Rodrigo Capella Opinião
Dicas para sucessão familiar no agro
Chave está em um bom planejamento estratégico, que inclui distribuição clara das funções entre as partes e cronograma preciso de execução

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
A sucessão familiar é complexa e exige total atenção. A chave está em um bom planejamento estratégico, que inclui distribuição clara das funções entre as partes e cronograma preciso de execução.
Sem estes dois pontos, dificilmente se obtém êxito nesta importante tarefa. Além disso, outros fatores devem ser levados em conta durante o processo de sucessão familiar, que deve ser conduzido com cautela e de uma forma muito sólida.
Vamos as dicas:
1. Preparação Natural
O processo de sucessão familiar deve ocorrer naturalmente, com a inserção, pouco a pouco, das novas gerações no negócio da família. Leve, por exemplo, o seu filho ou filha para a propriedade durante os finais de semana para que ele/ela conheça as atividades rurais e se apaixone pelo campo. Isso ajudará futuramente na hora de dividir as tarefas.
2. Não há afastamento
Em conversa, o produtor rural Thiago Silveira me disse: “A sucessão consiste em preparar as próximas gerações, mas isso não quer dizer que as outras têm que sair”. Concordo plenamente. Uma geração complementa a outra e as duas devem trabalhar em harmonia, sem competição. Um verdadeiro trabalho em equipe. Ganha a propriedade, ganha toda a sociedade.
3. Tecnologia
É incrível como a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no campo. Dentro do processo de sucessão familiar, é fundamental contemplar a utilização de aplicativos, softwares e outras inovações. As novas gerações estão amplamente conectadas a este cenário e, juntamente com seus pais, contribuirão bastante para a maior produção em menor espaço.
4. Boas práticas de produção
Adote técnicas e iniciativas relacionadas à rastreabilidade, alta rentabilidade, manejo correto do solo, combate às pragas e amplo desenvolvimento da planta. Elas irão contribuir para um efetivo e diferenciado processo de sucessão familiar, aliando questões tradicionais a diferenciais competitivos. Contemplar apenas elementos básicos poderá proporcionar uma continuidade, sem evolução.
Analise todas estas dicas com calma. Reflita. Veja quais realmente fazem sentido em sua propriedade.
A vida no campo é um aprendizado diário, com muitas superações e muitas conquistas.
Vamos juntos valorizar o nosso agronegócio! Força Agro!

Rodrigo Capella Opinião
04 dicas para sua empresa se destacar em um evento virtual
Uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
O ano de 2021 começou com força total. Empresas preparam lançamentos, intensificam campanhas de marketing e buscam impactar os produtores rurais, de forma assertiva e surpreendente. Dentro deste contexto, uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos.
Para ajudar a sua empresa a se destacar em um evento virtual, separei quatro dicas interessantes. Confira:
1) Interatividade
Aposte em iniciativas (jogos, demonstrações, apresentações etc) que promovam uma constante interatividade e fomentem o aprendizado contínuo em seu estande. Disponibilizar material técnico continuará sendo muito importante, mas ofereça algo mais aos seus clientes e visitantes.
2) Transparência
Destaque, com transparência e tranquilidade, os pontos de inovação do seu produto. Foque cada ponto específico nas reais necessidades do produtor, reforçando os ganhos em médio prazo e longo prazo.
3) Educação
Intensifique um marketing educativo durante os eventos, com o compartilhamento de material no formato passo a passo. Ensine como o seu cliente pode usar o produto ou serviço ao máximo, obtendo resultados significativos.
4) Participação
Inclua os clientes na sua programação, a ser realizada no estande. Pode ser o compartilhamento de case específico, uma atividade no formato storytelling ou ainda algo sugerido pelos próprios clientes. Inove e torne a experiência dos clientes inesquecível.
Rodrigo Capella Opinião
03 pontos que você precisa observar em 2021
O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio

O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio. Com a adoção cada vez mais frequente de tecnologia, as soluções propiciando uma adequação talhão a talhão e as ferramentas de gestão com alcance pleno, o produtor rural terá um horizonte sólido para cultivo e pós-cultivo, incidindo em cenário favorável às boas práticas de produção.
Esta animação, evidenciada em diversas fases, com características distintas, é claro, requer algumas observações a serem feitas no início do próximo ano, mas também no decorrer de 2021.
Confira a seguir 03 pontos que merecerão a sua atenção nos próximos meses:
A) Sinergia
A conectividade, em seus vários aspectos, é um dos pilares do novo agro. Dentro deste contexto, a sinergia é fundamental, seja no contato com o campo, no relacionamento diário com o cliente e até mesmo no planejamento e no desenvolvimento das diversas ações diárias, com foco em rentabilidade, produtividade e visibilidade.
B) Diferenciação
Com uma ampla potencialidade, o agro pede por diferenciação. Isso porque a sociedade quer saber a origem dos alimentos e, com isso, diversos nichos de mercado ganham força. A observação e o contato do produtor com diversos públicos contribuirão para o desenvolvimento de produtos segmentados.
C) Impacto
As ações a serem executadas, durante o ano de 2021, precisarão impactar, em vários aspectos. Com assertividade, que envolve a escolha adequada do cliente ideal, as iniciativas terão maior objetividade e sucesso mais intenso.
Rodrigo Capella Opinião
O que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
Durante conversas com empresas do agro, cooperativas e produtores rurais, tenho ouvido, com frequência, uma pergunta: Capella, o que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas. Mas, vamos tentar resumi-la em alguns pontos principais.
Confira a seguir:
A) Sustentabilidade
Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. A natural conexão com a terra, o rigoroso Código Florestal e o CAR são os pilares deste sólido envolvimento. Outra questão importante é a demanda crescente do varejo por produtos fabricados com total sustentabilidade, impulsionada por exigências dos consumidores finais.
B) Tecnologia
O agro será ainda mais tecnológico em 2021. A sucessão familiar pulsante, os resultados digitais extremamente comprovados e o fortalecimento de startups e hubs de inovação sustentam essa expectativa.
C) Saúde pública
A constante preocupação dos consumidores finais com a origem dos alimentos e o fortalecimento do bem-estar animal estão em plena evidência. Este contexto reforçará a atenção dos produtores rurais para pontos relacionados à saúde pública.
D) Marketing
As empresas de agronegócio, os produtores rurais e as cooperativas aumentarão os investimentos em ações de marketing no ano de 2021. Ganharão relevância a exposição em mídias altamente qualificadas, as ações interativas em eventos e as conexões digitais.