Em um cenário onde a competitividade e a inovação são essenciais para a sobrevivência e o crescimento no agronegócio, a capacitação dos produtores se torna um elemento-chave. Nesse contexto, o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural surge como uma ferramenta indispensável, direcionada exclusivamente para produtores e equipes de fomento e assistência técnicas de cooperativas agropecuárias.
Realizado em formato híbrido, o evento reuniu de 11 a 12 de junho mais de 800 pessoas em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, e alcançou um público superior a 13,5 mil pelos canais do Facebook e YouTube.
O Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking. Através de palestras, os cooperados têm a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências e inovações tecnológicas que estão moldando a avicultura e a suinocultura no Brasil e no mundo. A presença de especialistas e pesquisadores dos setores avícola e suinícola garante que o conteúdo apresentado seja de alta qualidade e relevância.

Diretor do jornal O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin: “Conteúdo relevante e atual”
O primeiro dia do evento foi dedicado à suinocultura, tendo na pauta desde os desafios atuais e perspectivas de mercado até a importância do bem-estar animal e a biosseguridade nas granjas. O segundo dia focou na avicultura e foi voltado ao mercado de carnes e suas perspectivas, Influenza aviária, biosseguridade e estratégias para o futuro da atividade. “A programação técnica foi cuidadosamente elaborada para atender às necessidades reais dos produtores, trazendo conteúdo relevante e atual. As palestras foram muito bem recebidas pelos nossos produtores” salienta o diretor do jornal O Presente Rural, Selmar Frank Marquesin.
Realizado pelo Jornal O Presente Rural, contou com a parceira das cooperativas Frimesa, Lar, Copacol, Copagril, C.Vale e Primato, e com apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
Aprendizado constante

Avicultor há 15 anos em Matelândia, PR, Clayton Luiz Bonatto: “Os eventos de O Presente Rural oferecem palestras de alta qualidade, abordando tanto o cotidiano na propriedade quanto as tendências de mercado”
Avicultor há 15 anos, Clayton Luiz Bonatto possui em Matelândia, Paraná, nove aviários que juntos alojam 250 mil pintinhos por lote. Integrado à Lar, ele conta que este foi o terceiro ano consecutivo dos eventos de O Presente Rural que ele participa e o objetivo segue sendo adquirir conhecimento para aprimorar sua atividade no campo. “Os eventos de O Presente Rural oferecem palestras de alta qualidade, abordando tanto o cotidiano na propriedade quanto as tendências de mercado. É fundamental que o produtor compreenda o mercado e saiba onde seu produto está sendo comercializado. Além disso, outras palestras destacam a importância da biosseguridade, um conjunto de medidas que garantem a qualidade e agregam valor ao produto final, dependendo em grande parte do trabalho bem executado pelo produtor”, frisa.

Suinocultores há 13 anos na Linha Sete Rumos, interior do município de Maripá, PR, casal Jezieli e Jairo Seiboth: “Viemos em busca de conhecimento que possa ser aplicado no dia a dia da nossa propriedade”
Jezieli e Jairo Seiboth são suinocultores há 13 anos no município de Maripá, Paraná. Integrados à C.Vale desde o início da atividade, eles administram a propriedade familiar junto Rudolfo Seiboth, pai de Jairo. Com capacidade para alojar 1,5 mil suínos em terminação, o casal participa do evento há dois anos, sempre em busca de atualização. “Viemos em busca de conhecimento que possa ser aplicado no dia a dia da nossa propriedade, assim como para entender o momento atual da suinocultura, as perspectivas do setor e como está o mercado da carne suína. Munidos destas informações conseguimos administrar melhor nosso negócio e tomar decisões mais assertivas, como investir na construção de um novo barracão ou se devemos esperar. Além disso, estamos interessados em conhecer as novas tecnologias disponíveis para melhorar ainda mais nossa já tecnificada granja” salientam.
Para os produtores e equipes de fomento e assistência técnicas das cooperativas agropecuárias, a participação em eventos desse porte é uma oportunidade ímpar de crescimento profissional e de alinhamento com as melhores práticas do setor. “Enxergamos com bons olhos a busca constante por atualização de conhecimento. Trazer o produtor para este Congresso é fundamental para que ele se atualize sobre o cenário local, estadual, nacional e internacional, além dos valores das commodities e as perdas ao longo do processo da cadeia produtiva. Muitas vezes, esses temas não são abordados no dia a dia, pois os extensionistas costumam focar em aspectos diretamente ligados ao manejo, independentemente do sítio de atuação. Por isso, proporcionar esse momento de atualização e networking com a equipe, outros produtores e integrações é muito importante para aprimorar processos dentro da cadeia produtiva”, evidencia o supervisor de Fomento da Copagril, Doglas Batista Lazzeri.
Foco no produtor

Gerente da Divisão Pecuária da Lar, Daniel Dalla Costa: “As palestras são direcionadas exclusivamente para os produtores e para as equipes técnicas, que precisam estar alinhadas”
Daniel Dalla Costa, gerente da Divisão Pecuária da Lar, destaca que o evento é planejado com foco no produtor. “As palestras são direcionadas exclusivamente para esse público e para as equipes técnicas, que precisam estar alinhadas. Todos os palestrantes foram cuidadosamente selecionados para garantir que os produtores absorvam as informações da melhor forma possível”, ressalta.

Supervisor de Fomento da Copagril, Doglas Batista Lazzeri: “Trazer o produtor para este Congresso é fundamental para que ele se atualize sobre o cenário local, estadual, nacional e internacional”
Lazzeri também expressa grande satisfação com a participação da sua equipe de trabalho nos eventos promovidos pelo Jornal O Presente Rural. “A cada edição os eventos promovidos pelo O Presente Rural se tornam mais relevantes, consolidando seu espaço no segmento de proteína animal e criando novas oportunidades para a participação das cooperativas agroindustriais e, principalmente, dos produtores rurais, que são o foco do evento”, evidencia.
Empresas expositoras
Além das palestras técnicas, o Congresso conta com uma Feira de Negócios, em que diversas empresas expõem suas marcas, produtos e serviços. Na edição 2024, este espaço proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer as últimas inovações e soluções tecnológicas disponíveis no mercado, fortalecendo as conexões entre produtores e fornecedores. “A participação das empresas foi fundamental para o sucesso do Congresso. Tivemos a presença de grandes marcas que apresentaram inovações tecnológicas e soluções práticas para o dia a dia dos produtores. Este ambiente de troca e aprendizado fortalece toda a cadeia produtiva” ressalta Marquesin.
Alimenta
A partir da próxima edição, o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural se transforma e passa a se chamar Alimenta – Congresso Brasileiro de Proteína Animal & Rendering. Marcado para junho de 2025, o evento será realizado a cada dois anos, em Foz do Iguaçu, Paraná, com a promessa de ainda mais novidades e oportunidades para o setor agropecuário brasileiro.
Fonte: O Presente Rural