater 1,8 mil suínos por dia.
Os “novatos” da suinocultura escolheram a genética da Danbred Brasil para ser um dos pilares de toda essa produção. Saiba os motivos na entrevista de Rafael Beker, gerente de Suinocultura da BMG, Claudecir Belous, gerente de produção da BMG, Jéssica Sulzbach, zootecnista da DanBred Brasil, e Anderson Garla, médico veterinário e coordenador comercial da DB Agricultura e Pecuária.
Suínos Minuto Agro Suínos
Biossegurança: um pilar essencial para a suinocultura moderna
A bioseguridade é fundamental para manter os rebanhos comerciais protegidos contra enfermidades com impacto econômico e na saúde pública, como zoonoses. Com o aumento da produção intensiva, a adoção de práticas robustas de biosseguridade tem se tornado essencial para garantir a sustentabilidade da produção suína no Brasil, que é o quarto maior produtor e exportador mundial de suínos.
As medidas de biosseguridade incluem controle de agentes endêmicos, prevenção de doenças contagiosas letais, como a peste suína africana, e o controle rigoroso de vetores e roedores. Essas práticas não só protegem a saúde dos animais, mas também garantem a eficiência produtiva e reduzem custos operacionais.
Confira o vídeo com o Gerente Nacional de Serviços Técnicos da Ceva Pedro Filsner