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Distribuidor de Insumos Agropecuários tem papel fundamental para desenvolvimento do agro global

A Plenária do Congresso Andav debateu, na última quarta-feira (09), temas como o impacto da reforma tributária, os efeitos do Green Deal no agro brasileiro, ferramentas financeiras e de crédito, bem-estar animal, tecnologias sustentáveis e tendências de mercado.

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A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuárias como elo entre a indústria e o produtor rural, impulsionando o uso de tecnologia e levando informação e eficiência às lavouras e pastos em todo o mundo, foi enfatizada durante o painel Internacional O cenário global da distribuição de insumos do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, que se encerra na quinta-feira, dia 10 de agosto.

As vendas para proteção de cultivos no México alcançaram US$ 1,9 bilhão. São cerca de 30 culturas instaladas no país, sendo que apenas a plantação do milho ocupa uma área de 7,9 milhões de hectares. Mesmo assim, segundo Daniel Quiñonez, CEO Ansa Sapi, do México, o volume de grãos produzida é insuficiente para suprir as necessidades da população, exigindo a importação de alimentos.

Fotos: FD Fotografia

De acordo Quiñonez, há entraves regulatórios e a aprovação de novas moléculas de químicos é lenta. Outra característica é a presença de agricultura de subsistência, com pequenos produtores no sul do país, enquanto do centro para o norte, a produção é tecnificada, o que cria o desafio de “levar tecnologia ao pequeno agricultor”.

Terceira maior economia do continente africano, a África do Sul possui uma diversificada agricultura que responde por 17% do PIB. Johan Nienaber, Diretor Regional Inteligro, da África do Sul, informou que os principais fornecedores globais de insumos estão presentes no território sul-africano, com distribuidores em consolidação.

Com o olhar voltado ao futuro, Nienaber entende que a diferenciação está no melhor entendimento das necessidades dos agricultores, para que possam demonstrar o valor do canal de distribuição. Ele apontou, ainda, a formação de mais especialistas em proteção de cultivos.  “A tecnologia é alavanca para plantar mais com menos”, afirmou.

Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro Andav, por sua vez, antecipou dados que integram a 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, a ser apresentada no último dia do Congresso, traçando um panorama do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários nacional. Característica do mercado brasileiro de distribuição de insumos é a grande presença de pequenas e médias empresas, com administração familiar, o que torna essenciais os serviços prestados pela Andav, como “a plataforma de inteligência de mercado, que inclui diversas pesquisas, que contribuem para a gestão do negócio das associadas, afinal, quanto mais informação, melhor poder de decisão”.

Marketing 5.0 – agregando valor para a distribuição

Pai do marketing moderno, Phillip Kotler participou do Congresso Andav 2023, mostrando que as transformações do mundo carregam oportunidades e desafios que exigem gestores capazes de assumirem essas mudanças.  Para ele, marketing é agregar valor e saber entender e definir o atributo desejado pelo consumidor que, mais do que o produto, busca uma experiência.

Assim como as grandes marcas construíram suas percepções, tais como a melhor engenharia da Mercedes, o entretenimento familiar da Disney ou a segurança da Volvo, também os produtos agropecuários podem seguir o modelo de diferenciação, inclusive de commodities como as laranjas da Flórida ou as batatas americanas.

Na agricultura, Kotler entende que o setor precisa explorar as modernas ferramentas, inclusive a inteligência artificial para a criação de anúncios mais assertivos, automatizando o marketing com métricas adequadas e com o estabelecimento de metas.

A Plenária do Congresso Andav 2023 debate o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro e conta com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.

O Congresso Andav 2023 é o principal ponto de encontro do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil. A edição deste ano está reunindo mais de 160 marcas nacionais e internacionais, e deve receber mais de 10 mil profissionais do setor, que estão conhecendo novos produtos e serviços, que contribuirão para ampliar o fortalecimento e sustentabilidade das empresas da Distribuição de Insumos Agropecuários, que são responsáveis por levar ao campo produtos, boas práticas, tecnologias e inovação.

Fonte: Assessoria Andav

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Instituto Ovos Brasil apresenta nova diretoria e estabelece metas ambiciosas para o futuro

Edival Veras segue como presidente e Ricardo Santin continua como presidente do Conselho Deliberativo.

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Edival Veras foi reconduzido ao cargo de presidente do IOB: "Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo" - Foto: Divulgação/IOB

Foi realizada no dia 10 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ovos Brasil (IOB) na qual foram realizadas eleições para gestão do próximo triênio. Para composição da nova diretoria, Airton Junior cedeu seu posto de diretor comercial a Anderson Herbert, enquanto Gustavo Crosara foi nomeado novo diretor técnico, sucedendo Daniela Duarte.

Anderson Herbert, que também desempenha o papel de diretor de exportação na Naturovos, traz ao instituto uma experiência de mais de vinte anos no setor alimentício. “Estou honrado em contribuir para esta nova fase do IOB. Com minha experiência, espero fortalecer a atuação do Instituto no mercado”, afirmou Herbert.

Gustavo Crosara, médico veterinário com vasta experiência no setor de ovos, tendo contribuído incessamente como os temas regulatórios e de articulação do setor, liderando hoje a Somai Nordeste, expressou entusiasmo com sua nova posição. “A oportunidade de contribuir com o IOB é estimulante. Tenho grande confiança no potencial do setor e estou comprometido com o crescimento e a inovação contínua da instituição”, destacou Crosara.

Edival Veras segue na presidência e também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ricardo Santin segue como presidente do Conselho Deliberativo e seguem na diretoria da entidade Tabatha Lacerda como diretora administrativa, e Nélio Hand como diretor financeiro. Veras compartilhou suas expectativas para este novo ciclo: “Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e atingir nossos objetivos ambiciosos que beneficiarão a indústria e a sociedade como um todo. Quero também expressar nossa gratidão a Airton Junior e Daniela Duarte por sua dedicação e contribuições durante suas gestões, que foram fundamentais para o nosso progresso”, ressalta.

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil
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Asbia: 50 anos de ações para o avanço da inseminação artificial em bovinos

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, associação teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia no Brasil.

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Foto: Divulgação/Asbia

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de sua fundação em 26 de novembro de 2024. Foi nesse dia, em 1974, que a criação da entidade foi oficializada no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo (SP). “De lá para cá, a Asbia colaborou com a evolução da pecuária, tomando iniciativas importantes de compartilhamento de conhecimento com o Index Sêmen, Index Embriões e com o Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros”, detalha Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da Asbia.

Há 50 anos, entre diferentes gestões, a entidade segue sendo a representação do produtor em importantes frentes, garantindo que as esferas federais, estaduais e municipais ouçam a voz dos pecuaristas por melhores condições. Além disso, a Asbia compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotécnica reprodutiva. “O Index Sêmen é uma das nossas iniciativas mais antigas, com 40 anos de história. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira para disseminarmos de tempos em tempos um panorama completo do uso da genética bovina com toda a cadeia de produção”, destaca Nelson.

A Asbia nasceu com alguns papéis bem definidos, que são executados em sua totalidade desde o início, como busca por consecução de linhas de crédito para pecuaristas, participação ativa em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “A produção de carne e leite brasileira já é uma das mais importantes do mundo, mas sabemos que há oportunidade para ampliarmos bem essa produtividade. Isso porque, de acordo com dados do Index Sêmen de 2023, apenas 23% das fêmeas de corte e 12% das fêmeas leiteiras foram inseminadas no Brasil. O ganho genético na adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo, e é inegável o mar de oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, a Asbia teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia. Desde 1996, o número de doses adquiridas por pecuaristas para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de cinco milhões de doses para as 25 milhões comercializadas em 2021 – um recorde histórico.

Com um número de associados sólido – composto por empresas de genética, saúde e nutrição animal, agropecuárias e outras entidades importantes do agro, a Asbia tem buscado potencializar a sinergia entre seus 40 membros para esclarecer a importância da inseminação como um fator de vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – buscando otimizar a produção de forma sustentável.

Fonte: Assessoria Asbia
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Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área dedicada ao trigo pode diminuir

Menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Após aumentar nas últimas quatro safras, com salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área dedicada ao trigo sinaliza queda neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, os menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

A Conab projeta recuo médio de 4,7% na área semeada com a cultura em relação à temporada anterior, pressionada pelo Sul, com queda estimada em 7%.

No Paraná, o Deral aponta forte redução de 19% na área destinada ao trigo, para 1,14 milhão de hectares.

Apesar disso, a produção deverá crescer 4% no mesmo comparativo, atingindo 3,8 milhões de hectares no estado, em decorrência da maior produtividade.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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