Notícias
Dilvo Grolli vai falar sobre cenários agrícolas na 10ª edição do Rondônia Rural Show
Presidente da Coopavel fará palestra na quarta-feira (24), às 14 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, vai falar sobre Cenários do agronegócio e cooperativismo do futuro na quarta-feira (24), durante a décima edição do Rondônia Rural Show. A feira técnica acontece entre segunda-feira (22) e sábado (27), em Ji-Paraná. Com 500 expositores confirmados, o evento espera receber público de mais de 200 mil visitantes. A palestra com Dilvo será às 14 horas, no auditório principal do Centro Tecnológico Vandeci Rack.
O presidente do Sistema OCB/RO (Organização das Cooperativas do Brasil/Rondônia), Salatiel Rodrigues, informa que os organizadores estão felizes com a confirmação da presença de Dilvo. “Além do enorme conhecimento sobre agronegócio e cooperativismo que ele detém, Dilvo é um dos responsáveis diretos, ao lado de Rogério Rizzardi, pela criação do nosso evento”, afirma Salatiel.
Há mais de dez anos, uma comitiva de Rondônia veio conhecer o Show Rural Coopavel e, recebida por Dilvo e Rizzardi, a caravana foi surpreendida como uma parceria que daria todas as informações e suporte necessários para a implantação, naquele estado do Norte do Brasil, de um evento de sucesso como o que acontece em Cascavel, no Oeste do Paraná, desde 1989. “A exemplo do que ocorre no interior do Paraná, a nossa feira contribui para transformações intensas na agricultura de Rondônia”, afirma Salatiel.
Tecnologia
O Rondônia Rural Show é caracterizado como evento de tecnologias e oportunidades de negócios voltados ao agronegócio do Estado, que surgiu com a necessidade de buscar novas tecnologias e práticas mais eficazes para a produção agropecuária, proporcionando desenvolvimento econômico e social. A feira é organizada anualmente pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura.

Notícias
Ágide Eduardo Meneguette assume coordenação do G7
Nova liderança foi escolhida pelas entidades que atuam, de forma conjunta, na defesa dos interesses dos setores produtivos.

O G7, fórum que reúne as sete principais entidades representativas dos setores produtivos do Paraná, passou a ter nova coordenação. Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema Faep, assumiu o comando do grupo para o mandato de 2026 a 2027, sucedendo Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). “É uma honra assumir essa responsabilidade. Vamos trabalhar para fortalecer o G7 e reforçar a união entre as entidades, que fazem parte desse grupo tão importante para o Paraná”, ressaltou.

“Vamos dar continuidade ao trabalho de articulação em prol do desenvolvimento do Estado, focando em pautas estruturantes para a melhoria do setor produtivo”
“O G7 trabalha focado no desenvolvimento do setor produtivo paranaense, estando atento às demandas, necessidades e oportunidades. Para que isso possa se transformar em ações concretas, o papel do coordenador é de extrema importância, especialmente no que diz respeito a criar pontes, facilitar o diálogo e tomar decisões em conjunto. Essas características, Ágide Eduardo tem de sobra, como demonstrado no trabalho à frente do Sistema Faep. Tenho certeza de que levará todo esse entusiasmo para o G7”, enalteceu Malucelli.
A escolha de Meneguette para o cargo foi aclamada pelos demais líderes do setor, refletindo a confiança em sua capacidade de conduzir a agenda estratégica do grupo. O novo coordenador tem objetivos claros para sua gestão. “Vamos dar continuidade ao trabalho de articulação em prol do desenvolvimento do Estado, focando em pautas estruturantes para a melhoria do setor produtivo. Para isso, é fundamental uma atuação estratégica e articulada com os governos estadual e federal, convertendo propostas e projetos em políticas públicas eficazes que gerem avanços reais”, salientou Meneguette.
Com atuação conjunta, o G7 é um fórum decisivo para a defesa de interesses econômicos, de infraestrutura e de competitividade, exercendo influência direta na formulação de políticas públicas no Estado.
Sobre o G7
O G7 é formado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
Empresas Desempenho
C.Vale reúne associados para apresentar resultados e estratégias em Assembleia Geral Ordinária
Cooperativa vai apresentar aos associados os resultados de 2025 e os investimentos previstos para 2026

A Cooperativa Agroindustrial C.Vale realiza, na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, a 59ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). O encontro acontece a partir das 14 horas, no salão principal da Asfuca, em Palotina (PR), e será conduzido pelo presidente do Conselho de Administração, Alfredo Lang.
Durante a assembleia, a diretoria apresentará aos associados o relatório de desempenho da cooperativa referente ao exercício de 2025, com destaque para os resultados econômicos, financeiros e operacionais do período.
Em miniassembleia realizada no dia 30 de janeiro, Lang já havia antecipado que, mesmo diante de fatores adversos ao longo do ano, a C.Vale conseguiu ampliar o faturamento, além de registrar crescimento nas sobras e nos benefícios destinados aos cooperados.
Segundo o presidente, o desempenho obtido em 2025 “mantém a boa saúde financeira e a eficiência operacional da C.Vale”, reforçando a solidez do modelo cooperativista adotado pela instituição.
Lang também adiantou que, ao longo de 2026, a cooperativa deverá realizar novos investimentos, com foco na modernização e melhoria das unidades de recebimento de grãos, visando ampliar a eficiência logística e o atendimento aos associados.
Além do presidente, participaram da miniassembleia o vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, o secretário do Conselho de Administração, Walter Dal’Boit, e o diretor-executivo (CEO), Édio Schreiner.
Notícias
Adapar reforça compromisso com a sanidade e a qualidade da produção no 38° Show Rural Coopavel
Agência oferecerá orientações em um estande, abordando seus programas nas áreas animal e vegetal.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná estará presente em mais uma edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, consolidando seu papel como parceira estratégica do produtor rural. O evento acontecerá de 09 a 13 de fevereiro.
A Adapar oferecerá orientações em um estande, abordando seus programas nas áreas animal e vegetal. Será exposta uma maquete para representar os itens de biosseguridade avícola e os equipamentos de uso no trabalho diário da agência, além de outros materiais de divulgação.
A autarquia também vai desenvolver atividades lúdicas voltadas à educação sanitária e à conscientização sobre a sanidade animal e vegetal e seu impacto econômico e social. Durante todos os dias do evento, profissionais da Adapar estarão à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas sobre os principais programas de defesa agropecuária.
Status
Na área animal, serão repassadas orientações sobre o status do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação; exigências para o trânsito de animais e programas de controle de zoonoses, como Raiva, Brucelose e Tuberculose e Influenza aviária; e sobre a Inspeção de Produtos de Origem Animal. Até o momento já está confirmada uma palestra a ser realizada no dia 10 pelo Fiscal de Defesa Agropecuária Tales Amaral Perufo sobre biosseguridade na suinocultura.
No campo vegetal, serão disseminadas informações sobre: o uso correto de agrotóxicos; vazio sanitário; inspeção de colheitadeiras; monitoramento de pragas e doenças; e a certificação de produtos de origem vegetal. O maior objetivo da participação da agência é encurtar a distância entre o órgão que fiscaliza e protege a agropecuária e produtor rural, transformando a conformidade sanitária em uma ferramenta de competitividade para o agronegócio paranaense.




