Empresas
Como a tecnologia e a inovação beneficiam o mercado de saúde animal
Empresas do setor, como a pioneira nessa jornada, MSD Saúde Animal, aplica as novas tecnologias e produtos para desenvolver ainda mais os setores de animais de produção e de companhia
As tecnologias e a inovação têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade, e isso não é diferente do setor de saúde animal. As empresas desenvolvem tecnologias para assegurar a sanidade e o bem-estar dos animais de produção no campo e para os cuidados com os pets. A MSD Saúde Animal é uma das pioneiras nessa jornada e, nos últimos anos, tem focado em ser mais que uma companhia que desenvolve medicamentos e vacinas, para também ofertar soluções e serviços tecnológicos. Com investimentos significativos nessa área de tecnologia, permitiu a empresa ter acesso e oferecer novas soluções como acessórios de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados, nos últimos três anos. No entanto, a inovação dentro da companhia vai além, trazendo também produtos inovadores como a única e primeira insulina do mercado pet, a vacinação sem agulhas e a primeira a única vacina para controle de Lawsonia via injetável; a tecnologia exclusiva de Sphereon em avicultura; a primeira e única vacina para Irido em Tilápias e único antipulgas e carrapatos com duração de até doze semanas.
Com esses investimentos, o mercado se desenvolve e se prepara para uma nova era, em que não só a tecnologia, mas produtores inovadores chegam para mudar o conceito de sanidade e bem-estar para os rebanhos e tratar cada animal individualmente, incluindo os pets. É assim que a inovação está chegando no setor saúde animal.
“Falando em inovação, mais especificamente em tecnologia, esses produtos tecnológicos já representam cerca de R$100 milhões em um total de quase R$ 2 bilhões de receita da companhia no Brasil. Estamos nessa jornada desde 2020 e desde então realizamos aquisições de empresas de tecnologia para os mercados de pecuária, suinocultura, aquicultura e pet. Nossa jornada nesse sentido continua, afinal, acreditamos muito que o uso da tecnologia e dedos vai gerar ainda mais impacto transformacional na saúde, bem-estar e produtividade animal, o que beneficiará ainda mais a produção, cuidado com o meio ambiente e a saúde dos animais e das pessoas”, explica Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal.
No setor de animais de produção, dentro da MSD Saúde Animal, uma das inovações se dão por tecnologias de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados. De acordo com Bolis, as tecnologias em identificação, monitoramento e rastreabilidade são o grande carro chefe da área de tecnologia no Brasil, uma vez que representam cerca de 95% da receita nesse setor. As soluções, que utilizam Inteligência Artificial, geram ganhos de eficiência, produtividade e qualidade nos segmentos da pecuária, avicultura, suinocultura e piscicultura.
Para a avicultura, a companhia possui as soluções da SenseHub Poultry, que analisam continuamente o desempenho geral da vida das aves. Uma ferramenta com capacidade de medir, comparar e registrar indicadores-chave de saúde e do ambiente, capturados por sensores sem fio, além de identificar padrões e tendências para cuidados preventivos. A tecnologia é inovadora porque contribui com o aumento da produtividade e das medidas de avaliação de eficácia produtiva.
Na pecuária de leite, destaca-se o SenseHub Dairy, uma solução modular sofisticada de monitoramento de gado que fornece informações úteis sobre os status de reprodução, saúde, nutrição e bem-estar de vacas individuais e grupos. Com o SenseHub Dairy, os pecuaristas de leite podem tomar decisões baseadas em dados, para maximizar a produtividade. Há opções de brinco ou colar e diversos níveis de plano de aplicação.
Em 2020, a tecnologia de rastreamento entrou para o portfólio da MSD Saúde Animal com a aquisição da IdentiGEN, empresa líder em soluções de rastreabilidade para pecuária e aquicultura. A tecnologia combina o DNA único de cada espécie (ácido desoxirribonucléico) e análise de dados para fornecer uma solução de identificação baseada em evidências, chamada DNA TraceBack®, que monitora com precisão carne bovina, frutos do mar, porcos e aves, que são rastreáveis da fazenda à mesa. Ainda, recentemente, em 2022, a companhia fez um investimento minoritário na LeeO Precision Farming BV (Lee O), na qual assume a distribuição da solução de rastreabilidade digital de suínos da empresa em mercados selecionados nos próximos meses.
Já em animais de estimação, no final de 2021, a farmacêutica animal trouxe ao Brasil uma linha inovadora exclusiva para os animais de estimação, a Sure PetCare. São vários os produtos para cães e gatos que mudam o jeito de cuidar dos pets, com monitoramento de dados para mapear seus hábitos e comportamentos ao longo do dia, a tecnologia pode revelar, por exemplo, quando e quanto os pets comem e a entrada e saída dentro de casa. “A Petnologia, como chamamos a tecnologia atrelada aos cuidados pet, já é realidade”, diz Bolis.
A inovação além da tecnologia
Não podemos dizer que inovação é sinônimo de tecnologia. A inovação vai além e isso se dá, por exemplo, também por desenvolvimento de novos produtos e pela forma como as empresas adotam ou não essa tecnologia. São ferramentas que não seriamente transformarão as organizações e processos sozinhas. Isso somente vai acontecer se as pessoas forem muito treinadas, engajadas e empoderadas para essa transformação. É o que a MSD Saúde Animal faz, com a criação o ano 2020 de uma área chamada Estratégia & Inovação que lidera a jornada ambidextra interna e externa da empresa. O DNA é de inovação e acreditam na ciência da prevenção para animais mais saudáveis, por meio de imunizantes há mais 20 anos.
Em 2003, a empresa apresentava ao mercado de suinocultura um novo jeito de vacinar nas granjas: o sistema IDAL, tecnologia que eliminou o uso de agulhas na vacinação contra cinco importantes doenças que ocorrem na suinocultura mundial: Pneumonia Enzoótica, Circovirose dos Suínos, Doença de Aujeszky e PRRS (duas variantes). Lançado em 2018, no Brasil, atualmente de cada 10 suínos vacinados, 2 já são com o sistema exclusivo IDAL, além de entregar às granjas um certificado de boas práticas e por promover a saúde, o bem-estar e a melhoria do trabalho no campo.
No setor de animais de companhia, a inovação chegou há muito tempo, antes das tecnologias, os tutores e veterinários de pet tiveram acesso à primeira e única caneta de insulina para animais diabéticos e um antipulgas e carrapatos com proteção de até doze semanas.
Mais tecnologia, mais vantagem competitiva e a licença verdadeira para vencer
A inovação tecnológica vai contribuir com os negócios e sustentabilidade, melhorar a qualidade do alimento e também a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas. Isso também vai refletir na economia do país. “No setor de animais de produção, por exemplo, com acesso a dados, melhoramos a informação e produção, aumentamos a transparência por meio da rastreabilidade e o Brasil tem uma garantia melhor do produto que oferece, o que proporciona ao setor brasileiro a entrada em novos mercados e consolidação para atender às demandas de exportações”, comenta Bolis.
O presidente da MSD Saúde Animal também conta sobre a importância de se democratizar essas soluções. “Não é só falar, mas colocar em prática e, para isso, é preciso que todos tenham acesso a essas inovações. Ao incluir novas tecnologias no que fazemos, precisamos tornar esses produtos e serviços acessíveis e é nisso que estamos trabalhando também”, finaliza Bolis.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.