“Receber esse prêmio é um reconhecimento por todo trabalho que a minha família vem fazendo ao longo dos últimos 30 anos, dia após dia”, exalta a cascavelense Luciana Tracz de Oliveira, premiada em 1º lugar entre os suinocultores integrados à Coopavel Cooperativa Agroindustrial que alcançaram os melhores resultados em 2022.
Pelo segundo ano consecutivo, o setor de Fomento de Suínos da Coopavel reconhece o trabalho e o talento dos cinco melhores criadores entre os 135 produtores integrados. Em premiação realizada na tarde desta quinta-feira (09), durante o Show Rural, cada um deles recebeu um troféu e demais prêmios.

Gerente da área de Suínos, Genézio Ricardo Garbin: “Essa é a segunda edição desta premiação e já pudemos percebemos melhorias expressivas em cada granja de suínos, com os produtores melhorando o manejo do lote e estando mais atentos ao que acontece no dia a dia da sua propriedade”
O gerente da área de Suínos, Genézio Ricardo Garbin, destaca a importância de valorizar a dedicação, a entrega e o esforço dos suinocultores através desta premiação, que evidencia os melhores do ano e estimula os outros criadores a buscarem melhorias contínuas na produção dos animais. “Essa foi a maneira que encontramos para exaltar o trabalho que cada integrado desenvolve em sua propriedade”, afirma, ampliando: “Essa é a segunda edição desta premiação e já pudemos percebemos melhorias expressivas em cada granja de suínos, com os produtores melhorando o manejo do lote e estando mais atentos ao que acontece no dia a dia da sua propriedade, bem como acredito que os produtores destacados entre os cinco melhores do ano acabam sendo espelho para os demais produtores, que buscam saber o que eles estão fazendo em suas propriedades para que possam adotar, a fim de buscar melhores resultados”.
De acordo com Garbin, a definição dos cinco melhores de 2022 é baseado em resultado zootécnico, com ênfase no índice de eficiência produtiva e na conversão alimentar. “A Coopavel oferece genética, nutrição e assistência técnica, mas é o manejo que faz a diferença para que os suinocultores alcancem melhores resultados a cada lote”, enfatiza.

Luciana Tracz de Oliveira foi premiada em 1º lugar como suinocultura destaque de 2022
A família Oliveira possui 700 animais na terminação na propriedade. Empenhada em se desenvolver na atividade, Luciana assumiu a gestão do negócio há três anos, após seu pai Luiz Carlos se afastar por problemas de saúde. De lá pra cá buscou melhorias contínuas no manejo e sob o olhar atento do patriarca da família desempenha com afinco a lida no dia a dia com os animais. “A família é a base de tudo. Se chegamos até aqui é porque posso contar com a minha mãe Carmen cuidando dos meus filhos enquanto trabalho e com pai, que mesmo não estando na lida, está atento a tudo que acontece na propriedade. Esse prêmio dedico a eles, mas principalmente ao meu pai, que nunca mediu esforços para fazer o trabalho da melhor forma possível”, salienta Luciana, com um baita sorriso no rosto.

Joacir Maciel Scherer e a esposa Marlene, do Distrito São João do Oeste, interior de Cascavel, receberam o troféu de 2º lugar
Com 1.100 animais de terminação alojados em dois galpões, o produtor Joacir Maciel Scherer, do Distrito São João do Oeste, interior de Cascavel, recebeu o troféu de 2º colocado. Ele se dedica à suinocultura há 19 anos. “Para nós é um orgulho imenso, estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Acredito que esse resultado é reflexo da dedicação minha e da minha esposa Marlene. Foi isso que nos trouxe até aqui”, enaltece.
E ainda Edgar Koning, de Toledo; Elizeu Dezan, de Três Barras do Paraná; e Aldemir Oldoni, de Cascavel, completaram o pódio dos suinocultores que alcançaram os melhores resultados em 2022. “Continuar fazendo o manejo de forma correta, buscando melhorar cada vez mais, esse é o caminho para alcançar resultados cada vez melhores”, enfatiza Luciana.
Fonte: O Presente Rural