Conectado com

Empresas

Conheça as melhores estratégias nutricionais para enfrentar o período da seca

Tecnologia MUB da De Heus ganha destaque como solução estratégica para potencializar a suplementação de bovinos de corte durante o período seco no Brasil

Publicado em

em

Divulgação De Heus

A diversidade climática nas diferentes regiões do Brasil é um desafio para a produção no campo. Para o segmento de Ruminantes, de modo especial, o período do inverno traz um desafio ainda maior – sobretudo na região central do país (Centro-Oeste, Sudeste, Bahia e Tocantins) – que é a seca. Marcado por queda nas temperaturas e redução das chuvas, este período impacta negativamente a produção de volumoso e a manutenção da produtividade a pasto, já que interfere diretamente na nutrição do rebanho.

De acordo com Olavo Lopes, Gerente de Grandes Contas – Ruminantes da De Heus Brasil, “O período seco gera uma queda em quantidade e qualidade do pasto. Há perda de escore de condição corporal do gado e redução no ganho médio diário. Sem suplementação, o prejuízo é certo. O animal pode perder peso se não houver a suplementação adequada para complementar o valor nutritivo que falta no pasto”.

Neste sentido, para mitigar o problema é fundamental que o pecuarista aja de forma planejada e com antecedência. Contudo, para os que ainda não se programaram previamente, é fundamental que haja uma ação o quanto antes, a fim de minimizar as perdas. “O impacto já começou, por isso, quem se antecipa, evita perder o estoque de arrobas da fazenda. Esperar só agrava o cenário”, alerta o profissional.

Olavo Lopes, Gerente de Grandes Contas – Ruminantes da De Heus Brasil

Lopes recomenda algumas das principais estratégias a serem adotadas, que podem variar de acordo com as metas de desempenho do rebanho e como o produtor se preparou para a seca. “Se faltar volumoso, o fornecimento de suplementos de maior consumo deve ser levado em consideração. Se tem pasto (mesmo seco) e o objetivo é manter o escore dos animais, uma suplementação de baixo consumo pode incrementar a digestibilidade do pasto e atender a meta desejada. Além disso, o ajuste da lotação e o acesso à água de qualidade são importantes. Já no que se refere à cria, um ponto importante é preservar as fêmeas, garantindo que, na volta das chuvas, o rebanho tenha um escore adequado e atinja melhores índices na estação de monta”, indica o especialista.

MUB é uma solução prática e com ótimo custo-benefício

A tecnologia MUB (Mistura de Umidade Baixa), desenvolvida pela De Heus e bastante utilizada no exterior, tem revolucionado a suplementação bovina no Brasil por ser uma aliada estratégica do pecuarista para este período mais crítico do ano, uma vez que oferece proteína, energia e minerais de forma contínua e segura, mesmo com pasto seco. É um suplemento que permite ao animal uma performance similar ao proteinado 0,2%, segundo pesquisas realizadas, e a recomendação é de que haja volumoso disponível, como qualquer proteinado. “Nessa fase, recomendamos um maior teor proteico, devido ao pasto seco, como o produto MUB Beef Perform da linha. Na prática, se os animais têm um pasto com bom volume de forragem disponível, porém, seco, é necessário fornecer um suplemento com fonte de nitrogênio. O objetivo é incrementar a digestibilidade do volumoso, devido à necessidade de maior aporte de nitrogênio no rúmen. Isso pode ser percebido pelo escore fecal. Além disso, garantir a suplementação contínua, também permite uma maior previsibilidade do desempenho dos animais”, explica Lopes.

O pecuarista Ulisses Bogaz Prato, proprietário da Fazenda Rancho Alegre, localizada na cidade de Lavínia (SP), obteve ótimos resultados incluindo o MUB como estratégia nutricional na sua produção. “A estação de monta de 2024 foi realizada em um período de seca severa, entre agosto e setembro. Ainda assim, conseguimos um excelente índice de prenhez, atingindo 93% ao final da estação e uma taxa de absorção fetal de 5% – resultado superior a anos anteriores. Tudo isso, com as vacas sendo mantidas exclusivamente no MUB Beef Perform”, revelou.

Por todos estes ganhos, a solução é uma alternativa prática e muito eficiente para complementar a nutrição do rebanho, com ótimo custo-benefício, proporcionando segurança na produção e equilíbrio na gestão financeira do negócio. “O MUB possui um ótimo retorno. Pensando em desembolso por cabeça e por dia, na média, é um investimento superior ao mineral da linha branca, mas inferior ao proteinado. Porém, vale reforçar que o resultado em Ganho Médio Diário (GMD) é superior ao mineral. Além disso, o MUB tem uma baixa frequência de reposição de mineral, reduz o desperdício e a necessidade de pessoas envolvidas na operação de salga”, finaliza o executivo da De Heus Brasil.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios

A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Publicado em

em

Divulgação

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.

Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.

Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.

Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.

Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.

“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.

A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Publicado em

em

Foto: Agroceres Multimix

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).

O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.

“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.

Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.

Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.

Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.

“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

Publicado em

em

Foto : Assessoria

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.

A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.

Fonte: O Presente Rural com informações da Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.