Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Conhecimentos

Copagril lança Concurso de Produtividade Agrícola para Jovens dos comitês da cooperativa

Intuito de despertar nos jovens o interesse e proporcionar conhecimentos agrícolas para que apreciem e apliquem resultados em suas propriedades.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Copagril

O Setor de Cooperativismo da Cooperativa Agroindustrial da Copagril deu início ao Concurso de Produtividade Agrícola para os jovens dos comitês associados a cooperativa.

O concurso, codinome Projeto Agropecuário de tecnologia da ACJC, tem o intuito de despertar nos jovens o interesse e proporcionar conhecimentos agrícolas para que os mesmos possam apreciar e aplicar resultados em suas propriedades.

Segundo o responsável pela Estação Experimental da Copagril, Darci Sonego: “O Concurso tem como objetivo unir a tecnologia com o conhecimento do manejo e manter os nossos jovens e associados sempre atualizados” comenta.

Os participantes do concurso terão o auxílio de alguns técnicos da Copagril para o acompanhamento técnico dos trabalhos e a disposição de empresas parceiras para o fornecimento de insumos, defensivos, fertilizantes, laboratórios e para a organização de um Dia de Campo.

De acordo com o Diretor Presidente, Elói Darci Podkowa, a Copagril fica feliz com o retorno do concurso e acredita muito na importância desse projeto, pois com ele os jovens e associados estarão sempre preparados e atualizados.

Avaliação e premiação

Para o resultado final serão avaliadas produtividade, realização e participação dos sócios dos comitês e organização documental. Cada um deles serão compostos de itens que terão pontuação, que na somatória geral dará a pontuação geral de cada comitê.

A premiação para este concurso será uma viagem de imersão na Rota da Erva do Mate.

Fonte: Assessoria Copagril

Notícias

C.Vale participa da 25ª AGO da Abipesca

Evento foi marcado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a SDA/Mapa.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/C.Vale

A C.Vale participou em Brasília (DF), na última semana, da 25ª Assembleia Geral Ordinária e da Assembleia Extraordinária da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca).

Os eventos ocorreram no Instituto Pensar Agropecuária (IPA), cujo objetivo é defender os interesses da agricultura e prestar assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A organização representa a cadeia agropecuária brasileira junto às três esferas do poder: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Na ocasião, foram abordados a prestação de contas de 2023, a reforma tributária, além de outros temas de interesse do setor. Os assuntos foram apresentados pelo secretário adjunto da SDA/Mapa, Allan Alvarenga, e pelo presidente do IPA, Nilson Leitão.

O evento foi marcado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Abipesca e a SDA/Mapa. O acordo visa à colaboração técnica e à conjugação de esforços, com vistas à formulação e implementação de medidas conjuntas concretas e efetivas de interesses mútuos. “Este acordo representa um marco significativo para o setor”, afirmou o diretor industrial da C.Vale, Reni Girardi.

Fonte: Assessoria C.Vale
Continue Lendo

Notícias

JBS cria programa de empreendedorismo para mulheres no agro

Iniciativa Mulheres SuperAgro promove capacitação de produtoras rurais em gestão de negócios.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/JBS

Produtoras rurais que administram granjas integradas da Seara formam a primeira turma de mulheres capacitadas pela JBS em gestão – e já observam aumento no faturamento e produtividade de suas propriedades agrícolas. Elas integram o programa Mulheres SuperAgro, que oferece suporte e ferramentas para alavancar o empreendedorismo feminino no agronegócio. O programa oferece capacitação em administração de propriedades rurais, com módulos que vão da gestão de pessoas, gestão financeira, temas jurídicos e tributários, além de práticas de produção sustentáveis e bem-estar animal.

Levantamento conduzido em 2023, pela Seara, aponta que 41% das propriedades integradas ao negócio são gerenciadas por mulheres. É o caso de Ivinice Schneider, avicultora proprietária de uma granja localizada em Tupandi (RS) e participante da primeira edição do programa, encerrada em maio.

Ela conta que a experiência resultou em um aumento de 7% em seu faturamento, além de ter contribuído para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos. “Os resultados positivos só tendem a melhorar dia após dia, o que mostra que estou no caminho certo”, afirma. “O Mulheres SuperAgro contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, pois ajudou a me enxergar e valorizar como mulher à frente do meu negócio, com trocas de experiências entre todas nós”, complementa.

Rosane Bertolin, que também participou da primeira edição e é responsável por uma granja localizada em Passo Fundo (RS), afirma que a experiência a ajudou a dominar estratégias de gestão. “O Mulheres SuperAgro fez toda a diferença na minha vida, pois aprendi a direcionar e delegar as tarefas para a minha equipe e, com isso, ganhei mais tempo para me dedicar a outras questões importantes na administração”, afirma a empreendedora.

Para Pauline Bellaver, especialista de Sustentabilidade da Seara, o programa representa mais um passo importante da Companhia para o setor, capacitando as empreendedoras do segmento para que alavanquem suas carreiras. “Ao juntarmos as experiências de tantas mulheres incríveis, tivemos a oportunidade de oferecer uma troca de conhecimento enriquecedora às nossas integradas, contribuindo para que tudo que foi ensinado durante o curso seja colocado em prática no dia a dia no campo”, comenta Pauline. “O programa foi cuidadosamente elaborado para oferecer suporte e ferramentas para que elas desenvolvam ainda mais os negócios de suas famílias, de forma cada mais sustentável e ampliando a qualidade e bem-estar que a JBS promove entre suas produtoras integradas”, explica.

Com videoaulas de 1h30 e encontros presenciais quinzenais, a primeira edição do programa teve duração de sete meses, com foco nos temas de autoconhecimento, sustentabilidade, capacitação técnica e empreendedorismo.

Fonte: Assessoria JBS
Continue Lendo

Notícias

Cúpula do Mercosul em Assunção sela entrada da Bolívia

Entre os acontecimentos que foram destaque durante a presidência do Paraguai, os chanceleres frisaram a assinatura de acordo com Singapura, que interrompeu uma década de hiato nos entendimentos para ampliar o acesso dos produtos do bloco a novas regiões. Agora, a presidência temporária do bloco passa do Paraguai para o Uruguai

Publicado em

em

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em Assunção, no Paraguai, a 64ª reunião de cúpula do Mercosul ocorre nesta segunda-feira (08) tendo como destaque a incorporação da Bolívia como sexto membro pleno do bloco, bem como a passagem da presidência temporária do grupo do Paraguai para o Uruguai.

Lula deverá falar à imprensa após o encontro, ainda nesta segunda (08), antes de seguir para a Bolívia, onde deverá reiterar seu apoio ao presidente Luiz Arce, que no fim do mês passado conseguiu debelar, em poucas horas, uma tentativa de golpe contra seu governo.

Reunião de chanceleres

No domingo (07), após reunião entre chanceleres do Mercosul, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que “a democracia venceu”, ao comentar a tentativa de golpe frustrada na Bolívia. Em La Paz, Lula deverá reforçar essa mensagem.

Outra marca desta cúpula do Mercosul é a ausência do presidente argentino, Javier Milei, que decidiu na semana passada que não prestigiaria o encontro. Trata-se da primeira vez que um chefe de Estado não comparece à cúpula do bloco, segundo o Itamaraty.

Entre os acontecimentos que foram destaque durante a presidência do Paraguai, os chanceleres frisaram, após o encontro de domingo, a assinatura de acordo com Singapura, que interrompeu uma década de hiato nos entendimentos para ampliar o acesso dos produtos do bloco a novas regiões.

Apesar da ausência de Milei, a chanceler da Argentina, Diana Mondino, reafirmou a adesão de seu país ao Mercosul, que ressaltou como sendo o principal destino das vendas externas e uma das primeiras paradas no processo de internacionalização das empresas argentinas.

O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, por sua vez, parabenizou o Paraguai por ter aberto negociações para acordos do Mercosul com os Emirados Árabes Unidos. Ele indicou qual poderá ser o foco do país platino durante sua presidência pro tempore do Mercosul. “Estamos reconhecendo que estamos distantes de uma zona de livre comércio, não necessariamente em termos de eliminação tarifária, mas de medidas de caráter administrativo, financeiro, cambiário ou de qualquer natureza”, disse Paganini.

Fonte: Agência Brasil
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.