Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias ENCADEAMENTO PRODUTIVO

Desenvolvimento empresarial a partir da sucessão familiar

O Encadeamento Produtivo Aurora é desenvolvido com parcerias

Publicado em

em

A Granja Wolski, localizada na Linha Carlos Gomes, em Marema (Foto: Arquivo Pessoal).

Determinado a prosperar e proporcionar qualidade de vida à sua família, Jocimar Cristiano Wolski, há 20 anos, optou em retornar ao campo e iniciar uma nova atividade econômica na propriedade de seus pais, no município de Marema, no oeste catarinense. “Morei durante três anos em Chapecó, distante aproximadamente 50 quilômetros de minha terra natal. Nessa cidade vizinha conheci minha esposa Andrieli Ferreira, que trabalhava como doméstica e é natural de Passo Fundo (RS). Naquela época eu atuava como funileiro industrial, mas a empresa fechou as portas. Então, desempregado, decidimos retornar à área rural, mas já pensando em iniciar na avicultura de corte”, relembra.

Miguel e Loiry Wolski atuam com a bovinocultura de corte com aproximadamente 45 cabeças de gado (Foto: Arquivo Pessoal).

A Granja Wolski, localizada na Linha Carlos Gomes, de Miguel Wolski, de 70 anos de idade, e Loiry Wolski, de 65 anos, tem 25 hectares. Antigamente eles atuavam com bovinocultura de leite. Hoje, eles ainda permanecem na propriedade, e priorizam a bovinocultura de corte com aproximadamente 45 cabeças de gado. Moram com eles a filha Jocineia Cristiana Wolski, que é professora.

Jocimar explica que começar uma nova atividade econômica no meio rural é sempre desafiador, mas com dedicação, perseverança e vontade de melhorar as recompensas chegam. Atualmente, o empreendedor rural tem um aviário para terminação com capacidade para 14 mil aves na propriedade e outro em sociedade com o primo Rudinei Wolski com capacidade para 34 mil animais. Jocimar se dedica integralmente à avicultura, e conta com o suporte da esposa e do filho Taylan Ferreira Wolski, estudante de 17 anos. O outro filho do casal, Renan Ferreira Wolski, tem 19 anos, mora e trabalha em Chapecó.

Família Wolski, de Marema, no oeste catarinense (Foto: Arquivo Pessoal).

Em busca de aprimorar sua atividade, há 10 anos, Jocimar participou do curso De Olho na Qualidade Rural e concluiu agora o Gestão da Qualidade Rural. Ambas iniciativas fazem parte do Programa Encadeamento Produtivo Aurora realizado com empresas rurais vinculadas à Aurora Coop e suas filiadas, neste momento a Cooperalfa.

O último encontro do curso Gestão da Qualidade Rural, realizado neste mês no município de Marema abordou a análise e solução de problemas. A atividade teve como objetivos proporcionar aos participantes conhecimento sobre a metodologia científica de solução de problemas para descobrir alternativas para avaliação das causas dos desafios e adotar soluções; identificar um problema real da empresa rural que esteja interferindo nos resultados econômicos e elaborar um plano de ação para corrigir a causa fundamental.

 

CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA

Jocimar Cristiano Wolski tem um aviário para terminação com capacidade para 14 mil aves na propriedade e outro em sociedade com o primo (Foto: Arquivo Pessoal).

“A Cooperalfa nos fez o convite e prontamente aceitamos”, comenta o empreendedor rural. Como um problema real da propriedade a família identificou a necessidade de aprimorar a conversão alimentar dos frangos. “Temos como meta da agroindústria o indicador de 1,60. Já atingíamos essa pontuação, mas queríamos melhorá-la porque dela vem a lucratividade da atividade. Adequamos vários detalhes como temperatura, umidade da cama do aviário e movimento dos animais”, relata.

Com o suporte do curso Gestão da Qualidade Rural a empresa rural obteve um resultado bem satisfatório, com o indicador de 1,51 de conversão alimentar das aves. “No começo dos encontros fiquei até assustado, achando que não conseguiria acompanhar as temáticas, mas como sou acostumado a pensar sempre pelo melhor da minha atividade econômica, aos poucos, meu olhar sobre o negócio foi mudando e comecei a identificar que ajustes eram necessários para conseguir melhorar os resultados”. O empreendedor rural agradece o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Nedir P. Alixandre, que não mediu esforços para orientar e fazer com que os participantes vislumbrassem o futuro de uma forma diferente, e ao convite da cooperativa envolvida.

 

PARCEIROS

O Encadeamento Produtivo Aurora é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

 

 

Foto 21 –

 

Foto 22 –

 

Foto 23 –

 

Foto 24 – Jocimar explica que começar uma nova atividade econômica no meio rural é sempre desafiador (Foto: Arquivo Pessoal).

 

Foto 25 – Com o suporte do curso Gestão da Qualidade Rural a empresa rural obteve um resultado bem satisfatório, na conversão alimentar das aves (Foto: Arquivo Pessoal).

 

Foto 26 –

Fonte: Assessoria

Notícias Mercado e perspectivas futuras

Suinocultura é foco do 1º dia de congresso promovido pelo O Presente Rural

Evento segue nesta quarta-feira (12) com programação voltada à avicultura.

Publicado em

em

O agronegócio esteve em pauta nesta terça-feira (11), com a realização do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, evento que conta com a participação de lideranças destes setores, especialistas, representantes de cooperativas e produtores.

No primeiro dia de programação, o foco foi a suinocultura, quando foram abordados assuntos como o mercado da carne suína, cenário atual, perspectivas futuras, aumento do consumo interno, exportações entre outros.

Amanhã, quarta-feira (12), a avicultura será o foco do evento. Assista à matéria em vídeo.

Fonte: Produzido em parceria com O Presente
Continue Lendo

Notícias

Players globais da proteína animal debatem futuro do setor em painel no Siavs 2024

Brasil, EUA e China e representante de órgão internacional abordam visões sobre o comércio global.

Publicado em

em

Representantes de grandes produtores mundiais da proteína animal participarão de um painel sobre o futuro da cadeia produtiva internacional durante debate que acontecerá em meio ao Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento dos setores no Brasil, programado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Nomeado como “Visão dos players globais sobre a proteína animal”, o painel reunirá o presidente Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA (USAPEEC), Greg Tyler, juntamente com presidente da Câmara de Comércio de Alimentos e Produtos Nativos da China (CFNA), Madame Yu Lu, e o secretário-geral do Conselho Mundial da Avicultura (IPC), Nicoló Cinotti.

No debate mediado pelo diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, visões distintas de atuação no mercado global traçarão perspectivas sobre os caminhos que serão percorridos pela indústria de proteína animal no futuro. “É um debate com visões complementares promovido por representantes de dois dos maiores produtores mundiais de carne de frango e carne suína, além do representante do órgão máximo da avicultura, o Conselho Mundial de Avicultura. Além do mais, a China é o principal importador mundial das proteínas de aves e suínos. A expectativa é que a gente possa ter uma discussão de alto nível, pensando em todos os elos, desde a produção até o comércio internacional. Esperamos dialogar dentro do propósito pela garantia da segurança alimentar global”, avalia Rua.

Confira a programação completa do Siavs clicando aqui.

Continue Lendo

Notícias Acompanhe ao vivo

Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural reúne os principais atores da cadeia produtiva

Evento teve início nesta terça-feira (11) com foco na cadeia suinícola. Programação segue na quarta-feira (12) voltada à avicultura.

Publicado em

em

O jornal O Presente Rural, em parceria com a Lar Cooperativa Agroindustrial e a Frimesa, com apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promove entre terça (11) e quarta-feira (12) o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, no salão comunitário da Igreja Católica em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

O evento reúne os principais especialistas em avicultura e suinocultura, oferecendo uma programação específica destinada a promover conhecimento e inovação nesses setores essenciais para o agronegócio brasileiro.

Acompanhe ao vivo a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Feira de Negócios

Uma das novidades do evento deste ano é a Feira de Negócios, que contará com a participação de algumas das mais importantes empresas brasileiras e multinacionais, com focos variados em nutrição e saúde animal, equipamentos, genética, entre outros segmentos.

Realização, apoio e patrocínio

O evento é realizado pelo jornal O Presente Rural, Lar Cooperativa Agroindustrial e Frimesa, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Além disso, conta com o patrocínio de importantes empresas do setor, incluindo na cota diamante Agrifirm, Agroceres PIC, American Nutrients, Biochem, Boehringer Ingelheim, Casp, Dandred, Grasp, MSD Saúde Animal, Oligo Basics, Sicredi e Vetanco; na cota ouro Cargill, Cobb, Huvepharma, Phibro, Salus, Suiaves, Vaccinar; na cota prata Agroceres Multimix, Aleris, Cinergis Agronegócios, DNA South America, Equittec, GD Brasil, HB Agro, Imeve, MS Schippers, NNATRIVM, Sanex, Sauvet, Sicoob, Suitek e Xcare; e na cota especiais BioSyn, MM2, Natural BR Feed, Ourofino, Polinutri, Vaxxinova e VetQuest.

Com uma programação tão rica e diversificada, o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural promete ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, refletindo o compromisso contínuo com a inovação e o avanço do agronegócio brasileiro.

Confira a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo
AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.