Notícias Esperança ao Oeste catarinense
Comitiva discute avanços da Rota do Milho
Projeto uma antiga reivindicação do setor, busca reduzir os custos logísticos no transporte de milho e ampliar a competitividade do agronegócio regional, especialmente no mercado do Mercosul

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) sediou na última terça-feira (21), na matriz, em Chapecó (SC), o encontro de uma comitiva que trabalha para definir estratégias de viabilização da Rota do Milho integrando Brasil, Argentina e Paraguai. Programado pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e pelo Bripaem (Bloco Regional de Governadores, Prefeitos, Autoridades e Empresários do Mercosul), a visita reuniu empresários, prefeitos e representantes dos governos do Paraguai, Argentina e das secretarias de Articulação Internacional e da Agricultura de Santa Catarina.

A urgência em consolidar a Rota do Milho foi destacada pelo diretor presidente da Aurora Coop, Neivor Canton
O projeto, uma antiga reivindicação do setor, busca reduzir os custos logísticos no transporte de milho e ampliar a competitividade do agronegócio regional, especialmente no mercado do Mercosul. A urgência em consolidar a Rota do Milho foi destacada pelo diretor presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, que demonstrou expectativa quanto à possibilidade de avanço nas negociações. “Cada vez que as partes interessadas se reúnem, novos caminhos são visualizados e desenhados. Contamos com a presença de autoridades de três países, que, utilizando sua representatividade, podem influenciar as instâncias competentes que tem a caneta e o poder para resolver essa questão”, afirmou.
Além dessa alternativa de trazer a matéria-prima de forma mais rápida e com menor custo para fortalecer o trabalho desenvolvido pelas agroindústrias catarinenses, a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) ainda reivindica soluções por meio da ligação ferroviária ou a melhoria da infraestrutura rodoviária. O presidente da entidade, Helon Rebelatto, observou que, por ora, a Rota do Milho é viável e pode ser implantada rapidamente. “O que precisamos é garantir que todos os atores envolvidos cheguem a um acordo, que haja um pacto para promover esse encurtamento da distância”.
Desafios e próximos passos
O trajeto da futura Rota do Milho tem início em Major Otaño, no Paraguai, segue de balsa até Eldorado, na Argentina, e continua por via terrestre, passando por Dionísio Cerqueira (SC), até o Oeste e Meio-Oeste catarinense. De acordo com o presidente da ACCS e do Bripaem, Losivanio Luiz de Lorenzi, do ponto inicial até Chapecó, o trajeto tem cerca de 320 quilômetros, uma redução de quase 50% em relação à rota atual, que passa por Foz do Iguaçu. “Essa alternativa não só aumentará a competitividade das nossas indústrias, mas também beneficiará os produtores com maior rentabilidade e possíveis investimentos”, apontou.

A expectativa da comitiva é de que até o mês de julho a Rota do Milho esteja totalmente operacional
Durante o encontro, diversos entraves logísticos e burocráticos, anteriormente identificados, foram apontados como resolvidos. Representantes argentinos asseguraram que o governo federal está empenhado em viabilizar a rota, ciente do potencial de desenvolvimento nas áreas por onde o transporte passará. “Também avançamos em relação às balsas. Conseguimos liberar a operação junto à Capitania dos Portos da Argentina e uma empresa privada foi contratada para realizar o transbordo”, explicou Losivanio ao esclarecer que resta apenas a finalização do sistema de acoplamento das balsas para permitir o embarque dos caminhões.
Diante da complexidade da questão, a definição de como funcionará a fiscalização aduaneira envolverá diversos elos. Um dos pontos elencados foi a necessidade de amplo diálogo com o Congresso Nacional e o Itamaraty. Por isso, os representantes definiram a protocolização de ofício ao governo estadual, detalhando os atuais obstáculos e os próximos passos para a implementação da nova sistemática de fiscalização.
A expectativa da comitiva é de que até o mês de julho a Rota do Milho esteja totalmente operacional. “Estamos confiantes de que, em breve, esse projeto será uma realidade, trazendo muitos benefícios para as cadeias produtivas da avicultura e suinocultura, para os produtores rurais e para o desenvolvimento econômico de toda a região”, acrescentou Neivor.
Participaram da reunião o diretor presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, gerente de corporativo de commodities da Aurora Coop, João Lovatel, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto, gerente de comércio exterior da secretaria de Articulação Internacional, Raquel Monteiro, empresário rural e diretor do programa Voz Única da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Milvo Zancanaro, presidente da Associação Brasileira de Crédito de Carbono e Metano (ABCARBON), Rita Ferrão. Também integraram o encontro os membros da diretoria do BRIPAEM: presidente Losivanio Luiz de Lorenzi, secretário-geral Ramón Ortellado, vice-presidente Bruno Iommi Cilea, 1º vice-presidente Edoard Schafirdth, 2º vice-presidente Carlos Daniel Tkachik, secretário-adjunto Matias Omar Boretto e secretária de comunicação Ornela Rocio Ortellado.

Notícias
Espaço Impulso cresce e potencializa geração de negócios no agro
Hub ampliado promove rodadas de negócios, painéis temáticos e aproxima produtores de tecnologias que aumentam competitividade.

O primeiro dia do Show Rural Coopavel também foi marcado pela inauguração da nova estrutura do Espaço Impulso, hub de inovação do agronegócio desenvolvido em parceria entre o Itaipu Parquetec e a Coopavel. O espaço foi ampliado e passou a contar com cerca de 900 metros quadrados, quase o dobro da área anterior.
A nova estrutura reúne 10 salas equipadas, arena climatizada com capacidade para 180 pessoas, sala memorial institucional, ambientes para reuniões, infraestrutura de tecnologia da informação e áreas voltadas à geração de negócios e inovação aberta.
Segundo o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o espaço fortalece o papel do Show Rural como ambiente de integração entre tecnologia e produção. Ele destacou que a iniciativa aproxima produtores de soluções que podem contribuir para aumentar a eficiência, reduzir custos e ampliar a competitividade do setor.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, afirmou que a parceria entre a Coopavel e o Itaipu Parquetec busca incentivar o desenvolvimento por meio da inovação. Ele também lembrou que a Itaipu realiza investimentos em 434 municípios de sua área de atuação, com foco no desenvolvimento regional, inclusão produtiva e sustentabilidade.
Para o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a ampliação do espaço amplia a capacidade de o agronegócio incorporar novas tecnologias e gerar valor para o setor.
A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, ressaltou que a inovação contribui para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, especialmente da agricultura familiar, ao ampliar o acesso a tecnologias e oportunidades de geração de renda.
O crescimento do Espaço Impulso acompanha a evolução do hub nos últimos anos. Em 2025, o espaço encerrou o ano com 34 parceiros ativos, incluindo nove empresas âncoras e 17 startups, além de registrar aumento de 60% na receita.
Durante o Show Rural Coopavel, a estrutura receberá painéis temáticos, encontros institucionais, rodadas de negócios e agendas com parceiros e imprensa, com foco na troca de conhecimento e na geração de oportunidades para o agronegócio.
Notícias
Interesse por inovação leva mais de 60 mil visitantes ao primeiro dia do Show Rural
Evento segue até sexta-feira com entrada e estacionamento gratuitos e foco em tecnologia para aumento da produtividade.

A 38ª edição do Show Rural Coopavel registrou novo recorde de público para uma segunda-feira. Neste dia 09, 61.090 pessoas estiveram em Cascavel para acompanhar as novidades apresentadas pelos 600 expositores do Brasil e exterior.
O número é maior que o registrado no primeiro dia do evento do ano passado, quando o parque recebeu 56.510 visitantes. A diferença é de 4.580 pessoas. Criado como um dia de campo em 1989, o Show Rural cresceu e se transformou em um dos principais eventos técnicos do agronegócio mundial.
As visitas seguem ainda até sexta-feira, 13, das 7h às 18h. Acesso gratuito ao parque e ao uso de vagas de estacionamento estão entre os diferenciais da mostra de tecnologia, que se destaca pela qualidade das inovações apresentadas. “Estamos muito felizes com esse resultado deste primeiro dia, que demonstra o grande interesse dos produtores rurais em conhecer novidades desenvolvidas para que eles produzam mais, com custos menores e atentos aos critérios da sustentabilidade”, comenta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Notícias
Programa Carne Angus Certificada leva tecnologia e degustações ao Show Rural 2026
Agenda inclui desossa ao vivo, apresentações técnicas, exposição de animais e degustação de pratos preparados com carne Angus.

O Programa Carne Angus Certificada realiza, durante o Show Rural Coopavel 2026, uma demonstração prática de desossa técnica no estande da raça, localizado no Pavilhão B do Parque Tecnológico da Coopavel, em Cascavel (PR). A atividade está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 12h30, e é promovida em parceria com a empresa Padrão Beef.
A apresentação será conduzida pelo especialista Maicon Moraes e vai demonstrar o aproveitamento das carcaças Angus no processo industrial, destacando o trabalho de refile e o acabamento dos cortes que recebem o selo do programa.
De acordo com o gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges, a ação busca apresentar ao público o padrão produtivo da carne Angus, desde a genética dos animais até o processamento nos frigoríficos. Segundo ele, a qualidade genética da raça contribui para maior rendimento no abate, fator que pode aumentar a rentabilidade na indústria e valorizar o produto no campo.
A participação da raça Angus integra a programação do Show Rural Coopavel, realizado de 9 a 13 de fevereiro, e inclui ainda atividades voltadas a produtores, parceiros e visitantes. Entre as ações previstas estão debates técnicos, demonstrações com animais e degustações de produtos elaborados com carne Angus Certificada.
Entre os pratos que serão apresentados está o hambúrguer Angus Certificado produzido pela Padrão Beef. O presidente da cooperativa, Lindonez Rizzotto, destacou que a programação também busca mostrar características da raça, como o padrão genético e a qualidade da carne produzida no Brasil.
Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, a presença da entidade na feira reforça a relação com produtores da região e com o mercado consumidor. Ele ressalta que o Paraná tem forte participação na produção de carne Angus e que o evento aproxima a associação dos pecuaristas e das empresas do setor.
Programação no estande Angus – Show Rural Coopavel 2026
Terça-feira (10)
10h e 15h – Degustação de almôndegas Angus Certificadas defumadas à parmegiana, com Peter Lampert
11h30 às 15h – Ação de tiro ao alvo com novilho Angus de metal
Quarta-feira (11)
11h30 – Degustação de cortes premium Angus Certificado na parrilla, com Maicon Moraes
12h30 – Demonstração de desossa ao vivo
Quinta-feira (12)
10h e 15h – Degustação de sanduíche de pescoço Angus Certificado defumado com molho especial do chef Jostão BBQ
11h30 às 15h – Ação expositiva com touro Angus
Sexta-feira (13)
10h e 15h – Degustação de hambúrguer Angus Certificado defumado com cheddar e maionese do chef, com Arthur e Juliana



