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Notícias 23 a 25 de Agosto

Coopavel traz novidades e condições diferenciadas para os triticultores no Show Rural de Inverno

Terceira edição do Show Rural de Inverno acontece entre os dias 23 e 25 de agosto. Haverá novidades, como programações específicas às áreas da inovação, avicultura e também dedicada às mulheres.

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Área onde será realizada a terceira edição de inverno, na BR-277 no Km-577, na saída para Curitiba - Foto: Divulgação/Coopavel

A Coopavel vai participar com força total da terceira edição do Show Rural de Inverno, de 23 a 25 de agosto. A cooperativa contará com a participação de uma equipe ampla e especializada para atender aos produtores rurais, para apresentar produtos de suas linhas industriais e para oferecer condições diferenciadas de olho nas próximas safras de trigo.

“Estaremos presentes com todas as nossas marcas de sementes, fertilizantes e linhas de fertilizantes foliares Nutriagro e Biocoop, bem como com as participações da Coopclean, Credicoopavel, Espaço Impulso, Centro Tecnológico de Avicultura e Unicoop”, informa Anderson Granville, gerente de Comercialização e Produção de Sementes da UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) da Coopavel.

Anderson informa que a cooperativa vai levar aos visitantes informações sobre manejo eficiente para a cultura do trigo, tanto em qualidade de sementes quanto em genética. Haverá a apresentação de lançamentos para as safras de 2023 e 2024. Em seu estande, a Coopavel promoverá palestras voltadas à fertilidade do solo e manejo para altas produtividades, mostrando a viabilidade econômica da cultura (custo de produção médio e a rentabilidade), e benefícios com economia de herbicidas, com palhada que melhora a penetração de água no solo, combate à erosão, ciclagem de nutrientes e rotação de culturas.

A Coopclean vai apresentar suas linhas de produtos agrícolas, principalmente para a limpeza de áreas de ordenha e de maquinários. A área comercial estará presente com campanha com condições especiais aos cooperados e produtores rurais interessados em investir na cultura do trigo. O estande da Coopavel contará com áreas para a família e para convivência. Acontecerão ainda momentos de degustação de produtos e lançamentos da área de suínos da Coopavel.

Maior do Brasil

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, afirma que o Show Rural de Inverno, embora jovem, transforma-se no maior evento brasileiro destinado à cultura do trigo. “Estamos muito otimistas com o avanço dessa cultura e com a possibilidade de o Brasil se tornar, pela primeira vez, autossuficiente na produção do grão em cinco anos”. Hoje, a produção chega a nove milhões de toneladas e a demanda interna é de 13 milhões, ou seja o País ainda precisa exportar quatro milhões de toneladas todos os anos.

Com o avanço da pesquisa e das tecnologias, o trigo e as culturas de inverno se mostram como boas opções de renda e de rentabilidade aos produtores rurais. O Paraná, segundo Dilvo Grolli, assumirá já a partir deste ano a dianteira nacional na produção do cereal, com quatro milhões de toneladas. Quarenta cultivares destinados aos meses frios serão apresentados, dessas 29 de trigo, além de aveia, triticale e plantas de cobertura.

Haverá novidades, como programações específicas às áreas da inovação e avicultura e também dedicada às mulheres. Vlamir Brandalizze, agrônomo e analista de mercados de renome internacional, fará três palestras especiais durante o Show Rural Coopavel de Inverno, diariamente às 15h, no prédio do Paraná Cooperativo. O acesso ao parque, o uso do estacionamento e a participação nas palestras serão gratuitos.

Fonte: Ascom Coopavel

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Valor Bruto da Produção atingirá R$1,31 trilhão na safra 24/25

São abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

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Foto: ANPC

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a primeira estimativa do Valor Bruto da Produção para a safra 2024/2025. O valor atingirá R$1,31 trilhão, um aumento de 7,6%. Desse montante, R$ 874,80 bilhões correspondem às lavouras (67,7% do total) e R$ 435,05 bilhões à pecuária (32,6%).

Em relação à safra 2023/2024, as lavouras tiveram aumento de 6,7%, e a pecuária avançou 9,5%.

Principais culturas

Para as culturas de laranja e café a evolução dos preços foram fatores mais relevantes nestes resultados e, para a soja e arroz foi o crescimento da produção a maior influência. Nos rebanhos pecuários foi a melhoria dos preços o mais significativo no resultado.

Considerando a participação relativas das principais culturas e rebanhos pecuários no resultado total (em R$ bilhão):

Participação relativas

O Valor Bruto da Produção é uma publicação mensal do Ministério da Agricultura e Pecuária, com base nas informações de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e nos preços coletados nas principais fontes oficiais.

No estudo, são abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

A publicação integral pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Assessoria Mapa
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Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal

Evento em Itapejara d´Oeste reúne produtores de leite e queijo, com objetivo de colocar o leite paranaense e subprodutos da cadeia no mercado mundial.

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Fotos: SEAB

A busca pela excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final, foi discutida nesta quinta-feira (21) em Itapejara d’Oeste, no Sudoeste do Estado, durante o Inova Queijo. O evento reúne produtores e queijeiros da agricultura familiar da região Sudoeste e conta com apoio do Governo do Estado.

“Nossos queijos estão entre os melhores do Brasil e até do mundo, com premiações que enchem de alegria e orgulho todos nós que estamos nesta caminhada”, disse Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco.

“O Paraná é grande na produção de leite, abrigando em seu território a segunda maior bacia do País e caminhamos para ser também um dos principais produtores de queijo e derivados tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, afirmou.

Segundo ela, o Estado tem contribuído com programas de apoio à produção leiteira e à transformação em agroindústrias, como o Banco do Agricultor Paranaense, com equalização integral de juros para financiamentos à agricultura familiar. E também ajuda na comercialização, com a regulamentação do programa Susaf, que possibilita ampliar o mercado estadual para agroindústrias familiares que demonstrarem excelência no cuidado higiênico-sanitário.

“Temos que ter em vista o mercado mundial. Ninguém vai dizer que isso é fácil. Mas todos vão concordar que é um caminho a traçar, de preferência olhando sempre em frente, que não tenha volta”, disse Leunira.

Segundo dados da Aprosud, o Sudoeste conta com 20 agroindústrias vinculadas à associação, que comercializam por mês mais de 17 toneladas do produto. Além disso, a notoriedade do Queijo Colonial do Sudoeste também está atrelada a existência de produtores em todos os 42 municípios da região.

A gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Rosane Dal Piva Bragato, destacou que o setor não é apenas fonte de emprego e renda para a região Sudoeste. “É também um símbolo da nossa identidade e tradição”, afirmou. “O trabalho em parceria e a troca de conhecimentos são fundamentais para fortalecer o setor e para abrir novas oportunidades de mercado”.

Além da prefeitura de Itapejara d’Oeste, que sediou o evento deste ano, e dos órgãos estaduais, o Inova Queijo tem em 2024 o apoio da Associação de Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste (Aprosud), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, Vinopar e Cresol.

Indicação geográfica

Em 2023, o queijo colonial do Sudoeste do Paraná teve pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com tradição e notoriedade devido a produção do Queijo Colonial, a expectativa é que o Sudoeste do Paraná em breve obtenha o reconhecimento na forma de registro com Indicação de Procedência (IP)

Fonte: AEN-PR
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Topgen promove a segunda edição da Semana da Carne Suína no Paraná

Campanha simbolizou uma celebração de sabor, aprendizado e valorização local.

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Foto: Shutterstock

De 3 a 10 de novembro, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, no Paraná, se tornaram o centro das atenções para os amantes da carne suína. A Topgen, uma empresa de genética suína, com o apoio do Sicredi, promoveu a segunda edição da Semana da Carne Suína, uma campanha que celebrou a versatilidade e o sabor da proteína suína, mobilizando comércios locais e estimulando o consumo na região que é conhecida por sua forte suinocultura.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A programação contou com momentos inesquecíveis, como o workshop exclusivo com o Chef Daniel Furtado, realizado na Fazenda Araporanga, onde açougueiros e cozinheiros da região mergulharam nas técnicas e cortes especiais da carne suína, aprendendo a explorar sua versatilidade e criando inspirações para novos pratos. Outro destaque foi o concurso de melhor prato à base de carne suína, que movimentou 15 restaurantes locais. Os consumidores participaram ativamente, avaliando as delícias e votando no prato favorito. O grande vencedor foi a PJ Hamburgueria, com um sanduíche tão incrível que os clientes já pediram para incluí-lo no cardápio fixo!

A premiação incluiu uma cesta especial com embutidos artesanais do Sul do Brasil e a oportunidade de participar do curso com o Chef Daniel Furtado, além disso, todos participantes receberam um livro de receitas clássicas com carne suína editado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e impresso pela Topgen com o apoio do Sicredi e também um certificado de participação.

Foto: Hb audiovisual

Segundo Beate Von Staa, diretora da Topgen, a inspiração para esta mobilização veio da campanha realizada pela empresa Mig-Plus em 2022, no início da crise da suinocultura. “Naquele ano, fizemos algo simples, mas desta vez conseguimos envolver toda a comunidade. Foi gratificante ver a mobilização e os comentários positivos da população”, destacou”, finalizou.

Além de valorizar a carne suína, a iniciativa buscou incentivar o consumo local de uma proteína saudável e saborosa, mostrando aos consumidores que ela vai muito além do trivial. Assista ao vídeo da campanha e descubra mais sobre essa experiência que uniu gastronomia, aprendizado e valorização da cultura local. A ABCS parabeniza a todos os participantes e ao público que tornou a segunda Semana da Carne Suína um sucesso absoluto!

Fonte: Assessoria ABCS
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