Empresas
De pneus descartados a colchões para vacas
Com VESTENAMER®, a Evonik contribui para o fechamento do ciclo de materiais para a borracha, de um modo mais sustentável. O exclusivo aditivo de processo permite que a borracha usada seja transformada em um material resistente, usado para produzir, por
Uma imagem bizarra começa a se tornar conhecida: uma vaca leiteira relaxa confortavelmente sobre um colchão de pneus descartados. O bem-estar dos animais resulta em maior produtividade e o produtor está satisfeito com o aumento da produção de leite. Evidentemente, a vaca não está deitada diretamente sobre os pneus. Mas a borracha do pneu descartado pode ser processada para se transformar num material valioso do ponto de vista ecológico e pode ser usada para produzir artigos como colchões para o conforto dos animais. Esses colchões simulam, no estábulo, as condições de ‘descanso’ dos animais no pasto.
“Sob condições naturais, as vacas passam cerca de 60% do tempo deitadas. Nessa posição, o fluxo de sangue para a glândula mamária aumenta cerca de 30%, permitindo uma melhor síntese do leite”, explica Dr. Winfried Heimbeck, especialista em nutrição de ruminantes na Evonik. “De modo que, quanto maior o conforto da vaca no estábulo e quanto maior o tempo que ela passa deitada, mais produtiva ela será. Se aumentarmos em uma hora o tempo em que a vaca fica deitada, ela poderá produzir até 1,5 kg de leite a mais por dia”.
Porém, quando as articulações da vaca começam a doer depois de muito tempo nessa posição, ela se levanta. Essa atitude reduz a ruminação e a ingestão de água e comida. Os colchões especiais para vacas aumentam o bem-estar dos animais uma vez que melhoram o conforto na posição deitada, prevenindo lesões nos jarretes e servindo como isolamento térmico.
Mais eficiência na reciclagem da borracha
Para que um colchão para vacas possa oferecer conforto suficiente durante muitos anos, ele precisa ser feito de um material bastante resistente, que possa resistir ao peso considerável do animal e à umidade do estábulo. Por outro lado, o colchão não pode se deformar devido ao grande peso do animal, deve ser fácil de limpar e, mesmo assim, manter-se flexível. Os colchões para vacas, confeccionados a partir de borracha reciclada, preenchem todos esses requisitos. O aditivo de processo VESTENAMER® da Evonik assegura o equilíbrio correto das propriedades no material reciclado.
Na reciclagem da borracha, a adição do VESTENAMER® é uma aplicação que já comprovou o seu valor na produção de artigos de borracha como pisos, tapetes e bases para sistemas de sinalização de obras e barreiras nas estradas, a partir de resíduos aproveitáveis.
“Como um aditivo de processo, o VESTENAMER® melhora a fluidez do composto de borracha, resultando em um material que pode ser processado com muito mais eficiência. A reatividade e a estrutura polimérica do VESTENAMER® também são fatores importantes: Ambos dão origem uma boa densidade de ligações entre as partículas de borracha, o que, por sua vez, impacta positivamente as propriedades mecânicas do produto”, diz Dr. Peter Hannen, gerente de desenvolvimento de mercado do VESTENAMER®. “Em outras palavras, o aditivo de processo da Evonik melhora tanto a eficácia dos custos de processamento quanto a qualidade das peças de borracha, quando se trata de borracha reciclada”.
Redução significativa na emissão de carbono
Além do aspecto econômico de proporcionar uma matéria-prima eficiente em custo, a reciclagem do material dos pneus descartados também está ganhando mais destaque do ponto de vista ecológico. Por exemplo, a utilização de granulado de pneus descartados em produtos novos contribui de modo significativo para a redução da emissão de carbono em até um terço em comparação com produtos que não usam um material reciclado.
E a economia circular fechada da borracha também atenua o problema global dos pneus descartados. A cada ano, cerca de 19,3 milhões de toneladas de pneus descartados são gerados no mundo inteiro, mais que 3,6 milhões de toneladas só na Europa.
O uso do granulado de borracha está ganhando cada vez mais importância em uma variedade de aplicações como a construção de estradas, pisos esportivos e playgrounds, além de novos produtos de borracha. Na Alemanha, por exemplo, há vinte anos mais da metade dos pneus usados eram utilizados na recuperação energética, e somente um em dez era transformado em granulado por meio da reciclagem do material. Mas a reciclagem dos materiais agora está alinhada com a recuperação energética; na Alemanha, um terço dos pneus descartados, em média, ganha uma nova utilidade como “granulado de borracha” reciclada – o que é uma boa notícia, e não só para as vacas.
O VESTENAMER® da Evonik é usado como aditivo de processo na indústria da borracha já faz muitos anos. Fabricado no parque químico de Marl (Alemanha), o polioctenâmero resolve uma variedade de desafios no setor de compostos e processamento de borracha. O produto também é usado como auxiliar na reciclagem de resíduos de borracha.
Fonte: Ass. de Imprensa

Empresas
Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026
Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.
Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa
Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.
Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.
Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.
Empresas Crédito rural
Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural
Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.
Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.
Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.
Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.
“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.
Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.
“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.
A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.
Empresas
Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina
Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.
Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.
A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.
“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.
