Conectado com

Aves

Diretor do Sindiavipar evidencia robustez e oportunidades do setor avícola brasileiro

Paulo Cândido ainda frisou a importância das ações que estão sendo tomadas para proteger a avicultura comercial brasileira da Influenza aviária.

Publicado em

em

No Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, o diretor do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Paulo Cândido deu início à programação voltada para os produtores de aves com uma palestra que abordou o cenário atual e as perspectivas para a avicultura, focando no mercado de carnes.

Durante sua palestra, Paulo Cândido destacou tanto a robustez da avicultura brasileira quanto os desafios e inovações que o setor enfrenta, apontando para um futuro promissor e sustentado pela dedicação de seus profissionais. “O principal ativo da cadeia de avicultura são as pessoas, desde a produção até o consumo. Automatização, automação de processos e inteligência artificial são avanços tecnológicos importantes e vão continuar avançando na produção de alimentos e outros setores; contudo, o apego à atividade, a paixão pelo trabalho bem feito e o carinho com os animais jamais serão substituídos por máquinas”, afirmou.

O Brasil se consolidou como o segundo maior produtor mundial de carne de frango, com uma produção de 14,8 milhões de toneladas em 2023, representando 14% da produção global. Com o Paraná como protagonista na produção brasileira de frangos, respondendo por 34,6% da produção nacional.

Além disso, o país é o maior exportador mundial, tendo embarcado no ano passado 5,1 milhões de toneladas, atendendo a mais de 150 países e representando 37,9% das exportações globais. Este setor é responsável por mais de 4 milhões de empregos no Brasil, destacando-se como um pilar econômico e social.

O profissional ainda frisou a importância das ações que estão sendo tomadas para proteger a avicultura comercial brasileira da Influenza aviária. “Não podemos cochilar. É necessário que cada um de nós possa fazer um trabalho na proteção do nosso plantel”, enfatizou.

Fonte: O Presente Rural

Aves

Tecnologia que revoluciona a avicultura: Ceva fala sobre o Genesys, sistema de sexagem automatizada de pintinhos

Publicado em

em

Durante o evento da Ceva, em Toledo (PR), o diretor de Smart Solutions da América Latina da Ceva, Giankleber Diniz, apresentou o Genesys, uma tecnologia inovadora que promete transformar a avicultura no Brasil e no mundo.

O sistema utiliza inteligência artificial para realizar a sexagem automatizada de pintinhos, substituindo o processo manual e aumentando a eficiência e a precisão da operação. Com capacidade para processar 50 mil pintinhos por hora por módulo, o Genesys atinge índices de acerto acima de 97%, garantindo uniformidade de crescimento e maior qualidade do produto final.

Além de otimizar o trabalho nas incubadoras, o Genesys contribui para o bem-estar animal, redução de custos operacionais e melhor aproveitamento da mão de obra, realocando profissionais para outras funções dentro do setor.

A Ceva, referência global em vacinas e soluções para saúde animal, reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade na produção avícola, mostrando que tecnologia e bem-estar podem caminhar juntos em prol de uma cadeia produtiva mais eficiente e moderna.

 

Continue Lendo

Aves

O papel da pesquisa na indústria avícola

Publicado em

em

No Minuto Agro, o trainee de Nutrição e Pesquisa da Agroceres Multimix, Pedro Trevisan, destacou a importância da pesquisa para manter o Brasil como líder mundial na produção e exportação de carne de aves.

Ele explicou que a busca por soluções em nutrição, sanidade, ambiência e bem-estar animal garante avanços constantes no setor. Além disso, reforçou o papel do comitê de ética no uso de animais, que assegura testes responsáveis e condizentes com os desafios reais do campo.

Para Pedro, o campo é a verdadeira vitrine, onde surgem as perguntas e onde também se comprovam os resultados das pesquisas. É essa conexão entre ciência, prática e produtor que mantém a avicultura brasileira forte, inovadora e sustentável.

 

 

Continue Lendo

Aves

Gás amônia na avicultura: o inimigo silencioso que afeta o desempenho das aves

Publicado em

em

 

No episódio do Minuto Agro, o consultor técnico da Agroceres Multimix Kenes Castro, destaca a importância da ambiência no controle do gás amônia na avicultura. O acúmulo de amônia, proveniente da degradação dos dejetos e potencializado pela umidade da cama, compromete a saúde respiratória das aves e pode afetar significativamente sua imunidade e desempenho. A atenção com a ventilação, especialmente nas fases iniciais e finais do lote, aliada ao uso correto de tecnologias, é essencial para manter o ambiente saudável, reduzir a geração do gás e garantir melhores resultados produtivos.

 

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.