Conectado com

Empresas Produção sustentável

Conheça a Swisschem, a nova força dos nutracêuticos

Com soluções na linha de enzimas, probióticos, prebióticos, fito nutrientes (taninos, algas), aminoácidos protegidos, ácidos e minerais orgânicos, precursores de glicose, entre outros

Publicado em

em

Equipe Swisschem durante o SBSBL

O dinamismo do agronegócio e a demanda cada vez maior por produtos sustentáveis para ancorar a produção de proteína animal têm oportunizado o surgimento de novas e inovadoras empresas do setor. Uma que vem se destacando pelo seu rápido crescimento, abrangência e proposta é a Swisschem Agro Feed Food, uma empresa suíça brasileira que tem como princípio de suas soluções a troca de medicamentos veterinários por nutracêuticos, substâncias naturais usadas para melhorar a saúde e prevenir doenças em animais. Fundada em janeiro de 2024, a jovem empresa já nasceu encorpada, com uma fábrica em Valinhos (SP), uma fábrica em Chapecó (SC) e escritórios comerciais em São Paulo, Xangai (China) e Singapura. Os planos incluem uma nova fábrica em Rio Verde (Goiás) e outra em Milão (Itália).

Gerson Ferrari, sócio e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Swischem.

“O mercado está extinguindo os produtos veterinários. No Brasil esse movimento ainda vai demorar um pouco, mas já está acontecendo e estamos indo nessa direção. A Swisschem nasceu com o propósito de substituir esses medicamentos por nutracêuticos. Nascemos e estamos pensando no futuro”, explica o sócio e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Swischem, Gerson Ferrari. Ele explica que as soluções podem ser usadas em todas as cadeias de proteína animal, como bovinos, suínos e aves, além de pets, e que o mercado tem direcionado sua atenção para o que a Swisschem faz, “produzindo produtos seguros, saudáveis, rastreáveis e ambientalmente sustentáveis”. “Atuamos na importação, exportação e comercialização de insumos e produtos acabados, na fabricação de ingredientes, concentrados, suplementos, premixes, núcleos e aditivos destinados à alimentação animal para todas as fases de produção e espécies de animais. Nossas soluções incluem enzimas, probióticos, prebióticos, fito nutrientes (taninos, algas), aminoácidos protegidos, ácidos e minerais orgânicos, precursores de glicose, entre outros”, menciona Ferrari.

SIMPÓSIO BRASIL SUL

A Swisschem Agro Feed Food é uma das empresas expositoras estreantes do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), que acontece de 05 a 07 de novembro, em Chapecó, reunindo os principais atores do setor no Brasil. “É uma excelente oportunidade para mostrar que chegamos, tornar a marca reconhecida e competitiva no mercado nacional e internacional, através de nossos produtos e serviços sustentados em inovação e responsabilidade socioambiental”, aponta Gerson Ferrari.
“O universo dos nutracêuticos vem se expandindo. As pesquisas avançaram rapidamente e já se tem ingredientes que irão ao mesmo tempo melhorar a conversão alimentar – mais leite, mais carne – e reduzir a emissão de gás metano pelos animais”, menciona o profissional. Entre as novidades para um futuro breve, Ferrari menciona um ingrediente a ser lançado que promete reduzir em 80% a emissão de gás metano pelos bovinos.

Fonte: O Presente Rural

Empresas

Segmento de Ruminantes da De Heus conta com novo Gerente Comercial na região Centro-Oeste

Com ampla experiência em nutrição animal, nova liderança buscará fortalecer a presença da empresa nesta região estratégica

Publicado em

em

Rodrigo Andrade - De Heus

A De Heus Brasil possui um novo Gerente Comercial de Ruminantes na liderança das operações comerciais nos estados de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso – regiões estratégicas e altamente produtivas para este segmento. Com mais de 25 anos de experiência no mercado agropecuário, Rodrigo Andrade assume a posição na companhia, trazendo uma trajetória sólida em nutrição animal e fortalecendo a atuação da empresa em áreas de grande relevância para o agronegócio nacional.

Formado em Zootecnia pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, em Goiás, Andrade construiu uma carreira marcada por passagens em empresas de referência no setor, sempre ocupando posições de liderança e com atuação no desenvolvimento de estratégias de vendas. Na De Heus, o profissional será responsável pelo planejamento e gestão das políticas comerciais, além de conduzir o posicionamento técnico e comercial dos produtos voltados para o segmento de Ruminantes.

“Assumir a gestão de regiões tão estratégicas como Goiás e Mato Grosso é um grande desafio, mas estou confiante de que, com uma equipe altamente capacitada, conseguiremos fortalecer as relações com nossos clientes, buscar novas oportunidades e garantir o acesso a soluções nutricionais de ponta. Com isso, levaremos para o mercado brasileiro o know-how e a tecnologia da De Heus para o campo, oferecendo o que há de melhor em nutrição animal” destaca o novo Gerente Comercial.

Com essa nova liderança, a De Heus Brasil reafirma o seu compromisso em oferecer ao mercado as melhores soluções em nutrição animal para o segmento de Ruminantes, fortalecendo sua presença em regiões estratégicas e oferecendo suporte técnico qualificado aos clientes. A empresa segue focada em inovar e estabelecer parcerias sólidas, garantindo resultados que impulsionam a produtividade e o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Phibro conclui aquisição do portfólio de aditivos medicamentosos para rações e de determinados produtos solúveis em água da Zoetis

Esta negociação representa um passo significativo na promoção do propósito da Phibro de otimizar a saúde e a nutrição animal global para uma vida melhor e um mundo mais sustentável.

Publicado em

em

Larry Miller, diretor de operações da Phibro - Fotos: Phibro e O Presente Rural

A Phibro Saúde Animal anuncia a conclusão bem-sucedida da aquisição do portfólio de aditivos medicamentosos para rações e de determinados produtos solúveis em água da Zoetis. Esta negociação representa um passo significativo na promoção do propósito da Phibro de otimizar a saúde e a nutrição animal global para uma vida melhor e um mundo mais sustentável.

“A adição dessa nova linha de aditivos alimentares medicamentosos e produtos solúveis em água para bovinos, suínos e aves complementa e expande os portfólios de espécies animais e de produtos da Phibro, contribuindo para os clientes atenderem aos mais elevados padrões de cuidados com os animais, incluindo a prevenção de doenças e a melhoria da nutrição em termos globais”, disse Jack C. Bendheim, presidente do Conselho, presidente e diretor executivo da Phibro Saúde Animal. “Esses produtos encaixam-se nas principais competências e capacidades da Phibro, complementando nossa linha atual de vacinas e especialidades nutricionais”, complementa Bendheim.

A aquisição inclui mais de 37 linhas de produtos presentes em aproximadamente 80 países – incluindo o Brasil –, seis fábricas nos Estados Unidos, Itália e China e mais de 300 colaboradores que apoiam principalmente as atividades de fabricação e distribuição do negócio.

A expectativa da Phibro é que o novo portfólio aumente a lucratividade e a margem EBITDA da empresa e eleve o lucro ajustado por ação. “Este é um ganha-ganha-ganha”, observou Larry Miller, diretor de operações da Phibro. “Para nossos clientes, amplia o leque de soluções e traz a experiência da Phibro para apoiar a saúde animal globalmente; para os consumidores, contribui ainda mais para que os alimentos sejam produzidos de forma segura e sustentável; e, para os investidores, expande e diversifica nossa base de receita, gerando recursos para apoiar investimentos futuros em categorias adicionais de produtos para saúde animal.”

Fonte: Assessoria Phibro
Continue Lendo

Empresas

Evonik defende nutrição de aves mais precisa para melhor desempenho, saúde e menor impacto ambiental na cadeia avícola durante PSA

Especialistas em nutrição de aves do Brasil e do exterior participam de simpósio realizado pela companhia na Conferência PSA Latam. 

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Evonik

É possível atingir uma nutrição de aves mais precisa e com impacto positivo no desempenho e na saúde dos animais, além de reduzir o impacto ambiental da produção. A ciência da nutrição animal tem avançado para inovações e tecnologias capazes de contribuir com este objetivo através de equações, modelagens e avaliação de matérias-primas, por exemplo. Foi o que defenderam alguns dos principais especialistas nesta área durante um simpósio realizado pela Evonik na 4ª Conferência Científica Latino-Americana da PSA, a Poultry Science Association, em Foz do Iguaçu (PR).

No encontro, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horácio Rostagno, destacou que a nutrição evolui para atender às exigências nutricionais do frango moderno, mas também para maior sustentabilidade na produção e melhor rentabilidade do produtor. “É preciso conhecer com exatidão as exigências nutricionais do frango de corte moderno. Através do desenvolvimento de equações que publicamos nas Tabelas Brasileiras de Aves e Suínos é possível calcular a ração de acordo com o tipo de animal de cada empresa, que pode ser de médio ou alto desempenho ou machos ou fêmeas e ainda calcular as exigências para a próxima geração de frangos”, disse o especialista.

Ele lembra que a genética avança de maneira muito dinâmica e exige que a nutrição acompanhe estes avanços. “A cada dois anos, às vezes até todos os anos, temos um novo frango mais eficiente, então precisamos acompanhar estes avanços. Hoje se fala muito em nutrição de precisão, em ajustar a nutrição de acordo com diferentes períodos. Podemos ter seis dietas até a fase de terminação ou até uma por dia. Isso está previsto e as tabelas brasileiras já contemplam este modelo”, afirmou Rostagno.

O pesquisador chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, reforçou que a cadeia produtiva está caminhando para uma nutrição cada vez mais precisa, mas que ainda esbarra em desafios como a qualidade e a variabilidade das matérias-primas. “Estamos tentando fazer uma nutrição mais precisa, mas as matérias-primas não são precisas. Eu me refiro aos aspectos agronômicos que impactam a composição dos principais ingredientes de origem vegetal, por exemplo. O clima, a fertilidade do solo e todo o aspecto do ambiente repercute na qualidade do produto final. E temos ainda a variabilidade da parte operacional das indústrias”, pontuou Krabbe.

De acordo com ele, o nutricionista precisa compreender toda essa variabilidade e isso precisa ser gerenciado para ter uma nutrição mais precisa para atender às necessidades dos animais. “Tecnologias como análises via NIR conseguem caracterizar melhor a matéria-prima. É uma ferramenta que ajuda a gerenciar a qualidade da matéria-prima, o que significa melhor eficiência de custo e produção mais sustentável”, disse. Ainda falando de tecnologias capazes de ajudar no desafio do nutricionista, a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus de Jaboticabal) Nilva Sakomura apresentou um software que prevê o crescimento das aves, o consumo de ração e as necessidades nutricionais. “Nosso laboratório da Unesp tem pesquisado o potencial de crescimento de diversas linhagens de frangos de corte, estabelecendo necessidades de aminoácidos e energia. E estes estudos levaram ao desenvolvimento do Broiler Growth Model (BGM), que possui uma ferramenta de otimização dos níveis de energia, lisina e proteína balanceada para um manejo nutricional preciso e eficiente. É uma ferramenta de otimização econômica que vai ajudar os nutricionistas a tomar decisões para maximizar a rentabilidade e reduzir os custos com a nutrição”.

O consultor da Boreal consultoria, Jeffersson Lecznieski, defendeu uma formulação com níveis menores de proteína bruta. “Os benefícios de utilizar dietas com teores menores de proteína são menor custo de formulação, atender exigências das linhagens atuais menor excreção de nitrogênio, o que representa menor poluição ambiental. Através do uso de aminoácidos sintéticos não convencionais, como Arginina, Valina e Isoleucina, podemos melhorar o desempenho das aves, reduzir custo de formulação e ainda reduzir excreção de nitrogênio”, encerrou o especialista.

O evento

Em sua quarta edição no Brasil, a Conferência da Poultry Science Association (PSA) se consolida como um dos eventos técnicos mais relevantes da avicultura latino-americana. O encontro reuniu cerca de 700 participantes, teve 9 simpósios técnicos e 314 resumos científicos inéditos submetidos para apresentações orais e pôsteres. O diretor de Marketing Estratégico de Essencial Nutrition da Evonik na América Latina e presidente da PSA Latam, Nei Arruda, destaca a importância de incentivar a produção científica. “Acreditamos na ciência e no desenvolvimento de pesquisas como uma ferramenta eficaz para beneficiar não apenas a produção de alimentos, como também a vida das pessoas”, afirmou.

A gerente de Serviços Técnicos de Aves da Evonik, Patrícia Tomazini salientou a qualidade técnica do evento. “O board da PSA organizou um programa técnico que trouxe as últimas inovações e pesquisas na área de nutrição de aves. A programação foi muito interessante”, disse.

Um dos destaques do evento, a Evonik não apenas realizou o simpósio, como também teve oito trabalhos selecionados pela comissão científica para apresentação oral e pôsteres. São trabalhos inéditos realizados pela equipe de cientistas da companhia de pesquisas realizadas no Brasil e em outros países, com temas como “Redução de proteína bruta em frangos de corte”, “Fontes de metionina em poedeiras”, “Avaliação de DDG por NIR”, “Ecobiol x baixa proteína em frangos de corte sob estresse térmico”, “Avaliação energética de DDG por NIR”, “Uso do ácido guanidinoacético em frangos de corte”, “Benchmarking global de poedeiras” e “Redução de proteína para poedeiras”.

Fonte: Assessoria Evonik
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.