Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Em Porto Alegre (RS)

Congresso da Abraves reúne especialistas para discutir desafios e oportunidades da suinocultura

Evento segue até até quinta-feira (19), no Centro de Eventos da PUCRS, na Capital gaúcha, e tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão técnica sobre temas relevantes da atividade suinícola.

Publicado em

em

Fotos: Giuliano De Luca/OP Rural

A suinocultura brasileira e internacional está, nesta semana, reunida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para a realização da 20ª edição do Congresso Nacional da Abraves, que teve início na última segunda (16) e segue até quinta-feira (19), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Uma equipe do Jornal O Presente Rural está presente no evento e você pode conferir a cobertura completa em nossos canais digitais e na nossa próxima edição impressa. Alguns dos assuntos que estão sendo tratados no congresso já antecipamos no jornal de Suínos, o qual circula dentro do evento e você pode conferir as reportagens aqui.

Promovido pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos – Regional Rio Grande do Sul (Abraves-RS), o congresso tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão técnica sobre temas relevantes no contexto da suinocultura. Além disso, o evento se destina a apresentar e debater trabalhos científicos inéditos e a fomentar a integração técnica e comercial entre todos os envolvidos e interessados na área de suinocultura.

Voltado para médicos-veterinários, zootecnistas, agrônomos, estudantes de graduação e pós-graduação de áreas relacionados à suinocultura, bem como a produtores de suínos e outros profissionais que atuam no setor, o evento possui uma programação técnico-científica abrangente, reunindo especialistas em oito painéis temáticos, que  tratam sobre one health, produção e manejo, reprodução, nutrição, imunologia, doenças emergentes e reemergentes e sanidade.

O evento também incluiu apresentação de trabalhos científicos nas áreas de nutrição, reprodução, sanidade, produção e manejo. Além disso, conta mesas redondas, sessões de Evening Learning, almoços de aprendizado, oportunidades de aprendizagem noturna e espaço de networking e exposição de produtos.

Para complementar a programação, foram incluídos painéis de discussão Hot Topics abrangendo one health, reprodução, produção e manejo, sanidade e nutrição. Para conferir a agenda completa do evento clique aqui.

Fonte: O Presente Rural

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.