Notícias Cotrijal
Dia de Campo apresenta novidades em Candelária
Além dos resultados das cultivares de trigo, foram apresentados aos produtores pelos profissionais dos Departamentos Técnico e Comercial, as perspectivas de mercado para os cereais de inverno

Com o tema “Conhecimento para você colher os melhores resultados”, foi dado o pontapé inicial dos quatro dias de campo que a Cotrijal promoverá junto aos produtores no mês de outubro.
Os produtores da região de Candelária conferiram na última terça-feira, 4/10, as novidades do Dia de Campo de Inverno, realizado na propriedade do casal Eveline Oliveira e Hans Petter Hohrs. Além dos resultados das cultivares de trigo, foram apresentados aos produtores pelos profissionais dos Departamentos Técnico e Comercial, as perspectivas de mercado para os cereais de inverno.
Para o Coordenador Técnico do Detec da Cotrijal, Alexandre Nowicki, este é um momento importante, já que o principal objetivo é de levar informações para os produtores. “Viemos até aqui para trazer informações, mas também, para apresentar as cultivares que compõe o portfólio de sementes da cooperativa, bem como discutirmos o manejo de plantas daninhas, e lembrar da importância de trabalhar com uma boa tecnologia de aplicação”, enfatiza.
Conforme Alexandre Doneda, gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, os cereais de inverno são fundamentais para o sistema produtivo. “Estamos sempre buscando novas tecnologias que gerem renda aos produtores”, enfatiza.
O produtor de Candelária, Eduardo Grehs de Carvalho, disse que saiu satisfeito com as informações prestadas, especialmente sobre trigo. “O trigo está sendo inserido agora em nossa região, estamos conhecendo mais desta cultura. O que me chamou atenção neste dia de campo foram as variedades, algumas precoces outras tardias, onde teremos uma janela boa de plantio”, avalia.
Cronograma
Confira as próximas edições do Dia de Campo de Inverno:
– Sexta-feira (7/10) – Soledade – 14h – Local: Sede da AFC (antiga Afecosol);
– Sexta-feira (14/10) – Não-Me-Toque – Dia todo – Local: Área Experimental anexa à UBS Cotrijal;
– Terça-feira (18/10) – Lagoa Vermelha – 14h – Local: Rodovia BR 470, Km 59, acesso secundário a Capão Bonito, 14 Km da unidade de Lagoa Vermelha – sentido Barracão;

Notícias
Soja encerra janeiro com preços mais fracos no mercado brasileiro
Expectativa de safra recorde, demanda interna limitada e valorização do real influenciam as cotações, segundo o Cepea.

Os preços da soja em grão seguiram enfraquecidos no mercado brasileiro no encerramento de janeiro. De acordo com pesquisadores do Cepea, a desvalorização do grão esteve associada às expectativas de oferta recorde no Brasil, à fraca demanda doméstica e à valorização do Real frente ao dólar.
Esse movimento cambial reduziu a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, afastando parte dos demandantes internacionais em favor da soja norte-americana. No campo, as atividades de colheita avançam gradualmente no Brasil.
No entanto, colaboradores consultados pelo Cepea apontam que os níveis de umidade do solo permanecem abaixo do ideal em áreas do Sul, especialmente em lavouras semeadas mais tardiamente, mantendo os produtores em estado de alerta. As previsões indicam chuvas mais abrangentes nos próximos dias, que, se confirmadas, tendem a melhorar o balanço hídrico e trazer alívio às lavouras.
Segundo a Conab, a colheita da soja atingiu 6,6% da área nacional até 24 de janeiro, acima dos 3,2% observados no mesmo período da safra passada. Mato Grosso segue liderando os trabalhos, com 19,7% da área colhida, contra 3,6% há um ano.
Notícias
Show Rural Coopavel deve receber delegações de todos os continentes
Produtores, técnicos e executivos de multinacionais do agronegócio estarão em Cascavel entre 09 e 13 de fevereiro para conhecer tecnologias e inovações do setor.

Produtores rurais, técnicos e diretores de empresas multinacionais do agronegócio estarão em Cascavel, de 09 a 13 de fevereiro, para prestigiar o 38º Show Rural Coopavel. “Temos a confirmação de várias delegações que se deslocarão até aqui para conhecer e ter contato com as tecnologias e inovações que os 600 expositores, nacionais e estrangeiros, apresentarão nesta edição”, comenta o presidente Dilvo Grolli.
O coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi, diz que, pelo número de confirmações, esse poderá ser o ano com recorde no número de recepções a caravanas, tanto nacionais quanto de países de todos os continentes. “O Show Rural é uma referência no mundo e essas visitas comprovam isso”, afirma ele.
Países
Entre os países com delegações já confirmadas, estão: Alemanha, França, Itália, Espanha, Moçambique, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, China, México, Japão e Austrália. “E também receberemos delegações de praticamente todo o Brasil. Exemplo disso é uma comitiva formada por produtores e líderes do setor agropecuário de estados do Nordeste, que todos os anos há mais de duas décadas se deslocam a Cascavel para aprofundar conhecimentos sobre o agronegócio”, comenta o presidente Dilvo.
Com o tema A força que vem de dentro, o Show Rural Coopavel espera receber, em cinco dias, entre 360 mil e 400 mil visitantes. Entre os diferenciais do evento estão a não cobrança de ingresso para acessar o parque e gratuidade pelo uso de vagas do estacionamento.
Notícias
POD oficializa Manifesto da Ambição Regional durante o Show Rural Coopavel
Documento estabelece diretrizes para fortalecer a economia regional com foco em tecnologia, inovação e educação.

Um ato com a presença de autoridades e líderes dos mais diferentes setores produtivos e organizados da região, na quarta-feira, 11 de fevereiro, no Show Rural Coopavel, deverá entrar para a história do Oeste do Paraná. Na ocasião, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) fará a assinatura do Manifesto Ambição Regional, durante o Iguassu Valley Show, que vai reunir atores do ecossistema de inovação de municípios de todo o território no espaço do Show Rural Digital.
O presidente do POD, Alci Rotta Júnior, informa que o Manifesto está em estruturação há um bom tempo e envolveu inúmeras discussões com líderes e profissionais altamente qualificados. “Essa é a evolução da Diretriz Transformadora Massiva, e busca dar um norte, orientar e acompanhar, de forma técnica e gradual, os próximos passos do processo de fortalecimento da economia de toda a região”. A construção da ideia central do Manifesto da Ambição Regional do Oeste começou há alguns anos, com uma viagem técnica a Israel.
“Lá, protagonistas de áreas produtivas e presidentes de entidades da nossa região, puderam perceber, na prática, o que a tecnologia, o conhecimento e a inovação podem fazer pelo contínuo processo de desenvolvimento social e econômico de uma região e de um país inteiro. Esses são movimentos de forte impacto e transformação, então decidimos, conjuntamente, pensar um rumo ainda mais seguro para o futuro do Oeste”, comenta Alci. Integrando-se à condição de referência na produção de proteínas animais, o foco da Ambição Regional é fazer do Oeste líder global em tecnologias e inovações agregadas à cadeia da proteína, complementa o vice-presidente do POD, Clédio Marshall.
Educação
O POD, organismo formado por mais de 60 entidades, empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, associações comerciais e cooperativas, definiu o cronograma para que essas mudanças possam, gradativamente, ser incorporadas à realidade regional. Alguns desses primeiros passos já foram dados, comenta Alci, citando recente viagem técnica à Alemanha e à Finlândia, referências em educação de excelência, e com a realização, em parceria com Caciopar e Amop, do 2º Fórum Econômico e Político do Oeste, que teve esse como tema central. “Melhorar a educação, a partir da base, é imprescindível para o sucesso desse projeto que deve ser abraçado por todos os oestinos”, afirma o presidente do POD.



