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Com tempo mais seco, embarques de soja do Brasil devem ganhar ritmo após atrasos
Sem as interrupções causadas pelas chuvas, o processo de embarque de grãos flui melhor
As exportações de soja do Brasil, que tiveram atrasos expressivos em fevereiro devido a chuvas intensas, devem ganhar ritmo nos portos do Sul e Sudeste com o tempo mais seco até o final da próxima semana, de acordo com avaliações de especialistas.
Sem as interrupções causadas pelas chuvas, o processo de embarque de grãos flui melhor, colaborando para reduzir o tempo de espera dos navios que chegam para carregar uma safra recorde nos portos brasileiros.
Somente em fevereiro, as chuvas afetaram os embarques durante 12 dias no porto de Santos, o maior para a exportação de soja do Brasil, e em cerca de 11 dias em Paranaguá (PR), outro importante ponto de escoamento da produção brasileira, de acordo com dados da agência marítima Cargonave.
Dessa forma, considerando ainda o tradicional aumento da quantidade de navios para carregar soja em períodos de colheita, o tempo de espera das embarcações mais do que dobrou em alguns terminais de Santos, potencialmente aumentando o custo das operações.
Alguns berços no porto paulista têm espera de mais de 20 dias —período delimitado entre o dia que o navio chega no porto e a data de saída programada. Em Paranaguá, a espera supera dez dias em alguns terminais.
Na avaliação da Cargonave, se o tempo ficar mais firme, o período de espera deverá diminuir mesmo considerando a chegada de mais navios para buscar soja no país, o maior exportador global da oleaginosa.
A Cargonave registrou aumento no chamado “lineup” de navios nos últimos dias, incluindo nos portos do Norte e Nordeste, como Itaqui (MA) e Barcarena (PA), à medida que a colheita no Brasil está próxima de ser finalizada em cerca de metade da área de cultivo. A expectativa de alguns analistas é de uma safra recorde superior a 125 milhões de toneladas.
Outra agência marítima, a Williams, indica 10 milhões de toneladas no “lineup” de navios para março e mais embarcações podem ser reportadas à medida que o mês avança, segundo relatório da Refinitiv, que mostra que as exportações brasileiras poderiam mais que dobrar neste mês em relação a fevereiro, quando somaram aproximadamente 5 milhões de toneladas, segundo dados do governo.
Para o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque, os atrasos nas exportações causam problemas momentâneos, mas nada que impacte as exportações globais do Brasil. “Se não embarca em março, vai embarcar em abril. Claro, se continuarem as chuvas, aí a gente se preocupa… Com o tempo seco, a gente consegue desafogar esta fila de navios”, disse ele, ressaltando que a preocupação seria maior se a colheita estivesse mais adiantada.
De acordo com previsões da Rural Clima, o tempo seguirá com poucas chuvas diárias até pelo menos o dia 14 em Santos. Depois é esperado um período sem precipitações até o dia 19 de março. A situação climática é bastante semelhante em Paranaguá e nos portos de Tubarão (SC) e Rio Grande (RS).
Encalhe
Roque citou que as operações em Santos ficaram paralisadas em alguns dias neste início do mês, devido a intensas chuvas que atingiram a Baixada Santista, causando pelo menos 24 mortes.
Segundo a autoridade portuária de Santos, devido às chuvas constantes nos dois primeiros dias desta semana, os embarques de granéis sólidos nos navios não aconteceram na maior parte do período.
Na noite de segunda-feira, devido às condições meteorológicas, com rajadas de vento de até 80 km/h, o tráfego de embarcações chegou a ser suspenso no canal de navegação.
Não bastasse o problema climático, um navio encalhou ontem no porto de São Francisco do Sul (SC), suspendendo as operações entre a madrugada de quarta-feira e o início da tarde desta quinta-feira.
No momento, novas atracações no porto catarinense deverão levar em conta o tamanho das embarcações, enquanto o navio Aeolian Grace, carregado com 65.804 toneladas de soja, continuar encalhado.
Notícias
Comércio exterior e logística no setor agropecuário: desafios e oportunidades para o transporte e escoamento
Exportações de soja em outubro, caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro.
O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam como elementos essenciais no atual cenário da agricultura brasileira, especialmente diante do crescimento expressivo da produção de grãos previsto para a safra 2024/25. A estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 8,2% em relação à safra anterior, traz desafios adicionais para a infraestrutura de transporte e os processos logísticos do país. A análise consta na nova edição do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta sexta-feira (22).
A melhoria nas condições climáticas tem favorecido o avanço das semeaduras, com destaque para as culturas de soja e milho, mas, para que a produção chegue ao mercado internacional, é crucial um sistema de escoamento eficiente. Nesse sentido, os portos brasileiros desempenham papel fundamental, especialmente os do Arco Norte, que têm se consolidado como uma via vital para exportação. Em outubro de 2024, os portos do Arco Norte responderam por 35,1% das exportações de grãos, superando a participação de 33,9% registrada no mesmo período de 2023.
Com o aumento da produção de soja e milho, as expectativas de escoamento nos próximos meses apontam para um cenário desafiador, com necessidade de otimizar os fretes para atender ao crescimento das exportações. Em outubro, as exportações de soja caíram 22,9% em relação ao mês anterior, um reflexo de flutuações no mercado, mas o acumulado de 2024 manteve-se robusto, com 94,2 milhões de toneladas exportadas de janeiro a outubro. Já as exportações de milho, que enfrentam uma redução de 34,1% nas estimativas para a safra 2023/24, exigem adaptação no transporte, uma vez que a oferta menor pode reduzir a demanda por fretes no curto prazo, mas com aumento da competição por capacidade logística.
A movimentação de fertilizantes, por sua vez, também demanda atenção na logística. Em outubro de 2024, os portos brasileiros importaram 4,9 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa um incremento de 5,9% em relação ao mês anterior. Este crescimento contínuo na importação exige um cuidado especial no transporte desses insumos, visto que o Brasil é um dos maiores compradores internacionais e uma base importante de consumo de fertilizantes.
Por outro lado, o transporte de cargas no Brasil segue enfrentando desafios estruturais. De acordo com o Boletim da Conab, a ampliação das capacidades de escoamento nos portos, especialmente no Arco Norte, é uma estratégia chave para lidar com o aumento do volume de exportações e garantir que os fretes se mantenham competitivos.
Em suma, a logística no setor agropecuário brasileiro se apresenta como um elo crucial para garantir o sucesso das exportações de grãos. A integração entre os diferentes modais de transporte, o aprimoramento da infraestrutura portuária e a adaptação às demandas de escoamento serão decisivos para que o Brasil continue sendo um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo.
Fretes
Em outubro de 2024, os preços do frete apresentaram variações significativas entre os estados brasileiros. Os preços subiram em estados como Bahia, Goiás e Minas Gerais e Distrito Federal, principalmente devido ao aumento na demanda, impulsionado pela exportação de grãos e a importação de fertilizantes. Em Goiás, a melhora nos preços do milho também gerou aumento na demanda por fretes. Já em estados como Paraná, Piauí e São Paulo, os preços ficaram mais baratos, com o Paraná registrando uma redução de 16,67% na região de Cascavel, refletindo a baixa demanda por grãos. No Piauí, a diminuição nas exportações de soja resultou em uma queda de 4,10% no mercado de fretes. Por outro lado, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram estabilidade nos preços, com pouca variação nas cotações, devido a um equilíbrio entre a demanda e a oferta de fretes.
O Boletim Logístico da Conab é um periódico mensal que coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra. Confira a edição completa do Boletim Logístico – Novembro/2024, disponível no site da Companhia.
Notícias
Clima favorável impulsiona cultivos da primeira safra, aponta boletim de monitoramento
Precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos.
As condições climáticas favoráveis nas primeiras semanas de novembro impactaram positivamente o cenário agrícola brasileiro. Na região Central do país, precipitações regulares e bem distribuídas criaram um ambiente propício para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
O Norte-Nordeste experimentou uma expansão das áreas beneficiadas por chuvas, incluindo regiões do Matopiba que anteriormente enfrentavam déficit hídrico. Esse cenário impulsionou o processo de semeadura na maior parte dessa região.
Em contraste, o Sul do país registrou uma redução nas precipitações, o que facilitou o avanço da colheita do trigo e a semeadura dos cultivos de primeira safra. De modo geral, as condições agroclimáticas se mostraram favoráveis, proporcionando umidade adequada para o desenvolvimento das lavouras.
No Rio Grande do Sul, a semeadura do arroz progrediu significativamente, com a maior parte concluída dentro do período considerado ideal. A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo, beneficiando-se das condições climáticas que favoreceram a germinação e o estabelecimento das plantas. Em Santa Catarina, temperaturas médias e incidência solar adequadas contribuíram para o bom desenvolvimento das culturas.
Estas informações estão presentes no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).
A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab, acesse clicando aqui.
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Show Rural investe em obras para melhorar experiência de visitantes
Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição.
Avançam os preparativos para a 37ª edição do Show Rural Coopavel, evento que reafirma o Oeste do Paraná como um dos principais polos do agronegócio mundial. De 10 a 14 de fevereiro de 2025, visitantes do Brasil e do exterior terão acesso a um espaço renovado, com melhorias que reforçam o compromisso da Coopavel com a inovação, a sustentabilidade e a excelência em infraestrutura. “Melhorar continuamente é uma das regras que fazem o sucesso do Show Rural, referência em inovações e tendências para o agronegócio”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Com o objetivo de garantir mais conforto e eficiência à experiência de visitantes e expositores, várias obras físicas acontecem no parque e serão entregues já para a 37ª edição. O restaurante do parque está em ampliação em 500 metros quadrados, permitindo o atendimento de mais mil pessoas por refeição. A área de entrega de bebidas é reformulada para otimizar o fluxo, enquanto novos buffets, mesas e utensílios foram adquiridos para manter o alto padrão de qualidade em uma estrutura com capacidade para servir mais de 40 mil refeições diariamente.
A mobilidade no parque também recebe melhorias. São mais de seis mil metros quadrados de ruas asfaltadas. Uma das novidades mais aguardadas é a cobertura da Rua 10, que conecta o Portal 4 ao Pavilhão da Agricultura Familiar. Com 400 metros lineares, essa obra, viabilizada em parceria com a Barigui/Volkswagen, eleva para mais de 6,2 mil metros quadrados a área coberta do parque, garantindo conforto aos visitantes em qualquer condição climática, observa o coordenador geral Rogério Rizzardi.
Para ônibus
Para receber caravanas de todo o Brasil e de outros países será criado um estacionamento exclusivo para ônibus com capacidade para 400 veículos. Estrategicamente localizada, a nova estrutura promete praticidade e organização para os grupos que participam da maior mostra de tecnologia para o campo da América Latina.
Outro destaque é o barracão de 1,2 mil metros quadrados dedicado à gestão de resíduos. Essa estrutura permitirá separação e correta destinação de materiais antes, durante e depois do evento, reforçando o compromisso da cooperativa e do evento técnico com práticas ambientalmente responsáveis.
Evolução
Com essas inovações e investimentos, o Show Rural Coopavel segue como referência global, combinando hospitalidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente, reforça o presidente Dilvo Grolli. O tema da 37ª edição será Nossa natureza fala mais alto.