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Cotrijal renova marca de olho em novos negócios

Virada marca novo momento da cooperativa, que investe em tecnologia e industrialização

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(Fotos: Divulgação/Cotrijal)

A Cotrijal apresentou na quarta-feira (17) sua nova marca. A live Renova Cotrijal reuniu presencialmente diretoria, conselheiros e poucos convidados, respeitando os protocolos sanitários. Online, milhares de associados, clientes e colaboradores acompanharam o evento, reforçando características como o cooperativismo e a união da entidade. Os discursos mostraram um olhar atento para o futuro. A renovação marca uma nova fase da cooperativa, com investimentos em gestão, comunicação, inovação e diversificação dos negócios. Os bons resultados de 2020, com recorde de faturamento, contribuem para o novo momento.

Novos rumos

A novidade marca a transição para uma nova etapa da cooperativa, firmada no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os novos planos vão desde o investimento em venture capital, a participação no marketplace SuperCampo e a industrialização de produtos, em parceria com a Languiru. Transportes e logística também estão na pauta. E os investimentos em inovação e tecnologia serão ainda mais intensificados.

No dia 25 de fevereiro, durante Assembleia Geral, o balanço será apresentado oficialmente aos associados, Apesar das dificuldades enfrentadas em função da quebra da safra de verão e da pandemia, a Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Já as sobras cresceram 53% na comparação com 2019, chegando a R$ 21,4 milhões. Foi o melhor resultado da história da cooperativa.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressalta que o excelente resultado se deve à diminuição das despesas administrativas, ao crescimento dos negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse bom desempenho”, afirmou. “Para 2021, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com produtividade e ótimos resultados”.

Sobre a nova marca, Manica ressaltou a fala inicial do Padre Fábio de Melo, convidado da live, que disse que “renovar é um dos presentes mais lindos que a vida nos dá! Toda vez que o campo se renova, nós evoluímos com ele. Com esse espírito, apresentamos nossa nova marca, identificada com o espírito dos 63 anos da cooperativa, mas adaptada às novas tecnologias e à nossa evolução. É um momento histórico da Cotrijal”, contou o presidente.

Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o cooperativismo está na essência da Cotrijal. “É o sistema mais importante do mundo. Celebramos este momento importante, de renovação, construído com muito suor e determinação, por produtores, associados e colaboradores, que participaram da missão de construir a Cotrijal, que tanto e tão bem faz para as famílias cooperativadas. É um relevante serviço para toda região, estado e país,” comentou.

Nova marca

Em um formato que adequa-se às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem, a renovação da marca Cotrijal foi assinada pela agência Moove, de Porto Alegre. O conceito envolve características da cooperativa como: união, semente e grão; pessoas e associados; folha, plantio e integração; gota, água e irrigação; além de novos segmentos.

Segundo o presidente da agência, José Fuscaldo, poder contribuir com o processo de comunicação e marketing da Cotrijal foi uma grande conquista. “Repensar e redesenhar a marca exigiu estudo, pesquisa e um extremo cuidado com a relação afetiva com a antiga. Grandes marcas mundiais têm passado por processos semelhantes. O advento da internet exigiu isso de todas. Elas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez,” afirma o executivo.

Fonte: Assessoria

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Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

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Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
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Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

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Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
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Negócios com o trigo seguem lentos nesta entressafra

Apesar da quebra de safra nacional em 2023 e da consequente baixa oferta de cereal de qualidade para panificação, as cotações domésticas não apresentam oscilações expressivas desde novembro de 2023, ainda conforme levantamentos do Cepea.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

As negociações envolvendo trigo seguem pontuais no Brasil. Segundo pesquisadores do Cepea, neste período de entressafra, produtores estão avaliando as condições de mercado, as previsões climáticas e outros fatores para, então, decidirem sobre a semeadura do cereal ou de culturas alternativas.

Por enquanto, as expectativas são de que a área diminua, sobretudo devido aos elevados custos.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea apontam que agentes de indústrias estão atentos à ampla oferta de trigo argentino a preços mais competitivos que os nacionais, o que tem deixado esses compradores relutantes em pagar valores maiores por novos lotes no spot brasileiro.

Apesar da quebra de safra nacional em 2023 e da consequente baixa oferta de cereal de qualidade para panificação, as cotações domésticas não apresentam oscilações expressivas desde novembro de 2023, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Fonte: Assessoria Cepea
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SIAVS 2024 E

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