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Curso de cortes aproxima a carne suína do paladar brasileiro 

Marcos Bisinella, especialista em cortes de carnes e embutidos, ensina novas técnicas e dá dicas preparos deliciosos da proteína  

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Foto: Divulgação

Saborear um delicioso prato feito com carne suína é ainda melhor quando os cortes estão bem preparados e na medida certa, o que reforça o sabor e a suculência da proteína. Ciente da importância desses cortes, que agradam valor e envolvem o consumidor na hora de escolher a carne de porco, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Assuvap, em parceria com o Frigorífico Saudali e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos/ABCS, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura/FNDS, promoveu o Curso de Cortes Suínos, que envolveu açougues das cidades mineiras de Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova, Viçosa e Mariana, localizadas na Zona da Mata.

O curso, organizado e coordenado pelo setor de Marketing da Assuvap, foi dividido em quatro dias e trabalhou com mais de 80 tipos de cortes, sendo ministrado pelo consultor da ABCS, Marcos Bisinella, especialista em cortes de carnes e embutidos. “Esse curso faz parte das ações da ABCS e são muito bem planejadas, faz bastante tempo que estamos na estrada juntos com a parte de gastronomia e nutrição, dando apoio aos criadores na ponta final aonde realmente a proteína animal é passada para o consumidor. Os cursos de cortes valorizam muito o suíno”, destaca Bisinella que completa reforçando como é importante a capacitação e novos aprendizados, principalmente para quem lida diretamente com o consumidor. “O pessoal do comércio, atacado e varejo enxerga a possibilidade que tem para melhorar a renda e diminuir a perda com esses cortes. É muito importante esse trabalho, ele faz parte do conjunto que melhorou o consumo da carne suína nos últimos anos, então me sinto orgulhoso em fazer parte desse grupo, é muita gente trabalhando para o mesmo fim. O curso de cortes é muito importante para a cadeia suinícola”.

Lizandra Siqueira/Marketing da Assuvap relembra que o Curso de Cortes fecha com chave de ouro uma campanha que teve início no mês de maio, deste ano. “No mês de maio realizamos uma campanha da ABCS, Carne de Porco – Bom de preço, bom de prato, com os açougues da Zona da Mata. Todos os participantes mencionaram o fato de não terem um curso de cortes, que os cortes trabalhados eram os mais tradicionais, aprendidos no dia a dia”. O curso surpreendeu as expectativas do setor de Marketing da Assuvap. “Com certeza, agregou mais valor aos açougues e estabelecimentos que vendem carne suína fresca, trazendo a todos eles a experiência, aprendendo a trabalhar com cortes nobres, melhorando os cortes suínos e mostrando novas possibilidades”, finalizou Lizandra Siqueira.

Participaram, dezenas de colaboradores que atuam na linha de frente dos açougues e supermercados que aprimoraram as técnicas e aprenderam novidades, inclusive no preparo de algumas peças. Marcos Bisinella ensina os conceitos básicos sobre os cortes nobres e padrão da carne suína, além de ajudar a reduzir o desperdício, aproveitando todos os cortes.

As carcaças, aproximadamente 300 quilos, foram fornecidas pelo Frigorífico Saudali, parceiro do evento. “”Promover o curso de cortes é um trabalho que o Saudali vem fazendo ao longo dos últimos anos em todo Brasil, principalmente focado no varejo, seja ele nas redes supermercadistas quanto nos açougues. Essa parceria com a Assuvap, com um foco mais local, é importante para a empresa construir uma relação mais próxima com o pequeno varejo e para ativação da própria marca, em âmbito regional, que é um formato de relação que o Saudali preza com todas as categorias e, também, com todos os públicos”, explica César Godoi Supervisor de Marketing do Frigorífico Saudali.

Todos os cortes foram aproveitados, embalados e doados pela Assuvap; sendo 40 quilos para o Asilo Municipal de Piedade de Ponte Nova; 30 quilos para o Hospital São Sebastião em Viçosa; 35 quilos para os colaboradores do supermercado Eldorado em Mariana; 60 quilos para os colaboradores da Coosuiponte e, a maior parte, 135 quilos para todos os participantes do curso.

 

Feedback dos participantes

“Em nome da Casa de Carnes III Irmãos venho agradecer pelo Curso de Cortes de Carne Suína, oferecido pela Assuvap, em parceria com a ABCS e do Frigorífico Saudali. Agradecemos, também ao Senhor Marcos Bisinella pelo conhecimento compartilhado conosco, com tanta maestria! Com certeza, agregou muito à nossa equipe”, agradeceu animada Jaqueline Piovezana/Açougue III Irmãos, seguida por Kleber Niquini, do Supermercado Eldorado/Mariana que reforçou os agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Assuvap pela oportunidade de nos proporcionar o curso de capacitação em cortes suínos e, também, o Saudali pelos brindes enviados a todos nós. Nós, do Supermercado Eldorado, ficamos muito satisfeitos com o conhecimento passado aos colaboradores, agora vamos estudar as possibilidades e, mais pra frente, iremos colocar em prática”.

“Achei o curso excelente. Precisamos de mais cursos assim. O Bisnella é um cara fenomenal. Foi um prazer conhece-lo e absorver os conhecimentos dele. Me ensinou coisas que nunca imaginava que existiam”, declarou animado Leandro Silva/Dom Porco/Viçosa. Para Diego Lima/Açougue 3D/ de Urucânia o curso foi mais uma oportunidade de aprendizado e de promoção da carne suína. “Gostaria de agradecer à Assuvap pelo convite para participar do curso. É a segunda ação que somos convidados e isso agrega valor. Ter uma Associação parceira, ao nosso lado, nos ajudando a promover a carne suína. Quero agradecer, também, ao consultor Marcos Bisinella, por compartilhar conhecimento conosco. Iremos colocar muito do que nos foi ensinado em prática, principalmente no melhor aproveitamento da carcaça”.

Fonte: Assuvap

Notícias NOTA SETORIAL

ABPA considera como infeliz e infundada a declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard

A Associação Brasileira de Proteína Animal destaca ainda que a manifestação de Bompard utiliza de argumentos equivocados e foge à lógica de uma organização global, com forte presença no Brasil, que deve atuar dentro dos princípios da competividade e respeito ao livre mercado.

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A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emite nota sobre as declarações do CEO do Carrefour Alexandre Bompard, publicadas na rede social “X”.

A ABPA considera como infeliz e infundada a declaração do CEO do Carrefour, inclusive se utilizando de argumentos equivocados ao dizer que as carnes produzidas pelos países-membros do Mercosul não respeitam os critérios e normas do mercado francês.

A Associação Brasileira de Proteína Animal destaca ainda que a manifestação de Bompard foge à lógica de uma organização global, com forte presença no Brasil, que deve atuar dentro dos princípios da competividade e respeito ao livre mercado.

Veja o que diz a nota:

 

NOTA SETORIAL

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) — representação político-institucional da AVICULTURA e da SUINOCULTURA no país — lamenta a infeliz e infundada declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, em nota publicada na rede social “X” em que se utiliza de argumentos equivocados ao dizer que as carnes produzidas pelos países-membros do Mercosul não respeitam os critérios e normas do mercado francês.

A argumentação é claramente utilizada para fins protecionistas, ressonando uma visão errônea de produtores locais contra o necessário equilíbrio de oferta de produtos de seu próprio mercado – o que se faz por meio da complementariedade, com produtos de alta qualidade e que atendam a todos os critérios determinados pelas autoridades sanitárias dos países importadores, como é o caso da proteína brasileira.

A manifestação de Bompard foge à lógica de uma organização global, com forte presença no Brasil, que deve atuar dentro dos princípios da competividade e respeito ao livre mercado.

Por fim, a ABPA lembra que o protecionismo é, também, uma atitude de desrespeito aos princípios de sustentabilidade. Ao impulsionar o bloqueio injustificado a produtos provenientes de regiões com melhor capacidade de produção com respeito às questões ambientais, o Senhor Bompard coloca os consumidores de suas lojas em uma lógica de consumo com mais emissões e sob maior pressão inflacionária e menor acesso às classes menos favorecidas.

Fonte: O Presente Rural
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Notícias

Relatório traz avanços e retrocessos de empresas latino-americanas sobre políticas de galinhas livres de gaiolas

Iniciativa da ONG Mercy For Animals, a 4ª edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais identifica compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes companhias, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de aves na cadeia de ovos.

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Foto: Freepik

O bem-estar de galinhas poedeiras é gravemente comprometido pelo confinamento em gaiolas. Geralmente criadas em espaços minúsculos, entre 430 e 450 cm², essas aves são privadas de comportamentos naturais essenciais, como construir ninhos, procurar alimento e tomar banhos de areia, o que resulta em um intenso sofrimento.

Fotos: Divulgação/MFA

Estudos, como o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) da ONG internacional Mercy For Animals (MFA), comprovam que esse tipo de confinamento provoca dores físicas e psicológicas às galinhas, causando problemas de saúde como distúrbios metabólicos, ósseos e articulares, e o enfraquecimento do sistema imunológico das aves, entre outros problemas.

Para a MFA, a adoção de sistemas de produção sem gaiolas, além de promover o bem-estar animal, contribui para a segurança alimentar, reduzindo os riscos de contaminação e a propagação de doenças, principalmente em regiões como a América Latina, o que inclui o Brasil.

Focada nesse processo, a Mercy For Animals acaba de lançar a quarta edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA 2024), um instrumento essencial para analisar e avaliar o progresso das empresas latino-americanas em relação ao comprometimento com políticas de bem-estar animal em suas cadeias produtivas.

O relatório considera o compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes empresas, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos.

Destaques

A pesquisa se concentrou na análise de relatórios públicos de companhias de diversos setores com operações em territórios latino-americanos, da indústria alimentícia e varejo aos serviços de alimentação e hospitalidade. Elas foram selecionadas conforme o tamanho e influência em suas respectivas regiões de atuação, bem como a capacidade de se adaptarem à crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis, que reduzam o sofrimento animal em grande escala.

O MICA 2024 aponta que as empresas Barilla, BRF, Costco e JBS, com atuação no Brasil, se mantiveram na dianteira por reportarem, publicamente, o alcance de uma cadeia de fornecimento latino-americana 100% livre de gaiolas. Outras – como Accor, Arcos Dourados e GPA – registraram um progresso moderado (36% a 65% dos ovos em suas operações vêm de aves não confinadas) ou algum progresso, a exemplo da Kraft-Heinz, Sodexo e Unilever, em que 11% a 35% dos ovos provêm de aves livres.

De acordo com a MFA, apesar de assumirem um compromisso público, algumas empresas não relataram, oficialmente, nenhum progresso – como a Best Western e BFFC. Entre as empresas que ainda não assumiram um compromisso público estão a Assaí e a Latam Airlines.

“As empresas que ocupam os primeiros lugares do ranking demonstram um forte compromisso e um progresso significativo na eliminação do confinamento em gaiolas. À medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, essas empresas estarão mais bem preparadas para cumprir as leis e evitar penalidades”, analisa Vanessa Garbini, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Mercy For Animals.

Por outro lado, continua a executiva, “as empresas que não demonstraram compromisso com o bem-estar animal e não assumiram um posicionamento público sobre a eliminação dos sistemas de gaiolas, colocam em risco sua reputação e enfraquecem a confiança dos consumidores”.

“É fundamental que essas empresas compreendam a urgência de aderir ao movimento global sem gaiolas para reduzir o sofrimento animal”, alerta Vanessa Garbini.

Metodologia

A metodologia do MICA inclui o contato proativo com as empresas para oferecer apoio e transparência no processo de avaliação, a partir de uma análise baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade.

Os critérios de avaliação foram ajustados à medida que o mundo se aproxima do prazo de “2025 sem gaiolas”, estabelecido por muitas empresas na América Latina e em todo o planeta. “A transição para sistemas livres de gaiolas não é apenas uma questão ética, mas um movimento estratégico para os negócios. Com a crescente preocupação com o bem-estar animal, empresas que adotam práticas sem gaiolas ganham vantagem competitiva e a confiança do consumidor. A América Latina tem a oportunidade de liderar essa transformação e construir um futuro mais justo e sustentável”, avalia Vanessa Garbini.

Para conferir o relatório completo do MICA, acesse aqui.

Para saber mais sobre a importância de promover a eliminação dos sistemas de gaiolas, assista ao vídeo no Instagram, que detalha como funciona essa prática.

Assine também a petição e ajude a acabar com as gaiolas, clicando aqui.

Fonte: Assessoria MFA
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Notícias No Rio Grande do Sul

Cooperativa Coopan recebe certificado de inclusão no Peaf

Cooperativa está estruturada em um modelo de trabalho coletivo, com produção de arroz e criação de suínos e gado de corte.

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Foto: Guilherme Granez

A cooperativa Coopan, do Assentamento Capela, de Nova Santa Rita, recebeu, na última terça-feira (19), o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). A Coopan está estruturada em um modelo de trabalho coletivo, com produção de arroz e criação de suínos e gado de corte. A partir de agora, a agroindústria de embutidos da cooperativa integra o programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A cooperativa, que completou 30 anos no mês de maio, conta com 29 famílias e 75 associados. No assentamento, são 100 famílias no total, com a presença de jovens agricultores, que fomentam a sucessão rural no setor agropecuário.

O diretor do Departamento de Agroindústria Familiar (DAF/SDR), Flávio Smaniotto, representou o secretário Vilson Covatti no ato de entrega do certificado e destacou a presença da juventude nas atividades da cooperativa. “Precisamos desse público presente e ativo, com ideias novas, trazendo tecnologia para o trabalho no meio rural”, concluiu.

A partir da inclusão no Peaf, as agroindústrias possuem serviços de assistência técnica e extensão rural ofertados da Emater/RS-Ascar, apoio ao acesso a crédito via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), participação em cursos de capacitação e em feiras da agricultura familiar, utilização do Selo Sabor Gaúcho, entre outros benefícios.

A presidente da Coopan, Mirian Manfron, afirmou que a entrada no Peaf é significativa para a sequência do trabalho desenvolvido pela entidade. “Para nós é muito importante receber o certificado, porque representa mais um projeto que deu certo aqui dentro da nossa cooperativa, já que o selo é mais uma garantia de que aqui são elaborados produto de qualidade”, celebrou Manfron.

Dentro do Assentamento Capela, também está inserido o Armazém do Campo. No espaço, 82% dos produtos disponíveis para comercialização são feitos no próprio local. A Coopan também produz alimentos para merenda escolar da rede estadual de ensino.

A equipe do escritório municipal da Emater/RS de Nova Santa Rita, que realiza o acompanhamento do trabalho desenvolvido na Coopan, o diretor adjunto do DAF/SDR Maurício Neuhaus, e o tesoureiro da cooperativa, Julcemir Fernando Marcon, também estiveram juntos no ato de entrega do certificado.

Fonte: Assessoria Secretaria de Desenvolvimento Rural
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