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Conheça a história da empresa que começou na fazenda em 1967

Empresa tem forte atuação em todo Brasil, com grande penetração em todas as fronteiras agrícolas

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Leia na integra a entrevista exclusiva do O presente Rural com o presidente da Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas Ltda, Sr. Ricardo Rodrigues da Cunha

Há quanto tempo a Orion está no mercado brasi­leiro? E quais os mercados e culturas que atende?

A história da empresa começou em 1967, na fazenda de meu pai (Fazenda Congonhas), em Rancho Alegre/PR, onde eu desenvolvi o 1º equipamento de aplicação no sulco de plantio do Brasil. Isso aconteceu para atender a uma demanda dele para combater pragas de solos da cultura da soja.

Sr. Ricardo Rodrigues da Cunha

Ao longo dos anos, fui trabalhando no aperfeiço­amento desse equipamento, uma vez que aumentava significativamente o número de produtos fitossanitários com a indicação para aplicação no sulco, principalmente os biológicos, como inoculantes e outros para controle de pragas e doenças de solo.

Por volta dos anos 90, a pedido de parentes e ami­gos, passei a fabricar esses equipamentos para venda e sempre focado em trazer inovações no conceito e na tecnologia de aplicação.

Como existia uma alta demanda desses equipamen­tos, em 1997, a Orion foi criada em outra fazenda da família, a Fazenda Bom Retiro, em Quintana/SP, onde ficou por alguns anos.

Visando facilitar o acesso à mão de obra e a logística de matéria prima e produtos acabados, a empresa foi transferida para a zona urbana da cidade, depois para Marília e veio, finalmente, para Pompeia, onde está até hoje.

A transferência para Pompeia se deu devido a maior disponibilidade de mão de obra qualificada, em função das empresas do Grupo Jacto e do cluster existente para formação de mão de obra específica.

 

Quais são os principais produtos e serviços ofe­recidos pela empresa?

A empresa é focada no desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos profissionais para a aplicação de produtos líquidos dentro do solo, mas o foco está na entrega do melhor resultado ao produtor.

Assim, além do equipamento em si, a empresa ofe­rece ao mercado serviços para garantir a ele a maior rentabilidade e sustentabilidade.

Serviços de sensoriamento remoto, laboratório de análise nematológica e uma divisão de operações agronômicas, para testes de viabilidade de máquinas e produtos a campo, dão ao agricultor uma visão mais clara da situação de sua propriedade, podendo assim buscar maiores produtividades.

 

Quais os mercados e as culturas que atende? Exportação?

Forte atuação em todo Brasil, com grande penetração em todas as fronteiras agrícolas. Exporta para à América Latina, mas os olhos também já vislumbram ações na África do Sul e nos EUA.

No início, essa tecnologia de aplicação no sulco de plantio estava focada na cultura de soja, mas hoje já são várias as culturas que a utilizam, dentre elas o milho, trigo, arroz, centeio, aveia, algodão, cana, batata, feijão, amendoim, entre outras.

 

Sabemos que a Orion é uma empresa com foco na aplicação de produtos biológicos, fale um pouco desse momento especial dos biológicos e dos diferenciais que as máquinas da Orion oferecem ao produtor.

Realmente o crescimento da utilização dos produtos biológicos acontece numa taxa média de 42% ao ano, nos últimos 10 anos, sendo que em 2019 e 2020 esse crescimento foi ainda maior, chegando a uma taxa de 70% ao ano.

A utilização dos biológicos entrega sustentabilidade ambiental, social, agronômica e econômica, posicio­nando o Brasil como líder na utilização dessa tecnolo­gia, abrindo os caminhos para a entrada em todos os mercados.

Nossa visão como fabricante é adequar nossos equipamentos e processos para atender integralmente às necessidades da biologia, oferecendo soluções para equilibrar os fatores determinantes de uma boa aplicação: pH da água e da calda, temperatura da calda e pressão de trabalho. Controlar bem esses parâmetros nos permite caminhar em busca de uma aplicação mais efetiva.

 

Quais são as projeções para o crescimento da empresa? Como tem avaliado a questão das parcerias estratégicas?

Como disse anteriormente, existe uma expectativa ainda maior de crescimento do nível de adoção dessa tecnologia e a empresa cresce na esteira dessa adoção. Uma linha importante de trabalho é a normatização desses equipamentos de aplicação no sulco, junto à ABIMAQ, As­sociação Brasileira de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, visando atender as demandas dos diferentes mercados em relação à rastreabilidade.

Sobre as parcerias, a minha visão vai além da de empresário. Como agricultor, entendo que existe o desejo de se encontrar o maior número de produtos junto a um mesmo fornecedor, por isso a Orion tem buscado esta­belecer parcerias com empresas que são referências no mercado que atuam: e foi assim com a Biotrop.

A parceria com a Biotrop traz a solução completa para o produtor, no que diz respeito a um melhor manejo da microbiota do solo, com vistas à fixação biológica de nitrogênio, controle de pragas e doenças e sem impacto ambiental e social. Queremos oferecer ao produtor o melhor resultado e essa parceria garante isso: possuímos objetivos comerciais comuns, mas, acima disso, compartilhamos os mesmos valores e princípios, o que garante um trabalho fluido e de bons resultados.

Fonte: O Presente Rural

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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