Conectado com

SBSA

Da fábrica ao campo: tecnologia e probióticos para nutrição de precisão e saúde intestinal

Publicado em

em

A busca por desempenho na produção animal vai muito além da formulação da ração. Com ferramentas como o AminoNIR, a Evonik revoluciona o controle de qualidade e promove uma nutrição de precisão desde a análise das matérias-primas até o ajuste das matrizes nutricionais, otimizando custos e desempenho. Para garantir que essa nutrição funcione na prática, entra o Ecobiol, probiótico de alta eficiência, que modula a microbiota intestinal, inibindo patógenos e promovendo saúde mesmo sem uso de antibióticos. Uma combinação poderosa de tecnologia e biociência, da fábrica à granja.

 

SBSA

Kemin entra no mercado de vacinas veterinárias do Brasil com MEVAC IB Var 2

Lançamento aconteceu em Chapecó (SC), um dos principais polos da avicultura no país, reunindo produtores e técnicos da região.

Publicado em

em

Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

A Kemin Biologics lançou no mercado brasileiro a vacina MEVAC IB Var 2, voltada ao controle de uma das variantes mais persistentes da bronquite infecciosa aviária. O movimento marca a entrada da empresa no segmento de vacinas veterinárias no país e integra a estratégia de expansão da companhia na América Latina.

A bronquite infecciosa é uma enfermidade de alta relevância para a avicultura industrial. O vírus apresenta elevada taxa de mutação e recombinação, favorecendo o surgimento de diferentes linhagens em campo. Esse cenário exige estratégias vacinais mais específicas, com foco na compatibilidade entre a cepa vacinal e o vírus circulante nas granjas.

A MEVAC IB Var 2 recebeu liberação do Ministério da Agricultura para uso no Brasil e começa a ser introduzida no mercado ainda neste ano. Apesar de recente no país, a vacina já é utilizada em regiões como Ásia e Oriente Médio, onde integra programas de controle da doença.

Segundo dados apresentados pela empresa durante o lançamento, o imunizante apresenta boa tolerância à aplicação em pintinhos de um dia, prática comum em incubatórios, e induz resposta imune nas primeiras semanas após a vacinação. Estudos conduzidos em outros mercados também apontam manutenção de níveis de proteção ao longo do ciclo produtivo das aves.

Outro diferencial destacado é a composição da vacina, desenvolvida com base em linhagens próximas às identificadas em campo, além de maior concentração viral por dose, fator associado à indução de resposta imune consistente frente aos desafios sanitários.

O lançamento foi realizado em Chapecó (SC), um dos principais polos da avicultura brasileira, reunindo clientes da Kemin Biologics.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

SBSA

Caron analisa riscos da Influenza aviária e aponta estratégias de proteção para as granjas brasileiras

Publicado em

em

Apesar de o Brasil seguir livre da Influenza aviária de Alta Patogenicidade em plantéis comerciais, os casos em aves silvestres mantêm o setor avícola em alerta.
 
Para entender os reais riscos da entrada do vírus no país, os desafios da vacinação e como a ciência tem avançado na resposta imunológica das aves, a jornalista Jaqueline Galvão conversou com o médico-veterinário Luiz Felipe Caron, referência em virologia e imunologia animal.

Continue Lendo

SBSA

Tiago Mores analisa os 25 anos do SBSA e projeta o futuro do evento

Publicado em

em

O Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), foi realizado de 08 a 10 de abril, em Chapecó (SC), e reuniu mais de 2,2 mil participantes em sua edição comemorativa de 25 anos. Em entrevista à jornalista do Jornal O Presente Rural, Jaqueline Galvão, o presidente do Nucleovet, Tiago Mores, destacou a trajetória e a relevância do SBSA para o Nucleovet, bem a ascensão do evento junto com o crescimento da avicultura brasileira.

Ele também falou da grande participação do público, que superou as expectativas, com representantes de diversos estados brasileiros e também do exterior, citou os principais temas que nortearam as discussões da programação técnica, e enfatizou a movimentação da 16ª Brasil Sul Poultry Fair, que contou com mais de 70 empresas nacionais e multinacionais reunidas em um espaço de networking, tecnologia e negócios voltados para a avicultura.

E ainda fez algumas projeções para o futuro do SBSA, com planos de expansão, novos formatos e ainda mais integração entre os participantes, além de anunciar a data da edição 2026.

Acompanhe a entrevista completa e confira os destaques desse encontro que movimenta o setor avícola da América Latina.

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.