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Notícias Segundo Embrapa

Custos de produção de suínos sobem 10,93% em julho

Custo por quilo vivo de suíno produzido em sistema de ciclo completo em Santa Catarina passou de R$ 4,62 em junho para R$ 4,73 em julho

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Arquivo/OP Rural

Os custos mensais de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, registram alta em julho. O destaque é para o aumento de 10,93% nos custos de produção de suínos em comparação com junho, o que fez o ICPSuíno chegar ao recorde de 270,48 pontos.

Em 2020, o ICPSuíno da Embrapa acumula 21,31% (e 28,92% nos últimos 12 meses). O custo por quilo vivo de suíno produzido em sistema de ciclo completo em Santa Catarina passou de R$ 4,62 em junho para R$ 4,73 em julho.

Segundo o analista da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves, Ari Jarbas Sandi, de janeiro de 2011 a julho de 2020 o custo de produção de suínos tipo ciclo completo aumentou 97,03%, passando de R$ 2,40 para R$ 4,73 por kg de suíno vivo. “Como é de se esperar, os insumos que mais contribuíram para esses aumentos foram o milho e o farelo de soja. De janeiro de 2011 a julho de 2020, o milho oscilou 118,8%, enquanto o farelo de soja aumentou em 126,57% o seu preço de mercado”, diz Sandi. Contudo, “de julho de 2015 a julho de 2020, o milho aumentou 85,4%, enquanto o farelo de soja obteve alta de 60%”, destaca. Atualmente, o milho custa R$/kg 0,857 e o farelo de soja R$/kg 1,953 (preços de atacado para Santa Catarina).

“A expectativa é que esses custos reduzam um pouco a partir de setembro de 2020 em diante. Entretanto, a demanda internacional por grãos continua aquecida e, aliada à taxa de câmbio, no curto prazo, pode ocorrer uma frustração na minimização do impacto dos preços dos insumos primários sobre os custos totais de produção de suínos. No entanto, apesar de os custos de produção estarem elevados, os preços do suíno no mercado independente também estão aquecidos, o que por enquanto, confere margem bruta positiva aos suinocultores do tipo independentes. A margem bruta é obtida a partir da diferença entre a renda bruta total e os custos variáveis”, diz o analista da Embrapa.

O custo de produção de frango de corte também subiu em julho. A variação foi de 1,47% em comparação ao mês anterior, o que o ICPFrango chegar ao recorde de 265,91 pontos.

Agora, o índice acumula 14,33% de alta em 2020 (e 21,22% nos últimos 12 meses). O custo de produção do quilo do frango de corte vivo no Paraná passou dos R$ 3,39 em junho para R$ 3,44 em julho.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

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Cláudio Franco assume Gerência de Tecnologia, Serviços e Produtos da linha Aves na Vaccinar

Sua liderança e conhecimento técnico trarão uma contribuição inestimável para mantermos nossa posição de referência em nutrição animal e crescermos com inovação e excelência.

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Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Como parte da reestruturação estratégica da empresa, a Vaccinar anuncia Cláudio Franco no cargo de gerente de Tecnologia, Serviços e Produtos da linha Aves. Veterinário e Mestre em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudio possui uma sólida e respeitável trajetória profissional, tendo ingressado na Vaccinar em 2011.

Sebastião Bordes, diretor de Nutrição da Vaccinar, destaca a importância de Cláudio Franco para a equipe e para o novo ciclo que a empresa inicia: “A trajetória de Cláudio dentro da Vaccinar e sua expertise no setor avícola são fundamentais para nosso processo de transformação. Sua liderança e conhecimento técnico trarão uma contribuição inestimável para mantermos nossa posição de referência em nutrição animal e crescermos com inovação e excelência.”

Com vasta experiência no setor avícola, Cláudio agora lidera a área de desenvolvimento e gestão de portfólios de produtos e soluções específicas para o setor. À frente de uma equipe dedicada, ele é responsável por conduzir a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias nutricionais que visam aumentar a eficiência produtiva e promover a saúde das aves, além de prestar suporte técnico altamente especializado aos clientes da Vaccinar.

Entre suas atribuições estão a formulação de estratégias de lançamento de novos produtos, alinhando-as tanto com as necessidades de mercado quanto com as tendências tecnológicas emergentes. Ele também é responsável pelo monitoramento de desempenho dos produtos em campo e pelo desenvolvimento de programas de treinamentos e serviços que garantam o uso otimizado das soluções nutricionais da empresa.

A nomeação de Cláudio Franco reforça o compromisso da Vaccinar com a inovação e o desenvolvimento de soluções nutricionais de alta qualidade para o setor avícola, reafirmando sua posição como parceira estratégica para o crescimento sustentável e eficiente do mercado.

Fonte: Assessoria Vaccinar
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Conectaurora Coop: inovação aberta para o futuro

Programa abre oportunidade para startups apresentarem soluções para desafios de negócios da cooperativa.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Com o intuito de encontrar soluções inovadoras para os desafios de negócios da cooperativa e fortalecer sua atuação no ecossistema de inovação, a Aurora Coop apresenta seu Programa de Inovação Aberta Conectaurora Coop. Esta iniciativa tem como objetivo acelerar a implementação de inovações por meio da colaboração com parceiros externos.

Jean Pierre Kurtz, coordenador de Inovação da Aurora Coop, destaca que o programa representa uma oportunidade de reforçar a inserção da cooperativa no ecossistema de inovação. “Esperamos que o Conectaurora Coop fortaleça a inovação na cooperativa, promovendo conexões com startups capazes de oferecer soluções inovadoras. Esta abordagem visa não somente gerar resultados positivos para a cooperativa, mas também criar um ambiente de oportunidades para empreendedores e startups”, afirma.

Como participar

Estão abertas as inscrições para startups que possuam soluções para os desafios apresentados pela cooperativa e que atendam aos requisitos estipulados no regulamento do programa. As inscrições podem ser realizadas no site da Aurora Coop, através do link (Inovação | Aurora Coop), onde é possível encontrar informações detalhadas sobre os desafios propostos e as diretrizes do programa.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Notícias Na China

ApexBrasil recebe as chaves da Casa Brasil em Xangai

Em breve, o espaço será aberto para a promoção do comércio exterior brasileiro. Durante a viagem, o presidente da Agência, Jorge Viana, também visitou a fábrica do grupo chinês Luckin Coffee.

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Foto: Divulgalção/ApexBrasil

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu, na última sexta-feira (08), as chaves da Casa Brasil em Xangai, na China. O espaço será um hub de inovação, promoção do comércio bilateral e de atração de investimentos para o Brasil. “A Casa Brasil em Xangai já nasce como um ambiente de negócios e estará aberta para a incubação de empresas brasileiras e entidades do nosso setor produtivo. Será mais um ponto estratégico da Agência para ampliar o fluxo de comércio exterior do Brasil”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Viana lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e um importante investidor no país. “Abrir esse espaço em Xangai vai fortalecer a imagem do Brasil no continente asiático e aumentar as oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas”, reforçou.

A criação do espaço estava prevista em memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) assinado entre a ApexBrasil e Shanghai Yangpu District People’s Government, em junho deste ano, durante missão do Brasil em Pequim voltada para a promoção do café brasileiro no gigante asiático. A missão foi liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e realizada pela ApexBrasil, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Na ocasião, a ApexBrasil e a Luckin Coffee – rede chinesa de cafeterias – também assinaram um Protocolo de Intenções para promover o café brasileiro no mercado chinês. O acordo visa aumentar a conscientização sobre a alta qualidade e a sustentabilidade ambiental do café produzido no Brasil.  A parceria faz parte do projeto “Brasil na Vitrine”, iniciativa da Agência juntamente com grandes players do varejo internacional para estimular as vendas de produtos brasileiros.

Visita à Luckin Coffee

Além do recebimento da Casa Brasil, Jorge Viana visitou a fábrica e o museu do grupo chinês Luckin Coffee em Xangai. “A parceria com a rede Luckin Coffee nos deixa muito orgulhosos. Estar aqui e ver a valorização do café brasileiro é um grande incentivo para continuar esse trabalho de levar nossa produção cafeeira para o mundo”, assinalou Viana.

Em agosto deste ano, representantes da rede de cafeterias estiveram na ApexBrasil para debater estratégias de divulgação do café no mercado chinês. A Luckin Coffee é líder em cafeterias na China. Fundada em 2017, a rede possui 20 mil lojas, com 110 mil funcionários e 69 milhões de clientes no país asiático. No ano passado, o faturamento da empresa chegou a 24,9 bilhões de Yuan chinês. É uma das maiores empresas da China.

“Nossas ambições não se limitam à China. Queremos criar uma marca mundial de café. Por isso, importamos as melhores matérias-primas do mundo, inclusive, café produzido pelo Brasil. Sempre exigimos os melhores cafés arábicos do mundo. Desde o ano passado, enviamos vários pesquisadores atrás dos melhores fornecedores de cafés do mundo, inclusive chefiados por mestres da WBC (World Barista Championship). Nossos grupos de pesquisa já chegaram na Etiópia, Panamá, Indonésia e agora estão no Brasil”, destacou Yan Yan Sabrina Zhao, chefe de Desenvolvimento Sustentável da Luckin Coffee, em visita à ApexBrasil.

Fonte: Assessoria ApexBrasil
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