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Como a indústria pode ajudar a melhorar e valorizar a imagem do agro?

Assunto foi discutido durante o 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

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O empreendedorismo dos produtores rurais e a força das indústrias de alimentos, em conjunto, contribuem para reforçar a realidade do agronegócio. “Para criar vínculos com a sociedade, a forma de comunicação das indústrias deve ser clara, limpa e objetiva, sempre passando credibilidade por meio do poder que as mídias possuem”, reforça Bruno Blecher, jornalista especializado em agronegócio, que moderou o painel “Como a indústria pode ajudar a melhorar e valorizar a imagem do agro junto à população”, no 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

“A imagem de uma empresa é criada por meio dos públicos distintos com os quais ela se relaciona, como, por exemplo, seus clientes, funcionários, fornecedores e demais públicos-alvo. A longo prazo, a visão de cada uma delas acaba gerando a identidade e a reputação de um local ou de um setor. Com o agro não poderia ser diferente. Ele depende das indústrias de alimentos para que a sociedade entenda como somos grandes e importantes para nutrir e gerar emprego e renda”, afirma Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Jean Louis Gallego, diretor Comercial e Marketing da Aryzta do Brasil Alimentos, informa que o Food Service é um dos exemplos do quanto o Agro atua no setor de alimentação fora do lar, colaborando positivamente para a imagem da cadeia produtiva. “É importante refletirmos sobre questões importantes, como tamanho dessa indústria, potencial de crescimento, empregos gerados e como a indústria de alimentação fora do lar pode diminuir o desperdício de alimentos, contribuindo, portanto, para uma imagem positiva da base de tudo: a produção. Sem o agro não existiria o sistema de Food Service”, diz.

O diretor comercial da Agropalma, André Luiz Gasparini, também comentou que as diretrizes das indústrias devem ser claras e objetivas, principalmente quando envolvem questões como desmatamento zero, geração da própria energia para processo industrial, biodiversidade etc. “Nosso óleo de palma, por exemplo, passa por um processo totalmente ligado à Agricultura 4.0. Realizamos desde o plantio de mudas até a extração do óleo, que permite a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, incluindo pequenos produtores e agricultura familiar”. Esse tipo de informação colabora para fortalecer a imagem e a reputação do agro no país e deve ser passada para os veículos de comunicação, redes sociais etc.

“Nosso modelo de negócio tem grande conexão com o agro e valorizamos muito isso”, conta Leonardo Lima, diretor de Desenvolvimento Sustentável Corporativo e Compromisso Social do McDonald’s. “Muitas pessoas não fazem ideia, mas o McDonalds é uma das maiores montadoras de produtos derivados do agro no planeta. Temos pão derivado do trigo, batata que passa por intenso processo de fabricação, além de ter implementado há anos um desenvolvimento totalmente sustentável. Essa rede complexa é vitoriosa e tem de ser cada vez mais explorada”, completa Leonardo.

Camille Lau, gerente de Marketing da Unilever, tocou num ponto importante: o desperdício de alimentos Ela apresentou um dado impressionante: 66 toneladas de alimentos são desperdiçadas por segundo no mundo. “Todos os elos da cadeia podem e devem ajudar na redução desse desperdício, incluindo o terceiro setor, as mídias, os restaurantes e a indústria, já que 54% desses alimentos se perdem no processo de produção e 46% são perdidos durante o consumo”, informa Camila. Ela diz que o mundo está passando por uma das maiores revoluções alimentares da história.

“Nosso pensamento em cadeia permitiu chegarmos em um dos objetivos do 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que é abordar a imagem e a participação da indústria de alimentos no agro. Acredito também que a proximidade com o consumidor é uma das questões que mais fortalece a relação das nossas marcas, valores e reputação. Mas podemos fazer muito mais e faremos. É preciso unir toda a cadeia produtiva e criar uma narrativa contundente, capaz de gerar admiração e empatia da população urbana pelo campo, de onde provém o nosso alimento e as matérias-primas para dezenas de setores.”, conclui Ricardo Nicodemos, vice-presidente da ABMRA e coordenador do Congresso.

Fonte: Assessoria

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Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

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Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
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Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

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Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
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ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

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A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
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