Conectado com

Notícias

Com presença maçica de público, EuroTier 2024 impulsiona inovações para revolucionar pecuária mundial

Reforçando seu papel como plataforma de inovação para a indústria global de produção animal, evento oferece um panorama abrangente de soluções e padrões que orientam o setor.

Publicado em

em

A EuroTier, principal feira global para a criação de animais e gestão de gado, segue movimentando o Centro de Exposições de Hanôver, na Alemanha, até sexta-feira (15). Organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG), a edição deste ano conta com a presença de dois mil expositores vindos de 60 países, ocupando um extenso espaço de 220 mil metros quadrados distribuídos em 13 pavilhões. Com uma programação que inclui mais de 300 conferências e eventos paralelos, a feira atrai milhares de visitantes em busca das últimas inovações no setor agropecuário.

Fotos: DLG/Swen Pförtner

Reforçando seu papel como plataforma de inovação para a indústria global de produção animal, a EuroTier oferece um panorama abrangente de soluções e padrões que orientam o setor. Além de uma vasta gama de inovações tecnológicas, a feira apresenta exposições especializadas nos segmentos de ovinos e caprinos, cavalos, aquicultura, proteínas alternativas e marketing direto.

O Jornal O Presente Rural marca presença pelo 7º ano consecutivo para acompanhar de perto as tendências e avanços apresentados no evento. O diretor Selmar Frank Marquesin participa da feira com o objetivo de explorar as inovações que prometem impactar diretamente a agropecuária mundial, porém com olhar voltado para o Brasil.

Nas próximas edições de Avicultura Corte e Postura, Suínos e Bovinos, Grãos e Máquinas, os leitores do jornal poderão conferir uma análise detalhada das novidades e entender como essas tecnologias poderão transformar o campo brasileiro, reforçando a conexão entre o setor agropecuário mundial e o Brasil.

DLG Spotlights oferecem aos visitantes uma visão geral abrangente dos problemas atuais do setor: 

  1. O DLG Spotlight “Pig Farming without tail docking”, Hall 15, Stand D29, explora alternativas de corte de cauda e visa permitir decisões de investimento – em infraestrutura, gestão e vendas – que compensem tanto para animais quanto para humanos a longo prazo. Além de exibições e painéis informativos dos coexpositores do Spotlight, estratégias e abordagens da indústria e da prática serão apresentadas no adjacente ‘Pig’ Expert Stage.
  2. Um must para criadores nacionais e internacionais é o TopTierTreff – “Top genetics venue” no Hall 11, onde as principais empresas e organizações internacionais de criação de gado leiteiro e de corte apresentam ao vivo as raças Holstein Frisian, Angler, Swiss brown, Fleckvieh, Grauvieh, bem como Pinzgauer, Angus, Charolais, Galloway, Hereford e Wagyu. Várias raças de ovelhas, cabras e cavalos completam o show.
  3. O DLG Spotlight ‘IA na avicultura’, Hall 17, Stand E48, mostrará e ilustrará de forma impressionante as possibilidades que os desenvolvimentos em constante avanço no campo da automação e digitalização na produção avícola oferecem. Na área dedicada, startups e empresas estabelecidas apresentarão soluções baseadas em IA, desde a determinação do sexo in-ovo até o bem-estar animal e o monitoramento da saúde.
  4. O destaque “Transição Solar”, Pavilhão 25, Estande L10, na feira EnergyDecentral 2024, que acontece paralelamente à EuroTier, oferece aos visitantes consultas iniciais gratuitas sobre as oportunidades e possibilidades do uso fotovoltaico para negócios agrícolas.
  5. O destaque ‘Inhouse Farming’ acontecerá no Pavilhão 24, Estande C30, e apresentará soluções práticas para a criação automatizada de insetos e a produção de algas como ração proteica de alta qualidade, aquicultura e agricultura vertical em sistemas de economia circular.

Expert Stages: etapas de apresentação para a pecuária

Mais uma vez, vários Expert Stages oferecem apresentações ao vivo na EuroTier 2024. O Expert Stage “Avicultura”, Pavilhão 17, Estande E56, se concentrará em tópicos-chave no setor avícola em cada um dos quatro dias do evento, entre 09h30 e 17 horas.

O Expert Stage “Suínos”, Pavilhão 15, Estande D30, oferece aos visitantes uma visão geral compacta dos desenvolvimentos atuais nas áreas de não atracação, manejo de porcas, saúde intestinal, sustentabilidade, bem-estar animal e digitalização.

Apresentações especializadas serão apresentadas sobre tópicos relacionados ao gado no Pavilhão 11 no TopTierTreff (recurso Top Genetics) e no Pavilhão 13 no DLG Studio Stage e no DLG Expert Stage, Estande E58.

É aqui também que o tópico “Vendas diretas na fazenda e abate na fazenda” será apresentado. Em sessões de especialistas sobre o abate móvel de aves, gado e suínos, os palestrantes apresentarão exemplos práticos, canais de vendas e dicas para a compra ou uso de uma unidade de abate móvel.

A criação de cavalos também estará em evidência novamente. Na quarta-feira EuroTier, 13 de novembro, a DLG e a Federação Equestre Alemã (FN) estão organizando em conjunto o ‘Horse Theme Day’. Além disso, duas apresentações especializadas por dia no DLG Expert Stage no Hall 13 serão dedicadas a questões-chave nos negócios equestres.

Os dois palcos de especialistas ‘Inhouse Farming’, Pavilhão 24, Estande C29, e ‘EnergyDecentral’, Pavilhão 25, Estande B20, complementam a ampla gama de apresentações e discussões.

Evento FarmRobotix e Barn Robot na EuroTier 2024

O Barn Robot Event deste ano, Hall 13, Stand F45, será apresentado pela nova plataforma DLG “FarmRobotix”. A FarmRobotix oferece transferência de know-how e networking nos

tópicos de robótica, digitalização, automação e IA na agricultura. Na EuroTier 2024, a FarmRobotix é apresentada em uma combinação de exposição e programa técnico, bem como demonstrações ao vivo.

O Barn Robot Event deste ano foca no empurramento automático de ração em estábulos de laticínios. Os visitantes podem assistir aos robôs ao vivo em ação em cada dia do evento, das 11 horas às 12h30 com comentários em alemão e em inglês das 14 horas às 15h30. Representantes da empresa estarão presentes nas apresentações moderadas do empurrador de ração individual e fornecerão informações sobre seus produtos.

Conferências, congressos e eventos

Além ainda de diversas conferências e eventos noturnos. Para esta quinta-feira (14) está marcado o evento de Saúde Animal, entre as 18h30 e 19h30, no Centro de Convenções. O governador de Nebraska e fundador da Pillen Family Farms, Inc. (EUA), Jim Pillen, fará o discurso principal no International Cattle & Pig Event.

Inovações premiadas – inspirando pessoas 

Como parte do EuroTier, a DLG apresenta três prêmios internacionais líderes para tecnologia inovadora de criação de animais: O ‘Innovation Award EuroTier’ homenageia inovações para uso prático e destaca a importância da tecnologia moderna de criação de animais para a agricultura. O ‘Animal Welfare Award’ homenageia produtos e serviços que atendem particularmente aos requisitos para padrões mais elevados de bem-estar animal e saúde animal aprimorada. O ‘DLG Impulse Pitches Award’ reconhece processos e produtos que visam permitir novas formas alternativas de gestão agrícola e produção de alimentos.

O ‘Women in Ag Award’ homenageia conquistas inspiradoras de mulheres na agricultura, agronegócio, educação, pesquisa e desenvolvimento. Os melhores YouTubers, TikTokers, Facebookers e Instagrammers recebem o ‘DLG Agri Influencer Award’ por conquistas especiais na comunicação profissional e bem-sucedida de tópicos agrícolas.

Fonte: O Presente Rural

Colunistas

Você está desperdiçando o dinheiro do marketing?

Conheça três pontos que podem contribuir para um melhor desempenho.

Publicado em

em

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Durante a conversa com um grande amigo, lembrei, recentemente, de uma experiência que tive no agronegócio. Uma empresa de nutrição animal precisava aumentar a visibilidade junto a potenciais clientes e entrou em contato com a Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

O gerente de marketing compartilhou o briefing de forma clara e objetiva: “precisamos aparecer em mídias estratégicas, locais e nacionais, e também ampliar a nossa presença em canais digitais. A concorrência está grande e precisamos ser mais reconhecidos no campo. Isso vai ajudar a fechar negócios”.

Após algumas reuniões, finalizamos o planejamento de assessoria de imprensa e de redes sociais, definindo a linguagem, os temas e os principais objetivos a serem atingidos em curto e médio prazo.

Rapidamente, os porta-vozes foram definidos e participaram de um media training, no qual a Ação Estratégica apresentou dicas para os executivos terem um desempenho ainda melhor nas futuras entrevistas com jornalistas.

Como próximo passo, a mídia recebeu sugestões de notícias sobre a empresa e as redes sociais foram abastecidas com conteúdo relevante sobre o ecossistema em que a empresa atua.

Em poucos meses, os materiais divulgados causaram um grande impacto, maior do que o esperado. Potenciais clientes fizeram vários comentários nos posts publicados, mandaram mensagens em privado e também entraram em contato com a empresa via WhatsApp.

O sucesso desta ação teve três pontos centrais:

1) Análise

O cliente compartilhou importantes informações, na etapa do planejamento, sobre os perfis dos potenciais clientes. Essas informações propiciaram uma análise consistente de cenário.

2) Integração

O movimento foi realizado em total sintonia com o departamento de vendas, com o objetivo de potencializar as oportunidades de negócios.

3) Correção

Com frequência, realizamos reuniões para a correção de rotas, o que contribuiu para as divulgações serem sempre relevantes.

 A importância desses três pontos (Análise, Integração e Correção) vai além do sucesso de uma ação específica. Se bem utilizados, eles contribuem diretamente para uma melhor utilização dos recursos, evitando, de forma contínua, o desperdício de dinheiro, e também propiciam um rico aprendizado a ser utilizado nas próximas atividades.

Afinal, com experiência, informação e estratégia adequada, melhoramos o nosso desempenho, não é mesmo?

Fonte: Artigo escrito por Rodrigo Capella, palestrante e diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio.
Continue Lendo

Notícias

Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações

Volume soma 40,9 milhões de toneladas até outubro de 2025, com Mato Grosso liderando o consumo nacional.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/OP Rural

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,08 milhões de toneladas em outubro de 2025, alta de 2,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando foram comercializadas 4,98 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA). No acumulado de janeiro a outubro foram registradas 40,94 milhões de toneladas entregues, com alta de 8,4% em comparação a igual período de 2024, quando o total foram entregues 37,78 milhões de toneladas.

O Estado de Mato Grosso manteve a liderança no consumo, com participação de 22,1% do total nacional, o equivalente a 9,05 milhões de toneladas. Na sequência aparecem Paraná (4,97 milhões), São Paulo (4,35 milhões), Rio Grande do Sul (4,21 milhões) Goiás (3,99 milhões), Minas Gerais (3,90 milhões) e Bahia (2,75 milhões).

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou outubro de 2025 em 631 mil toneladas, registrando uma queda de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o volume chegou a 6,20 milhões de toneladas, avanço de 5,7% em relação com as 5,87 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.

As importações alcançaram no mês de outubro de 2025, 4,38 milhões de toneladas, redução de 1,1% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a outubro, o total importado somou 35,88 milhões de toneladas, com crescimento de 7,1% em relação as 33,49 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.

O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal ponto de entrada do insumo, foram importadas 8,89 mil toneladas no período, crescimento de 5,8% frente a 2024 (8,40 milhões de toneladas). O terminal representou 24,8% do total de todos os portos, segundo dados do Siacesp/MDIC.

Fonte: Assessoria ANDA
Continue Lendo

Notícias

Produtores têm até 31 de janeiro para regularizar inconsistências fiscais

Receita Federal intensifica fiscalização sobre rendimentos rurais e alerta para risco de autuações e multas após o prazo.

Publicado em

em

Foto: Jose Fernando Ogura

A Receita Federal do Brasil intensificou as orientações voltadas à conformidade fiscal no setor rural, com atenção especial aos rendimentos oriundos de arrendamentos de imóveis rurais. A iniciativa integra uma ação nacional de conformidade cujo objetivo é estimular a autorregularização dos contribuintes, permitindo a correção de inconsistências até janeiro de 2026, antes do avanço para etapas de fiscalização mais rigorosas.

Segundo o órgão, é recorrente a subdeclaração ou o enquadramento incorreto dos valores recebidos com arrendamentos, seja por desconhecimento da legislação tributária, seja por falhas no preenchimento das declarações. Para identificar divergências, a Receita Federal tem ampliado o uso de cruzamento de dados, recorrendo a informações de cartórios, registros de imóveis rurais e movimentações financeiras, em um ambiente de fiscalização cada vez mais digital e integrado.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O advogado tributarista Gianlucca Contiero Murari avalia que o atual movimento do Fisco representa um ponto de atenção relevante para produtores rurais e proprietários de terras. “A autorregularização é uma oportunidade valiosa para o contribuinte rural corrigir falhas, evitar autuações, multas elevadas e até questionamentos mais complexos no futuro. A Receita Federal tem adotado uma postura cada vez mais preventiva, mas com fiscalização altamente tecnológica”, afirma.

Murari ressalta que os rendimentos provenientes de arrendamento rural exigem cuidado específico no enquadramento e na declaração, de acordo com as regras do Imposto de Renda. Isso inclui a avaliação sobre a tributação como pessoa física ou jurídica, conforme a estrutura da operação. “É fundamental que o produtor ou proprietário busque orientação especializada para avaliar contratos, natureza dos rendimentos e a forma correta de declarar. Um ajuste feito agora é muito menos oneroso do que uma autuação depois”, completa.

Fonte: Assessoria Dosso Toledo Advogados
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.