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Constantes variações climáticas estressam as vacas leiteiras, abrindo espaço para o aumento dos casos de mastite

Variações bruscas de temperatura e condições climáticas extremas afetam a imunidade dos animais, comprometendo a capacidade de defesa contra infecções

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Divulgação Pearson

O estresse provocado pelas intensas variações climáticas representa uma temível ameaça para a saúde dos rebanhos, inclusive em relação ao surgimento da mais importante doença da pecuária leiteira, a mastite – inflamação da glândula mamária que afeta diretamente a produção de leite. “Mudanças bruscas de temperatura, ondas de calor ou altos índices de umidade. Todas essas oscilações bruscas compõem o ambiente ideal para o desenvolvimento da mastite e de várias outras enfermidades. Isso ocorre porque tais desarranjos climáticos afetam a imunidade das vacas”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

“O estressa térmico compromete o sistema imunológico dos animais, o que abre espaço para o surgimento de infeções, como a mastite”, explica o veterinário. Em períodos de calor, as vacas mudam de comportamento, reduzem a ingestão de alimentos e aumentam o consumo de água, afetando diretamente o metabolismo e a capacidade de resposta imune. Com o aumento da umidade, principalmente em regiões chuvosas, as condições nas instalações dos animais pioram, favorecendo a proliferação de microrganismos. “A umidade constante nas instalações é outro ponto de atenção, pois facilita o surgimento de patógenos que infectam o úbere e comprometem a produção de leite”. Além disso, as variações rápidas de temperatura, conhecidas como ‘estresse térmico de transição’, afetam o metabolismo das vacas, prejudicando a produção de leite e aumentando o risco de infecções.

Para reduzir os impactos do estresse climático, Thales Vechiato recomenda a adoção de medidas preventivas, como: melhorar a ventilação das instalações, garantir o acesso constante dos animais a água limpa e fresca e monitorar de perto a saúde do rebanho, utilizando soluções de eficácia comprovada.

Newmast, da Pearson Saúde Animal, é uma solução muito eficaz para mastite aguda ou crônica em vacas em lactação, causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae e Escherichia coli. O produto age duplamente: combate os agentes infecciosos e alivia os sintomas inflamatórios da mastite por meio da ação anti-inflamatória da Neomicina + Espiramicina + flumetasona, promovendo recuperação mais rápida das fêmeas e, portanto, agilizando sua volta à produção de leite.

Fonte: Ass. de Imprensa
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Comunidade Europeia renova autorização de uso de Aviax 5% – semduramicina para frangos de corte com carência zero, reafirmando segurança para aves, consumidores e meio ambiente

Aprovado pelo Mapa para uso no Brasil com as mesmas especificações que constam na renovação da autorização na União Europeia: para frangos de corte, dosagem de 20 a 25 ppm, sem período de carência.

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Foto: Divulgação

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA – European Food Safety Authority, na sigla em inglês) renovou a autorização para uso de Aviax 5% (semduramicina) para uso em frangos de corte com importantes atualizações:

. O período de carência passa a ser zero. A autorização anterior constava período de carência de 5 dias.

. Não houve a necessidade de estabelecimento de LMR (Limite Máximo de Resíduos) em carne de aves devido à alta segurança para o consumidor.

. O produto continua registrado nas doses de 20 a 25 ppm, o que reafirma sua eficácia anticoccidiana mesmo na dose menor aprovada.

“A decisão da Autoridade Europeia comprova tanto a eficácia de Aviax 5% quanto o seu elevado nível de segurança para as aves, os consumidores e o meio ambiente”, enfatiza Patrícia Rocha, gerente de Produtos e Serviços Técnicos – Aditivos Medicamentosos da Phibro Saúde Animal.

Christopher White, diretor de Assuntos Regulatórios e Public Affairs da Phibro, informa que os anticoccidianos são atualmente registrados na União Europeia (UE) como aditivos para alimentação animal (Regulamento [EC] 1.831/2003), também denominado “Brand Specific Approval – BSA”, ou aprovação específica da marca). “Este Regulamento foi implementado para regular o registro desta classe de aditivos, objetivando melhorar a segurança desses produtos para animais e consumidores. Portanto, tratam-se de altos padrões regulatórios, técnicos e de qualidade”.

Aviax 5% é aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uso no Brasil com as mesmas especificações que constam na renovação da autorização na União Europeia: para frangos de corte, dosagem de 20 a 25 ppm, sem período de carência.

“A renovação da autorização do uso de Aviax 5% na União Europeia reforça que o uso de semduramicina é seguro e regulamentado para os exportadores de carnes de frangos ao mercado europeu”, destaca Patrícia Rocha.

Fonte: Assessoria Phibro
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KWS Sementes lança híbridos de milho para o Paraná

Evento de lançamento, apresentou três híbridos que traduzem a modernidade genética necessária para a alta produção, especialmente na safrinha da região

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Divulgação KWS

Com foco em atender aos desafios climáticos e sanitários do agricultor, a KWS Sementes apresentou, em Cascavel-PR, três novos híbridos de milho, especialmente direcionados para o sul, especialmente o Estado do Paraná. O evento, no dia 17 de outubro, evidenciou os esforços em pesquisa e desenvolvimento que a empresa realiza para que, a cada safra, o produtor tenha opções de escolha adequadas ao momento climático e à realidade de sua propriedade.

“Para cada região, buscamos trazer produtos adaptados às demandas do produtor, e isso é possível pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento que fazemos na região onde o híbrido será utilizado”, comenta o CEO da KWS, Marcelo Salles, presente no evento.

O milho é uma opção muito utilizada na segunda safra, e ele lembra que o Paraná conta com “uma das safrinhas mais hostis do Brasil por enfrentar muitos desafios como o frio, ventos e aumento de ocorrências sanitárias, como, por exemplo, a cigarrinha. Portanto, é preciso que o produto seja completo para trazer segurança ao produtor.”

No evento, a KWS apresentou três novos híbridos, conforme explica o engenheiro agrônomo Sérgio Antônio Alexandrino, gerente da área técnica (Agroservice) da unidade Sul: o K9200 VIP3 traduz a modernidade genética em um superprecoce de alto potencial produtivo e alta expansão de espiga, com um arranque inicial vigoroso e perda de umidade acelerada.

Já o K7373 VIP3 é um novo conceito de híbrido, combinando ciclo e produtividade para a safrinha subtropical. “Um híbrido precoce rápido, com excelente potencial produtivo e ótima sanidade foliar, inserção de espiga baixa, além de boa tolerância ao complexo de enfezamentos”, comenta Alexandrino.

A empresa apresentou ainda o K7300 VIP3, que é o primeiro superprecoce desenvolvido com boa tolerância ao complexo de enfezamentos e alta qualidade de grãos. “É um híbrido superprecoce de rápido ‘dry down’ e boa tolerância ao complexo de enfezamentos, além de alta qualidade de grãos”, comenta o técnico, enfatizando que é uma opção para o controle de Spodoptera frugiperda.

Os materiais são reflexo do investimento que a empresa faz em pesquisa e desenvolvimento em seus cinco centros de pesquisa existentes no Brasil, sendo que dois estão na região Sul.

Realizado em Cascavel-PR, importante polo regional do agronegócio, o lançamento contou com a presença de 300 pessoas entre produtores ruais, técnicos, representantes de cooperativas e empresários do setor interessados em conhecer as novas tecnologias. Foi um momento de aproximação e troca de experiências especialmente pelo planejamento das próximas safras.

Fonte: Ass. de Imprensa
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Marfrig e BRF impulsionam estratégia de marcas com entrada de Sadia no mercado global de bovinos

Sadia passa a ser a principal marca de bovinos globalmente. No Brasil, as companhias estendem as parcerias Sadia-Bassi e Perdigão-Montana a todos os cortes de carne

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Foto: Shutterstock

Marfrig e BRF ampliam parceria entre marcas para levar os melhores cortes bovinos para todo o Brasil e expandir atuação no mercado global, impulsionando a força da marca Sadia com sua entrada em grande escala no segmento internacional de bovinos. A partir de janeiro de 2025, Sadia passa a ser a principal marca global neste segmento. A novidade foi anunciada durante a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras da indústria de alimentos do mundo. “Este movimento é parte da estratégia de busca de sinergias entre BRF e Marfrig. Vamos expandir a atuação internacional da Sadia, levando mais opções para os nossos clientes e alavancando o potencial de crescimento do negócio globalmente”, explica Miguel Gularte, CEO da BRF.

A linha de bovinos, que passará a integrar o portfólio internacional da Sadia, conta com cortes inteiros, fracionados, bifados, miúdos e com produtos Frozen Cooked Beef – Carne cozida e congelada, que trazem mais praticidade para o dia a dia dos consumidores.

Dando continuidade na busca por sinergias entre as empresas, Marfrig e BRF também ampliaram a união de suas principais marcas no Brasil, que já incluía a linha de hambúrgueres, para todo o portfólio de cortes bovinos. A Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil¹, endossará toda a linha de cortes bovinos da Bassi e a Perdigão, marca de alimentos mais presente nos lares brasileiros², passa a nomear toda linha de cortes bovinos como Perdigão Montana a partir de novembro de 2024.

Os consumidores de Sadia, tanto no Brasil quanto no exterior, terão acesso a um portfólio cada vez mais completo, com opções de proteínas, aves, suínos, bovinos e vegetal, para todas as ocasiões. “Para a Marfrig, poder contar com a força da marca Sadia globalmente é chave para o avanço no mercado internacional. E no Brasil, a extensão das linhas Bassi e Montana em parceria com Sadia e Perdigão potencializa ainda mais as vendas e o alcance dos produtos a partir da força de distribuição e presença nacional da BRF”, completa Rui Mendonça, CEO da Marfrig para América do Sul.

Sobre a Sadia  

Marca de alimentos mais valiosa do país, Top of Mind em pratos congelados, mortadela, linguiça calabresa e ceia de Natal e eleita a marca mais confiável do país em 2023, está presente na mesa dos consumidores desde a década de 1940. Com o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, a marca reforça sua vocação de parceria dos brasileiros em todos os seus momentos, dos cotidianos aos mais especiais. O DNA pioneiro e sua forte presença nos pontos de venda, com um portfólio de produtos completo para todas as refeições e momentos, trazem qualidade e sabor para as rotinas alimentares, sejam elas quais forem.

Sobre a Perdigão

A Perdigão está presente na casa do consumidor há nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Comer Junto’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.

Sobre a Bassi

Há mais de 40 anos no mercado, Bassi é da Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo. É uma linha de cortes de carne bovina gourmet, provenientes de animais de raças europeias e nelore, com padrão superior, que reúne atributos indispensáveis para o consumidor mais exigente em sofisticação e qualidade, com uma apresentação impecável e sabor refinado. Bassi é a escolha de chefs renomados, perfeita para encontros gastronômicos inesquecíveis. Entre seus cortes estão picanha, bife ancho (filé de costela), bife de chorizo (contrafilé), filé mignon, fralda, maminha da alcatra e hambúrgueres (costela e picanha). A marca oferece também porcionados e monoporcionados, além de cortes importados do Uruguai e Argentina.

Sobre a Montana Steakhouse

A Montana Steakhouse é a marca dos cortes tradicionais de carne bovina da Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo. Especialista da grelha, conta com rígidos padrões de qualidade, sabor, maciez, suculência e acabamento de gordura diferenciado. Faz parte das grandes e pequenas celebrações, transforma um churrasquinho em churrascão.

Sobre a Montana

Presente em todos os momentos, a marca oferece aos consumidores os cortes mais deliciosos com qualidade para quem busca praticidade e muito sabor no seu dia a dia.

¹Fonte: Kantar BrandZ 2024

²Fonte: Kantar Worldpanel Division | Brand Footprint 2023

Fonte: Assessoria BRF
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