Conectado com
VOZ PRÉ

Empresas Bovinos

Como combater o carrapato dos bovinos?

Controle do parasito requer investimentos constantes para evitar uma série de prejuízos econômicos para o produtor e para assegurar o bem-estar do rebanho

Publicado em

em

Foto: O Presente Rural

O carrapato dos bovinos (Rhipicephalus microplus) é considerado um dos piores inimigos da bovinocultura por conta das perdas que traz para o rebanho, como, piora na conversão alimentar, queda na produção de carne e leite, redução na eficiência reprodutiva, imunodepressão, entre outras.

Os prejuízos econômicos causados pelo parasita são altos.  De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, o parasito é responsável por perdas de mais de
US$ 3 bilhões. As perdas estão associadas à queda na produtividade, custos com tratamento, e alta mortalidade de animais. Os prejuízos não mensurados podem ser ainda mais alarmantes, pois os carrapatos servem de porta de entrada para uma série de doenças graves na fazenda.

Para evitar a proliferação do parasito e seus potenciais prejuízos ao rebanho é imprescindível a implementação de um programa de controle assertivo que una medidas preventivas e o tratamento dos animais que impacte na diminuição do parasita nas pastagens.

“Como ocorre nas outras parasitoses, cerca de 95% da população de carrapatos encontra-se no pasto e apenas 5% está diretamente nos bovinos. Por isso, o combate aos carrapatos deve focar na diminuição populacional presente no pasto”, explica o Gerente da Unidade de Pecuária Ceva Saúde Animal, Rudsen Pimenta.

Para atuar de forma estratégica na fazenda, o programa de controle precisa considerar fatores, como ciclo de vida do carrapato, manejo, raça dos animais da propriedade, pois alguns bovinos são mais susceptíveis a ação do parasito, entre outros.

Sempre em busca de soluções para garantir o bem-estar dos animais e facilitar o dia a dia dos produtores, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Fluron® Gold, carrapaticida altamente eficaz que une efeito de contato e sistêmico para o controle dos carrapatos.

O produto possui em sua formulação quatro princípios ativos com mecanismos de ações diferentes: Fluazuron, que inibe o desenvolvimento de estágios juvenis e interfere na síntese de quitina, substância que forma o exoesqueleto ou a “carapaça” do carrapato, promovendo soluções de continuidade, hemorragias e morte do parasita; Cipermetrina, que causa a hiperexcitação do sistema nervoso com paralisia neuromuscular; Clorpirifós,  que inibe a enzima acetilcolinesterase e causa a paralisia e morte dos carrapatos também por paralisia, mas atuando de forma diferente da cipermetrina; e Butóxido de Piperonila (BPO), em concentração adequada, que potencializa  a ação da Cipermetrina em populações de carrapatos que apresentam resistência aos piretróides. Portanto a presença do BPO na concentração adequada permite concentrações de cipermetrina adequadas para controle do parasito a campo.

Fonte: Assessoria

Empresas

NOVUS Realiza Evento sobre Qualidade da Carne na Conferência PSA LATAM

Publicado em

em

Foto: O Presente Rural

Carne de alta qualidade significa grandes lucros para produtores de frangos de corte. Para apoiar os produtores em seus esforços de criar aves da mais alta qualidade, a NOVUS está organizando um simpósio especial durante a Conferência Científica Latino-Americana de 2024 da Poultry Science Association (Associação Norte-americana de Ciências Avícolas).

O evento intitulado, Uma Visão Holística sobre os Fatores que Afetam a Carne Vendável: Desafios do Campo ao Processamento, acontecerá durante o evento do setor no dia 9 de outubro em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

“A qualidade da carne e da carcaça continua sendo uma das principais preocupações para os produtores de aves em todo o mundo, mas sobretudo na América Latina, onde o setor cresce mais a cada ano”, diz Kelen Zavarize, gerente de serviços técnicos da NOVUS. E ainda acrescenta: “Para a segurança dos mercados interno e de exportação e satisfação do consumidor, é necessário garantir a produção de carne de boa qualidade. Para este simpósio, estamos reunindo especialistas do setor para compartilhar seus conhecimentos e insights sobre os desafios e as oportunidades para melhorar a qualidade da carne”.

A programação do simpósio inclui apresentações sobre a qualidade e a integridade estrutural da pele, o manejo de aviários, as expectativas do mercado de frangos de corte, e o combate à Salmonella.

Apresentações

Gabriela Cardoso, Ph.D., gerente de soluções avícolas da NOVUS para as Américas

Lesões de pele que acarretam condenações em carcaças de frangos de corte: como aumentar a carne vendável

Liris Kindlein, Ph.D., professora associada do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil.

O segredo da saúde e do bm-estar das aves: manejo eficiente da cama para frangos de corte

Kelen Zavarize, Ph.D., gerente de serviços técnicos da NOVUS para a América Latina

O que define a carne vendável: a quantidade ou a qualidade?

Casey Owens, Ph.D., pesquisadora e professora de ciências avícolas da Universidade de Arkansas – EUA.

Problemas estruturais e seus efeitos sobre a qualidade da carcaça

Frances Yan, especialista em nutrição avícola da NOVUS

Salmonella: estratégias de prevenção, controle e erradicação, feedback da experiência europeia

Nicolas Hénaff, médico-veterinário especialista em aves, consultor e instrutor autorizado pela Resagro – RESEAU CRISTAL na França

Rodrigo Bernardi, gerente regional de negócios da NOVUS para o Brasil, diz que o simpósio é uma chance para produtores e nutricionistas confirmarem o que já estão fazendo corretamente e identificarem áreas onde melhorias podem ser feitas.

“O simpósio afirma que não existe um fator isolado capaz de afetar positivamente a qualidade da carne; para isso, são necessárias muitas ‘peças’ trabalhando em conjunto. Essas apresentações, em última análise, fornecem reflexões e argumentos para o produtor que está se perguntando: ‘Como posso melhorar a rentabilidade da minha operação?’”

O evento da NOVUS acontecerá a partir das 8:00 da manhã (horário de Brasília) no dia 9 de outubro de 2024 no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. É aberto a todos os participantes da Conferência Científica Latino-Americana de 2024.

Para mais informações sobre o evento, acesse novusint.com/psa-latam-2024

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos recebe licenças para construção da primeira Indústria de Etanol de Santa Catarina

Publicado em

em

A Copercampos deu um passo significativo em sua trajetória de inovação e sustentabilidade. No início de setembro, a cooperativa recebeu a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para iniciar as obras da primeira Indústria de Etanol do estado. A concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI), marca o início do projeto de industrialização dos cereais produzidos na região.

Com a liberação das licenças, a Copercampos deve iniciar em breve as obras de terraplanagem e, em seguida, dará início à construção da planta industrial. Este empreendimento promete transformar o cenário da produção de etanol em Santa Catarina, oferecendo uma alternativa sustentável e inovadora para a geração de energia renovável.

Esta será a primeira indústria flex do Brasil, construída com os mais altos padrões de tecnologia e eficiência. Ela terá capacidade para transformar milho e trigo em etanol, além de produzir o subproduto DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), utilizado na fabricação de rações. Além disso, a planta gerará 15.000 MWh de energia por ano.

Para o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, a conquista das licenças ambientais representa um marco para o futuro sustentável do agronegócio. “A construção da nossa Indústria de Etanol não apenas impulsionará a produção de biocombustíveis em Santa Catarina, mas também reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos entusiasmados em avançar com este projeto que trará um desenvolvimento ainda maior ao agronegócio em nossa região”, destacou Chiocca.

A Copercampos tem se destacado ao longo dos anos pela adoção de práticas agrícolas modernas e sustentáveis. A nova indústria terá capacidade para produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

O projeto da usina foi desenvolvido pela empresa Lindner Techno Systems, e a previsão é que entre em operação no final de 2026. Localizada na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos/SC, a usina será integrada a uma unidade de armazenagem da cooperativa, que receberá a matéria-prima para a industrialização. Este novo empreendimento gerará mais de 100 empregos diretos, fortalecendo ainda mais a economia regiona

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Safeeds anuncia Thiago Vinholi como novo coordenador para América Latina

Publicado em

em

A Safeeds, líder em soluções sustentáveis para a nutrição animal, tem o prazer de anunciar a contratação de Thiago Vinholi Brazil como o novo coordenador para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência no setor de avicultura, atuando em agroindústrias e empresas especializadas em vacinas e aditivos, Thiago traz uma sólida expertise para a equipe da Safeeds, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Thiago é médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFPR e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), respectivamente, além de um MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Sua trajetória acadêmica e profissional o posiciona como um especialista no setor, com uma visão ampla sobre os desafios e oportunidades da produção animal na América Latina.

“O mercado latino-americano está em plena expansão, com um nível de profissionalização crescente para atender à demanda global por alimentos de origem animal. A região tem o maior potencial de crescimento no setor, e meu objetivo será levar toda a ciência e tecnologia desenvolvidas pela Safeeds para otimizar a produção de aves, suínos e bovinos, contribuindo para uma produção mais segura e sustentável”, comenta Thiago. Ele será responsável por coordenar as operações da Safeeds nos países da América Latina, focando em soluções nutricionais que promovam a eficiência e a sustentabilidade das agroindústrias.

“A estrutura de pesquisa e tecnologia da Safeeds é impressionante, e a presença de profissionais altamente experientes na equipe nos dá uma vantagem competitiva no mercado global. Minhas expectativas são as melhores possíveis, e estou animado para contribuir com a missão da empresa”, acrescenta. A contratação de Thiago Vinholi Brazil reforça o compromisso da Safeeds em expandir sua atuação internacional, levando inovação e excelência técnica para o setor de nutrição animal na América Latina. A empresa continua a investir em talentos que compartilham sua visão de crescimento sustentável e inovação constante.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.