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Começou nesta sexta-feira a maratona Vacathon, da Embrapa Gado de Leite

Vacathon começou com palestras que objetivam abrir os horizontes dos alunos e auxiliá-los nos projetos

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Os estudantes de 16 universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás estão literalmente acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG), onde ficam até o sábado (10) para o Vacathon, a campus party do leite.

O Vacathon começou com palestras que objetivam abrir os horizontes dos alunos e auxiliá-los nos projetos. O primeiro tema envolveu os recursos para o desenvolvimento das soluções digitais, com a participação das empresas Cisco e Microsoft. Representando a Cisco, o arquiteto de soluções Edson Barbosa apresentou a palestra “Lets talk about IoT – what Cisco can do for you?”.  Ele abordou várias ferramentas da Cisco, que estão em 11 Centros de inovação no mundo. “Em 2020, o mercado de IoT (Internet das Coisas) movimentará 9 trilhões de dólares. Porém, vale lembrar: apaixone-se pelo problema, não pela tecnologia, pois sua ideia somente será reconhecida se de fato ela resolver o problema”, declara Barbosa.

Na linha da tecnologia IoT, David Arruda, gerente-executivo da Microsoft, tratou do tema “Utilizando inteligência artificial Microsoft nos desafios”. Ele conta que, hoje, o celular é o IoT mais avançado que existe e comentou sobre algumas tecnologias Microsoft que podem ajudar a transformar o negócio do leite. “Business Inteligence é a grande moda. Ela consegue utilizar a inteligência de negócio por meio de gráficos ou relatórios para poder dar uma cara bonita para a informação. Não adianta ter uma massa crítica de dados e não saber como mostrá-los. Não importa a informação crua, mas sim a informação trabalhada, e ela pode ter três versões: ser descritiva, quando você descreve a situação; já quando você traz a sua análise, é possível prescrever a situação; e quando se tem um dado e assume por meio de inteligência artificial, você prevê certa situação, que é conhecida como preditivo, considerada a mais importante, uma vez que os dados podem ser apresentados com uma maior riqueza”, fala Arruda.

Tatiana Silva, consultora do Sebrae, falou sobre a lapidação da ideia, construção de pitchs, personas e estrutura de storytelling, com a palestra “Problema, persona…Pitch!”. Ela explica que um pitch é uma apresentação ou comunicado para vender um modelo de mercado ou projeto. Ele precisa ser cativante, rápido e fácil, prender a atenção do cliente. “Para se fazer um bom pitch, você precisa entender qual é a mensagem a ser passada, o público e o objetivo com o pitch, além do discurso mais estratégico. Daí não tem erro”, explica.   

A última palestra do dia contou com a participação de Fernanda Abreu e Lana Fonseca, da Bovcontrol, apresentando a plataforma Internet das Vacas – IPI, que objetiva que as vacas também estejam conectadas. Afinal, todos estamos conectados. Trata-se de uma ferramenta de coleta e análise de dados para melhorar a performance da produção de carne, leite ou genética. “O aplicativo funciona totalmente off-line. Por isso, mesmo o produtor não estando com internet na fazenda ele salvará todos os dados e, a partir do momento em que conseguir se conectar, as informações serão armazenadas na nuvem”, diz Fonseca.

O final da tarde foi o grande momento: o início da  maratona de programação, que deve ter duração de 36 horas. Será o tempo para as 16 equipes de estudantes desenvolverem soluções tecnológicas a partir de um problema relacionado aos sistemas de produção de leite. No sábado, dia 10, os projetos serão apresentados e terá a decisão dos ganhadores. O público poderá participar.

O Vacathon faz parte do projeto IDEAS FOR MILK, realização da Embrapa Gado de Leite, com parceria das empresas Agripoint, Kick Venture, Qranio, Carrusca Innovation e Texto Comunicação Corporativa. Em sua trajetória, o projeto já atraiu mais de 50 entidades parceiras e 25 instituições de ensino superior.

Fonte: Assessoria

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Notícias Mercado Interno

Indicador do milho chega a menor patamar em cinco meses

Ritmo de negócios está limitado, tendo em vista a disparidade entre as ofertas de compradores e os pedidos de vendedores

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Arquivo/OP Rural

A oferta superior à demanda tem mantido os preços do milho em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Em Campinas (SP), os valores voltaram a operar próximos dos patamares observados em novembro do ano passado. Entre 12 e 18 de abril, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa Campinas (SP) caiu 2,32%, a R$ 35,84/sc de 60 kg na quinta-feira (18), o menor patamar nominal desde meados de novembro/18.

No geral, o ritmo de negócios está limitado, tendo em vista a disparidade entre as ofertas de compradores e os pedidos de vendedores. Além disso, alguns produtores têm dado preferência em comercializar a soja – vale lembrar que a cotação da oleaginosa está firme, favorecida pelas altas do dólar e dos preços externos. No campo, o clima segue favorável ao desenvolvimento das lavouras de milho, o que pode resultar em antecipação da colheita.

Fonte: Cepea
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Notícias Mercado

Preços da soja sobem, mas médias mensais são as menores desde janeiro

Apesar dos recentes aumentos, na parcial deste mês, os valores da oleaginosa são os menores desde janeiro de 2019

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Divulgação

As cotações da soja registraram ligeira alta na semana passada, devido à valorização do dólar frente ao Real, à relativa estabilidade dos prêmios e ao aumento de cotas nos armazéns portuários, cenário que aumentou também a liquidez no mercado.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá avançou 0,2%, a R$ 76,66/saca de 60 kg nessa quinta-feira (18). No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná subiu 0,3%, a R$ 72,11/sc de 60 kg nessa quinta.

Pesquisadores do Cepea afirmam que, apesar dos recentes aumentos, na parcial deste mês, os valores da oleaginosa são os menores desde janeiro de 2019, em termos nominais. Isso se deve à menor procura de indústrias brasileiras, uma vez que grande parcela tem garantido os lotes por contrato a termo e negociado poucos volumes no spot. Além disso, as aquisições são para consumo a médio prazo, visto que agentes esperam preços menores.

Fonte: Cepea
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Notícias Ovos

Última semana da quaresma é marcada por preços estáveis

No geral, o mercado de ovos apresentou bom desempenho de vendas no período de Quaresma deste ano

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Divulgação

Apesar da estabilidade nas cotações dos ovos comerciais, o ritmo de negócios esteve mais intenso na semana passada. Com isso, colaboradores do Cepea afirmam que, no geral, o mercado de ovos apresentou bom desempenho de vendas no período de Quaresma deste ano.

Entre 11 e 18 de abril, as cotações do ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, registraram elevação de 0,3%, com a média da caixa com 30 dúzias passando para R$ 94,42 na última quinta-feira (18).  Para o produto vermelho, entregue na Grande SP, houve alta de 0,9% de 11 a 18 de abril, com a caixa de 30 dúzias comercializada a R$ 110,87 na quinta-feira.

Com o encerramento da Quaresma, avicultores consultados pelo Cepea se mostram receosos com o possível enfraquecimento das vendas nas próximas semanas. Parte dos agentes, inclusive, já cogita intensificar os descartes de poedeiras mais velhas.

Fonte: Cepea
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Abraves
Facta 2019
Biochem site – lateral
Conbrasul 2019

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