Suínos Minuto Agro Suínos
Correto manejo pré-abate da granja ao embarque
Para garantir uma melhor qualidade de carne um ponto importante que o suinocultor deve se atentar é quanto ao manejo pré-abate. Quem explica sobre esse assunto para nós é o zootecnista, doutor em Zootecnia e professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Paulo Levi, no Minuto Agro de hoje. Ele aborda pontos essenciais no manejo da granja até o momento do embarque do suíno.

Suínos
Salmonella na suinocultura: disciplina e atenção aos detalhes são armas contra avanço da doença

Durante o Café com Prosa promovido pela Boehringer Ingelheim no 21º Congresso Nacional da Abraves, o médico-veterinário e referência internacional em doenças entéricas, Roberto Guedes, destacou que o principal gargalo no controle da Salmonella na suinocultura está na falta de atenção aos detalhes da rotina nas granjas.
Segundo Guedes, pequenas falhas no manejo, no fluxo e na biosseguridade abrem caminho para a infecção se instalar e comprometer a produtividade. Ele reforçou que não existe uma bala de prata contra a doença, o sucesso depende da constância nas boas práticas e da adoção de estratégias integradas de controle.
O evento contou ainda com a participação do especialista em Ciência Animal Edilson Caldas, que apresentou um caso prático de redução da mortalidade e melhora da conversão alimentar, e de Débora Mathias, coordenadora técnica da Boehringer, que ressaltou o papel das vacinas Enterisol® Salmonella T/C e Salmonella SC-54 na imunização dos plantéis. Confira!
Suínos
Congresso da Abraves 2025 celebra avanços e aponta novos caminhos para a suinocultura brasileira
O encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.

O Congresso Nacional da Abraves 2025 confirmou que a suinocultura brasileira vive um momento de transformação. Realizado em Belo Horizonte (MG), o encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.
Durante quatro dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentaram pesquisas, inovações e experiências práticas em áreas como nutrição, manejo, reprodução, sanidade e bem-estar animal. O consenso foi claro: eficiência produtiva não é apenas aumentar números, mas produzir com responsabilidade, inovação e cuidado com o meio ambiente.
Além da programação técnica, a feira de negócios movimentou o congresso, reunindo empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva, fortalecendo parcerias e ampliando o espaço para troca de conhecimento e inovação.
Para a presidente da Abraves-MG, Fernanda Almeida, anfitriã do evento, o momento é de maturidade: “Vivemos uma fase áurea da suinocultura brasileira, preparada para novos desafios e novas formas de pensar eficiência”, enalteceu.
📍 A próxima edição, o 22º Congresso da Abraves, já tem destino certo: Campo Grande, em 2027.
Suínos
SSIN reforça pilares da suinocultura e destaca importância do capital humano

Com base nos pilares preservar, proteger e performar, o Swine Science International Network (SSIN), evento promovido pela Cargill/Nutron, proporcionou um ambiente de aprendizado, conexões e troca de experiências, impulsionando a evolução da atividade. Nesta 2ª edição, um novo pilar ganhou destaque: a gestão de pessoas, reforçando o papel estratégico do capital humano para o desenvolvimento sustentável da suinocultura.
Depois de dois dias intensos de conteúdo técnico, o desafio agora é transformar o conhecimento em prática nas granjas. Temas como bem-estar animal, sanidade, produtividade e liderança devem nortear esse processo.
Com conteúdo de qualidade e conexões que fazem a diferença, o SSIN se consolidou como um espaço estratégico para transformar desafios em oportunidades e alinhar o presente da suinocultura ao futuro da atividade.



