Conectado com
VOZ DO COOP

Suínos / Peixes

Começa a Semana Nacional da Carne Suína

Publicado em

em

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade, participa nesta quarta-feira (02) da abertura da Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio das associações de classe dos Estados, Sebrae Nacional e do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Inclusive, a participação do GPA é o grande destaque da promoção, informa o presidente da ABCS, Marcelo Lopes. “Trata-se do maior grupo de varejo do país, que vai estar dando ênfase à carne suína”, explica, ao citar que o presidente do Grupo Pão de Açúcar, 
Enéas Pestana, também participa da solenidade de abertura.
A Semana Nacional da Carne Suína segue até o dia 16 de outubro. Lopes explica que a promoção foi viabilizada através de parceria entre a ABCS Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Grupo Pão de Açúcar e o Mapa sob o slogan “A Carne Suína é 10”. A ideia é levar a carne suína a todas lojas do GPA para estimular o consumo do produto e trazer maior sustentabilidade a 700 mil empregos diretos mantidos hoje pela suinocultura no Brasil. Ele explica, ainda, que a programação é apenas uma parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que já realizou no GPA 47 Cursos de Cortes a 770 líderes de açougue das 507 lojas do Grupo; sensibilizou clientes convidados do programa de fidelidade das redes do Grupo em 31 Oficinas Gastronômicas das principais lojas e qualificou mais de mil estudantes de nutrição e gastronomia em Palestras de Saudabilidade nas principais capitais do país. “Não é uma promoção apenas para um período, são investimentos para longo prazo, a exemplo de ações que o PNDS vem fazendo em todo o país”, expõe o presidente da ABCS.
País
Ao mesmo tempo em que as capacitações ocorriam, a mobilização do setor – outra meta fundamental da campanha – ganhou corpo. Por todo o país, produtores, empresas de insumos e agroindústrias começaram a promover ações sob o slogan “A Carne Suína é 10”, de fácil identificação e com referência ao futebol que é uma paixão nacional e ainda mais em evidência pela Copa do Mundo a ser disputada no Brasil em 2014.   “Um dos objetivos era justamente levar ao setor que a responsabilidade por aumentar o consumo e reposicionar a carne suína perante os consumidores é um trabalho de todos. O primeiro desafio é aumentar o consumo mas mobilizar a suinocultura é tão importante quanto para perenizar resultados e aumentar nossa força de representação em uma estratégia única. Várias empresas e associações lançaram ações por todo o país. Esta meta foi cumprida com êxito”, avalia o diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser. Atualmente, o Brasil tem um consumo per capta de carne suína de aproximadamente 15 kg e a intenção é chegar em 18 kg.
Assim, até o próximo dia 16 de outubro, todas as unidades do GPA terão a carne suína em destaque bem como dezenas de empresas e amigos da suinocultura brasileira realizarão ações nos quatro cantos do país, como é o caso do Jornal O Presente Rural, da Editora O Presente.  
Paraná
O presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Darci Backes, está em São Paulo onde participa da abertura da Semana Nacional da Carne Suína. Ele destaca a importância da ação para o setor. “Não é apenas uma questão de aumentar o consumo, trata-se de viabilizar o equilíbrio dos estoques internos do produto e até o aumento de produção, promovendo um desenvolvimento de toda a cadeia”, analisa. Ele expõe que, no Paraná, nos próximos dias também será enfatizada a campanha, que ele deseja trazer de maneira mais ampla, na próxima edição, para varejo paranaense. Morador de Toledo, Backes conclama os paranaenses a participarem efetivamente da iniciativa encabeçada pela ABCS, tendo em vista a importância que a suinocultura tem para economia estadual e da região. “Esta é a primeira (Semana Nacional da Carne Suína), mas vamos dar continuidade a esse trabalho e em outras edições com mais destaque ao Paraná”, conclui.

Fonte: O Presente Rural com Assessoria

Continue Lendo

Suínos / Peixes

Peixes têm quantidade limitada para captura em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios

Publicado em

em

Foto: Adriano Gambarini/OPAN/Agência Brasil

Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de 2024. Os limites de captura valem para as espécies albacora-branca (Thunnus alalunga), albacora-bandolim (Thunnus obesus), espadarte (Xiphias gladius) e tubarão-azul (Prionace glauca), tanto em águas nacionais, quanto internacionais, inclusive na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), que é a região de responsabilidade ambiental do Brasil e que vai até 200 milhas além da costa, onde embarcações brasileiras têm direito prioritário para pesca.

Para a espécie albacora-branca, também conhecida como atum branco ou voador, o limite é de 3.040 toneladas e para o albacora-bandolim, também conhecido por atum-cachorro ou patudo, é permitida a captura de até 5.639 toneladas.

Espadarte

A cota para pesca do espadarte foi limitada em 2.839 toneladas no Atlântico Sul (abaixo do paralelo 5ºN) e em 45 toneladas no Atlântico Norte (acima do paralelo 5ºN). Já o tubarão-azul, conhecido popularmente como cação, teve a captura autorizada este ano em até 3.481 toneladas.

As cotas foram determinadas por portaria conjunta dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente e Mudança Climática, publicada nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial da União. A medida tem como objetivo a sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros e atende à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

Fonte: Agência Brasil
Continue Lendo

Suínos / Peixes

Semana Nacional da Carne Suína 2024 na era da personalização: tem para todo mundo, tem para você!

De 4 a 19 de junho a 12ª edição da SNCS levará a diversidade da carne suína para as maiores e melhores redes de varejo do Brasil

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Assessoria ABCS

De 4 a 19 de junho, prepare-se para mais uma edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a maior vitrine e case de sucesso da proteína no varejo brasileiro. Em um mundo onde a diversidade crescente apresenta um mar de escolhas individuais cada dia maior, a décima segunda edição da SNCS emerge nas maiores e melhores redes de varejo do país não apenas como uma data comercial, mas como uma celebração da diversidade e da personalização. Reconhecendo cada preferência, cada necessidade e cada desejo dos consumidores, sem esquecer que as diferenças não mais afastam, mas sim agregam.

A SNCS é a maior estratégia de incentivo às vendas e ao consumo de carne suína no Brasil, uma iniciativa premiada com resultados comprovados que agrega valor à proteína suína e traz ganhos financeiros para toda a suinocultura brasileira, com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Desde sua primeira edição, a campanha vem arrecadando crescimento e foi essencial para a conquista dos 20,68 kg per capita de 2023, totalizando um crescimento de mais de 50% no período de 12 anos.

É por isso que a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) se inspira em um insight verdadeiro para o tema deste ano: existe diversidade no prato, mas também união na mesa. “Reconhecemos que cada um de nós tem suas próprias preferências e restrições. E seja você um mestre do churrasco buscando a peça perfeita, alguém procurando opções saudáveis e econômicas, ou um chef de cozinha inovador à procura de ingredientes para aquela receita especial, a carne suína tem uma opção para você”, explica o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Saudabilidade, Sabor e Economia: esses são os pilares que sustentam a paixão pela carne suína. Mais do que uma escolha econômica, ela é uma fonte de nutrição saborosa adaptável a um estilo de vida saudável, a um cotidiano prático e a momentos inesquecíveis. A carne suína incorpora tecnologia e consciência ambiental, refletindo o compromisso da suinocultura brasileira em promover melhorias contínuas para garantir mais saúde, menos desperdício e práticas sustentáveis.

Este ano, é hora de redescobrir a carne suína. Porque sabemos que, independentemente da preferência, ela tem algo para todos. Para Maria e João. Para o churrasqueiro e para o chef premiado. Para todas as receitas e necessidades. Para cada geração, à sua maneira. Afinal, a carne suína é para todos. Há opções para quem tem pouco tempo, para o forno e para a airfryer, para todas as necessidades. Para quem busca economia, para quem procura uma opção mais saudável, para aquela receita especial. Para o churrasco, para os conectados e, é claro, para você! Por isso, nada mais claro do que dizer este ano: Semana Nacional da Carne Suína. Tem para todo mundo. Tem para você.

A diretora de marketing da ABCS, Lívia Machado, e também especialista em comportamento do consumidor aponta que a SNCS deste ano está ainda mais conectada com o conceito do consumidor ao centro e da necessidade de propor, a cada interação, uma experiência única que retrate os benefícios da carne suína para todas as gerações. “Estamos cada vez mais dentro da era do “e”, deixando o conceito do “ou” para trás. Lidamos constantemente com as mudanças e os conflitos de interesse geracionais e dentro deste contexto, temos o desafio de promover a carne suína de forma interessante e que cative a atenção das pessoas. A SNCS de 2024 está em consonância com tudo isso”.

O compromisso da ABCS é garantir que a carne suína não apenas satisfaça paladares diversos, mas também contribua para um mundo melhor. Isso inclui uma comunicação mais personalizada, sem perder o senso de comunidade. Varejo, produtores e consumidores unidos para celebrar tradições e criar novas memórias em torno da mesa, onde a carne suína é a grande anfitriã.

Fonte: Assessoria ABCS
Continue Lendo

Suínos / Peixes

ABCS promove 1ª reunião do Departamento de Integração

A reunião marca uma nova etapa de ações da ABCS para promover a união entre os integrados

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Assessoria ABCS

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizou na quinta-feira (21), a 1ª reunião do Departamento de Integração, reunindo líderes das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Cadeia Produtiva de Suínos (CADECs) atendidas pela associação.

Durante a abertura, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enfatizou a importância da troca de informações para impulsionar as demandas dos integrados e que, ao unirem esforços, é possível avançar os pleitos. “É evidente que a força da unicidade é fundamental para acelerarmos as pautas em questão. Quando nos unimos, os resultados são altamente positivos. Por isso, este deverá ser o primeiro encontro de muitos outros”, destacou Lopes.

O consultor do Departamento de Integração da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, apresentou o andamento das CADECS do Rio Grande do Sul atendidas pela Associação, além do processo envolvido para evoluir nas negociações. “Existem desafios a serem superados. Alguns produtores ainda desconhecem a dinâmica de uma CADEC como um órgão paritário. Também estamos trabalhando para superar a falta de informação do custo real dos integrados, valor de investimento e outras questões diretamente ligadas ao dia a dia do suinocultor”, explicou Machado.

O produtor da Associação de Produtores Integrados de Suínos do Estado de Minas Gerais, Lucas Vasconcelos, compartilhou com os participantes a experiência da APROIMG na negociação com integradora para mudanças de contrato.

Vasconcelos afirmou que, durante o processo, ficou nítido que o preparo dos envolvidos é fundamental. “Compreender o negócio do suinocultor independente ao discutir um contrato de integração é essencial. É preciso ter conhecimento sobre preços de commodities como soja, milho e sorgo, além de insumos como ração, medicamentos e vacinas, pois esses aspectos impactam diretamente no dia a dia do suinocultor”, ressaltou o produtor.

A reunião marca uma nova etapa de ações da ABCS para promover a união entre os integrados, fortalecendo a cadeia produtiva de suínos e buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo setor.

Fonte: Assessoria ABCS
Continue Lendo
SABSA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.