Avicultura
Conbrasfran 2024 debate mercado global e desafios da produção de proteína animal com lideranças da BRF, Seara, Aurora e ABPA
Executivos de algumas das principais produtoras de carnes de aves, suínos e derivados do país vão discutir suas perspectivas para o mercado de frango de corte.
Quais são as tendências mais importantes para o mercado de proteína animal? Como o comportamento do consumidor moderno pode impactar a produção avícola? Quais são os desafios mais importantes da produção de proteína de origem animal no mundo? E as oportunidades? Quais são as expectativas da agroindústria para 2025? Enfim, como será a produção e a comercialização de carne de frango e suínos no futuro? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas por lideranças de algumas das principais produtoras de proteína animal do país, representadas pela BRF, Seara e Aurora Coop, durante a Conbrasfran 2024, a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango, que vai ser realizada pela Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
O painel A tendência mundial no mercado de proteínas de origem animal e a alimentação da humanidade vai ser aberto às 14h45, do dia 27 de novembro, com um debate sobre O mercado mundial de alimentos e os desafios da produção de proteína animal na visão dos big players.
As discussões serão encabeçadas pelo diretor vice-Presidente de Agro e Qualidade da BRF, Fabio Duarte Stumpf, pelo diretor Executivo de Agropecuária da Seara, José Antônio Ribas e pelo diretor Comercial de Mercado Externo da Aurora Coop, Dilvo Casagranda. A moderação deste painel será do presidente da ABPA, Ricardo Santin. Os interessados podem se inscrever através do site do evento. As vagas são limitadas a 500 participantes.
O presidente Executivo da Asgav e organizador do evento, José Eduardo dos Santos, destaca a importância de reunir representantes da cadeia produtiva para discutir a atividade. “Este encontro de profissionais do setor para debater os rumos dos setores de proteína animal é essencial para o segmento alinhar demandas, discutir os desafios, vislumbrar oportunidades e se desenvolver como cadeia produtiva. Além disso, a Conbrasfran é uma oportunidade para os participantes acessarem insights estratégicos, ampliarem networking e se capacitarem para enfrentar os desafios da gestão e inovação do setor”. O evento ainda vai abordar temas como energia alternativa e desafios ambientais e sanitários, entre outros.
O desafio central proposto pela Conbrasfran 2024 é conectar lideranças com o propósito de colaboração em um cenário global em que as empresas enfrentam mudanças de maneira muito rápida e profunda nas relações com o consumidor e em suas operações, salientou Santos.
A programação completa da Conbrasfran 2024 está disponível , acesse clicando aqui. “Os interessados em participar devem se inscrever com antecedência porque estamos com poucas vagas disponíveis”.
Avicultura Apresentada na EuroTier 2024
Tecnologia traz solução sustentável para detecção precoce de sexo in-ovo
Tecnologia utiliza um método não invasivo e puramente óptico para identificar o sexo dos embriões de galinha já nos primeiros dias de incubação
Na avicultura de postura, o abate de pintinhos machos é uma prática comum e controversa. Para mudar esse cenário, o uso da inteligência artificial (IA) desponta como uma solução inovadora e sustentável, capaz de eliminar ou reduzir despesas e promover ganhos econômicos e de bem-estar animal.
A Omegga GmbH, empresa alemã de tecnologia para o setor avícola, desenvolveu um sistema de sexagem in-ovo com espectroscopia e aprendizado de máquina, ganhador da medalha de prata no Prêmio de Inovação EuroTier 2024.
A tecnologia utiliza um método não invasivo e puramente óptico para identificar o sexo dos embriões de galinha já nos primeiros dias de incubação. Um braço de medição integrado à infraestrutura do incubatório examina os ovos periodicamente, entre o terceiro e o sexto dia de incubação.
Através da transmissão de luz visível, os dados são coletados e enviados para a nuvem, onde são analisados por algoritmos de IA. Com isso, o sistema pode identificar ovos machos e inviáveis com precisão até o sétimo dia, possibilitando a separação dos ovos antes do desenvolvimento sensorial dos embriões e eliminando o sofrimento dos pintinhos.
A sexagem in-ovo também oferece benefícios econômicos. Ao identificar e separar precocemente os ovos machos e inviáveis, a tecnologia libera mais de 50% do espaço nas incubadoras, reduzindo custos operacionais. “Os ovos descartados ganham um novo destino ao serem redirecionados para a produção de cosméticos, medicamentos e ração animal, gerando uma fonte de receita secundária para os produtores”, evidencia Clara Kaufhold, da Omegga GmbH.
A solução da Omegga será testada em larga escala em incubatórias pilotos em 2024 e deverá chegar ao mercado alemão em 2025, sinalizando uma mudança nas práticas da avicultura em resposta às demandas do consumidor e às novas regulamentações.
Avicultura A 10 dias do evento
Conbrasfran 2024 tem últimas vagas abertas
Asgav vai reunir líderes da avicultura brasileira de 25 a 27 de novembro, em Gramado (RS).
As expectativas para a Conbrasfran 2024, a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango, são grandes. A 10 dias do evento, as salas estão cheias e são poucas as vagas disponíveis. Cerca de 20 agroindústrias e outras 17 empresas já marcaram presença. O encontro promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), vai ser realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, Hotel Master, em Gramado, na serra gaúcha, e reúne as principais lideranças da cadeia produtiva.
“A programação inicia no dia 25 de novembro, a partir das 18h30, com a cerimônia oficial de abertura da Conbrasfran e logo após contará com uma apresentação do Governador em exercício do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que vai abordar a nossa experiência com os desafios que este ano nos trouxe, como as enchentes e depois o caso isolado da Doença de Newcastle, e os esforços na retomada”, disse o presidente executivo da Asgav e organizador da Conbrasfran 2024, José Eduardo dos Santos.
A iniciativa é direcionada às lideranças de diferentes elos da cadeia produtiva, desde o segmento de genética avícola, passando por fornecedores de equipamentos, embalagens, nutrição e saúde animal, entre outros setores, até a indústria produtora de carne de frango. Com debatedores de todo o país, o encontro vai discutir os desafios, as oportunidades da produção, da industrialização e da comercialização de carne de frango, apresentando tecnologias e inovações capazes de impactar a avicultura do futuro e cases de sucesso.
Santos destaca que ações como a Conbrasfran são muito importantes, já que proporcionam qualificação, colaboração entre as empresas e networking, além de um ambiente favorável aos negócios. “A Conbrasfran 2024 absorveu os diversos eventos promovidos pela Asgav ao longo do ano na programação matutina. Assim, ele virou um grande evento para a avicultura de corte. E também é uma forma de trocar ideias, porque vamos falar de tudo”, pontuou o executivo.
Ele estima um público de 500 participantes e salienta que são poucas as vagas disponíveis.
Os interessados podem se inscrever através do site do evento. E a programação completa da Conbrasfran 2024 também está disponível aqui.
Outras informações sobre a Conbrasfran 2024 podem ser obtidas no site do evento, pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro (@conbrasfran).
Apoio
Algumas das empresas mais importantes do setor patrocinam a Conbrasfran 2024, como o patrocínio Ouro da Cobb-Vantress, da Cumberland Agromarau e da Toledo do Brasil. A Seara e a Vaccinar confirmaram apoio na categoria Prata. E o patrocínio Bronze tem a confirmação de empresas como FS Nutrição Animal, Hipra, Phibro e Wilson,Sons. Entre os expositores, estão a Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), Cumberland Agromarau, Toledo do Brasil, Vaccinar, Avioeste, Cleantec, Equitec, Importherm, Lumac, Mercolab, Supravel, Resistex, Tectron, Agrosys e Sulforte.
Das agroindústrias, estão confirmadas Agroaraçá Alimentos, Agrosul, Aurora Coop, Ave Serra, Bom Frango, BRF, Carrer, Frigorífico Chesini, Dália Alimentos, Leve Quintal Abate de Aves, Languiru, Mais Frango, Granja Menegon, Minuano, Nutrifrango, Piovesan, Saziare/Granja Caravajio, Seara, Vibra e Somave Alimentos. Outras indústrias e instituições avícolas de outros estados também devem enviar representantes para o evento.
Avicultura
Ricardo Santin é reeleito vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura
Presidente da ABPA, do Conselho do IOB e do Conselho Mundial da Avicultura, brasileiro segue na gestão da entidade máxima do setor avícola latino-americano.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi reeleito para o cargo de vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA). A eleição ocorreu hoje, durante assembleia-geral da ALA, em Punta del Este (Uruguai).
Santin, que é também presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, Sigla em Inglês) e do Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), teve sua missão renovada no trabalho setorial mantido pela ALA em prol do desenvolvimento da atividade avícola latinoamericana.
Para a presidência da ALA foi escolhida Maria Del Rosário Penedo de Falla, presidente da Asociación Nacional de Avicultores de Guatemala (ANAVI) – país que sediará a próxima edição do OVUM, em 2026.
“Temos centralizado os esforços da ALA para a harmonização de temas comuns para os países latino-americanos, que incluem a conscientização sobre antimicrobianos e a blindagem sanitária contra enfermidades como a Influenza Aviária. Temos o desafio renovado e seguiremos em união para avançar cada vez mais em nosso papel no futuro da produção mundial de alimentos”, avalia Santin.