Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Conferência FACTA WPSA Brasil 2018 começa na quarta-feira, em Campinas

Evento técnico discutirá a Avicultura 4.0 e o seu impacto na produção animal

Publicado em

em

A partir desta quarta-feira (16), a Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas, promove a 35ª edição da Conferência FACTA WPSA Brasil, no Expo. D. Pedro, em Campinas, SP. Até a tarde do dia 17, o setor de avicultura estará reunido para debater a Avicultura 4.0 e como a utilização das novas tecnologias podem reduzir as perdas na cadeia avícola, otimizar os processos e promover a melhoria de produtividade, sem perder de vista o controle de custos.

A programação da Conferência foi elaborada pela Diretoria e Corpo Técnico da FACTA e terá palestras técnicas, empresariais e workshops no âmbito dos painéis “Legislação” e “Frango: a carne do futuro. Por quê?”, com temas atuais e relevantes para a avicultura, apresentados por renomados palestrantes e especialistas nas áreas em questão.

Prêmios

Os trabalhos inscritos no Prêmio Lamas 2018 e previamente selecionados pela comissão avaliadora serão apresentados no primeiro dia do evento. Os premiados em cada categoria serão agraciados com os livros “Produção de Frangos de Corte”, “Manejo da Incubação” e “Água na Avicultura Industrial”, além de um curso à distância na plataforma EAD for US e inscrição na próxima Conferência.

Já o Prêmio FACTA 2018 elegerá o “Profissional do Ano”, atribuído ao profissional técnico/científico de reconhecido mérito. O Prêmio a ser designado pela FACTA será uma Placa de Mérito referente ao Prêmio FACTA.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia do evento. Para mais informações acesse o site do evento.

Programação

Quarta-feira – 16 de maio de 2018

Pré-Conferência Facta

Auditório Carvalho I – Curso abate e processamento de frangos de corte

8h – O abate e industrialização do frango no Brasil e no Mundo – José Mauricio França – UTP, Curitiba/PR, Eder Barbon (Cobb).

8h50 – Manejo Pré Abate – Rafael Belintani

9h40 – Debate

10h30 – Insensibilização, sangria, escalda, depenagem e evisceração – Gerson Scheuermann

11h10 – Principais condenações de carcaças no Brasil – Rafael Belintani

11h50 – Tecnologia e processamento de cortes de carcaça de Frango – Roberto Mulbert

12h30 – Debate

Auditório Carvalho II – Apresentação Oral – Prêmio Lamas 2018

Das 8h às 12h15

Auditório Carvalho I e II

13h50 – Abertura da Conferência FACTA WPSA – Brasil 2018

14h – Palestra Magna: ações empresariais na implementação da Avicultura 4.0 – Paulo Roberto dos Santos – Zorfatec, São Paulo/SP.

14h40 – Debate

14h50 – Futuro da nutrição de precisão – Marcos Fabio de Lima – IFRJ – Pinheiral/RJ

15h30 – Debate

15h40 – Coffee-break

16h10 – Gerenciamento à distância – conexões de processos produtivos: gerenciamento em tempo real de processos – Silvia Souza, Botucatu/SP.

16h50 – Debate

17h – Novas técnicas de auditoria de bem-estar em tempo real – Irenilza de Alencar Nääs – FACTA, Campinas/SP.

17h40 – Debate

Quinta-feira – 17 de maio de 2018

Auditório Carvalho I

8h – Benefícios da vacinação contra Salmonella em frangos de corte – Eduardo Muniz – FACTA, Campinas/SP.

8h40 – Avaliação e monitoramento da qualidade da vacinação em ovo – Felipe Kroetz – Aviagen, Rio Claro/SP.

9h20 – Debate

9h30 – Coffee Break

Painel sobre legislação

10h – Vacinas autógenas – nova legislação e seus impactos na produção – Marcio Botrel – Laudo Laboratório, Uberlândia/MG.

10h45 – Normativas do mapa e exigência internacional para controle de Salmonella – Bruno Pessamilio – MAPA, Brasília, DF.

11h30 – Debate

11h45 – Barreiras não tarifárias e seus impactos na produção brasileira – ênfase especial em controle de Salmonellas na Europa – Marilia Rangel – IPC, São Paulo/SP

12h25 – Debate

12h35 – Intervalo para almoço

14h – Modelagem nutricional com ênfase em populações – Edney Pereira da Silva – Unesp, Jaboticabal/SP.

14h50 – Debate

15h – Os negócios e empresas do futuro: uma abordagem com foco nos recursos humanos – Camila Marion – Exec, Campinas/SP

15h50 – Debate

16h – Coffee Break

16h30 – Exigências nutricionais do frango do futuro – Maria Aparecida Melo Iuspa – FACTA, Campinas/SP

Auditório Carvalho II

8h – Automatização de aviários: custo x benefício de automação – Daniella Moura – Unicamp, Campinas, SP

8h40 – Relação entre Mídia e Produção Avícola – Raul Amaral Rego – Ital, Campinas/SP.

9h20 – Debate

9h30 – Coffee Break

Painel “Frango: a carne do futuro. Por quê?”

10h – Vantagens ambientais – Nilsa Lima – Unicamp, Campinas, SP

10h30 – Tendências do consumo do ponto de vista das grandes redes de alimentação – Márcio Caparroz – Diamond V, São Paulo/SP

11h – Tendências futuras de mercado e consumidor – Osler Desouzart, OD Consulting, São Paulo/SP

11h30 – Debate

11h45 – Processamento de aves mortas em granja: analisando riscos e possíveis benefícios – Claudio Bellaver – Qualyfoco, Concórdia/SC

12h25 – Debate

12h35 – Intervalo para almoço

14h – Ferramentas de precisão: uso prático na análise de dados – Mario Mollo Neto – Unesp, Tupã/SP

14h50 – Debate

15h – Uso de ferramentas de modelagem e otimização no planejamento do mix de produção no abatedouro, para reduzir perdas e maximizar rentabilidade – Felipe Soares – Cargill, Campinas/SP.

15h50 – Debate

16h – Coffee Break

16h30 – Melhoria de produtividade em abatedouro – José Mauricio França – UTP, Curitiba/PR

17h20 – Debate

17h30 – Automação em incubatórios – soluções e problemas – Vanessa Michalsky Barbosa – UFBA, Salvador/BA.

18h20 – Debate

18h30 – Premiações: Prêmio  FACTA e Prêmio Lamas 2018

19h – Encerramento

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

Publicado em

em

Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
Continue Lendo

Notícias

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

Publicado em

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.