Conectado com

Pet

Congresso CBNA Pet: “Eficiência em secagem de produtos extrusados e redução do custo de energia” é tema em evidência

XIX Congresso Pet acontece entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020

Publicado em

em

Divulgação

O CBNA (Colégio Brasileiro de nutrição Animal) segue trabalhando na organização do XIX Congresso Pet, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020. Dada a conjuntura atual, de proibição de grandes eventos e o comprometimento do CBNA em garantir a segurança de todos, o evento acontecerá no formato 100% online. A comissão organizadora do encontro, palestrantes e outros participantes apoiam a decisão do CBNA.

Sobre a necessidade de se adaptar ao momento, o palestrante Anderson Oliveira, Gerente de PAD Kemin Agrifoods South America, afirma:

“É evidente que a atual conjuntura teve impactos diretos e indiretos no nosso setor. Todos tivemos que nos reinventar, seja na forma de trabalhar ou de como interagir com nossos clientes, tudo isso tem impactado em nossas decisões e nossa única opção é desenvolver planos de contingência que garantam a saúde de nossos profissionais e do nosso negócio até que esta pandemia seja controlada”.

Anderson é engenheiro mecânico e desde o início de sua carreira profissional vem corroborando com clientes ao redor do mundo para atingir a melhor eficiência de processos e controlar a segurança de alimentos para rações realizando treinamentos, webinars e ensaios sobre os temas. Ele é o responsável pela palestra “Eficiência em secagem de produtos extrusados e redução do custo de energia”, que acontece no dia 22 de outubro às 10 horas, no bloco processo.

Em uma conversa com a assessoria de impressa do CBNA, o palestrante deu mais detalhes sobre sua participação no Congresso Pet. Veja abaixo:

Quais pontos serão abordados sobre a secagem de produtos extrusados e a redução do custo de energia? 

Ao longo da apresentação iremos abordar boas práticas de produção comentando as 3 principais variáveis de processo que são utilizadas em um secador e como estas variáveis podem ser avaliadas para que a máxima eficiência do processo seja atingida, melhorando também a qualidade do produto.

Há como melhorar esta eficiência?

Sim, todo processo tem suas particularidades e trabalhando as variáveis de forma assertiva inúmeros/distintos pontos podem ser melhorados, como redução do consumo de energia, maior produtividade (throughput), melhor uniformidade dos kibbles… impactos que acarretam em uma melhor eficiência do equipamento e melhora na qualidade do produto.

Nenhum processo pode ser considerado como 100% eficiente, sempre temos algo a melhorar, e este é um dos desafios que a indústria de alimentos deve explorar para que melhores resultados sejam atingidos, sempre. A aplicação dos conceitos traz melhorias expressivas no processo tanto no âmbito financeiro como nutricional.

Quais pontos você pretende destacar? 

Iremos destacar as variáveis de processo TEMPERATURA, FLUXO DE AR de processo e TEMPO, apresentando também os seus impactos.

Você poderia deixar uma mensagem de otimismo para os trabalhadores do setor e participantes do evento?  

Protejam-se, cuidem-se… Em tempos difíceis como este precisamos unir forças, o bem-estar do próximo depende de nossa disciplina. Em breve tudo isso vai passar.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 2 =

Pet Saúde Animal

Castração previne câncer de mama em cadelas e gatas

No universo dos animais de companhia, a doença também pode ser grave para as fêmeas

Publicado em

em

Divulgação

No mês em que o câncer de mama é alvo da campanha de conscientização e incentivo à prevenção da doença em mulheres, abre-se uma boa oportunidade para chamar a atenção com relação à incidência da enfermidade em cadelas e gatas. Assim, surgiu em 2016 a primeira campanha #cancermamapet da Agener, unidade de saúde animal da União Química. Como em humanos, a rapidez no diagnóstico é fator determinante para possibilitar eficácia no tratamento e proporcionar longevidade ao pet.

O toque periódico nas mamas do animal auxilia em um possível diagnóstico precoce. “Se o tutor notar qualquer mudança ou presença de massas, enrijecimento, inflamação ou secreção, precisa levar o animal ao médico-veterinário, para que exames complementares sejam feitos e, assim o quadro possa ser melhor avaliado, determinando o correto diagnóstico”, ressalta o Dr. Andrigo Barboza De Nardi, veterinário e professor da Unesp Campus Jaboticabal. “O tecido mamário de cadelas e gatas é superficial, logo abaixo da pele, por isso é possível perceber as alterações ou pequenas lesões”, complementa o veterinário. O médico ainda informa que o ideal é que o toque nas mamas seja realizado em animais acima de 5 anos de idade, já que os tumores mamários são mais comuns em fêmeas adultas e idosas.

Além de observar as alterações nas mamas, a castração tem se mostrado uma medida eficaz na prevenção do câncer. De acordo com o professor da Unesp, estudos mais recentes indicam que a castração entre o primeiro e o segundo cio é mais indicada e reduz de forma significativa a ocorrência de tumores mamários, além de outras enfermidades, como incontinência urinária, tendência à obesidade e até mesmo alterações de comportamento. “Até bem pouco tempo, a principal recomendação era que a castração fosse realizada antes do primeiro cio. Só que trabalhos mais recentes indicam que a castração antes do primeiro cio pode aumentar os casos de incontinência urinária, tendência à obesidade e até mesmo alterações de comportamento”.

Tratamento adequado

Importante ressaltar que só o médico-veterinário está capacitado para detectar a presença de tumores mamários e determinar o tratamento indicado para cada animal. Além da avaliação clínica, o profissional realiza exames para avaliar a localização da lesão e sua natureza, benigna ou maligna. “Fazemos análises complementares, como o exame citológico. Nesta avaliação introduzimos uma agulha para coleta de material, visando o diagnóstico da lesão. Outra possibilidade é a biopsia (colheita de um fragmento da lesão), que é encaminhada para avaliação histopatológica”, afirma Andrigo. O professor ainda reforça que raio-X de tórax e ultrassonografia de abdome são importantes para determinar a extensão do tumor.

Em caso de tumores benignos, o tratamento é cirúrgico por meio de mastectomia (remoção da mama). Já para as lesões malignas, a mastectomia e cuidados pós-operatórios, como a quimioterapia ou radioterapia, podem ser indicadas, visando justamente reduzir as chances de lesões futuras.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Pet Congresso CBNA Pet

Flávia Borges, professora UFLA, promete trazer novidades sobre interação entre ácidos graxos e nutracêuticos

Apresentação acontece no dia 21 de outubro às 15h15, no bloco Nutrição

Publicado em

em

Divulgação

Flávia Borges, professora do Departamento de Zootecnia (DZO) da UFLA (Universidade Federal de Lavras) é palestrante do XIX Congresso Pet do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) (21 a 23 de outubro de 2020). Sua apresentação acontece no dia 21 de outubro às 15h15, no bloco Nutrição. Flavia promete trazer novidades na área de ácidos graxos como nutracêuticos. Além disso, ela exalta o evento organizado pelo CBNA, neste ano excepcionalmente no formato online, como o principal encontro da área pet no Brasil.

“Sempre foi um ponto de destaque para conhecimentos de novas estratégicas na área, conhecimentos científicos que estão sendo gerados e inclusive a questão social de interação e outras. A pandemia nos trouxe muitos prejuízos, mas existem novidades para o setor e elas precisam ser difundidas, discutidas e apresentadas e, em um evento num momento como esse, o modo online é a melhor alternativa”.

Ácidos graxos como nutracêuticos

Serão abordados pontos referentes a como ácidos graxos exercem outras funções, além daquelas básicas e primárias deles. Por exemplo: Os ácidos graxos têm como função primária o fornecimento de energia e também de participar de estruturas da membrana celular. Mas, além dessa função primária, nós sabemos que eles têm uma capacidade de modulação de saúde e de longevidade, dependendo das proporções e das relações  desses ácidos graxos dietéticos que entrem no metabolismo. Então nós vamos abordar quais são os pontos importantes e os principais passos, os principais marcadores moleculares e suas principais interações moleculares que levam a uma melhoria ou uma piora no estado de saúde do animal.

Pontos a serem destacados

Eu pretendo destacar principalmente a atuação metabólica, no qual cada um desses ácidos graxos tem ação, quais são as suas biopotências, destacar o papel muito importante dos ácidos graxos de cadeia média em respostas cognitivas e proteção de cérebro, membrana de mielina,  com o objetivo de diminuir efeitos da senilidade, efeitos de doenças esclerosantes, demência senil e outras.

Novidades no tema

As interrelações entre os ácidos graxos, a modulação de reações pró e anti-inflamatórias já são bastante conhecidas. Mas, com a nutrigenômica e o conhecimento de como os nutrientes afetam a expressão gênica do indivíduo, hoje nós temos muito mais novidades e sabemos que as aplicações de ácidos graxos como moduladores genéticos e moleculares vão muito mais além do que nos conhecíamos. Hoje há muito a ser estudado, mas temos uma compreensão melhor com a nutrigenômica sobre o comportamento metabólico destes nutracêuticos. Isto abre possibilidades de fazer muitas combinações e estabelecer proporções entre esses ácidos graxos, de acordo com os objetivos desejados.

Importância do Congresso CBNA Pet

O CBNA é o nosso principal evento da área pet no Brasil, principalmente na forma presencial, ele sempre foi um ponto de destaque para conhecimentos de novas estratégicas na área, conhecimentos científicos que estão sendo gerados e, inclusive, a possibilidades de interação sociais entre os participantes. A pandemia nos trouxe muitos prejuízos, mas as novidades para o setor precisam ser difundidas, discutidas e apresentadas. Deste modo, um evento on-line num momento como esse é uma boa oportunidade para trocar alternativas.

Mensagem de otimismo

Muito do que a gente fazia de forma presencial está sendo feito de maneira online e de forma eficiente. Com certeza essa fase vai passar e possivelmente nós vamos poder aproveitar muitas coisas que foram desenvolvidas de uma maneira muito rápida e com urgência e, a partir disso, começar a estabelecer realmente o que é prioritário de maneira presencial e o que pode ser feito de maneira online com eficiência, qualidade e ganho de tempo para todos. A internet tem a capacidade de aproximar pessoas e facilitar acessos, então nós, com certeza, estamos aprendendo a utilizar esta ferramenta. O que fica para depois desta pandemia será a eficiência nos trabalhos e eventos, tornando as reuniões presenciais menos longas, mais produtivas e utilizando muito mais a ferramenta online

A chegada do Covid

A chegada do Covid trouxe incertezas a todos os segmentos da sociedade. A questão de encontros presenciais foi extremamente prejudicada e a solução da realização de eventos online era uma questão que já vinha surgindo. Eventos on-line tem a facilidade de favorecer pessoas que não poderiam participar do encontro presencial e isso pode ser um ponto positivo, porém a interação social e o contato direto ficam extremamentes prejudicados. São tempos difíceis, que exigem muita adaptações, mas são tempos para encontrar soluções e crescer.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Pet Pet

Conheça o programa completo do XIX Congresso CBNA Pet

O evento acontece de 21 a 23 de outubro de 2020

Publicado em

em

Divulgação

Dentro de menos de 20 dias tem início o XIX Congresso Pet, organizado pelo CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal), em formato 100% online. O evento acontece de 21 a 23 de outubro de 2020.

A Programação é toda dividida em blocos. O primeiro engloba o tema Nutrição, com a participação dos palestrantes John Flanagan (Royal Canin, França), Loic Bramoullé (Diana PetFood, França), Cristiana Fonseca F. Pontieri (Premier Pet), Luciano Trevisan (UFRGS, Porto Alegre, RS), Flávia Borges Saad (UFLA, Lavras, MG) e Marcio Brunetto (FMVZ/USP)

O segundo bloco abordará o tema Segurança, com a presença de Jim Mann (Kemin, USA) e Romeu Garbin Filho (PQSA).

Já no dia 22, o bloco Processo abre os trabalhos com Thomas Runde (Tietjen, Alemanha) e Anderson Corrêa De Oliveira (Kemin Agrifoods South America). Na sequência o bloco MERCADO conta com a participação de Decio Coutinho (Diretor Executivo da ABRA, Brasília)

Em dia 23 de outubro, o dia começa com a apresentação dos Trabalhos Científicos submetidos no Congresso. Os trabalhos serão encerrados com a apresentação de uma mesa redonda com o tema “Responsabilidade Ambiental e Uso dos Recurso Naturais”, com João Paulo C. Figueira (Special Dog), Victor Cruz (Mars Pet Nutrition) e Fabricio Dorado Soler (Felsberg Advogados).

Vale lembrar que entre os dias 20 e 22 de abril de 2021, o Congresso CBNA Pet e o Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos serão presenciais e realizados junto à Fenagra (Feira Internacional da Agroindústria), no Expo D. Pedro, em Campinas, SP.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
ALLFLEX – Novo Site

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.