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Com novo cenário global, Paraná pode ampliar exportações para China
Nos últimos anos o Governo do Estado tem investido em uma série de melhorias estruturais e logísticas para ampliar capacidade de envio de mercadorias para o mercado asiático, que é o maior destino internacional da produção paranaense (27%).

A mudança na presidência dos Estados Unidos e a consequente perspectiva de um possível retorno do embate comercial com a China, com aumento da taxação das importações de forma mútua, podem beneficiar o Paraná, que já tem no país asiático o seu maior destino de exportações. De olho nesta janela de oportunidade, o Governo do Estado tem buscado investir em melhorias contínuas da estrutura portuária, que é o grande canal por onde os produtos paranaenses ganham espaço no mercado mundial, e no fortalecimento das relações comerciais com a China.

Dos US$ 20 bilhões obtidos com a venda de produtos paranaenses entre janeiro e outubro de 2024, US$ 5,4 bilhões foram comprados pelos chineses, o equivalente a 27% das receitas do ano. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
No mesmo período, as exportações estaduais para os Estados Unidos somaram US$ 1,2 bilhão, pouco mais de um quarto do volume do 1º colocado. Depois, aparecem as exportações para a Argentina (US$ 951 milhões), México (US$ 849 milhões) e Paraguai (US$ 526 milhões).
Este potencial crescente das exportações para China também pode ser percebido a partir do avanço econômico do país asiático frente aos Estados Unidos. Em 2003, a economia chinesa teve um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,66 trilhão, enquanto os EUA produziram US$ 11,52 trilhões. Em 2023, o PIB da China chegou a US$ 17,79 trilhões, um crescimento de 971% em duas décadas. No mesmo período, os norte-americanos tiveram um aumento de 121% no PIB, alcançando US$ 25,46 trilhões.
Para fortalecer ainda mais essa relação comercial com o país asiático, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, estiveram na China na última semana. Entre outras agendas, os dois assinaram na quarta-feira (6) uma carta de intenções com representantes da China Merchants Port Holdings (CMPort), que é uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres.
“Em 2024, o Brasil e a China completaram 50 anos de relações diplomáticas e esta assinatura é um marco nas relações entre os dois países em prol do crescimento comercial e fortalecimento de laços. O acordo tem um forte potencial para gerar riqueza sustentável e promover ainda mais o desenvolvimento econômico no Paraná”, comentou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística.
Desde março de 2018, quando a CMPort passou a controlar o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), o grupo mantém uma parceria estratégica com a Portos do Paraná e o Governo do Estado para a execução de projetos e investimentos. Em 2024, o TCP ocupa a 2ª colocação entre os maiores movimentadores de contêineres do Brasil.
O compromisso firmado pela Portos do Paraná com a empresa busca a promoção conjunta e colaboração comercial, a construção de portos verdes e inteligentes, a aplicação de novas tecnologias, o intercâmbio de pessoal para troca de experiências e a cooperação técnica sobre a agenda ESG.
“O Paraná foi o primeiro lugar do Brasil onde a CMPort escolheu investir em 2018 e, anos depois, a empresa continua aplicando no Estado, o que mostra a credibilidade e a relevância que o Paraná tem perante um dos maiores grupos econômicos do mundo. A carta de intenções que assinamos busca melhorar e expandir a infraestrutura da TCP”, disse o presidente da Portos do Paraná.
Na quinta-feira (7), a comitiva paranaense participou de uma reunião com representantes do Ministério dos Transportes chinês. O foco do encontro foi o aprofundamento das relações entre o Estado e a China com o objetivo de aumentar os investimentos no Paraná buscando uma logística ainda mais eficiente para os portos paranaenses.
Crescimento
Em 1997, ano do início da série histórica do MDIC, a China representava 4,3% das exportações paranaenses, com um total de US$ 206,8 milhões em receita obtida. Com algumas exceções, essa proporção seguiu uma tendência de alta ao longo dos anos, subindo para 10,4% em 2003 (US$ 738,5 milhões), 22% em 2013 (US$ 4 bilhões) e 28,2% em 2023 (US$ 7,1 bilhões).
O principal produto que alimenta essa relação comercial entre o Paraná e a China é a soja, que representa o maior volume de exportações tanto em peso quanto em dinheiro. Em 2003, a venda da soja paranaense ao mercado chinês rendeu US$ 461,2 milhões, valor que saltou para US$ 3,3 bilhões em 2013 e US$ 5,4 bilhões em 2023.
Nos oito primeiros meses de 2024, mais de 11,7 milhões de toneladas de soja saíram dos portos paranaenses com destino ao mercado chinês. O volume foi 5,72% maior do que as 11,1 milhões de toneladas de soja que foram exportadas no mesmo período do ano passado. Com isso, a participação do grão em relação ao total de exportações para a China subiu de 90% em 2023 para 91,36% neste ano no peso total.
Os números do Paraná podem se tornar ainda mais expressivos caso o a China volte a subir as tarifas de importação dos produtos agrícolas originados nos Estados Unidos, como já ocorreu no primeiro governo de Donald Trump. Se isso ocorrer, a estimativa de associações de produtores norte-americanos é de uma queda de até 50% nas exportações esperadas de soja para o país asiático nos próximos anos.
Outro produto que vem ganhando cada vez mais peso nesta relação comercial é a carne de frango, cuja grande movimentação acontece justamente via TCP. Em 1997, este produto alimentício representava apenas US$ 206 mil, o equivalente a 0,1% das exportações para a China. Essa proporção dobrou até 2003, para 0,21% (US$ 1,6 milhão), com novo salto para 3,64% em 2013 (US$ 144,9 milhões) e chegando a 11,65% no ano passado (US$ 830,8 milhões).
Enquanto a China representa o maior mercado consumidor da carne de frango do Paraná e do Brasil em geral, ela é apenas a 7ª maior compradora da produção dos Estados Unidos.
Melhorias portuárias
Para que o desempenho do Estado continue melhorando no mercado internacional, a capacidade de movimentação de cargas pelos portos de Paranaguá e Antonina precisa acompanhar esse ritmo de crescimento. Nos últimos cinco anos a Portos do Paraná alavancou a movimentação de cargas em mais de 12 milhões de toneladas, saindo de 53 milhões para 65 milhões de toneladas movimentadas por ano.
A melhora no desempenho passa, entre outros fatores, pelos investimentos do Governo do Estado na infraestrutura e logística dos portos, assim como na modernização do modelo de gestão portuária.
A obra que melhor simboliza esta nova fase é o Moegão, considerada a maior intervenção portuária em execução no Brasil, com investimento de R$ 592 milhões. A estrutura, que deverá ser concluída até o segundo semestre de 2025, vai aumentar em 65% a capacidade de desembarque simultâneo de cargas por trem no Porto de Paranaguá, que passará de 550 para 900 vagões por dia – sendo grande parte destes carregamentos de grãos de soja.
O Paraná também foi o primeiro estado a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados. Desde 2019, a Portos do Paraná já conduziu cinco leilões, que alavancaram cerca de R$ 4 bilhões em melhorias. Mais três leilões – das áreas PAR 14, 15 e 25 – devem atrair outros R$ 2 bilhões em investimentos privados.
Outro destaque é a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, um projeto inédito no País, que abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do acesso aquaviário por 25 anos.
Melhor gestão
Em agosto, a Portos do Paraná conquistou, pelo 5º ano consecutivo, o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina tiraram nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que leva em conta 15 indicadores diferentes em áreas como eficiência operacional, estrutura organizacional, índices financeiros, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade tributária e trabalhista e transparência administrativa.

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Exportações ao mercado dos EUA começam a reagir
Liberação de tarifas impulsiona retomada tímida nos embarques, mas agro ainda sente ritmo lento.

Os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos começam a mostrar mudanças no ritmo das exportações brasileiras. No dia 13 de novembro, entrou em vigor a isenção para a alguns produtos agrícolas enviados ao mercado americano. A liberação vale para carne bovina, café, suco de laranja e frutas como manga, açaí, castanhas, banana e mamão. Já itens como sebo bovino, uva, café solúvel, pescados e mel permanecem tarifados.
Mesmo recente, a medida já reflete nos números. As exportações totais do Brasil para os EUA voltaram a crescer após meses de queda, atingindo US$ 2,66 bilhões, um avanço de 19% em relação a outubro. Ainda assim, o resultado segue 28% abaixo do registrado em novembro do ano passado.
No agronegócio, porém, o movimento ainda é tímido. As vendas do setor somaram US$ 643 milhões, queda de 57% na comparação anual e retração de 7,7% frente ao mês anterior. A expectativa é de que, com a retirada das tarifas para grande parte dos produtos, o fluxo de embarques volte a ganhar ritmo nas próximas semanas, especialmente pela importância do mercado americano para diversas cadeias do agro.
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Novas regras reforçam estabilidade e reduzem entraves no meio rural
Medidas recentes trazem mais segurança jurídica, clareza fundiária e agilidade na contratação de mão de obra no campo.

O Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram, na noite de terça-feira (09), ações que garantem segurança jurídica e agilidade no meio rural. As medidas envolvem a tese do Marco Temporal, a ratificação de registros imobiliários na Faixa de Fronteira e o direito a benefícios sociais dos trabalhadores safristas.
O Sistema Faep, junto com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), teve atuação direta na construção das propostas dos três temas, que traz segurança jurídica, agilidade e assertividade para o produtor rural e para as tarefas no meio rural. “Esses três temas são de fundamental importância para o meio rural, que há tempos o Sistema Faep tem trabalhado para garantir o direito do nosso produtor rural. Com a aprovação destas medidas, acreditamos na estabilidade e segurança jurídica no meio rural, permitindo que nossos agricultores e pecuaristas possam trabalhar”, destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
Os senadores votaram pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/2023 para incluir a tese do Marco Temporal, que estabelece que os indígenas só têm direito às terras que ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O texto da proposta tem um único dispositivo, que inclui no artigo 231 da Constituição a previsão do “Marco Temporal de 5 de outubro de 1988” para fins de garantia da “posse permanente” dos territórios aos indígenas.

Foto: Pixabay
O texto segue para a Câmara dos Deputados. “Esse é um tema fundamental e que precisa ser resolvido em definitivo. Afinal, não podemos admitir que um tema tão crucial como o Marco Temporal permaneça em uma eterna instabilidade jurídica. A lei é resultado de um amplo debate e deve ser respeitada para assegurar estabilidade ao produtor rural e ao setor agropecuário”, afirma Meneguette. “A Lei do Marco Temporal assegura objetividade e segurança jurídica tanto para a demarcação de terras indígenas quanto para a proteção do patrimônio dos produtores rurais”, complementa.
Ainda no Senado, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 715/2023, que compatibiliza a percepção de benefícios sociais com a celebração de contratos de safra. A proposta corrige uma defasagem de mão de obra na colheita, já que muitos trabalhadores preferem não formalizar a contratação de curta duração em detrimento do Bolsa Família. O texto segue para análise na Câmara dos Deputados.
Já na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4497/2024, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR), foi aprovado. A proposta corrige entraves antigos e dá previsibilidade a proprietários que há décadas enfrentavam incertezas sobre a titularidade de imóveis em regiões fronteiriças. O projeto segue agora para sanção presidencial.
Entre as principais mudanças do novo marco está a fixação do prazo de 15 anos para que os proprietários solicitem a averbação da ratificação. No caso de imóveis com mais de 2,5 mil hectares, a regularização dependerá de manifestação do Congresso Nacional, considerada tácita, se não houver deliberação em até dois anos.
O projeto também atualiza as regras de georreferenciamento, que passa a ser obrigatório apenas a partir de 31 de dezembro de 2028. Para imóveis de até quatro módulos fiscais, o prazo só valerá após regulamentação do Poder Executivo. “Todas essas medidas são fundamentais para o setor agropecuário, pois terminam com entraves históricos e modernizam etapas que geravam dúvidas e insegurança jurídica no meio rural”, reforça o presidente do Sistema Faep.
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Agro brasileiro mira expansão com possível acordo entre Mercosul e Emirados Árabes
Setor aposta em novos mercados no Oriente Médio, mas mantém atenção ao tarifaço dos EUA e aos riscos econômicos para 2026.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o acordo de livre comércio entre Mercosul e Emirados Árabes Unidos, caso seja concluído, pode ampliar não só as exportações brasileiras para o país do Golfo, mas também para outros mercados árabes. A avaliação foi feita pela diretora de Relações Internacionais da entidade, Sueme Mori, durante coletiva online realizada na terça-feira (09), na qual a CNA apresentou o balanço de 2025 e as projeções para 2026.
Segundo Mori, o agronegócio brasileiro mantém um “relacionamento estável” com os países do Oriente Médio e do Norte da África. Ela destacou que os Emirados Árabes funcionam como um importante polo de distribuição e reexportação, o que tende a abrir portas para outros destinos da região.

Embora tarifas não sejam o maior entrave, a diretora explicou que um acordo comercial ajuda a destravar outros tipos de barreiras, melhora o ambiente de negócios e cria condições para ampliar o acesso dos produtos brasileiros. “É uma região que depende muito da importação de alimentos, e nós, como maior exportador líquido de alimentos do mundo, temos grande interesse em avançar. A diversificação de mercados e produtos é prioridade para o Brasil e para a CNA”, afirmou.
Mori também ressaltou que o Mercosul tem ampliado sua agenda de negociações com outros países. Para ela, a entrada dos Emirados nesse processo “traz expectativa muito positiva”. Ainda assim, ponderou que 2026 pode trazer desafios: caso os Estados Unidos mantenham a taxação de 40% sobre produtos brasileiros, o impacto pode chegar a US$ 2,7 bilhões ao longo do ano. Até novembro de 2025, porém, o agro brasileiro conseguiu crescer 1,7% nas exportações, mesmo sob o tarifaço.
Produção recorde e desafios internos
O presidente da CNA, João Martins, destacou que o país atingiu neste ano uma safra recorde de 354,8 milhões de toneladas de grãos, apesar da restrição de crédito e dos problemas climáticos. Para ele, o próximo passo é ampliar a capacidade produtiva e exportadora.
O diretor técnico da entidade, Bruno Lucchi, listou os principais pontos de atenção para 2026: Selic ainda alta, dívida pública crescente, insegurança jurídica, ano eleitoral e efeitos dos fenômenos climáticos La Niña (já em andamento) e El Niño (esperado para o próximo ano).
Segundo ele, o cenário pode dificultar cortes de gastos e pressionar a inflação, o que impactaria produtores e atrasaria a queda dos juros. A expectativa da CNA é que a Selic termine 2026 em 12,25% ao ano — ainda elevada.
Lucchi também alertou para o aumento da inadimplência entre produtores e observou que muitos deles têm recorrido ao próprio capital para manter investimentos no campo.



